Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Jogos e baralhos de cartas

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS DE MESA E TABULEIRO
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Sep 28, 2012 5:33 pm    Post subject: Jogos e baralhos de cartas Reply with quote

Precisava da vossa ajuda para me irem dizendo à medida que se forem lembrando de jogos de cartas, tipo Burro, Burro em pé, etc.
Obrigado


Last edited by misterio on Wed Mar 02, 2016 2:32 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sat Sep 29, 2012 1:57 pm    Post subject: Reply with quote

Lembro-me do crapô e do 21.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat Sep 29, 2012 5:48 pm    Post subject: Reply with quote

Falando de jogos de miúdos (além do "burro sentado" e do "em pé" Very Happy ) lembro-me do "Diabrete", em que se faziam "casamentos" de cartas e quem ficasse no final apenas com o Joker (Diabrete) perdia o jogo.

Havia também o barulhento "Bom dia meu senhor", em que consoante a figura ou carta especial que saísse no baralho, obrigava a um gesto qualquer por parte de todos. Num dos casos tinha de se dar uma pancada na mesa... estão a ver a confusão que dava Laughing . Já não sei o que acontecia a quem se enganasse no gesto...
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Sat Sep 29, 2012 8:29 pm    Post subject: Reply with quote

Assim de repente lembro-me da Sueca, Bisca e do Cassino (não sei se se escreve assim)
Back to top
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Wed Oct 03, 2012 9:16 pm    Post subject: Reply with quote

Lembro-me da Pesca (ou peixinho), queims (ou keims, ou queime-se ou outra forma qualquer que conheçam). Isto para só falar de jogos para crianças.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Oct 04, 2012 8:25 am    Post subject: Reply with quote

Os jogos que já registei são:
Para crianças: "Keimse", pesca, Burro(s), montinho (que jogavamos a cromos), quilinhos de "merda"

Para os mais crescidos: Bisca, copas

Para adultos: Bridge, crapô, sueca, canastra, King,


- Precisava das regras principalmente dos jogos para as crianças/jovens

Obrigado a todos.


Last edited by misterio on Sat Oct 06, 2012 11:15 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Thu Oct 04, 2012 6:38 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Os jogos que já registei são:

Para adultos: Bridge, crapô, sueca, canastra, King,


Não é de cartas mas joga-se bastante, até na adolescência: o Póquer de dados.

Na Fac. tive uma fase de Espadinha - é uma espécie de mistura entre o King e algum Bridge, a parceiros, e em que cada par oferece tantas vazas para um naipe específico. As espadas são o naipe de maior valor e há as consequentes penalizações, etc.

Há o Besigue - o grupo da altura resolveu ressuscitar este jogo muito comum no séc. XIX (o Eça fala muito do besigue n'Os Maias, por ex.).

Explorei também o Samba, variante gigante da Canasta.

Mas os meus jogos de eleição actualmente continuam a ser o King e a Canasta. Smile
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Oct 06, 2012 11:14 am    Post subject: Reply with quote

Há que chame canasta e canastra, não sei o nome correcto.
Sabes as regras do besigue?

Então vou explcar o porquê deste tópico:
em 2001 eu tinha um projecto na net chamado Carta Mágica e dedicava-se ao ilusionismo com cartas, onde explicava truques, dicas e outras coisas, mas com o passar do tempo o projecto foi ficando na prateleira. Há coisa de uns meses ao ver um livro bastante interessante da autora Fernanda Frazão chamado " História das cartas de jogar em Portugal e da Real Fábrica de Cartas de Lisboa : do séc. XV à actualidade" ( http://www.misteriojuvenil.info/detalhes.php?id=3222) pensei reactivar o projecto mas desta feita dedicar também às cartas de jogar e alguns jogos de cartas, abordando a história, algumas edições, fabricantes, regras, etc.
Daí o meu interesse nos jogos. Se alguém estiver interessado em colaborar com imagens, textos, nome de jogos, regras ou se tiver baralhos antigos qeu seja possível fotografar é bem vindo.
Estou também à procura de jogos esquecidos ou outros inventados e que se desconheçam.
O projecto fica alojado em www.cartamagica.net mas para aceder ainda é preciso pasword, se alguém tiver curiosidade envio por PM a quem pedir.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat Oct 06, 2012 6:55 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Há que chame canasta e canastra, não sei o nome correcto.
Sabes as regras do besigue?


Eu chamo-lhe Canasta: habituei-me a ouvir o meu avô materno, que era um grande jogador deste jogo, e depois os meus pais, a chamar-lhe assim (e como o jogo nasceu na América do Sul, também se disseminou com o nome espanhol). Mas já ouvi muita gente a chamar-lhe Canastra... acho que ninguém se ofende... Very Happy

Em relação ao besigue, mandei-te pm.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Jul 26, 2015 9:31 am    Post subject: Reply with quote

Deixo aqui a resposta do António pois é de interesse a sua partilha dado que tem alguns links interessantes:

06 Out 2012 06:34 pm
"Olá,

Na altura tiramos as regras de vários jogos de cartas.
No entanto para uma explicação mais completa e porque há algumas variantes do jogo (há uma, o B. chinês com seis baralhos... Shocked ) deixo-te umas regras brasileiras e outras bastante completas em inglês:

http://www.reocities.com/TimesSquare/Bridge/2198/besigue.html

http://www.h2g2.com/approved_entry/A646724

E como se está sempre a aprender, descobri que o Churchill era fanático deste jogo. E esta, hem?

Não sei se conheces o site que é a Bíblia dos jogos de cartas. É muito bom - www.pagat.com

Tem uma secção enorme só para os jogos de cada país. Em Portugal, lá aparece a Sueca (e uma variante que nem conhecia, a Sueca italiana), o King e outro que tb não conheço, Americana.

Encontrei o Peixinho, o Keims (Kemps), um muito parecido com o Diabrete (Old Maria).

Por acaso fiz uma colecção por fascículos "Todos os jogos de cartas". A publicação teve o apoio da Empresa de Baralhos Fournier, porque fiquei cheio de baralhos de todos os tipos, fichas, tentos, etc. Se te interessar ver isso, já sabes...

Abraço,
António"
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Jul 26, 2015 9:56 am    Post subject: Reply with quote

Antigos baralhos da fábrica de cartas Lisboeta J.J. Nunes






Fotos: Paulo Ferreira
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Jul 26, 2015 10:10 am    Post subject: Reply with quote

Baralho da tão afamada fábrica portuense de baralhos de cartas "Litografia Maia", que hoje em dia só fabrica cartas, tendo deixado de produzir outros artigos litográficos, nem mesmo cartas com publicidade.

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS DE MESA E TABULEIRO All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group