Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Para a geração que hoje anda nos 30...
Goto page 1, 2, 3, 4  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
rute.
Guest





PostPosted: Fri Feb 10, 2006 3:25 pm    Post subject: Para a geração que hoje anda nos 30... Reply with quote

Não sei se conhecem este artigo escrito por Nuno Markl mas aqui vai... (desculpem se este não é local mais correcto) Vale mesmo a pena ler...

A juventude de hoje, na faixa que vai até aos 20 anos, está perdida. E está perdida porque não conhece os grandes valores que orientaram os que hoje rondam os trinta. O grande choque, entre outros nessa conversa, foi quando lhe falei no Tom Sawyer. "Quem? ", perguntou ele. Quem?! Ele não sabe quem é o Tom Sawyer! Meu Deus... Como é que ele consegue viver com ele mesmo? A própria música: "Tu que andas sempre descalço, Tom Sawyer, junto ao rio a passear, Tom Sawyer, mil amigos deixarás, aqui e além... " era para ele como o hino senegalês cantado em mandarim.

Claro que depois dessa surpresa, ocorreu-me que provavelmente ele não conhece outros ícones da juventude de outrora. O D'Artacão, esse herói canídeo, que estava apaixonado por uma caniche; Sebastien et le Soleil, combatendo os terríveis Olmecs; Galáctica, que acalentava os sonhos dos jovens, com as suas naves triangulares; O Automan, com o seu Lamborghini que dava curvas a noventa graus; O mítico Homem da Atlântida, com o Patrick Duffy e as suas membranas no meio dos dedos; A Super-Mulher, heroína que nos prendia à televisão só para a ver mudar de roupa (era às voltas, lembram-se?); O Barco do Amor, que apesar de agora reposto na Sic Radical, não é a mesma coisa. Naquela altura era actual...

E para acabar a lista, a mais clássica de todas as séries, e que marcou Mais gente numa só geração: O Verão Azul. Ora bem, quem não conhece o Verão Azul merece morrer. Quem não chorou com a morte do velho Shanquete, não merece o ar que respira. Quem, meu Deus, não sabe assobiar a música do genérico, não anda cá a fazer nada.

Depois há toda uma série de situações pelas quais estes jovens não passaram, o que os torna fracos: Ele nunca subiu a uma árvore! E pior, nunca caiu de uma. É um mole. Ele não viveu a sua infância a sonhar que um dia ia ser duplo de cinema. Ele não se transformava num super-herói quando brincava com os amigos. Ele não fazia guerras de cartuchos, com os canudos que roubávamos nas obras e que depois personalizávamos. Aliás, para ele é inconcebível que se vá a uma obra. Ele nunca roubou chocolates no Pingo-Doce. O Bate-pé para ele é marcar o ritmo de uma canção.

Confesso, senti-me velho...

Esta juventude de hoje está a crescer à frente de um computador. Tudo bem, por mim estão na boa, mas é que se houver uma situação de perigo real, em que tenham de fugir de algum sítio ou de alguma catástrofe, eles vão ficar à toa, à procura do comando da Playstation e a gritar pela Lara Croft.

Óbvio, nunca caíram quando eram mais novos. Nunca fizeram feridas, nunca andaram a fazer corridas de bicicleta uns contra os outros. Hoje, se um miúdo cai, está pelo menos dois dias no hospital, a levar pontos e a fazer exames a possíveis infecções, e depois está dois meses em casa a fazer tratamento a uma doença que lhe descobriram por ter caído. Doenças com nomes tipo "Moleculum infanticus", que não existiam antigamente.

No meu tempo, se um gajo dava um malho muitas vezes chamado de "terno" nem via se havia sangue, e se houvesse, não era nada que um bocado de terra espalhada por cima não estancasse.

Eu hoje já nem vejo as mães virem à rua buscar os putos pelas orelhas, porque eles estavam a jogar à bola com os ténis novos. Um gajo na altura aprendia a viver com o perigo. Havia uma hipótese real de se entrar na droga, de se engravidar uma miúda com 14 anos, de apanharmos tétano num prego enferrujado, de se ser raptado quando se apanhava boleia para ir para a praia.

E sabíamos viver com isso.

Não estamos cá? Não somos até a geração que possivelmente atinge objectivos maiores com menos idade?

