Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Qual o Melhor Livro d' "Os Sete" ?

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE
View previous topic :: View next topic  
Author Message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Fri Jun 04, 2010 5:34 pm    Post subject: Qual o Melhor Livro d' "Os Sete" ? Reply with quote

Para mim foi "Os Sete e a Marca Vermelha". Adorei a casa que eles construiram na árvore e o tempo que lá passavam.
Também achei piada no fim quando a Polícia os deixou presenciar a captura dos malfeitores.
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Fri Jun 04, 2010 9:44 pm    Post subject: Reply with quote

Gostei muito dos «Sete e o violino roubado», porque foi o primeiro que li dos Sete. Depois também gostei do «Fogo de vista» e das «medalhas do general».
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sun Jun 06, 2010 12:26 pm    Post subject: Reply with quote

Todos os livros d' Os Sete são engraçados mas acho "Os Sete e o Violino Roubado" um pouco triste por o miúdo ser cego.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Jun 07, 2010 12:56 pm    Post subject: Reply with quote

Sempre gostei de todos os livros dos Sete, foram as primeiras histórias de Blyton que li. Na altura fazia-me um pouco de confusão porque estavam sempre a comer, ou seja a escritora estava constantemente a descrever os almoços, lanches e jantares dos garotos, aquilo para mim não era normal e a quantidade de comida que tinham ficava a pensar se tal seria verdade.
Muitas das brincadeiras que tive aos 13 e 14 anos foram retiradas dos livros dos Sete, como as mensagens secretas, as palavras chave para entrar no clube, bem me livro do "Carlinhos Manhoso" e do "Chá das 5" ou "Chá da tarde". Eu e mais um grupo de amigos construímos uma barraca com madeira velha e criamos o Clube dos 4 , até tinhamos um estandarte onde asteavamos uma bandeirola com as letras CQ, foram dias felizes. Pena é que não tenha uma foto desses tempos.

Concluindo, para mim todas as 15 histórias dos Sete são divertidas e estimulantes para que os mais pequenos criem os seus próprios clubes, o que aconteceu às centenas em Inglaterra entre as décadas de 40 e 60.

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Fri Jul 02, 2010 1:55 pm    Post subject: Reply with quote

Os livros dos SETE também foram os primeiros livros que li, ao contrário dos livros dos CINCO, que não li por ordem, era conforme ia encontrando, os livros dos SETE foram-me oferecidos todos de uma vez, a colecção completa.

Não recordo um livro favorito, recordo emoções tiradas dos livros e passagens que parecem que foram vividas por mim.~
Gosto muito das histórias que eram passadas no Inverno, com neve e frio.

Os SETE são, para mim um conjunto de sensações boas.
_________________
'Ao abrir um livro, façam-o com cuidado. Nunca se sabe para onde vos pode transportar!'
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Cylon



Joined: 23 Jun 2008
Posts: 285
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Wed Jul 07, 2010 12:45 am    Post subject: Reply with quote

Um dos meus livros dos Sete que mais me marcou foi "Os Sete e o violino roubado" (julgo eu que este é o título).

Para uma criança de dez, onze anos, que tinha um pavor de quase tudo, especialmente dos incêndios que lambiam os pinhais da vizinhança da quinta onde ia passar férias, a descrisção da casa em chamas na encosta oposta à estrada na qual vinham Os Sete da feira foi, para mim na altura, particularmente aterradora, mas também empolgante!

Um outro volume que me marcou foi aquele em que o Jorge ficou de castigo não me lembro já porque carga de água! Nem sei se era o mesmo volume do incêndio (convém dizer que "Jorge" é o meu primeiro nome!!!). Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Mon Jul 12, 2010 6:11 pm    Post subject: Reply with quote

Cylon wrote:
Um dos meus livros dos Sete que mais me marcou foi "Os Sete e o violino roubado"


Concordo que essa história tem interesse, ou não tivesse sido escrita pela Enid Blyton, mas não te fazia impressão o miúdo ser cego !?
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat Jul 17, 2010 9:23 pm    Post subject: Reply with quote

Sem dúvida o "Marca Vermelha" foi um dos que gostei mais.

Também gostei do "Cães Roubados", em que eles descobrem e libertam cães aprisionados num depósito de carvão e que haviam sido roubados.

O "Roubaram o Toy aos Sete" também é bom (e passa-se no Inverno... tenho um gosto especial por livros passados nessa estação Very Happy ).

Finalizo com o "... Seus Rivais" em que a cena final no terminal de CF é excitante, no meio daquele nevoeiro todo. E o "Três Vivas aos Sete", pleno de solidariedade com o próximo (ou não fosse um livro dos Sete).

Nota-se um cheirinho do "Mistério do Quarto Secreto" (Mistério-5D) neste último livro e também há pontos comuns entre "Os Cinco no Castelo da Bela-Vista", "Os Sete e o Telescópio" e o "Mistério da Torre Assombrada" (5D)
Back to top
View user's profile Send private message
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Mon Jul 19, 2010 9:22 am    Post subject: Reply with quote

Alguém, já me fizeste ficar com saudades de voltar a mergulhar no universo d'OS SETE!!

Acho que vou reler um ou outro livrinho e voltar a ser criança!!
_________________
'Ao abrir um livro, façam-o com cuidado. Nunca se sabe para onde vos pode transportar!'
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group