Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

FARTURAS nas festas e romarias

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Jun 03, 2009 2:29 am    Post subject: FARTURAS nas festas e romarias Reply with quote

FARTURAS


Pavilhão Armando - Fontainhas 2009

Já há alguns anos que estou para escrever algo sobre as farturas, inclusive tenho vindo a guardar fotografias e os tradicionais sacos que vou trazendo das festas que visito.
A esta altura devem-se estar a interrogar ao até a chamarem-me nomes - Porque carga de água é que este vem agora falar de farturas? O que isto tem a haver com o Fórum?
Para mim traz-me boas recordações e gostaria de as partilhar com vocês e depois até ler os vossos relatos sobre estas delicias, assim como dos pavilhões, agora “roulottes” que as vende.
Hoje (dia do Sr. de Matosinhos) fui filmar o lançamento de um livro à Câmara Municipal desta vizinha cidade e na biblioteca vi lá exposto um livro de Hélder Pacheco sobre as festas da cidade e as farturas, o que me despertou a lembrança de um trabalho que em tempos estava a pensar fazer sobre esta tão tradicional iguaria.
Trago na memória uma imagem de há alguns anos atrás por altura do S. João, de estar sentado a uma mesa num dos pavilhões de farturas das Fontainhas, com vista sobre o rio douro e a ponte D. Luís. Na mesa um prato cheio de farturas acompanhadas por um “Sumol”, que por vezes era Frisumo, mas para mim todos os refrigerantes chamavam-se “Sumol”.
Nesta altura ainda as “roulottes” era coisa rara, o que tradicionalmente se via eram estes tão afamados pavilhões, onde nas mesas haviam copos coloridos de plástico com umas bolinhas brancas que continham os guardanapos entrelaçados.
Estava-mos em finais da década de 70 e inícios de 80, tinha eu os meus 6 a 10 anos.
Mas as recordações não se ficam por aqui, é com alguma satisfação que recordo de uns vizinhos que viviam no Bairro do Cerco do Porto e eram vendedores de farturas, tinham uma carrinha Citroën azul equipada com uma cozinha ambulante, tal como são agora as “roulottes” e iam pelas festas e feiras vender as farturas. A família durante a semana estendia um cobertor numa sombra ao lado do bloco e com um género de agulha metálica grande furavam os sacos de papel vegetal passando um cordel colorido. Usavam uma técnica tão ágil que em poucos segundos preparavam o saco de maneira que ao puxar pelo cordel este fechava e o excedente de fio servia de asa para o cliente transportar o saco com as farturas.
Hoje já são poucos os comerciantes que utilizam estes sacos tão tradicionais, a maior parte passou a utilizar o vulgo saco de papel para o pão dentro de um outro saco, este de plástico.

Segundo apurei as farturas surgiram somente na década de 30 do século XX, tornou-se num doce bastante apreciado, a sua receita não é difícil mas durante muito tempo esta massa frita teve um pequeno segredo que dá um gosto especial à fartura. O meu pai dizia que o sabia, pois na família teve um tio (O tio Carlos da areosa) que em tempos vendia farturas num desses pavilhões, então revelou que à massa acrescentava-se uma pitada de bicarbonato, dando-lhe um ligeiro sabor característico, nada mais simples. No fim desta pequena crónica deixo-vos a receita para que em vossa casa possam fazer ou talvez “qui ça” se dedicam à venda de farturas.

Não há festa ou romaria que não as tem, sejam em pavilhões ou em “roulottes”. No S. João, Sto. António, S. Pedro da Afurada, Sr. de Matosinhos, Sra. da Agonia... e muitas outras festas por esse Portugal fora, mas no meu é do S.João que mais recordo, tal como os relatos da minha mãe em que a minha avó levava os filhos e por vezes vizinhos até às fontainhas e no pavilhão Couto ou o Maravilhas, sentava-se numa mesa e lá vinha uma travessa cheia de farturas cobertas de açúcar e canela, a acompanhar um pirolito, ou um refresco que era servido em garrafas reutilizadas dos pirolitos, com uma palhinha em metal, também ela reutilizada ou ainda um grande copo de groselha bem doce.
Douradas, estaladiças, quentes e cobertas de açúcar salpicado com canela, é assim a boa fartura, cá este vosso amigo gosta mais delas grossas, frias, moles com muito açúcar e canela e de preferência de um dia para o outro e claro a acompanhar um “sumol”, venham elas.

Deixo algumas imagens de alguns sacos que fui guardando ao longo dos últimos anos e se algum de vocês, por este país, for alguma festa não se esqueçam deste vosso amigo e peçam um saquinho vazio e enviem-me para a minha colecção (talvez coloque esta colecção na nossa cábula Very Happy ).

