Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Willard Price (Dois irmãos ou Aventura)

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Tue Mar 24, 2009 10:58 pm    Post subject: Willard Price (Dois irmãos ou Aventura) Reply with quote

Uma das colecções mais educativas da minha infância/juventude é a colecção Dois Irmãos, nome que lhe é atribuído pela editora Meridiano que foi quem primeiro a editou, ou Aventura, que foi como lhe chamou a Europa-América quando reeditou a colecção e lhe acrescentou outros livros que julgo não terem chegado a ser publicados pela Meridiano.

Willard Price
, americano, embora nascido no Canadá, doutorado em Biologia, tendo editado diversos jornais de ciências, viajou durante anos em missões de pesquisa científica ao serviço da National Geographic Society e do American Museum of Natural History. Escreveu numerosos livros de viagem destinados ao público adulto, mas, em simultâneo, escreveu para um público jovem a colecção que agora refiro.

São livros de ficção, de aventuras, mas com sólidas bases científicas e com o intuito de divulgação das ciências e de educação ambiental, contudo sempre de uma forma leve e interessante para os jovens e nunca com ar de doutrinação. É o paradigma de uma colecção educativa, sem nunca perder a sua função lúdica.

A propósito desta sua faceta de escritor de ficção para jovens, comentou:
O meu objectivo ao escrever a série Aventura para os jovens foi levá-los a ler, tornando a leitura excitante e plena de aventuras. Ao mesmo tempo pretendo inspirar o interesse pelos animais selvagens e pelo seu comportamento. A avaliar pelas cartas que recebi de rapazes e raparigas de todo o mundo, julgo tê-los ajudado a abrirem-se para o mundo dos livros e para o mundo da história natural.

De facto, comigo fê-lo. Não apenas na zoologia, como até noutras áreas por ele abordadas como a vulcanologia (Dois Irmãos entre os Vulcões). Ainda hoje me lembro vividamente das descrições da destruição de Pompeia, das diferenças entres as erupções efusivas do Havai e das explosivas como Krakatoa - a ideia de que uma ilha inteira tivesse desaparecido totalmente numa explosão e renascido anos depois como Anak Krakatoa (a filha de Krakatoa), tudo isso me fascinou.

Não sei ao certo quantos livros foram editados em Portugal. Não é fácil sequer descobrir, porque, o facto de terem sido editados por duas editoras diferentes, ainda por cima com títulos diferentes, baralha ainda mais as coisas. No post seguinte vou colocar a colecção completa em inglês, seguida dos nomes que ambas as editoras lhe deram em Portugal. Sendo que há livros (os últimos) que julgo nunca terem tido edição portuguesa e outros que, ao que sei, apenas terão sido editados por uma delas.

Claro que espero que haja a colaboração de quem conheça outros livros da colecção que não são indicados aqui.
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Tue Mar 24, 2009 11:22 pm    Post subject: Reply with quote

Exemplo de capa da Colecção Acção e Descoberta da Meridiano (Dois Irmãos)


Indico primeiro o título em inglês, seguido dos títulos dados em Portugal pela editora Meridiano (em azul) e pela editora Europa-América (em verde)

* Amazon Adventure (1949)
- Dois irmãos no Amazonas - Colecção Acção e Descoberta Nº 1 - Meridiano, 1967

* South Sea Adventure (1952)
- Dois Irmãos nos Mares do Sul - Colecção Acção e Descoberta Nº 2 - Meridiano, 1967

* Underwater Adventure (1954)
- Dois Irmãos no Mundo Submarino - Colecção Acção e Descoberta Nº 3 - Meridiano, 1967
- Aventura no Pacífico - Colecção Europa-América Juvenil - Europa-América, 1975

* Volcano Adventure (1956)
- Dois Irmãos Entre os Vulcões - Colecção Acção e Descoberta Nº 4 - Meridiano, 1967
- Aventura Entre os Vulcões - Colecção Europa-América Juvenil - Europa-América, 1973

* Whale Adventure (1960)
- Dois Irmãos na Pesca das Baleias - Colecção Acção e Descoberta Nº 5 - Meridiano, 1968
- Aventura com as Baleias - Colecção Europa-América Juvenil - Europa-América, 1974

* African Adventure (1963)
- Dois irmãos na Selva Africana - Colecção Acção e Descoberta Nº 6 - Meridiano, 1968

* Elephant Adventure (1964)
- Dois Irmãos na Caça dos Elefantes - Colecção Acção e Descoberta Nº 7 - Meridiano, ...
- Aventura con os Elefantes - Colecção Europa-América Juvenil - Europa América, 1973

Não tenho a certeza se o livro anterior chegou a sair editado pela Meridiano. Vinha anunciado na contracapa do livro antecedente (Selva Africana) como acontecia com todos os números anteriores, que anunciavam sempre o seguinte. Mas eu não tenho esse livro, não li e não encontro agora qualquer referência a ele em qualquer catálogo de Biblioteca que exista na Internet.

* Safari Adventure (1966)
- Aventura na Savana - Colecção Europa-América Juvenil - Europa-América, 1972

* Lion Adventure (1967)

* Gorilla Adventure (1969)
- Aventura com os Gorilas - Colecção Europa-América Juvenil - Europa-América, 1973

* Diving Adventure (1970)
* Cannibal Adventure (1972)
* Tiger Adventure (1979)
* Arctic Adventure (1980)

Nota: A negrito os livros que eu tenho, sublinhados os que tenho neste momento encomendados, os restantes não tenho e estou comprador. Em caso de haver ambas as versões prefiro sempre a da editora Meridiano (Dois Irmãos) - de capa dura - à edição de capa mole da Europa-América (Aventura).

Exemplo de capa da Colecção Aventura - Europa-América Juvenil


Last edited by Al_Tereg on Wed Oct 02, 2013 2:42 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Sun May 09, 2010 7:18 pm    Post subject: Colecção AVENTURA Reply with quote

Eu tenho 4 volumes:

- Aventura na Savana;
- Aventura com os Gorilas;
- Aventura com as Baleias;
- Aventura no Pacífico;

Também foi uma colecção que eu adorei de ler na minha adolescência! Lembro-me de ter lido mais alguns na biblioteca itinerante da Gulbenkian.

Os que tenho foram editados pela Europa América.

Um destes dias tenho que reler um ou mais para ver se vão ao encontro das minhas memórias.

Ainda esta semana falei deles a uma amiga minha que dizia que o filho não lia nada. Aconselhei-lhe procurar por estes livros visto o filho gostar tanto de animais.
_________________
'Ao abrir um livro, façam-o com cuidado. Nunca se sabe para onde vos pode transportar!'
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Sun May 16, 2010 11:23 pm    Post subject: Reply with quote

Óptimo post Al_Tereg, cheio de informação útil.
Apesar de a capa não me ser estranha, penso que nunca li nenhum dos livros, mas fiquei com imensa vontade de o fazer.

Um dias destes ainda trago um para ler da biblioteca Wink

Uma sugestão, porque não enviar este texto para o Mistério publicar no jornal?
Está bastante apelativo Wink
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group