Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Capas

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : OS CINCO e O CLUBE DOS SETE
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem

Al_Tereg

Local/Origem: Faro

MensagemColocada: Dom Jun 21, 2009 7:47 pm    Assunto: Capas Responder com Citação

A propósito de se estar agora a falar das capas das novas edições dos Cinco, há uma dúvida que me tem andado a fazer espécie e que há algum tempo que já queria levantar aqui. Tem a ver com as capas das edições originais inglesa e portuguesa.
Reparei nisso quando adquiri no ebay o meu primeiro livro dos Cinco original. Quando olhei para a capa pareceu-me por um lado familiar, ou seja, pareceu-me à primeira vista igual à da edição original portuguesa, contudo estranhamente diferente. Eis a capa original:

Eis a capa da edição portuguesa:

Percebem porque me pareceu simultaneamente familiar e estranha?
É que é como se fosse a mesma imagem, só que vista de diferentes ângulos. Na capa portuguesa eles estão de costas, com o Tim do lado da frente do cavalo; na inglesa estão de frente, com o Tim do lado de trás.

As ilustrações de ambos os livros (edições portuguesa e inglesa) são de Eileen Soper, sendo que a capa da edição inglesa também é da mesma ilustradora. Contudo, a capa da edição portuguesa, embora não esteja explicito na edição de quem é a autoria, parece também, pelo traço, pertencer a Eileen Soper.

Será que a Eileen Soper desenhou capas especificamente para a edição portuguesa, ou pelo menos, genericamente, para as não inglesas? Ou alguém imitou-lhe o traço na edição portuguesa?

Misterio, tu ou alguém (o António ou outro qualquer Wink) poderão resolver este mistério?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

misterio
Administrador

Local/Origem: Porto - Portugal

MensagemColocada: Seg Jun 22, 2009 1:07 am    Assunto: Responder com Citação

Segundo o que investiguei essas capas não são de Eileen Soper, mas também não consegui descobri o procedência, poderão ser até de um ilustrador português. Eillen Sopper tem um taço inconfundivel e as capas de cá tem algo de diferente.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger

Al_Tereg

Local/Origem: Faro

MensagemColocada: Dom Jul 19, 2009 10:12 pm    Assunto: Responder com Citação

misterio escreveu:
Segundo o que investiguei essas capas não são de Eileen Soper, mas também não consegui descobri o procedência, poderão ser até de um ilustrador português. Eillen Sopper tem um taço inconfundivel e as capas de cá tem algo de diferente.

Contudo, curiosamente, as ilustrações das capas dos 4 últimos livros (18 a 21, inclusive) são iguais às originais britânicas.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

misterio
Administrador

Local/Origem: Porto - Portugal

MensagemColocada: Seg Jul 20, 2009 12:18 am    Assunto: Responder com Citação

Sim é verdade, essas quatro últimas já foi adoptada a ilustração original.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger

Anonymous
Visitante

MensagemColocada: Sáb Jun 02, 2012 5:04 pm    Assunto: Responder com Citação

No caso das capas inglesas, elas foram de facto desenhadas e aguareladas pela fantástica Eileen Soper. Embora o seu traço fosse mais característico quando desenhava apenas a tinta de china, as aguarelas são inconfundíveis - fê-lo não apenas para as capas das edições originais Hodder & Stoughton como também, por exemplo, para o Famous Five Card Game, para os Famous Five Jigsaw Puzzles e para os Famous Five Birthday Cards.
Quanto às edições lusas, realmente não sei...

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : OS CINCO e O CLUBE DOS SETE Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens