Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Relógios Reguladora (A Boa)

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OUTROS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Fri Apr 16, 2010 12:28 pm    Post subject: Relógios Reguladora (A Boa) Reply with quote

Não vi por aqui nenhum tópico sobre a famosa marca de relógios Reguladora....

Conhecida por ser a mais antiga fábrica de relógios da Península Ibérica, "A Boa Reguladora" (assim designada) foi fundada em 1892, com a designação de São Paulo & Carvalho. A 1896 foi transferida para V. Nova de Familicão, nde recomeçou a laboração sob a razão social de Carvalho Irmão & Cª.

Em 2007 a fábrica voltou a abrir as suas portas pela mão de José Cunha e José Varela, e voltou a fabricar os tão conhecidos relógios...



Eu abri este tópico porque lembrou-me que em pequenina tinha imenso medo de relógios, especialmente os da marca Reguladora, que tocavam Avé-Marias. Chorava baba e ranho e pedia para pararem o relógio, porque causa do medo da melodia. Coisas de criança...

Na minha família temos um relógio, e a minha avó também tem um, mas ambos são modelos "Bim-Bam", ou seja, dão apenas as horas e as meias-horas (não tocam Avé-Marias), e hoje em dia, pesquiso muito sobre os relógios Reguladora...para diminuir o medo Laughing Laughing

Um video....

http://www.youtube.com/watch?v=1QI62gPsyvo





E mais outro video...

http://www.youtube.com/watch?v=eQZyI60bMRE
_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Cylon



Joined: 23 Jun 2008
Posts: 285
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Sat Apr 17, 2010 12:34 pm    Post subject: Eu também tive medo!!! Reply with quote

Blue Angie wrote:
Eu abri este tópico porque lembrou-me que em pequenina tinha imenso medo de relógios, especialmente os da marca Reguladora, que tocavam Avé-Marias. Chorava baba e ranho e pedia para pararem o relógio, porque causa do medo da melodia. Coisas de criança...

O meu medo era mais... refinado! No entanto, fico contente em saber que não sou o único a ter este secreto temor. Nunca havia contado isto a ninguém, nem aos meus pais, pelo que agora compartilho-o aqui, com o mundo, em primeira mão.

Digo refinado porque me lembro de que, no início das manhãs do final da década de setenta, talvez (como se compreende, para quem nasceu em 1975, a coisa torna-se difícil de precisar), acordava quando ainda toda a gente dormia e, embora não tendo um destes relógios em casa, ouvia o da vizinha, não sei ainda hoje se do lado, não sei se do andar de baixo, ou do de cima, a tocar a famosa "Avé-Maria", mas como o som era "filtrado" pelas placas e paredes do prédio, eu ouvia um tenebroso "Tum tum, tum tum, tum tum tum tum tum...". A minha vizinha do lado, como disse, tem ainda um igual ao da segunda fotografia, e lembro-me de que, nessa altura, sonhei com esse relógio, pintado de azul Exclamation, pendurado nas traseiras da porta do meu quarto.

Na casa da terra da minha mãe havia - está agora lá em casa deles, nos Olivais, em Lisboa - um relógio de pêndulo muito mais antigo, daqueles com um jardim desenhado em cinzento no vidro do pêndulo, e com enfeites em madeira à volta do mostrador, mas que só dava as horas num forte e sonoro "PIM PIM PIM", sem "Avé-Marias", e tinha despertador, inclusivé, que parecia a campainha da escola!

Passado uns anos, já bem na década de '80, e sem ligar nenhuma, durante anos, àquele sinistro "Tum tum", volto a ouvir, numa manhãzinha, aquele som sinistro. Parecia que tinha dado conta, só então, do medo que, inconscientemente, sempre tinha tido. Para azedar ainda mais as coisas, sonhei com o relógio lá da terra! Medo a dobrar!!! Laughing

Pensei em tudo: em pedir aos meus pais para se desfazerem do relógio lá da terra, em pedir aos meus vizinhos para fazerem o mesmo Exclamation e, até entrar na adolescência, o medo permaneceu, dado que, sempre que ia lá à terra no Verão, e passava pelo relógio, olhava para ele de lado!!!

Passado estes anos, é com piada que recordo esse mesmo medo, mas posso assegurar-vos de que ainda hoje relembro bem a sensação do mesmo, de tal modo que não simpatizo com a ideia de poder vir a ter, por hipótese, uma coisa dessas cá em casa. Wink
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Mon Apr 19, 2010 2:34 pm    Post subject: Re: Eu também tive medo!!! Reply with quote

Também tenho um desses da segunda foto.
Nunca trabalhou foi bem, uma vez abri e andei por lá a mexer e pareceu-me ficar a trabalhar bem (como nunca o tinha feito).
Neste momento está parado, por falta de espaço onde o colocar e também, confesso, porque a trabalhar faz imenso barulho Laughing e sim as 2 melodias são um bom bocado spooky Twisted Evil

Cylon wrote:

Na casa da terra da minha mãe havia - está agora lá em casa deles, nos Olivais, em Lisboa - um relógio de pêndulo muito mais antigo, daqueles com um jardim desenhado em cinzento no vidro do pêndulo, e com enfeites em madeira à volta do mostrador, mas que só dava as horas num forte e sonoro "PIM PIM PIM", sem "Avé-Marias", e tinha despertador, inclusivé, que parecia a campainha da escola!


Curioso, penso ter também o mesmo modelo Shocked
Ainda hoje funciona muito bem, tem a caixa de madeira bastante torneada e o vidro, pintado a cinza tem um jardim com duas palmeiras, uma espécie de suportes laterais (tipo vagões comboio) e um "vaso" no meio.

Será que este modelo foi muito comum?
No mostrador acima do 6, tem o logótipo e o dizer "Marca da Fábrica"
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Tue Apr 20, 2010 4:52 pm    Post subject: Reply with quote

Cylon, a tua história é de facto curiosa. Muito obrigada por teres partilhado também o teu "sinistro" medo dos relógios! Smile

Cylon wrote:
A minha vizinha do lado, como disse, tem ainda um igual ao da segunda fotografia, e lembro-me de que, nessa altura, sonhei com esse relógio, pintado de azul Exclamation, pendurado nas traseiras da porta do meu quarto.


Ok, isso sim é que super assustador Laughing
_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Old guy



Joined: 01 Mar 2008
Posts: 253
Location: Lisboa

PostPosted: Tue Apr 20, 2010 11:43 pm    Post subject: Reply with quote

Aqui vão duas fotos do relógio que tenho em casa e que era da minha avó...





Foi fabricado em 1920 mas este só dá as horas e meias horas.

Agora está parado (porque faz demasiado barulho, tic-tac, tic-tac) mas contou a maioria dos minutos do séc XX, já que trabalhou, quase sem interrupções, de 1920 até 1996.

Deu início a muitos almoços às 13.00h e a muitos jantares às 19.00h, sabe muito mais sobre o passado distante da minha família do que eu próprio...
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Apr 21, 2010 4:15 am    Post subject: Reply with quote

A mãe da minha namorada tem um de parede também da reguladora, irei tirar uma foto e colocar aqui.
Sempre me fascinou este tipo de relógios, nunca tive medo provavelmente porque nunca tive nenhum. A minha vizinha de cima tem um enorme que vai do chão ao tecto, vou pedir para o ver novamente e se for da reguladora eu tiro uma foto e colocarei aqui, tem um toque muito engraçado.

Este não é de parede, mas sim um despertador em plástico com uns 14 anos e da marca reguladora também.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Wed Apr 21, 2010 10:37 am    Post subject: Reply with quote

Fotos do meu relógio





Data de fabrico: Dezembro de 1955
Dá horas e meias-horas. Trabalha muito bem.
Está colocado na parede do corredor, perto do meu quarto

Old guy, o teu relógio faz-me lembrar ESTE aqui
_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011


Last edited by Blue Angie on Thu Apr 22, 2010 10:37 am; edited 3 times in total
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Old guy



Joined: 01 Mar 2008
Posts: 253
Location: Lisboa

PostPosted: Thu Apr 22, 2010 12:08 am    Post subject: Reply with quote

Blue Angie,

Exacto, o meu é igualzinho ao do video (até as horas que mostram são quase iguais!) mas, que eu saiba, nunca precisou de reparação, ao contrário do que explica o dono daquele outro, que o levou para Inglaterra.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Apr 22, 2010 2:27 am    Post subject: Reply with quote

Aqui vão as imagens do relógio da mãe da minha namorada.
O toque das horas é simples, só tem o número de badaladas de acordo com a hora e este é feito numa campânula, criando um som tipo sino e de certa forma um pouco incomodativo, totalmente diferente dos carrilhões que pude ver nos vossos links.





A campânula


Last edited by misterio on Thu Apr 22, 2010 1:53 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Thu Apr 22, 2010 10:39 am    Post subject: Reply with quote

Bonito relógio, mistério! Smile
Já coloquei lá o texto!
_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Cylon



Joined: 23 Jun 2008
Posts: 285
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Sat Apr 24, 2010 11:35 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Este não é de parede, mas sim um despertador em plástico com uns 14 anos e da marca reguladora também.

Tenho um desses também, e está a reparar num relojoeiro aqui em Alverca. Foi-me oferecido no Natal de 1988 pelos meus padrinhos. Nos últimos anos andava sempre ou parado ou a atrasar, e como recentemente deu uma queda e o ponteiro dos segundos - o meu tem - saltou, foi o mote para o mandar ir arranjar.

Como os meus padrinhos faleceram ambos nos últimos seis meses, ficará como uma boa recordação. Espero ainda poder vir a ficar com um outro relógio, do mesmo tipo, que eles tinham na cozinha sobre o frigorífico...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Wed Apr 28, 2010 5:55 pm    Post subject: Reply with quote

Aqui está o Reguladora da minha avó.
É igual ao meu, apenas o pêndulo e a cor são diferentes.
Não sei o ano de fabrico, mas quando souber posto aqui.


_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Cylon



Joined: 23 Jun 2008
Posts: 285
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Sun May 23, 2010 7:02 pm    Post subject: Re: Eu também tive medo!!! Reply with quote

Popeye wrote:
Curioso, penso ter também o mesmo modelo. Shocked Ainda hoje funciona muito bem, tem a caixa de madeira bastante torneada e o vidro, pintado a cinza tem um jardim com duas palmeiras, uma espécie de suportes laterais (tipo vagões comboio) e um "vaso" no meio.

Será que este modelo foi muito comum?
No mostrador acima do 6, tem o logótipo e o dizer "Marca da Fábrica"

Cá vão umas fotografias do de lá de casa...







No meio do mostrador, aquela roda dourada servia para regular a hora a que se queria que o despertador - um potente som de campainha, tipo as da escola - acordasse as pessoas da casa para mais um dia de trabalho no campo, geralmente as seis da manhã. Aquelas rodas dentadas à esquerda do pêndulo, ligeiramente mais acima, são os carretos que dão corda ao despertador.

Desculpem lá esta intromissão no tópico de relógios "não-Reguladora", mas achei que seria apropriado... Wink
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Tue Jun 01, 2010 2:37 pm    Post subject: Reply with quote

O que tenho é semelhante ao do Cylon (maquinaria, desenho no vidro, despertador...) , só que é de fixar à parede
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Fri Jun 04, 2010 4:40 pm    Post subject: Reply with quote

Através duma pesquisa que fiz com a ajuda do relógio da minha avó, os Reguladoras contêm na parte detrás do relógio uma inscrição com o nº de série e o ano. O Reguladora da minha avó não tem o ano por isso registei o nº de série, cuja referência é 308/13, a mesma do meu Reguladora, ou seja, ambos relógios foram fabricados a Dezembro de 1955! Wink

O medo dos relógios parece que ainda me permanece. Uma vez fui com o meu pai mandar reparar um relógio de pulso, e quando entrei na relojoaria, era só Reguladoras por todo o lado. O meu coração quase explodia, mas como estavam todos parados o medo passou. Até que ouvi um som bem alto dum relógio que fez "pim-pim-pim" que até dei um pulo. E o relógio era um pequeno de mesa ainda por cima
(mas tinha cá um som Laughing Laughing)

E para eu diminuir o medo a tia do meu pai ofereceu-me o tal Reguladora que tenho nas primeiras fotos que postei, ela sabia que eu tinha imenso medo por isso ela disse ao meu pai "vais dar este relógio à tua filha para ela não ter mais medo" É por isso que o relógio está no corredor da minha casa, perto da porta do meu quarto, mas nunca sonhei com relógios nem nada disso, eu até adormeço ao som do tic-tac! Wink
_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Cylon



Joined: 23 Jun 2008
Posts: 285
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Fri Jun 25, 2010 11:21 pm    Post subject: Reply with quote

Popeye wrote:
O que tenho é semelhante ao do Cylon (maquinaria, desenho no vidro, despertador...), só que é de fixar à parede

Hei-de reparar se este também tem algum sítio por onde o pendurar...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Sat Jul 03, 2010 8:36 am    Post subject: Reply with quote

Ontem, o meu pai foi presenteado com um relógio de cuco da marca Reguladora! Isso mesmo o que vocês leram Smile
Um amigo do meu pai tinha um relógio de cuco lá em casa mas na rua, ao sol, um bocadinho velhinho, quase sem cor e pendurado num sítio muito mal. Acontece que o meu pai falou lá com o tal amigo e ele ofereceu-lhe o relógio sem pagar nada. O meu pai disse logo "ele nem sabe o valor que isto tem!" Laughing Laughing
Eu e o meu pai verificamos tudo, limpámos o relógio, polimos bem com óleo de cedro e colamos uma parte que estava solta e ele agora faz "cu-cu" à entrada da sala! Very Happy
O relógio não tem nº de série nem ano na parte de trás, mas segundo o amigo do meu pai diz que tem tudo escrito na factura e ele ainda há-de a pedir!
_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Tia Matilda



Joined: 09 May 2012
Posts: 5

PostPosted: Fri May 11, 2012 9:21 am    Post subject: Reply with quote

Os meus avós também tinham um relógio assim, mas acho que não era de Reguladora. Era pendurada na sala de jantar. Foi sempre um choque – ao jantar, a comer, sem maus pensamentos, e de repente: BAM BAM BAM! Bom apetite! Shocked

Eu prefiro os modelos mais discretos. Gosto muito dos relógios de pulso. Há pouco tempo conseguia arranjar um desses relógios originais dos anos 80 na internet, digital com pequeno teclado. Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Li



Joined: 07 Jun 2008
Posts: 164
Location: évora

PostPosted: Sun May 27, 2012 12:29 am    Post subject: Reply with quote

essas avés marias, nas noites de verão, com o calor tiram-me do sério.
Não sei se o que tenho em casa é dessa marca. tenho que investigar...
_________________
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OUTROS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group