E ainda nos chamavam geração "rasca"...

Nós éramos mais a geração "à rasca", isso sim. Sempre à rasca de dinheiro, sempre à rasca para passar de ano, sempre à rasca para entrar na universidade, sempre à rasca para tirar a carta, para o pai emprestar o carro.

Agora não falta nada aos putos.

Eu, para ter um mísero Spectrum 48K, tive que pedir à família toda para se juntar e para servir de presente de anos e Natal, tudo junto. Hoje, ele é Playstation, PC, telemóvel, portátil, Gameboy, tudo.

Claro, pede-se a um chavalo de 14 anos para dar uma volta de bicicleta e ele pergunta onde é que se mete a moeda, ou quantos bytes de RAM tem aquela versão da bicicleta.

Com tanta protecção que se quis dar à juventude de hoje, só se conseguiu que 8 em cada dez putos sejam cromos.

Antes, só havia um cromo por turma. Era o totó de óculos, que levava porrada de todos, que não podia jogar à bola e que não tinha namoradas.

É certo que depois veio a ser líder de algum partido, ou gerente de alguma empresa de computadores, mas não curtiu nada.

Hoje, se um puto é normal, ou seja, não tem óculos, nem aparelho nos dentes, as miúdas andam atrás dele, anda de bicicleta e fica na rua até às dez da noite, os outros são proibidos de se dar com ele... "
Back to top
paulo sá
Guest





PostPosted: Fri Mar 03, 2006 2:16 pm    Post subject: Reply with quote

Lembrando a infância e juventude, mais coisas me ocorreram pela memória, em que os putos de hoje nunca irão saber o que era reinar.

- lembro-me dos ténis da sanjo todos branquinhos que quando se via o dedo grande do pé "a famosa batata" , não se comprava uns novos, tirava-se o simbolo de lado e colava-se na frente.

- O jogo do mata com o guelas,o abafador e a canção do bandido, qd queria-mos tirar os berlindes aos mais novos " olho de boi, olho de vaca dá a volta ao mundo e papa, o pião, o espeta etc...

- A bina " bicicleta" comprada em segunda mão, as meias a tapar as calças com a famosa mola de estender a roupa para não sujar as mesmas de óleo da corrente.

- O 128k com leitor de cassetes, comprado a muito custo, fazia as delícias do pessoal lá da rua, aquela meia hora fatal com o som horrivel do jogo a entrar no computador.

- Passar a Ponte no verão para ir á praia na costa da caparica, era o mesmo que ir a espanha hoje em dia.

- Estar á espera que o meu irmão mais velho, me desse as calças levis dele mesmo que já estivessem bastante gastas.

enfim e muito mais...

Os putos de hoje em dia são uns meninos de papel e da mãmã.
Back to top
raquel_madeira



Joined: 03 Mar 2006
Posts: 28
Location: Mem Martins - Sintra

PostPosted: Fri Mar 03, 2006 2:27 pm    Post subject: Reply with quote

mais memórias:
- os fatos de treino (unicos - um por pessoa) azuis escuros, verdes ou vermelhos com as classicas riscas de lado

- as borrachas de duas faces: vermelha para lapis e azul para tinta (qual corrector ou pritt)

- o belo pao com marmelada para o lanche em vez dos bolicaos e chpicaos de hoje.

- as reguas de 50cm a sair de fora das mochilas nos dias de educação visual que muitas vezes se partiam no autocarro a abarrotar de miudos

- os parques infantis (poucos) com brinquedos ferrugentos (como sobrevivemos?)

- o vasco granja e as secas que nos pregava

- as ferias de 3 meses (pareciam infinitas)
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Sat Mar 04, 2006 10:29 am    Post subject: Reply with quote

"Quem não chorou com a morte do velho Shanquete, não merece o ar que respira. Quem, meu Deus, não sabe assobiar a música do genérico, não anda cá a fazer nada" - Esta frase devia fazer parte da nossa constituição.
Back to top
Valter Ivo
Guest





PostPosted: Sat Mar 04, 2006 3:11 pm    Post subject: - Reply with quote

FANTAAAAAAAAAAASTICO!
Parece a velha colectividade onde os mais velhos se encontram pra jogar cartas, falar dos velhos tempos e recuperar as capacidades bailísticas de outrora, mas é um exercício de memória pra nós e algo a mostrar aos nossos herdeiros, mas alem disso, e surge-me mais importante, mostrar aueles que, não tendo idade pra ser nssos filhos, podem bem passar por irmãos mais novos, para que mais tarde essas imagens estejam presentes e não sejamos nós os botas de elástico...
Já agora, pq Espaço Pirata e não Espaço Gorila? Hehehehe
Parabens, ideia brilhante. Cá vltarei
Back to top
Valter Ivo
Guest





PostPosted: Sat Mar 04, 2006 3:24 pm    Post subject: Mais memórias... Reply with quote

- Já alguem aqui falou na TELE-ESCOLA?
- Ou do "Verdade ou Consequencia"?
- Boti-bota - com a ressuscitada Botilde na ponta (olá Carlos Cruz)
- Vinis coloridos - o mais conhecido é, sem dúvida, o "Eu tenho 2 amores", quando PIMBA era só uma interjeição
- Ovos estrelados - circulos amarelos a dizer "80" colados nas costas dos carros dos maçaricos
- Na altura do Carnaval não se movimentar na escola sem ser pelos coredores mais abrigados e discretamente sob pena de enfardar com um ovo, farinha, ou saco d'agua na cachimonia
- As inúmeras colecções de cromos de futebol ainda sem Deco, Ronaldo, Mantorras ou sequer Jardel, mas com Nené, Gomes, Jordão, e Reinaldo
- (e por falar em Reinaldo, alguem o viu?)
- Bonecos PVC das colecções da Heidi, Vickie ou Marretas
- A música que se ouvia na altura, divulgada devidamente:
- na TV, pelo TOP DISCO, VIVAMUSICA e (saudades) EUROPA COUNTDOWN
- na rádio, pelo TNT-TODOS NO TOP, DISCOTECA, ROCK EM STOCK, 100 MAIS, SOM DA FRENTE

e por aí adiante

Já agora, não conhecem nenhum site dedicado ao TNT? Gostava de o descobrir
Back to top
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Mar 04, 2006 6:16 pm    Post subject: Reply with quote

Porquê Pirata e não Gorila, é simples, lembra-se do sabor tradicional que esta pastilha elástica tinha? Desfazia-se muito depressa na boca. A Gorila também tem o seu cantinho neste espaço, mas as Piratas, são por excelência aquela Pastilha que ficou no nosso imaginário, tal como a Bomboka e que infelizmente já não há. Numa madrugada de Março de 2005, quando me ocorreu de criar um espaço dedicado às nossas marcas de infância e integrar no meu site baseou-se no material que eu mais tinha e que poderia disponibilizar imediatamente foi das Piratas, daí o nome ao espaço. Muito eu gostava de ter um exemplar ainda intacto para juntar ao meu museu. Se alguém tiver alguma perdida numa gaveta ou numa mala (de senhora, HiHi) gostava de a comprar.
Paulo Ferreira
webmaster MJ
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
SansNom



Joined: 06 Nov 2005
Posts: 31
Location: Oeiras

PostPosted: Sat Mar 11, 2006 1:50 am    Post subject: Espectacular o texto Reply with quote

espectaculares todos os comentários!

Já me disseram q n se deve viver no passado mas sim no presente em direcção ao futuro, mas n há nada melhor do que reviver as coisas q nos davam prazer na nossa infância e juventude!

Realmente os miúdos de hoje têm tudo e depressa se fartam!Eu andei a juntar moedas numa caixinha de fósforos c uma ranhura para comprar uma cassette(audio) para gravar os Pequenos Vagabundos!

Tudo sabia melhor no nosso tempo!

E depois de tudo o q li, despejo assim ums recordações ao acaso....

tenho paara ali ainda uma caderneta de cromos do Sandokan

uma de Fame

uns autocolantes da pantera cor de rosa q ~saiam já n sei em q pastilhas elásticas

a caderneta de cromos de raças de cães q saíam no gelado maxi delicô( este gelado era o delicô e custava 3 escudos em 1969, dps passou a maxi delicô e dps a super maxi) - lembram-se dos gelados Kinky, paiper, drácula, zezessete,jolly jelly(tem geleia chocolate e baunilha, jolly jelly, diabrete,?

aquelas´máquinas q apareciam nos cafés ou nas estações de comboios q de um lado tinham amendpoins descascados e do outro umas pastilhas elásticas com forma de bolas coloridas. Metia-se uma moeda de 50 centavos e saia uma mancheia de amendoins ou umas 2 ou três pastilhas. ouvi dizer q tb funcionava c a rodelinha de cartão dos tubos de snarties Laughing


Podia ir ali à gaveta e saltavam-me à vista mais umas quantas recordações, mas ficam para a próxima...

Ah, eu usei caneta de tinta permanenet na escola primária e no ciclo.

tenho 44 anos, sou a Lurdes


Wink
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Sat Mar 11, 2006 2:33 am    Post subject: Reply with quote

Olá Lurdes acho que te conheço de outras bandas. Smile Laughing
E o gelado Pé? Que pena não haver agora. Sad
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Mar 11, 2006 3:28 am    Post subject: Reply with quote

Imagem do Gelado Pé ainda não arranjei, mas já podem ver de outros, é só ir ao http://www.misteriojuvenil.com/piratas_ola.htm e também podem ouvir outros spots.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Wed Mar 15, 2006 11:58 am    Post subject: Reply with quote

http://www.frigo.com/f_home.asp

Fazendo Print Screen e editando a imagem:
Smile
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Bomboca



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 273
Location: Paço de Arcos

PostPosted: Wed Mar 15, 2006 5:18 pm    Post subject: Mas esta foto não é do original... Reply with quote

o gelado Pé original (pelo menos o da minha infância) era bem encarnadinho e de gelo. Mas isso deve de ter sido antes de inventarem que os gelados sem leite não prestavam. Wink
_________________
Ai, ai!... Que saudades que eu tenho dos Sugus de hortelã-pimenta...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Wed Mar 15, 2006 6:08 pm    Post subject: Reply with quote

E havia até há alguns anos o Camy Mwah Mwah (uns lábios de gelo) Razz
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
MartaC
Guest





PostPosted: Thu Mar 16, 2006 11:10 am    Post subject: Bombocas Reply with quote

Podem não existir as Bombocas propriamente ditas, mas a Dancake tem as Danicreme, que são iguais:

http://www.dancake.pt/familia.asp?familia=10&IDProd=101
Back to top
Anonymous
Guest





PostPosted: Fri Mar 17, 2006 12:08 am    Post subject: Reply with quote

Muitoooooo Bommmmmmmmm! Very Happy Adorei este post.
Tenho 32 anos, mas sou um saudozista dos meus tempos de infância. Esta geração de jovens está muito mal habituada e dúvido que tenham os nossos príncipios morais e de educação. Tenho um filho com 9 meses e penso educá-lo sem programas/jogos violentos, mas não sei até que ponto serei capaz.

Algumas memórias da minha infância:
- Quando vinhamos da escola iamos ao quintal da "casa assombrada" (era uma casa abandonada apenas!) e trepavamos às árvores de fruto para nos deliciarmos.
- Jogavamos à bola num campo de terra batida onde as balizas eram 2 pedras de cada lado.
- Iamos para o rio tomar banho em pelota e apanhar peixes com um saco de rede.
- Quando a fome apertava lá iamos às "azedas" que encontravamos nos muros.
- Inventavamos as desculpas mais idiotas para justificar o chegar atrasado a casa.
- Dávamos passeios a pé ou de bicicleta nas redondezas, mas era como se estivessemos a viver uma aventura.

Enfim, tempos que por certo já não voltam mais... um bem-haja para o autor deste sítio e espero que tenha o merecido sucesso.
Back to top
Guest






PostPosted: Fri Mar 17, 2006 1:59 am    Post subject: Re: Mas esta foto não é do original... Reply with quote

Não, isso era o gelado mão! Tinha um indicador a apontar. A minha mãe não me deixava comer por causa dos corantes.

Bomboca wrote:
o gelado Pé original (pelo menos o da minha infância) era bem encarnadinho e de gelo. Mas isso deve de ter sido antes de inventarem que os gelados sem leite não prestavam. Wink
Back to top
Bardamene



Joined: 19 Mar 2006
Posts: 168
Location: Corno ocidental da Lusitânia

PostPosted: Mon Mar 20, 2006 11:26 am    Post subject: Reply with quote

Lino wrote:
Olá Lurdes acho que te conheço de outras bandas. Smile Laughing
E o gelado Pé? Que pena não haver agora. Sad



E o Skate (feito de Coca-cola), o Drácula, o corneto de whiskey...

E quem se lembra do excelente Pirolito, refrigerante de doçura inigualável?
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Tue Mar 21, 2006 11:28 am    Post subject: Reply with quote

Eu sou da geração dos vinte, tenho 28, mas lembro-me de muita coisa.
Pois também andei muito de bicicleta, carrinhos de rolamentos, nas obras, e sim muito de fato de treino, com umas rodelas em napa cozidas no cotovelos e nos joelhos, também levei muita palmadas quando aparecia em casa com o fato roto, ou todo sujo de lama. Hoje em dia os putos é computadores, namorar e ir prá night, algumas vez iamos prá night e namorar ninguém queria saber disso para nada, mas gostava-mos muito de gozar - "X e Y são namorados, primos e casados"
Night, só ficavamos na rua até às 10 ou um bocado mais quando as nossas mães ficavam nas noites de verão a conversar com as vizinhas.
O meu sobrinho no outro dia furou o pneu da bicicleta encostou-a na garagem e esta teve lá até o pai a ir arranjar (nós desenrascavamo-nos com qualquer coisa).
Tempos como os nossos já não há. Crying or Very sad
Back to top
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Tue Mar 21, 2006 12:48 pm    Post subject: Reply with quote

Eu ficava na rua até às tantas porque antigamente havia mais segurança.
Fats de treino de nylon com remendos (tive umas calças com o embelam do FCP, e nem sou portista...).
E ouvia aquelas músicas maradas dos 80's e dos inícios dos anos 90, além de brincar aos legos.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
1977
Guest





PostPosted: Tue Mar 21, 2006 1:49 pm    Post subject: Passado... Reply with quote

Sem duvida estamos todos de acordo, velhos tempos onde se jogava ás escondidas, andávamos (caíamos) de bicicleta, apanhavamos amoras (ficavamos todos arranhados), comiamos fruta sem a lavar, adoptavamos os mais estranhos bichos, saltavamos muros para ir buscar a bola (melhor prenda do natal)!!! Dou agora uma bola ao meu sobrinho e serve para...decorar o quarto...playmobis aínda pior nem sequer tem pilhas!!!! Jogos de PC ou jogos de Game boy....que pena, afinal eramos tão felizes, levar raspanetes por chegar tarde a casa, agora só se for por estar a jogar PC até tarde...ou estar na Internet...

Outra geração tão perto e tão longe....
Back to top
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Tue Mar 21, 2006 2:07 pm    Post subject: Reply with quote

Acho nem tudo está perdido para esta geração. É verdade que não brincam da mesma maneira que nós - os trintões - brincavamos. Mas eu vejo os meus dois sobrinhos, ela com 9 anos e ele com 7 anos, que simultaneamente à playstation e ao tamagochi, também adoram ir para a rua jogar à bola e andar de bicicleta.
Eles também não têm a sorte que nós tivemos. Onde eu morava, quando tinha a idade deles, havia um enorme descampado onde não passavam carros e podiamos brincar à vontade sem que os nossos pais ficassem preocupados. O máximo que podia acontecer era uma esfoladela no joelho (ainda tenho as marcas).
O circo montava a sua tenda mesmo em frente à minha casa todos os anos.
Não se ouvia falar em pedofilia, raptos e afins.

Agora quando ouço os cinquentões e sessentões a dizer "no meu tempo é que era" sou levada a pensar que eles têm razão.
Cada vez há mais perigos - ou nós ouvimos mais falar sobre eles - por isso deixem-nos recordar um pouco um tempo que já la vai e que foi tão bom para nós, porque isto de saudosimos reconforta.

Obrigada Mistério por este espaço.
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Tue Mar 21, 2006 8:25 pm    Post subject: Reply with quote

O Pirolito aparecia numa garrafa de cerca de 1/4 de litro que levava um berlinde no gargalo. Era claro como uma limonada e de sabor parecido. Quem se recorda são os meus Pais!!!
Back to top
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA All times are GMT
Goto page 1, 2, 3, 4  Next
Page 1 of 4

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group