Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Para a geração que hoje anda nos 30...
Goto page Previous  1, 2, 3, 4  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Mon Apr 17, 2006 11:14 am    Post subject: Re: Espectacular o texto Reply with quote

SansNom wrote:

a caderneta de cromos de raças de cães q saíam no gelado maxi delicô( este gelado era o delicô e custava 3 escudos em 1969, dps passou a maxi delicô e dps a super maxi) - lembram-se dos gelados Kinky, paiper, drácula, zezessete,jolly jelly(tem geleia chocolate e baunilha, jolly jelly, diabrete,?
[...]
Ah, eu usei caneta de tinta permanenet na escola primária e no ciclo.

tenho 44 anos, sou a Lurdes


Olá Lurdes,

Se tem 44 anos deve lembrar-se tb. do Minicô, versão + peq. do delicô.

E lembra-se dos gelados "Rajá", em que saíam umas miniaturas vermelhas de militares?

E a senhora que vendia bolos variados (Bolas de berlim, natas,...) pela praia, sp. com a sua arca metálica à cabeça? E o que vendia pacotinhos de batatas fritas, caseiras e deliciosas (proibitivamente cheias de colesterol, imagino...)?
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Mon Apr 17, 2006 11:50 pm    Post subject: Reply with quote

Aqui em Coimbra lembro-me da vendedora dos Bolos de Ançã que vinha vender os bolos à porta e do afiador de facas com o característico apito. Smile
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Apr 18, 2006 12:34 am    Post subject: Reply with quote

Lino wrote:
e do afiador de facas com o característico apito. Smile


Esses homens ainda hoje também são chamados "capa-gatos", e dizia-se que anunciavam a chuva qdo se ouvia a musiquinha típica Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Tue Apr 18, 2006 10:08 am    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:
Lino wrote:
e do afiador de facas com o característico apito. Smile


Esses homens ainda hoje também são chamados "capa-gatos", e dizia-se que anunciavam a chuva qdo se ouvia a musiquinha típica Smile



Ainda hoje quando ouço essa música - que agora já é muito raro - digo automaticamente: Vai chover Smile
Back to top
View user's profile Send private message
celia



Joined: 24 Mar 2006
Posts: 73
Location: Lisboa

PostPosted: Tue Apr 18, 2006 10:54 am    Post subject: Reply with quote

no sitio onde moro é chamado de amolador, ainda este ano vi um e disse automaticamente "vai chover".
tambem me lembro perfeitamente da sra que aparacia na praia pela manhã com a sua arca de metal e apregoava assim: "olha a bola de berlim quentinha, e a batata frita caseira" hum tudo isto sabia tão bem, comer uma bola de berlim crregada de creme e ainda quentinha.
e tambem havia o homem dos gelados que apregoava da seguinte forma:
" olha o geládo da olá!
chora menino chora, se não chora não come"
hehehe Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Tue Apr 18, 2006 11:00 am    Post subject: Reply with quote

Isso era como estra na praia e ouvir "olha a bolaaaacha americaaana!".
O amolador era o nome sim. E as bolas de Berlim de antigamente eram maiores...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Tue Apr 18, 2006 11:08 am    Post subject: Reply with quote

"Olha a lingua da sogra, olha a batatinha, olha a pipoquinha
Chorai meninos chorai, que a pipoca já lá vai"

Nas praias de Vila Nova de Gaia, da Granja até Salgueiros, andava uma senhora, com a filha a apregoar isto... Ainda hoje há uma senhora que vende batatas, mas não é a mesma coisa Confused

Ainda me lembro quando iamos todos de manhã, ás vezes a tiritar de frio, para a praia, em que, como deve um português que se preze ( LOL), tinhamos uma barraca e comiamos lá dentro, a minha mãe levava um tacho de arroz, umas tripas à moda do Porto, uma chispalhada Smile e comiamos aquilo como se fosse um manjar dos deuses...

Hoje se alguém fizer isso, ou é parolo, e os que fazem às vezes fszem-no com vergonha...

Confesso que nos dias de hoje não o faria, mas não tenho vergonha de dizer que o faziamos quando eramos miudos... e que bem que sabia tomar um banho de água salgada e sentar-me de perninhas à chinês com um prato de comida... sabia mesmo bem Very Happy
Back to top
celia



Joined: 24 Mar 2006
Posts: 73
Location: Lisboa

PostPosted: Tue Apr 18, 2006 11:11 am    Post subject: Reply with quote

ops! elucida-me, o que é a bola americana Question Embarassed
pois as bolas de berlim infelizmente são bem mais pequenas.
por outro lado felizmente, não engordam tanto heheheh
Back to top
View user's profile Send private message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Tue Apr 18, 2006 11:16 am    Post subject: Reply with quote

Nós não "piquenicávamos" na praia, mas à tarde, depois de uma manhã na Fonte da Telha, subiamos para a mata e toca de morfar. Grandes dias.
Ainda me lembro que cabiamos oito pessoas dentro do carro do meu pai, para irmos para a praia Laughing grande molhada.

