Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Curas e Mezinhas
Goto page 1, 2  Next

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Anonymous
Guest

PostPosted: Mon Aug 09, 2010 7:34 pm    Post subject: Curas e Mezinhas Reply with quote

Noutros tempos antes de se ir com os filhos a correr para as urgências, os pais, mais concretamente as mães costumavam tentar primeiro as curas e receitas das avós para as pequenas maleitas. Embora nem sempre os chás e afins dessem conta da constipação e dores de barriga, algumas mezinhas eram até bem agradáveis.

A mim particularmente deixam-me boas recordações o leite fervido com caramelo para curar a tosse e rouquidão que a minha mãe fazia. Ainda hoje de tempos a tempos faço a receita. Se funciona? sim, funciona. Mas é pela guloseima também.
Back to top
bonecadeporcelana

PostPosted: Tue Aug 10, 2010 4:53 pm    Post subject: Reply with quote

Guloso ! Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest

PostPosted: Tue Aug 10, 2010 7:19 pm    Post subject: Reply with quote

Culpado! Embarassed
Back to top
Popeye

PostPosted: Tue Aug 24, 2010 1:19 pm    Post subject: Reply with quote

Xarope de cenoura era e é bem bom! Laughing
_tita_

PostPosted: Tue Aug 24, 2010 3:33 pm    Post subject: Reply with quote

Popeye wrote:
Xarope de cenoura era e é bem bom! Laughing

Xi Popeye do que te foste lembrar Very Happy muito bom, sim. Lembro-me de qd era miúda e ficava em casa da minha avó, fingia q tinha tosse e ela fazia-me o xarope Razz
Back to top
Anonymous
Guest

PostPosted: Tue Aug 24, 2010 8:47 pm    Post subject: Reply with quote

Ui, isso de fingir que estava doente só para ter uns miminhos... é coisa que ainda hoje faço hihihihihih...
Back to top
Rute Pontes Rodrigues

PostPosted: Tue Aug 24, 2010 9:09 pm    Post subject: Reply with quote

Por volta dos meus 4 anos tive uma crise terrivel de tosse convulsaaliás eu tive de tudo :escarlatina , sarampo, varicela e papeira ou tesorelho como se dizia cá na terra ! A papeira foi resolvida com umas rezas chamava-se "talhar"mas a tosse convulsa foi com um xarope feito pela minha mãe de figos silvestres ! Era de umas figueiras que em vez de folhas tinham uns espinhos e cresciam nas paredes da marginal do rio Douro quem vai para a ponte de D.Luiz! Desgraçado do meu pai que teve que trepar e picar-se todo para trazer os figos Razz A minha mãe pôs num prato grande fundo com mel e acho que levava algo mais ! Infelizmente já não lhe posso perguntar !! Sad Mas foi o que me salvou !!!Obrigado mamã!! Crying or Very sad
Back to top
Anonymous
Guest

PostPosted: Tue Aug 24, 2010 9:12 pm    Post subject: Reply with quote

Estas receitas naturais têm muito que se lhe diga. e sem efeitos secundários em letras pequeninas como a maioria dos medicamentos, que fazem mais mal que bem na maioria das vezes.
Os figos são tão apetecíveis no Verão... Rolling Eyes
Back to top
Rute Pontes Rodrigues

PostPosted: Tue Aug 24, 2010 9:18 pm    Post subject: Reply with quote

Tá a chegar o tempo deles !!!! Razz
Back to top
Popeye

PostPosted: Tue Aug 24, 2010 9:59 pm    Post subject: Reply with quote

Figueiras com espinhos?
Nunca vi. Deixaste-me bastante curioso. Ainda existem essas figueiras? Ou são comuns de encontrar?
Al_Tereg

PostPosted: Wed Aug 25, 2010 12:53 am    Post subject: Reply with quote

Popeye wrote:
Figueiras com espinhos?
Nunca vi. Deixaste-me bastante curioso. Ainda existem essas figueiras? Ou são comuns de encontrar?

Não serão os, aqui na minha região, chamados figos de pita?
Pita, Piteira, ou Figueira da Índia - terá outros nomes noutras regiões, julgo saber que na Madeira lhes chamam tabaibos e costumam comê-los. Aqui há imensos, por todo o lado, mas muito pouca gente os come porque o próprio fruto está coberto de espinhos finíssimos que entram na pele e são o diabo para sair. Uma das formas de os comer com danos mínimos é conseguir arrancá-lo sem lhe tocar, rolá-los no pó do chão com o pé para perderem os espinhos e abri-los depois. Se estiverem bem maduros (e é preciso saber quando) são deliciosos.
Contudo, talvez não seja isto, porque, sendo muito comum em latitudes mais meridionais, não deve ser assim tão frequente, por alturas do Douro, mas não sei...

A planta chama-se Opuntia Ficus-indica

Podem ler mais sobre ela aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Opuntia_ficus-indica
Back to top
pedro_1982

PostPosted: Wed Aug 25, 2010 1:49 am    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
Popeye wrote:
Figueiras com espinhos?

Não serão os, aqui na minha região, chamados figos de pita?
Pita, Piteira, ou Figueira da Índia - terá outros nomes noutras regiões, julgo saber que na Madeira lhes chamam tabaibos e costumam comê-los. Aqui há imensos, por todo o lado, mas muito pouca gente os come porque o próprio fruto está coberto de espinhos finíssimos que entram na pele e são o diabo para sair. Uma das formas de os comer com danos mínimos é conseguir arrancá-lo sem lhe tocar, rolá-los no pó do chão com o pé para perderem os espinhos e abri-los depois. Se estiverem bem maduros (e é preciso saber quando) são deliciosos.
Contudo, talvez não seja isto, porque, sendo muito comum em latitudes mais meridionais, não deve ser assim tão frequente, por alturas do Douro, mas não sei...

A planta chama-se Opuntia Ficus-indica

Podem ler mais sobre ela aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Opuntia_ficus-indica

Sim isto chamam-se Figos da Índia na minha terra no Alentejo e existem lá. Lembro-me em miúdo ir com o meu pai e avo apanha-los.
a melhor forma de os apanhar é espeta-los num pau de espetada ou num galho de árvore fino e escafiado(limpo com uma navalha) e depois então corta-los pelo pé. Ou então apanha-los com luvas grossas Laughing

Nesse tempo o meu pai bem que me avisou para nao pegar naquilo a mão mas eu não dei ouvidos porque achava que não tinha espinhos uma vez que estes são praticamente invisíveis e vá de brincar com um, o resultado já se está mesmo a ver fiquei com as mãos cheias daqueles espinhos e foi um pincel para saírem, só após muitas lavagens, senti de tudo nas palmas das mãos.. comichão..picadas..dormência Rolling Eyes
Back to top
Anonymous
Guest

PostPosted: Wed Aug 25, 2010 8:03 pm    Post subject: Reply with quote

Sou da Madeira e moro MESMO na zona dos Tabaibos como os chamamos aqui. São de facto uma iguaria a que os turistas não resistem a provar. São cobertos de espinhos pequenos e muito finos.

Há uns anos tive de conduzir com as pontas dos dedos depois de os ir apanhar ao fim da tarde com umas amigas. Não sabia eu que pela manhã com o sereno esses espinhos ficam achatados como que "penteados" e com o calor do sol se "espetam". Assim, colhem-nos pela manhã à mão ou com um instrumento cujo nome desconheço mas que posso descrever:

É uma espécie de par de colheres de pau grandes e cruzadas sobre um eixo, assim a parecer uma pinça com que se servem bolos nas pastelarias. Assim que possa, num futuro próximo coloco uma foto.
Back to top
Rute Pontes Rodrigues

PostPosted: Wed Aug 25, 2010 8:21 pm    Post subject: Reply with quote

São mesmo esses figos que o meu pai apanhou e me salvaram da tosse convulsa ! a minha mãe pôs num prato esmagados com mel e deixou assim de um dia para o outro depois eu tomava várias colheres do xarope que era produzido pelos figos com o mel uma delicia !!!!Luisinho pela descrição que tu deste sobre o instrumento e como eu trabalho no ramo da pastelaria aqui esse objeto tem o nome de tenaz! Smile
Back to top
Anonymous
Guest

PostPosted: Wed Aug 25, 2010 8:24 pm    Post subject: Reply with quote

Embarassed Embarassed Embarassed Pois, é uma tenaz mesmo... pinça não tem muito a ver mas foi o que me lembrei... Embarassed Embarassed Embarassed
Back to top
Rute Pontes Rodrigues

PostPosted: Wed Aug 25, 2010 8:27 pm    Post subject: Reply with quote

heeh eu tb dizia pinça lol!!
Back to top
Anonymous
Guest

PostPosted: Wed Aug 25, 2010 8:30 pm    Post subject: Reply with quote

Encontrei um texto sobre o tema. A foto da tenaz não encontro. Lá terei de tirar uma foto numa mercearia que conheço aqui perto.

http://jardimdepedra.blogspot.com/2007/09/tabaibos.html
Back to top
Rute Pontes Rodrigues

PostPosted: Wed Aug 25, 2010 8:33 pm    Post subject: Reply with quote

Eu tenho 3 cá em casa mas são em metal !!!! Shocked
Back to top
Anonymous
Guest

PostPosted: Wed Aug 25, 2010 8:40 pm    Post subject: Reply with quote

Eu tenho uma de metal também mas estas de madeira medem prái uns 50 ou 60 centímetros. São assim grandes para evitar os espinhos maiores dos cactos.

Ouvi falar certa vez de um tipo que para ver o Rali da Madeira com mais ângulo meteu-se por entre os cactos mais elevados e escorregou... mesmo em cima deles. Shocked Shocked Shocked
Back to top
Rute Pontes Rodrigues

PostPosted: Wed Aug 25, 2010 8:44 pm    Post subject: Reply with quote

Desgraçado ficou pior que uma peneira!!!! AUCH!! Rolling Eyes Confused
Back to top
Anonymous
Guest

PostPosted: Wed Aug 25, 2010 8:46 pm    Post subject: Reply with quote

Sim, provavelmente não pôde beber água nos dias seguintes Very Happy
Back to top
Rute Pontes Rodrigues

PostPosted: Wed Aug 25, 2010 8:47 pm    Post subject: Reply with quote

Sempre se pode pôr o pobre coitado no meio de um lago a fazer de xafariz !!!! Twisted Evil Laughing
Back to top
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum