Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Will the Enid Blyton’s fans please stand up?

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sun Sep 13, 2009 4:27 pm    Post subject: Will the Enid Blyton’s fans please stand up? Reply with quote

Um texto interessante sobre a EB e os seus livros. Desta vez não me dei ao trabalho de traduzir, até porque acho que está escrito num inglês acessível. Acho que dá para pensar.

It is a pity that some parents do not introduce Enid Blyton’s stories to their kids anymore. They are now in all those educational stuffs and focused too much on IQ, EQ and all the blehs of modern times.

Many wants their children to read encyclopedias and stuffs like that to make their kids brighter and smarter, thus robbing off the magical world of childhood. Gone were the pixies, fairies, gnomes, goblins and wholesome children’s stories.

Worse still, some parents went as far as forcing workbooks and school related books on their children, leaving the kids very little time to get totally enchanted with the wishing table, the magical faraway tree and other silly stories.

Enid Blyton lived in the good old world of the 40s, 50s and 60s (born 1897- 1968) where children were well-mannered and they do fun stuffs like having picnics, solving mysteries and running away from homes to beautiful islands. I have read and re-read stories like The Enchanted Woods, Secret Island and Cherry Tree Farm and still do not mind reading again when my children read them.

The beautiful thing with having so many kids is they go through the Enid Blyton’s phase and each round, I will join the kid to be 10 years old again.

I recalled borrowing Enid Blyton’s book from my school library and secretly read them under the blanket with a torchlight. Usually, I finished one book within a day. In order to grab new books, I asked the teacher in charge of the library to let me be his assistant. So, while indexing the new books, I borrowed them home.

Now my kids are much luckier. I can afford to buy a whole series if they want to. My sister-in-law also gave me some old books. We have a lot of books at home, one lying around at every corner and nook. This way, the kids naturally love to read.

So, parents, are you introducing Enid Blyton’s stories to your kids? And how many of you adults are still captured by The Secret Seven, The Famous Five, Amelia Jane, The Mistletoe Farm, St. Clare, Malory Towers and etc? There were no emo kids, no self-mutilation kids, no suicidal kids, no teenage sex, no alcohol abusing kids, no eating disorder kids, no drug abusing kids in Enid Blyton’s world. I can almost break into a song after reading Enid Blyton. Oh what a wonderful world.
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Sun Sep 13, 2009 9:17 pm    Post subject: Reply with quote

Tem toda a razão este senhor. Por isso é que eu não só permito como encorajo os meus filhos a lerem a Enid.
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Sun Sep 13, 2009 11:07 pm    Post subject: Reply with quote

eu tenho 14 anos, comecei a ler blyton aos 9. o primeiro livro foi «os cinco numa nova aventura», n.º 2, e não precisei dos meus pais a motivarem, pois eu tive sempre uma curiosidade enorme. Depois comecei a ler muitos e a minha mae é que me começou a dizer «eu tinha os livros todos dos sete e dos cinco, mas deitaram-nos fora»...
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Mon Sep 13, 2010 6:33 pm    Post subject: Reply with quote

É curioso, pois o primeiro livro da Enid Blyton que li também foi " A Nova Aventura dos Cinco". Tínhamos estado a arrumar o sótão e lá estava ele no meio dos livros da escola da minha mãe.
A partir desse dia, sempre que me apanhava com algum dinheiro ia ao alfarrabista comprar tudo o que fossem livros da Enid Blyton.
Back to top
View user's profile Send private message
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Tue Sep 14, 2010 10:49 am    Post subject: Reply with quote

Onde é que estava este texto?

São outros tempos, que infelizmente parecem estar cada vez mais distantes.

É da responsabilidade dos pais, familiares e professores apresentarem a Enid Blyton aos jovens leitores. Concordo que há AINDA muito de bom nos seus livros para ser explorado e muitos sonhos para serem sonhados.

Quanto a ser um mundo diferente, não será por ser um mundo datado, mas sim por ser um mundo 'quase' perfeito onde a própria Enid Blyton também se refugiava e onde, apesar dos meus 40 anos, me apetece muitas vezes regressar.
_________________
'Ao abrir um livro, façam-o com cuidado. Nunca se sabe para onde vos pode transportar!'
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Tue Sep 14, 2010 11:11 am    Post subject: Reply with quote

green man wrote:
É da responsabilidade dos pais, familiares e professores apresentarem a Enid Blyton aos jovens leitores.


Eu tenho sempre uma "biblioteca" na minha sala de aula, mais precisamente duas prateleiras cheias de livros ( B.D., contos tradicionais, enciclopédias infantis, histórias de autores portugueses, etc.) para os alunos lerem quando acabam os trabalhos antes dos outros. Até lhes arranjo uns marcadores de livros personalizados com o nome e a fotografia de cada um.
Os miúdos lá vão pegando nos livros, mas nunca os vi ler um livro, que não fosse de B.D., até ao fim. O meu sonho seria ver, pelo menos uns quantos, a lerem "A Menina do Mar", ou o " Espanta-Pardais" do princípio ao fim. A seguir, claro que lhes arranjava algo mais extenso como, por exemplo, um livro da "nossa" Enid.
Aceitam-se sugestões. Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Tue Sep 14, 2010 1:34 pm    Post subject: Reply with quote

bonecadeporcelana wrote:

O meu sonho seria ver, pelo menos uns quantos, a lerem "A Menina do Mar", ou o " Espanta-Pardais" do princípio ao fim. A seguir, claro que lhes arranjava algo mais extenso como, por exemplo, um livro da "nossa" Enid.
Aceitam-se sugestões!


Aqui vai uma: Esses livros de autores portugueses são uma seca. São bons para adultos que gostam de ler livros infantis.
É esse o problema dos autores portugueses. Poucos sabem realmente escrever para crianças e são raras as crianças que gostam desses livros.
_________________
'Ao abrir um livro, façam-o com cuidado. Nunca se sabe para onde vos pode transportar!'
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Sep 14, 2010 2:11 pm    Post subject: Reply with quote

green man wrote:
bonecadeporcelana wrote:

O meu sonho seria ver, pelo menos uns quantos, a lerem "A Menina do Mar", ou o " Espanta-Pardais" do princípio ao fim. A seguir, claro que lhes arranjava algo mais extenso como, por exemplo, um livro da "nossa" Enid.
Aceitam-se sugestões!


Aqui vai uma: Esses livros de autores portugueses são uma seca. São bons para adultos que gostam de ler livros infantis.
É esse o problema dos autores portugueses. Poucos sabem realmente escrever para crianças e são raras as crianças que gostam desses livros.


Bem... digamos que essa é uma opinião muito discutível! Smile

Só para falar nos livros infantis da Sophia, a verdade é que encantaram imensas crianças da nossa geração - tenho quase 48.


Last edited by Alguem on Tue Sep 14, 2010 2:44 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Tue Sep 14, 2010 2:26 pm    Post subject: Reply with quote

green man wrote:
Aqui vai uma: Esses livros de autores portugueses são uma seca. São bons para adultos que gostam de ler livros infantis.
É esse o problema dos autores portugueses. Poucos sabem realmente escrever para crianças e são raras as crianças que gostam desses livros.


Eu adoro os livros que mencionei, no entanto, só os li depois de adulta por isso, se quiser ser justa, não posso falar em nome das crianças. No entanto, também tenho na biblioteca o livro "Os Desastres de Sofia" que adorei ler na infância e eles não lhe pegam... Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Wed Sep 15, 2010 12:01 pm    Post subject: Reply with quote

A Sophia de Mello Breyner tem a qualidade que tem mas definitivamente nunca conheci nenhuma criança que pegasse no livro e adorasse. Adultos sim, muito, a opinião é unanime.
Agora na minha opinião, não é com esses livros que se conquistam leitores, pelo contrário.
_________________
'Ao abrir um livro, façam-o com cuidado. Nunca se sabe para onde vos pode transportar!'
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Sep 15, 2010 1:57 pm    Post subject: Reply with quote

green man wrote:
A Sophia de Mello Breyner tem a qualidade que tem mas definitivamente nunca conheci nenhuma criança que pegasse no livro e adorasse
~

Não sei se no teu tempo se liam algumas das histórias dela; nessas idades, 8 anos é uma diferença considerável.
No Ciclo (actual 5º e 6º ano) lia-se O Cavaleiro da Dinamarca, A Floresta, O Rapaz de Bronze, A Menina do Mar. Posso dizer-te, com toda a justiça, que adorávamos essas histórias.
Seria a professora que nos soube despertar e cativar para elas? Talvez...
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Sep 15, 2010 2:06 pm    Post subject: Reply with quote

green man wrote:
Agora na minha opinião, não é com esses livros que se conquistam leitores, pelo contrário.


Que livros sugeres ?
Eu não me importo nada de comprar livros novos porque não perco dinheiro. Os livros estão comigo na escola onde trabalho e quando mudar de escola eles vão comigo. Até hoje, nunca aconteceu um livro ficar tão estragado que não desse para ser aproveitado no ano seguinte.


Last edited by bonecadeporcelana on Wed Sep 15, 2010 2:21 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Sep 15, 2010 2:12 pm    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:
Seria a professora que nos soube despertar e cativar para elas? Talvez...


Isso fez-me lembrar que quando andei a estudar a obra francesa "Bel Ami" a prof. adorava o livro e conseguiu contagiar-me. O que nos riamos as duas com as peripécias do protagonista... Very Happy
No entanto, fui a única que ela conseguiu contagiar. Os outros liam e aprendiam por obrigação.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Sep 15, 2010 2:24 pm    Post subject: Reply with quote

Paula, o "nos" é mesmo plural e não um plural majestático, isto é, toda a turma sentiu esse encantamento e, de uma forma geral, as crianças de 9-11 anos com que convivi nesse tempo gostavam desses livros da Sophia.
Back to top
View user's profile Send private message
nani76



Joined: 03 Nov 2008
Posts: 401
Location: Argoncilhe-Sta Maria da Feira

PostPosted: Wed Sep 15, 2010 2:32 pm    Post subject: Reply with quote

Eu confesso que li todos os livros da Sophia de Mello Breyner que o Alguém mencionou,e apesar de sempre ter adorado ler, foram livros que não me entusiasmaram muito na altura (10/11 anos)....depois disso reli-os e agora adoro-os, penso que são livros para crianças grandes (como nós)...uns que adorei ler na altura (Não estou a contar com a E.B, claro)eram os da Condessa de Ségur e os da Patricia, esses sim a minha perdição..mas provavelmente para os miudos de hoje são dificeis de arranjar...
Tenho uma sobrinha de 12 anos e outra de 9 a quem ando sempre a oferecer livros (com poucos resultados) e uns que elas gostaram muito e q leram até ao fim foram:
A de 12:
Diários de um banana I, II e III (tem a ver com o ambiente escolar.... e os meninos devem achar-lhe piada)
Diários da Princesa (ela adorou estes)
Alice (é os que ela anda a ler de momento, estes também foram os únicos que conseguiram fazer a minha afilhada (19anos) a ler, quando tinha + ou - os 12 anos)
A de 9:
Alice - primeiros anos (são só 3)
Diários do vampiro Valentim
...e agora anda a ler os da irmã da colecção Alice
Mas agora só cosnigo arranjar os da Alice na Editorial Verbo, já são um bocado antigos e não conheço nenhuma livraria que os tenha)

Espero ter ajudado.
Jokas
_________________
Nani
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Sep 15, 2010 4:55 pm    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:
Paula, o "nos" é mesmo plural e não um plural majestático, isto é, toda a turma sentiu esse encantamento e, de uma forma geral, as crianças de 9-11 anos com que convivi nesse tempo gostavam desses livros da Sophia.


Acredito.
Uma autora de quem eu também gostava era a Odete de Saint Maurice, mas os livros que eu tinha dela desapareceram.
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Sep 15, 2010 4:58 pm    Post subject: Reply with quote

nani76 wrote:
...Diários de um banana I, II e III (tem a ver com o ambiente escolar.... e os meninos devem achar-lhe piada)
Diários da Princesa (ela adorou estes)
Alice ...


Parecem-me boas sujestões. Seja como for, vou ter que renovar o stock por causa do acordo ortográfico.
Já agora, os Diários de um Banana, não têm asneirolas, pois não ? Embarassed
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Jun 13, 2012 5:36 pm    Post subject: Reply with quote

bonecadeporcelana wrote:
Alguém wrote:
Seria a professora que nos soube despertar e cativar para elas? Talvez...


Isso fez-me lembrar que quando andei a estudar a obra francesa "Bel Ami" a prof. adorava o livro e conseguiu contagiar-me. O que nos riamos as duas com as peripécias do protagonista... Very Happy
No entanto, fui a única que ela conseguiu contagiar. Os outros liam e aprendiam por obrigação.


Hoje fui dar com o trailer do filme que se baseia, justamente, nesse livro "Bel Ami". Não sei se o filme é bom porque não o vi, mas deixo aqui o link para o trailer : http://www.youtube.com/watch?v=DXaKNnw4UKs
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Thu Jun 14, 2012 9:05 pm    Post subject: Reply with quote

Esse filme é daqueles que gostaria de ver... Acho que ainda não está no videoclube Wink
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Fri Jun 15, 2012 10:30 pm    Post subject: Reply with quote

Depois de veres o filme, informa-me que eu gostava de partilhar uma teoria que a minha prof. desenvolveu sobre a obra e que me parece ter lógica.
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Wed Dec 02, 2015 12:24 pm    Post subject: Reply with quote

bonecadeporcelana wrote:
Alguém wrote:
Paula, o "nos" é mesmo plural e não um plural majestático, isto é, toda a turma sentiu esse encantamento e, de uma forma geral, as crianças de 9-11 anos com que convivi nesse tempo gostavam desses livros da Sophia.


Acredito.
Uma autora de quem eu também gostava era a Odete de Saint Maurice, mas os livros que eu tinha dela desapareceram.


Recentemente foram reeditados vários livros da Odete de Saint Maurice. Talvez valha a pena dá-los a conhecer aos mais jovens.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group