Para completar estes dias, só faltava à noite irmos dar uma voltinha pela feira - havia sempre uma feira qualquer no Verão - e era isto o ponto máximo das férias Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Tue Apr 18, 2006 1:20 pm    Post subject: Reply with quote

Cá em cima não se dispensava uma ida aos Jardins do Palácio de Cristal, onde estava instalada a feira popular, onde passeávamos pela Alameda das Tilias, que tinha barraquinhas de um lado e outro, e onde havia os divertimentos, matrecos, a roda gigante ( onde sempre quis andar, mas onde nunca os meus pais me permitiram andar Sad )

Além disso,no s jardins do palácio, muitas vezes havia concertos de verão, no coreto, ou num auditório ao ar livre. Que saudades Rolling Eyes

Nesse tempo as pessoas sentavam-se na relva a descansar, ou nos bancos de jardim, e nós andávamos a correr de um lado para o outro Smile

Depois, como sempre, havia as romarias de verão:

O Sr. da Pedra ( Miramar- Vila Nova de Gaia) - com a capelinha no meio do mar, com as rusgas a passarem pela manhãzinha, as 7, 8 da manhã... A minha bisavó costumava dizer que "Quem não vai ao Sr. da Pedra, com a sua mulher e filhos. terá um ano de sarilhos"

O S. João (Porto) - onde o sonho de qualquer um de nós, era um dia podermos ir sozinhos, sem os pais, com os amigos em grupo e voltar já com o sol a nascer a casa ( claro que passados anos isso foi possível, mas tinhamos esse desejo desde os nossos 10 anos )

O S. Pedro da Afurada ( Vila Nova de Gaia)

Sr. de Matosinhos ( Matosinhos - Porto)

Srª da Hora ( Matosinhos - Porto)

Sr. dos Aflitos ( Valadares - Vila Nova de Gaia) - A minha festa por excelência. Fartei-me de ir na Majestosa Procissão, vestida de Nossa Sr.ª de Fátima, de Rainha dos Anjos, com o meus vestido da 1ª comunhão, da comunhão solene, e tudo a que tinha direito. Depois à noite iamos aos divertimentos, comer "velhotes" - um pão doce com sabor a canela, e ver a igreja enfeitada de flores Smile


E muito mais... Nunca tinhamos motivos para ficar em casa. Podia não haver muito dinheiro, mas passar o fim de semana, ou o fim do dia em shoppings, não era a ordem do dia...

Os shoppings, era a Rua de Santa Catarina ao sábado de manhã, as galerias Palladium ( onde hoje é a Fnac e a C& A) e os Invictus. Depois vieram o Shopping Brasília e o Dallas, mas mesmo assim, era nos dias de chuva, no Natal ou raras as vezes em que iamos às compras ao Shopping Smile

Alguém se recorda disto?
Back to top
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Tue Apr 18, 2006 5:05 pm    Post subject: Reply with quote

Ir à Feira Medieval aqui em Coimbra e ficasr espantado com aquilo, e às Festas da Raínha Santa!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Apr 19, 2006 4:08 am    Post subject: Reply with quote

Foi na Palladium que eu comprei os meus primeiros filmes em super 8, para projectar nas escadas da minha casa onde os amigos viam sessões de cinema por 2$50, o lucro revertia a favor da compra de novos filmes.
Deixo aqui uma imagem de um dos sacos dessas galerias onde em tempos funcionou um dos mais majestosos cafés e salão de chá do Porto, o "Café Palladium".
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Wed Apr 19, 2006 8:19 am    Post subject: Reply with quote

Que saudades... Lembro-me perfeitamente dessas sacas!!!

Era uma felicidade se viessemos com elas nas mãos...Era sinal que tinhamos comprado alguma coisa Smile
Back to top
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Apr 19, 2006 7:18 pm    Post subject: Reply with quote

Misteriosa, dou-lhe os meus parabéns - o seu post está 5 estrelas e é uma referência para quem for do Porto ou Grande Porto, como eu, que sou nascido e criado no Porto, onde tb. vivo.

Por isso, adorei as suas lembranças, que são um pouco, afinal, as de todos os que fizeram a sua infância e adolescência nesta região.

Tb. no Verão a minha mãe e amigas alugavam uma barraca, nas praias de Leça da Palmeira, 1º nas Fuzelhas, depois nos Beijinhos (ainda hoje tenho sacos cheios desse caramujo tão característico). Qdo éramos mais peq. íamos para Francelos (praia espectacular...).

Lembro-me, claro, das idas "obrigatórias" ao Palácio, à feira popular, comer nos restaurantezinhos com a vista a deitar para o rio, ver os bichos no mini-zoo (que era um atentado à Natureza, diga-se de passagem),etc.

E a ida à feira do Sr. de Matosinhos, genuína, não plastificada e adulterada como nos dias de hoje, com a misturada incrível de povos e raças (não sou nada racista, detesto isso, mas aquilo desvirtua totalmente o antigo e tradicional carácter da feira).

Mais uma vez mto obrigado pelas recordações que suscitou...


Last edited by Alguem on Mon Sep 18, 2006 7:37 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
mlopo



Joined: 17 Apr 2006
Posts: 31

PostPosted: Wed Apr 19, 2006 11:24 pm    Post subject: Reply with quote

Mem Martins.... A Escola da Juromenha.... grandes recordações. Agora isto tá completamente diferente. A escolaparecia um castelo lá em cima rodeada de mato e pedreiras.

Hoje é só prédios.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Apr 20, 2006 3:34 am    Post subject: Reply with quote

mlopo, atentados ao nosso património é o que se tem verificado ao longo destes anos. Eu sou do Porto e por aqui tenho visto coisa do "Arco da Velha". Mas não é só de agora, desde o nosso "Palácio de Cristal", que temos perdido muita coisa. Mas um dos maiores atentados, imperdoável, ao nosso património cultural foi a demolição do cine-teatro Monumental em Lisboa ao Saldanha, uma das melhores salas (uma de cinema e outra de teatro) do país, luxuosa e com uma arquitectura graciosa. Enfim.

Last edited by misterio on Thu Apr 20, 2006 1:30 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Thu Apr 20, 2006 12:32 pm    Post subject: Reply with quote

Aqui em Coimbra ardeu o Vale de Canas, um pulmão da cidade por excelência. O Choupal está algo abandonado e há um teatro ao abandono. As pessoas manfestam-se mas como aquilo é de um privado não se tem feito nada.
Evil or Very Mad
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
schwarze_engel



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 21
Location: Porto

PostPosted: Thu Apr 20, 2006 6:05 pm    Post subject: Reply with quote

misteriosa wrote:
Os shoppings, era a Rua de Santa Catarina ao sábado de manhã, as galerias Palladium ( onde hoje é a Fnac e a C& A) e os Invictus. Depois vieram o Shopping Brasília e o Dallas, mas mesmo assim, era nos dias de chuva, no Natal ou raras as vezes em que iamos às compras ao Shopping Smile

Alguém se recorda disto?


Então não, nascida e criada que fui na baixa do Porto? Very Happy Que saudades de ir ao Palladium e correr para a secção de artigos de papelaria... ou de ir ao Bolhão comprar hortaliças, de mão dada com a minha avó e uma cestinha de vime só minha (e à minha escala, o que era ainda melhor).
E o Centro Comercial Invictos era onde eu ia buscar o pão todos os dias - era à beirinha de minha casa, portanto deixavam-me ir sozinha.

E já que falamos de lojas do Porto (que me perdoem as pessoas de outros sítios), mais alguém se lembra de uma loja de brinquedos que havia em Sta. Catarina, pouco acima do cruzamento com a Rua Firmeza, que tinha sempre uma quantidade enorme de LEGO's? Quando a minha mãe me levava lá os meus olhos perdiam-se... Shocked
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Apr 20, 2006 6:40 pm    Post subject: Reply with quote

Sim penso que estás a falar do Grande Bazar do porto, irei colocar aqui uma foto da fachada para confirmação.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Fri Apr 21, 2006 11:39 am    Post subject: Reply with quote

É de certeza o Grande Bazar. Eu pelo menos confirmo!

Os Legos era do melhor. Muitas casinhas fiz eu com aquelas peças. Very Happy
Back to top
Bardamene



Joined: 19 Mar 2006
Posts: 168
Location: Corno ocidental da Lusitânia

PostPosted: Fri Apr 21, 2006 11:39 am    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Mas um dos maiores atentados, imperdoável, ao nosso património cultural foi a demolição do cine-teatro Monumental em Lisboa ao Saldanha, uma das melhores salas (uma de cinema e outra de teatro) do país, luxuosa e com uma arquitectura graciosa. Enfim.


Concordo. Uma das melhores coisas de Lisboa foi deitada abaixo. Nunca percebi o motivo de tal atitude - mas qualquer razão será mentecapta e reles se for outra coisa para além do risco de ruína.
Back to top
View user's profile Send private message
raquel_madeira



Joined: 03 Mar 2006
Posts: 28
Location: Mem Martins - Sintra

PostPosted: Fri Apr 21, 2006 1:33 pm    Post subject: Reply with quote

mlopo wrote:
Mem Martins.... A Escola da Juromenha.... grandes recordações. Agora isto tá completamente diferente. A escolaparecia um castelo lá em cima rodeada de mato e pedreiras.

Hoje é só prédios.


Estive anos sem lá ir. Fui ao Modelo quando abriu, nem conseguia perceber que aquela era a escola onde tinha andado. A Juromenha do meio da tapada passou para o meio dos predios sem sair do sitio.

Belas aventuras naquela mata. Nem nos apercebiamos dos perigos que corriamos. Chegávamos a deixar pistas nos entrocamentos de trilhos para nao nos perdermos.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3, 4  Next
Page 3 of 4

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group