Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Cromos dos caramelos

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> CROMOS E CADERNETAS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Thu Apr 23, 2009 9:47 pm    Post subject: Cromos dos caramelos Reply with quote

Não encontrei ainda aqui discutido no fórum, mas clássicos, clássicos mesmo, são os cromos dos caramelos.

Chamar caramelos àquilo já era um favor. Era um pingo (não mais do que isso) de açúcar endurecido, numa tonalidade suja, que, pelo aspecto, bem que podia ter sido raspado de uma caneca em que o açúcar tivesse cristalizado no fundo. Quanto ao invólucro, era o próprio cromo, a maior parte das vezes mal impresso, com as cores de impressão desfocadas. Já não me lembro exactamente, mas cada caramelo acho que não custava mais do que 2 tostões e era a colecção que toda a gente fazia, dado que cromos em carteirinhas, e mariquices dessas que já começavam a haver, era só para meninos ricos. Razz

O cromo mais difícil (eu julgo mesmo que nunca vi nenhum) era o cromo carimbado que dava direito a ser trocado por uma bola de cauchu (ou catchumbo, como diziam os moços na minha terra, talvez por ser uma bola muito pesada para miúdos do nosso tamanho Laughing)- um luxo!

E, claro, como já aqui foi recordado, os cromos eram colados com farinha!

Todos os anos havia uma colecção nova, com as equipas da primeira divisão e respectivos jogadores. Julgo que só um ano é que tentei fazer a colecção, quase com sucesso, diga-se - ficou faltar-me o cromo carimbado, claro, que nesse ano era, lembro-me bem, o Fraguito, do Sporting.

Como eu não consigo encontrar a minha caderneta, vejam aqui, noutro site, as imagens e um texto sobre o assunto. Diga-se que a qualidade de impressão destes cromos é muitíssimo boa, comparada com aquilo que me lembro dos meus. Talvez tenha sido dois ou três anos posterior à minha e a qualidade tenha melhorado. A capa então, é um luxo. Smile
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Apr 24, 2009 3:09 am    Post subject: Reply with quote

Pois é, hoje em dia são as colecções de cromos mais cobiçadas e especuladas no meio dos coleccionadores de cromos. Principalmente as de futebol que chegam a ser vendidos pela módica quantia de 500EUR.
Na minha colecção particular tenho algumas das tão afamadas victórias.
Este assunto já foi falado no Fórum, ver este LINK







Podem consultar as edições portuguesas de caramelos nesta lista
Base de dados cadernetas de cromos caramelos
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Fri Apr 24, 2009 9:18 am    Post subject: Reply with quote

Eu ainda tenho de procurar bem as minhas colecções de cromos...
Não que espere encontrar alguma que valha 500€, porque, como disse, a única "dos caramelos" que lembro de ter feito (deverá ter sido aí de 1971, creio), ficou sem um cromo - o carimbado -, mas porque realmente são clássicos que valem a pena.
Tinha uma outra colecção com as equipas da primeira divisão, talvez da època 70/71, que foi quando o Farense subiu pela primeira vez à primeira divisão, essa de cromos comprados em carteiras e com outra qualidade. Também tinha, dos comprados em carteiras, uma do mundial de 74 na Alemanha.
E tinha as colecções dos gelados Olá: uma de raças de cães, outra com animais em perigo de extinção, patrocinada pela wwf (ambas com cromos autocolantes) e ainda uma de matrículas de carros, que eram mesmo chapinhas metálicas de matrículas em miniatura.
Tenho mesmo de ver se encontro essas coisas.

O que encontrei, e ainda hei-de digitalizar para pôr aqui, foram umas colecções de cromos herdadas do meu avô, talvez dos anos 40 ou 50, não sei, sobre o mundo português e sobre história de Portugal. Ainda tenho de ver aquilo com atenção.
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sun Jun 28, 2009 4:08 am    Post subject: Reply with quote

Cá está a minha caderneta dos caramelos. Smile

A época, estive a investigar pelos clubes que constam na caderneta, é a de 1972/73



Segue como exemplo, puxando a brasa à minha sardinha, Smile a equipa do Farense. Como se pode ver a qualidade da impressão era muito reduzida e a qualidade da cola que usei não era melhor, portanto o resultado, ainda por cima ao fim de tantos anos é o borrão que se segue. Ainda por cima, aquele emblema do Farense, que eu saiba, nunca foi asssim, como não sabiam, devem ter inventado. Wink

Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Mon Jun 29, 2009 3:06 am    Post subject: Ases do Futebol 70-71 Reply with quote

Esta é outra caderneta de cromos de jogadores de futebol, só que não vinham com caramelos, eram compradas em carteiras.
Chamava-se Ases do Futebol, foi editada pelas Edições Palirex Limitada, Lisboa, e refere-se ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão da Época de 1970-71.

Como o formato é maior do que um A4, as capas vão ligeiramente cortadas, porque não cabem na minha impressora.

Capa:


Contracapa:

Os textos eram de Amadeu José de Freitas

Exemplo de folha:

Mais uma vez escolhi como exemplo uma folha da equipa do Farense (cada equipa ocupava 3 folhas - titulares e suplentes). De recordar que o Farense tinha nesse ano subido pela primeira vez à 1ª Divisão. Pode-se ver nos cromos dos guarda-redes que o velhinho estádio de São Luís ainda era pelado na altura - só o relvaram no ano seguinte. Nos restantes cromos nota-se que é uma montagem da foto dos jogadores numa imagem de outro estádio.

Infelizmente não tenho a colecção completa - faltam-me 8 cromos. Lembro-me que a caderneta trazia um cupão para preencher, para pedir, salvo erro, os últimos 10 cromos que restassem para completar a colecção, sendo que enviavam também uns cromos maiores com fotos das equipas completas. Infelizmente, embora tenha feito o pedido, os cromos restantes nunca me chegaram, mesmo tendo reclamado posteriormente. Sad
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Mon Jun 29, 2009 3:22 am    Post subject: Campeonato Mundial Alemanha 74 Reply with quote

Esta caderneta de cromos é do Campeonato Mundial de Futebol de 1974, realizado na Alemanha.
Eram também cromos comprados em carteiras.
Esta colecção tenho completa. Smile

Mais uma vez as folhas eram grandes demais para caberem no meu scanner, pelo que tive de digitalizar cada uma em duas vezes e montar depois.

Capa:



Contracapa
:

Foi a primeira vez que surgiu este troféu - Taça FIFA - que veio substituir o anterior - Taça Jules Rimet - que ficou definitivamente entregue ao Brasil em 1970, por ter conquistado três campeonatos. Ainda é a taça actual (neste momento em posse da Itália) e só deverá ser substituída quando a base já não tiver mais lugar para inscrever o nome das selecções vencedoras, o que se prevê acontecer em 2038.


Exemplo de folha
:

Escolhi a selecção da Holanda: a famosa Laranja Mecânica original, que, embora tendo perdido a final contra a selecção anfitriã, maravilhou o mundo nesse campeonato, com a "invenção" do chamado futebol total.

Pormenor:

Sendo este, claro, o maestro dessa equipa.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Mon Jun 29, 2009 7:12 pm    Post subject: Reply with quote

Também tenho ainda essa caderneta de cromos do Munique/74.

Não está é completa :p
Back to top
View user's profile Send private message
MrKoko



Joined: 20 May 2006
Posts: 40
Location: Maia/Porto

PostPosted: Mon Jun 29, 2009 11:46 pm    Post subject: cadernetas Futebol Reply with quote

Caros amigos, se são detentores dessas cadernetas, os meus parabéns.
São boas cadernetas, que quando estimadas e bem recheadas (completas ou quase), se tornam muito apetecíveis.
Se algum dia se quiserem desfazer delas, avisem-me.
E já agora, aí perdidos nao sobraram cromos soltos?
Cumps a todos.
_________________
Anos 80, esses anos loucos...
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Jun 30, 2009 12:00 am    Post subject: Re: cadernetas Futebol Reply with quote

MrKoko wrote:
E já agora, aí perdidos nao sobraram cromos soltos?


Cromos soltos ou repetidos, nem um para amostra. Também já lá vão 35 anos... Smile
Back to top
View user's profile Send private message
MrKoko



Joined: 20 May 2006
Posts: 40
Location: Maia/Porto

PostPosted: Wed Jul 01, 2009 1:49 am    Post subject: Cromos Reply with quote

Ok, amigo!
Se conhecer alguém que tenha cadernetas vazias, completas ou incompletas, cromos soltos ou repetidos sobre futebol, estou interessado.
Mas se alguma vez as suas cadernetas quiserem mudar de dono, avise.
Cumps
_________________
Anos 80, esses anos loucos...
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Jul 01, 2009 4:00 pm    Post subject: Reply with quote

Nos caramelos para além da temática do futebol (que pessoalmente menos gosto, mas não quer dizer que me desfaça das cadernetas Wink ), havia outros temas como o espectáculo, vejam esta interessante colecção:



Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Arreda



Joined: 19 Jun 2009
Posts: 198
Location: Tomar

PostPosted: Wed Jul 01, 2009 8:13 pm    Post subject: Caderneta Reply with quote

Mistério desconhecia completamente essa caderneta, obrigado por partilhares essas imagens Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> CROMOS E CADERNETAS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group