Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Creme da Nivea
Goto page 1, 2  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OUTROS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
carla1983



Joined: 25 Oct 2006
Posts: 173
Location: Porto

PostPosted: Wed Feb 03, 2010 11:29 pm    Post subject: Creme da Nivea Reply with quote

Há pouco estava a falar disto com uma amiga minha. Vocês também são do tempo em que na praia não havia protector solar? Punha-se tão só e apenas o bom e velho creme da Nivea, da embalagem azul redonda. E verdade seja dita que nunca apanhamos nenhum escaldão nem problema maior.
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Thu Feb 04, 2010 12:38 pm    Post subject: Reply with quote

Bom, parece-me que sou um dos mais velhos por aqui (n. 1958) mas tenho a certeza que já havia protector solar nos anos da minha infância. O que não havia era a indicação do factor de protecção nesses produtos. Também me lembro dessa embalagem azul redonda de Nivea, e recordo-me de discutir com o meu pai acerca desse produto não servir de protecção para o sol, pois na embalagem só falava em protecção da pele contra o vento e o frio! E após essa discussão o meu pai passou a levar para a praia também protectores solares, embora ele continuasse a usar o velho Nivea.
Back to top
View user's profile Send private message
Jacplo79



Joined: 31 Jan 2008
Posts: 144
Location: Sintra

PostPosted: Thu Feb 04, 2010 9:09 pm    Post subject: Reply with quote

Eu usava mais esse creme, da embalagem azul redonda, quando apanhava algum escaldão! Quando chegava a casa todo vermelho, era logo o que a minha mãe me punha, e era cá um alívio!!!!
Back to top
View user's profile Send private message
carla1983



Joined: 25 Oct 2006
Posts: 173
Location: Porto

PostPosted: Thu Feb 04, 2010 9:36 pm    Post subject: Reply with quote

Tim, tens razão, mas eu é que me expliquei mal. Eu sei que já existia protector solar nessa altura, o que queria dizer é que pessoas como eu (pobres) usavam o creme da nivea. :p
Back to top
View user's profile Send private message
xana_m



Joined: 19 May 2006
Posts: 204
Location: De Loures mas a morar em Vila do Conde

PostPosted: Thu Feb 04, 2010 9:42 pm    Post subject: Reply with quote

Eu não me lembro dos cremes que usava. Uau que memória! Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Fri Feb 05, 2010 12:20 pm    Post subject: Reply with quote

carla1983 wrote:
o que queria dizer é que pessoas como eu (pobres) usavam o creme da nivea. :p

Agora percebo porque o meu pai preferia esse creme! Nós também não éramos ricos. Quanto a haver menos escaldões nesses tempos, talvez a explicação esteja na camada do ozono que era mais espessa e portanto filtrava melhor os raios ultravioletas.
Back to top
View user's profile Send private message
Gi



Joined: 01 Jun 2006
Posts: 57
Location: Vialonga

PostPosted: Fri Feb 05, 2010 2:46 pm    Post subject: Reply with quote

Então e a BOLA da Nivea???
Uma praia não era praia nem uma bola da Nivea LOLOL
E eu também tinha uma de encher.
Aliás.....montes de crianças na altura tinham Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
xana_m



Joined: 19 May 2006
Posts: 204
Location: De Loures mas a morar em Vila do Conde

PostPosted: Fri Feb 05, 2010 5:38 pm    Post subject: Reply with quote

Isso aí lembro-me bem. Ainda há poico tempo havia uma na Costa.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Cylon



Joined: 23 Jun 2008
Posts: 285
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Sun Feb 21, 2010 10:40 am    Post subject: Reply with quote

Eu lembro-me bem é da de Carcavelos. Alguém me sabe dizer se ainda por lá anda?

Havia tanta coisa "maluca" para a pele nesses tempos!!! Eu já não me lembro, mas o pessoal metia Óleo de Côco para escurecer a pele (e, provavelmente, para encurtar a esperança média de vida!), e havia também uma bisnaga amarela com um creme castanho qualquer de cujo nome já eu não me lembro!...