Receita:
Ingredientes:
7 dl de água quente
500 grs de farinha
3 grs de fermento em pó
3 grs de bicabornato de soda
1 pitada de sal
açúcar (de preferência em pó).
canela em pó
óleo para fritar

Preparação:
Leve a água ao lume adicionando uma pitada de sal.
Assim que levantar fervura retire do lume e deixe repousar alguns minutos.
Num recipiente ponha a farinha misturada com o fermento e o bicarbonato.
Depois vá adicionando a água quente, mas não a ferver, em fio na farinha mexendo lentamente.
Quando a massa ficar leve e fina, deixe a levedar durante meia hora devidamente tapada com um pano..
Previamente vá aquecendo o óleo e comece a fazer as suas farturas, pode utilizar um saco de pasteleiro, usando uma colher molhada para encher o saco e opte por um bico em friso para dar o feitio tipico à fartura. Comece a colocar a massa no óleo em espiral a partir do centro.
Com a ajuda de dois garfos vá afastando a massa para que esta não cole uma na outra, vá virando para que ambos os lados fritem por igual.
Quando estiverem louras, retire e ponha a escorrer em papel mata-borrão, ou com as novas modernices em papel de cozinha.
Depois de escorridas corte em pedaços com uma tesoura e passe-as por açúcar e canela.
Pode também usar uma colher e colocar a massa no óleo, tipo “isca de bacalhau”, também fica agradável.

Dicas:
Se ao fritar as farturas elas alourarem muito depressa reduza o lume.
Ao fazer a massa se achar que ficou rija, adicione mais um pouco de água quente.












Last edited by misterio on Thu May 27, 2010 6:32 pm; edited 5 times in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Wed Jun 03, 2009 8:49 pm    Post subject: Reply with quote

Eu costumo comer farturas Couto e esse saco já tens. Mas vou estar atento a outras roulotes.
Back to top
View user's profile Send private message
Kelme
Guest





PostPosted: Wed Jun 03, 2009 10:15 pm    Post subject: Reply with quote

Os meus pais levavam-me a tudo que era festas, desde o Sr de Matosinhos, São Brás, Santa Clara, São Pedro e claro não esquecendo o São João...

Do Senhor de Matosinhos guardo a recordação de ir visitar a Igreja e duma Tômbola chamada qualquer coisa "Padre Grilo" onde nos poderia sair alguns prémios (acho que ainda guardo uma carteirinha com a foto do dito Padre e a dizer que não fui premiada)...

Mas o São João era uma noite mágica...E durante esses dias que antecipavam o São João eu e 2 vizinhos "viviamos" na rua a "pedir uma esmolinha para o São João"...E ganhavamos muito dinheiro para a época, que era todo gasto nas Fontainhas nos divertimentos (eu pessoalmente adorava um tipo carrinhos de choque que lá havia e que aliás nunca mais vi em Feira nenhuma) e em gulosices o que lógicamente incluía as farturas, o algodão doce, gelados de máquina de duas cores, pipocas...
Back to top
Old guy



Joined: 01 Mar 2008
Posts: 253
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Jun 03, 2009 11:31 pm    Post subject: Reply with quote

Excelente tópico!

Recordo-me de comer farturas numa esplanada da extinta Feira Popular de Lisboa, juntamente com alguns membros da minha família, hoje em dia já bastante idosos...
Nestas esplanadas trazia-se por vezes para a mesa um pequeno prato (pires) com açucar e canela onde se "molhava" a fartura.

Já diferente era a fartura vendida nas carrinhas ambulantes:
Solitária, cara e...sem pires mas, mesmo assim, reconfortante!
Na década de 1990, quando ainda morava no Cacém e me deslocava por vezes de Lisboa para lá de comboio, à hora em que a noite caia, costumava estar, nos meses de Inverno, um desses vendedores à saída da estação, possibilitando-me algumas calorias para os 15 min de marcha que ainda teria de fazer para chegar a casa.

As memórias das farturas significam para mim, reunião com a família, conforto, diversão, cheiro de frangos assados e barulho de sirenes de carrinhos de choque, calor no meio da noite...

Hoje em dia, perto do meu trabalho (no meio de um centro urbano), um destes vendedores começa a fritar farturas à hora de expediente invadindo-nos com o respectivo cheiro de fritos, às vezes mesmo nos meses já mais quentes mas que coincidem com os festejos locais:

Este vendedor está deslocado, desfasado, é inconveniente, etc Sad Mad

Além do mais, por causa do colesterol e das más embalagens que nos deixam as mãos numa nojice, prometi-me a mim próprio há 10 anos nunca mais comer farturas...e assim tem sido!...

As farturas para mim já não são o que eram...mas é assim que eu continuo a gostar delas!
Back to top
View user's profile Send private message
Stracciatella



Joined: 26 May 2006
Posts: 310
Location: Covilândia

PostPosted: Fri Jun 19, 2009 12:56 am    Post subject: Reply with quote

Já não compro farturas há taaaaaanto tempo. Sempre preferi os churros Razz
_________________
http://oprojectodoroberto.blogspot.com/
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Fri Jun 19, 2009 8:13 am    Post subject: Reply with quote

Farturas é igual a verão Smile Adoro farturas (apesar de só conseguir comer uma... sou só "mais olhos que barriga" Wink)

Hoje ao final do dia, antes de ir para casa, vou passar na Afurada para comprar!!! (já estou a salivar!)
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Jun 21, 2009 2:35 am    Post subject: Reply with quote

Hoje estive nas Fontainhas e comi duas no Pavilhão Couto onde o Miguel costuma comer, são uma delicia.
Ainda conservam os tradicionais sacos que já é peça rara nas “roulottes” . Mas podem crer que as melhores farturas são onde ainda mantêm esta tradição.


Pavilhão Couto - Fontaínhas 2009







Last edited by misterio on Tue May 25, 2010 5:18 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Sun Jun 21, 2009 10:37 am    Post subject: Reply with quote

...não tenho por hábito ir às fontaínhas.... mas depois de ver estas fotos, não sei se não darei lá um saltinho este ano, para ver isso em pessoa Wink
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Jun 22, 2009 12:39 am    Post subject: Reply with quote

Ana o melhor dia é mesmo na tarde de S. João, dia 24, costuma ser calmo.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue May 25, 2010 4:59 am    Post subject: Reply with quote

E já começou o Sr. de Matosinhos de 2010 e como não podia deixar de ser dei uma voltinha e lá comi a fartura e bebi um Frisumo da praxe, desta feita fui ao Pavilhão Família Armando e comprei mais meia dúzia para a minha mãe no Pavilhão Couto .


Pavilhão Família Armando - Senhor de Matosinhos 2010




Só depois descobri um outro Pavilhão que ainda utiliza os tradicionais sacos, O Mário das Farturas


Pavilhão O Mário das Farturas de Lisboa
Senhor de Matosinhos 2010





Last edited by misterio on Fri May 28, 2010 2:42 am; edited 11 times in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
carla1983



Joined: 25 Oct 2006
Posts: 173
Location: Porto

PostPosted: Tue May 25, 2010 10:18 am    Post subject: Reply with quote

Olhó belo do Frisumo! Laughing

Last edited by carla1983 on Fri Nov 15, 2019 3:10 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
Cylon



Joined: 23 Jun 2008
Posts: 285
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Fri May 28, 2010 11:12 pm    Post subject: Reply with quote

Aqui em Alverca lá está a roullotte "Família Gomes", mais nos meses de Inverno, a vendê-las à saída da estação...

É um doce delicioso, mas cada vez mais politicamente (e esteticamente) Twisted Evil incorrecto! Uma vez ou outra, no entanto, lá dou uma dentada numa...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Mon Jun 21, 2010 8:38 pm    Post subject: Reply with quote

eu amanhã vou fazer a tradicional sardinhada de 22 de Junho nas Fontaínhas com 6 colegas de trabalho (já lá vamos há 10 anos) e no final nunca escapa uma (ou duas, depende da fome) farturas
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Jul 14, 2010 5:07 pm    Post subject: Reply with quote

No início de cada Verão lá começo eu a relembrar ao meu marido que em Setembro temos que ir comer uma fartura à feira da Luz.
Tal é a alarvice que só lá vamos mesmo por causa das farturas.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Jul 14, 2010 5:12 pm    Post subject: Reply with quote

Se os sacos forem os tradicionais não te esqueças de pedir um vazio para a minha colecção, obrigado.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Jul 14, 2010 5:35 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Se os sacos forem os tradicionais não te esqueças de pedir um vazio para a minha colecção, obrigado.


Tenho ideia que são sacos tradicionais. Descansa que não me esqueço de guardar um para ti.
Back to top
View user's profile Send private message
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Thu Jul 15, 2010 12:43 pm    Post subject: Reply with quote

Geralmente as minhas idas às farturas resumem-se aos passeios no parque Eduardo VII quando vou à Feira do Livro.

Nunca tinha visto esses 'sacos tradicionais'. Em Lisboa acho que são todos daquele papel pardo. Sem nada impresso.
Mas vou estar atento.

Entretanto um destes dias vou experimentar a receita!! Wink Razz
_________________
'Ao abrir um livro, façam-o com cuidado. Nunca se sabe para onde vos pode transportar!'
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Jul 15, 2010 1:26 pm    Post subject: Reply with quote

O escritor portuense Helder Pacheco escreveu um livro sobre as Farturas e o Sr. de Matosinhos, Senhor de Matosinhos : memória das farturas .
Relata a história das famílias que venderam e vendem nesta romaria, um bom documento histórico com ilustrações de outros tempos os espaços e os vendedores de farturas desta festa nortenham. O livro é uma edição rara e está disponível nas bibliotecas nacionais.


Clique AQUI para mais informações
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group