Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Mãos ao alto e três passos ou policias e ladrões

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Jul 13, 2009 1:36 am    Post subject: Mãos ao alto e três passos ou policias e ladrões Reply with quote

Todos os anos por esta altura costumo ir filmar as festas de fim de ano das escolinhas e infantários, ontem de tarde fui a mais uma, mas esta teve algo diferente, para além do tradicional espectáculo da petizada os pais organizaram no exterior jogos tradicionais. Estava eu a captar as belas figurinhas que os pais e filhos faziam e fui-me recordando de algunas brincadeiras que fazia em pequeno e em pequeno já crescido.
Uma delas era o "Mãos ao alto e três passos" e o que era?

Índios e Cowboys
Bem nada mais que os índios e cowboys ou policias e ladrões. Quase todos nós tinhamos uma pistola ou espingarda de brincar e para que fosse possível dois grupos um de índios e outro de cowboys se confrontassem e houvesse baixas, era preciso criar uma forma de poder dizer, "estás morto" ou prisioneiro, porque disparar e dizer matei-te primeiro a coisa era complicada. Assim havia uma regra que era:
Dividiamos dois grupos com o mesmo número de participantes, dava-se a ronda para achar quem era índio e cowboy, por norma os índios fugiam primeiro e ao contar até aos cem os cowboys iam em perseguição, quando um participante fosse ele cowboy ou índio avistava outro a uma distância de três passos dizia mãos ao alto e três passos quem o dissesse primeiro o outro tinha que de imediato ficar no sitio onde se encontrava, assim como quem "disparou o tiro". Este de onde se encontrava contava três passos o mais espaçados que pudesse e se chegasse ao adversário, tocando-lhe no pé dele, fazia-o prisioneiro. Se quem devia parar, não parou e fugiu era considerado morto. Ganhava a equipa que matasse ou fizesse prisioneiro todos os membros do adversário.
Havia uma outra forma de jogar, os cowboys e os índios tinham quartéis para onde levavam os prisioneiros, se um dos membros conseguissem entrar no quartel e tocasse no colega, este ficava livre.

Polícias e ladrões
Para achar os polícias e os ladrões a ronda que se dava era a do Aniki Bóbó.
As regras deste jogo eram basicamente as mesmas do anterior a diferença é que os ladrões só fugiam e libertavam os colegas presos, as armas eram só dos polícias. Quando os polícias prendessem todos os ladrões, trocava-se de posições.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group