Já para não falar nos magníficos protectores solares da altura: lá em casa usava-se o Óleo Solar Nívea, com um altíssimo factor protector... 2!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Lusitano



Joined: 14 Mar 2010
Posts: 22

PostPosted: Tue Mar 16, 2010 12:23 am    Post subject: Reply with quote

Ainda hoje há quem use o Nivea na praia, mas obviamente aquilo não dá protecção nenhuma contra os raios UV-A e UV-B.
Pessoalmente acho o creme Nivea fraco, a minha mãe dizia sempre para colocar isso na cara e andava sempre com a pele seca na mesma.
Passei a usar Barral, isso sim é uma coisa de qualidade
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Tue Mar 16, 2010 3:58 am    Post subject: Reply with quote

As bolas da Nivea voltaram, pelo menos às praias mais importantes, ou onde já estiveram outrora.

Cylon, o óleo de coco servia para aliviar queimaduras...
Pelo menos era o uso que eu dava lol Laughing Razz
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Cylon



Joined: 23 Jun 2008
Posts: 285
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Sun Mar 21, 2010 12:30 am    Post subject: Reply with quote

O que eu sempre ouvi dizer, quando era criança, ao pessoal mais velho, é que o óleo de côco servia, exactamente, para queimar ainda mais a pele e dar-lhe um ar bronzeado. Nada tinha de protecção.

Agora, se eu ouvi mal, ou me deram uma grande tanga, isso não sei... Laughing

Aquela bisnaga da qual falei, com o creme castanho, parece-me ser da marca Piz Buin.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
carla1983



Joined: 25 Oct 2006
Posts: 173
Location: Porto

PostPosted: Sun Mar 21, 2010 2:50 pm    Post subject: Reply with quote

..

Last edited by carla1983 on Fri Nov 15, 2019 3:08 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Wed May 12, 2010 6:13 pm    Post subject: Re: Creme da Nivea Reply with quote

carla1983 wrote:
Há pouco estava a falar disto com uma amiga minha. Vocês também são do tempo em que na praia não havia protector solar? Punha-se tão só e apenas o bom e velho creme da Nivea, da embalagem azul redonda. E verdade seja dita que nunca apanhamos nenhum escaldão nem problema maior.


Eu, há uns anos atrás, li um livro escrito por uma mulher que fez parte da alta sociedade marroquina onde ela conta que era íntima da família real desse país e que havia uma mulher que só usava creme nívea, embora fosse rica ao ponto de poder usar o que quisesse. Conta a autora que nunca viu ninguém com uma pele tão boa !
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Thu May 13, 2010 7:33 pm    Post subject: Reply with quote

Lembro-me de na escola primária chamarmos "caixinha de Nivea" às viaturas da polícia.

As ditas caixas redondas ainda se vendem nos hiper's. Ainda há uns dias pegeui numa mas achei demasiado cara...
Back to top
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Fri May 14, 2010 3:12 pm    Post subject: Reply with quote

Sim, também me lembro dos carros da Polícia "caixa Nivea". Laughing De facto, eram tal e qual, redondinhos (Volkswagen Carocha) e pintados exactamente do azul da Nivea e com letras brancas como a embalagem do creme.

Famosas nos anos 60, pelo menos durante alguns verões, eram as bolas Nivea. Bolas de praia, daquelas de encher com pipo, azuis escuras e com publicidade à Nivea. Eram como caixas Nivea gigantes que pululavam (e pulavam Smile) nas nossas praias. Quase toda a gente tinha uma e quem não tinha queria ter. Não me recordo como se arranjavam, mas a minha irmã tinha uma, embora tivéssemos de a ir enchendo de 2 em 2 minutos, porque estava furada. Tenho ideia de que, recentemente, voltaram a aparecer algumas - talvez alguma promoção revivalista da Nivea, mas sem o mesmo sucesso anterior. Smile


Quanto ao falado atrás, se existiam ou não protectores solares nos anos 60. Bem eu não tenho a certeza, mas o que havia mais não eram protectores, eram os chamados bronzeadores (como se pode ver na imagem atrás, a Nivea também tinha uma gama de bronzeadores), umas coisas oleosas que se colocavam na pele e cujo objectivo não era proteger, mas sim bronzear. Eu acho que aquilo funcionava mais como óleo de fritar do que como protector. Havia várias marcas e havia sempre um persistente cheiro a óleo nas praias, mistura dos bronzeadores com o das batatas fritas vendidas em embalagens sem marca (caseiras) fechadas com aqueles araminhos plastificados, mas deliciosas!

Esta era uma das marcas de bronzeadores mais usadas, e havia cartazes com esta imagem por vários lados:

Mas, como também já se falou atrás, havia também uma ou várias marcas com óleo de coco, pelo que o cheiro a coco também era um dos cheiros persistentes na praia. Razz

Fim do episódio de hoje do "Conta-me Como Foi" Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Sat May 15, 2010 10:14 am    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
Quanto ao falado atrás, se existiam ou não protectores solares nos anos 60. Bem eu não tenho a certeza, mas o que havia mais não eram protectores, eram os chamados bronzeadores (como se pode ver na imagem atrás, a Nivea também tinha uma gama de bronzeadores)

Parece-me que essa imagem prova que também havia protectores. Aí pode ler-se: NIVEA BANHO SOLAR ... protege eficazmente mesmo as peles mais sensíveis.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat May 15, 2010 4:13 pm    Post subject: Reply with quote

Sim, na altura surgiam, ainda que timidamente, produtos com certas propriedades de "screening". O que não havia referência específica era ao papel desempenhado pelos UV-A e UV-B em relação ao tempo de exposição solar.
Valha a verdade que a protecção era muito insatisfatória e nem a maioria das pessoas pensava duas vezes antes de se expor ao sol impunemente(mesmo hoje vêem-se verdadeiras barbaridades... Rolling Eyes ).

Mas com umas simples regras de bom senso, lembro-me de sempre ter brincado e jogado na praia, sem ficar tipo "lagosta" (também rapidamente ficava bem moreno...).
Back to top
View user's profile Send private message
Alborada



Joined: 21 Apr 2010
Posts: 63

PostPosted: Mon May 17, 2010 8:10 pm    Post subject: Re: Creme da Nivea Reply with quote

Quando era miúda usava muito o creme nivea da caixa azul para colocar na face, pois atenuava a sensação de pele seca e ruborizada originadas por alergias Confused

Os tempos foram passando e há muito que deixei de usar o Nivea para hidratar a pele, não sei bem porque tal aconteceu mas a verdade é que a latinha deixou de "andar" cá por casa Rolling Eyes

...porém, recentemente fui operada...fiquei com uma cicatriz que precisava de muita hidratação e o cirurgião recomendou para esse efeito, nada mais nada menos, que o creme Nivea da lata azul...

Eis então que a famosa latinha azul tem estado outra vez ao alcance da minha visão e tem produzido os efeitos pretendidos Laughing

...foi apenas mais uma achega Wink
Back to top
View user's profile Send private message
carla1983



Joined: 25 Oct 2006
Posts: 173
Location: Porto

PostPosted: Tue May 18, 2010 7:42 pm    Post subject: Re: Creme da Nivea Reply with quote

..

Last edited by carla1983 on Fri Nov 15, 2019 3:07 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
xana_m



Joined: 19 May 2006
Posts: 204
Location: De Loures mas a morar em Vila do Conde

PostPosted: Tue May 18, 2010 8:57 pm    Post subject: Reply with quote

A mim o médico que me fez uma cicatriz no pescoço (felizmente já não se vê) também me disse o mesmo. Nivea foi um das invenções do século. ehehe
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Sat May 29, 2010 10:43 pm    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:
Sim, na altura surgiam, ainda que timidamente, produtos com certas propriedades de "screening". O que não havia referência específica era ao papel desempenhado pelos UV-A e UV-B em relação ao tempo de exposição solar.


Não te esqueças que na altura o buraco de ozono ainda estava tapadito.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OUTROS All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group