Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Enid Blyton visitou Portugal?

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Jul 18, 2010 10:12 pm    Post subject: Enid Blyton visitou Portugal? Reply with quote

Já algum tempo que pesquiso sobre este assunto, se Enid Blyton alguma vez visitou Portugal. Depois de ter consultado várias pessoas ligadas à escritora, como a biografa Barbara Stoney, já falecida, o escritor Norman Wright, conhecedor de toda a obra da autora, a filha Imogen entre outras pessoas, conclui que Blyton nunca visitou o nosso país, mas poderá ter estado por cá, ou seja, segundo a sua filha era muito raro Blyton sair do seu país, disse-me numa entrevista filmada, mas que talvez tivesse passado por Lisboa, sem a visitar, num cruzeiro que fez aos EUA em que o barco fez escala pela capital.



Last edited by misterio on Wed Jul 21, 2010 4:20 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sun Jul 18, 2010 11:02 pm    Post subject: Reply with quote

Em "A Aventura no Barco" os personagens fazem um cruzeiro às ilhas gregas que escala em Lisboa, Madeira e Marrocos antes entrar no Mediterrâneo. Infelizmente não é feita qualquer descrição da passagem quer por Lisboa quer pela Madeira, embora seja dito que eles saem do barco para visitar a terra e que a Sra. Mannering os vigia de perto para que eles não se metam em qualquer aventura. Apenas em Marrocos é feita a descrição de quando eles encontram o macaquito (Micky) que será a mascote do Filipe ao longo desse livro.

É normal que a descrição da Blyton tenha a ver com experiências pessoais e ela tenha de facto feito algum(s) cruzeiro(s) com as referidas escalas. Contudo, a sua eventual breve passagem por terras portuguesas não terá sido suficientemente marcante para fazer qualquer descrição mais aprofundada nos seus livros.
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Mon Jul 19, 2010 10:02 am    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
É normal que a descrição da Blyton tenha a ver com experiências pessoais e ela tenha de facto feito algum(s) cruzeiro(s) com as referidas escalas.

Também pensava assim, mas depois de ter lido recentemente "The Secret of Killimooin" mudei de opinião. De facto, nesse livro ela descreve pormenorizadamente um país (Baronia) que só existe na imaginação dela. Por isso não me admira nada que ela também conseguisse descrever outros países sem os ter visitado. Já agora, no livro anterior dessa série, "The Secret Mountain", ela também descreve com algum pormenor a selva africana, mas suponho que nunca tenha lá estado.
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Mon Jul 19, 2010 11:51 am    Post subject: Reply with quote

Tim wrote:

Também pensava assim, mas depois de ter lido recentemente "The Secret of Killimooin" mudei de opinião. De facto, nesse livro ela descreve pormenorizadamente um país (Baronia) que só existe na imaginação dela. Por isso não me admira nada que ela também conseguisse descrever outros países sem os ter visitado. Já agora, no livro anterior dessa série, "The Secret Mountain", ela também descreve com algum pormenor a selva africana, mas suponho que nunca tenha lá estado.


Mas é exactamente por isso que eu acredito que ela tenha feito as referidas escalas. É que as descrições da Blyton são normalmente absolutamente fantasiosas, principalmente quando se refere a países estrangeiros completamente inventados por ela, como é o caso referido de Baronia ou o de Tauri-Héssia. De facto, se é brilhante em termos de imaginação, não se pode dizer que Blyton seja um primor em investigação e, que eu me recorde, em nenhum livro dela se nota que tenha havido alguma pesquisa no sentido de dar mais credibilidade à história, seja em termos geográficos, históricos ou científicos. Ela limitava-se a escrever ao correr da pena e da imaginação, e dificilmente, se tivesse tido preocupações de investigação, teria conseguido escrever os cerca de 700 livros que escreveu.
Mesmo num outro livro da Série Aventura, A Aventura no Mar, é feita uma expedição a umas ilhas na costa norte da Grã-Bretanha, que apenas são referidas como tal. Não se refere se são as Hébridas, as Shetland, Orkney ou outras quaisquer, nem é mencionado o nome da cidade do norte de onde eles partem para a expedição. E, segundo li num qualquer fórum inglês sobre a Blyton, a descrição dela em nada condiz com quaisquer destas ilhas conhecidas.
Em compensação, em A Aventura no Barco, refere expressamente a saída do barco de Southampton, uma primeira escala em Lisboa, uma segunda na Madeira, seguida de Marrocos, Espanha, Itália e Ilhas do Mar Egeu! Tal nível de pormenor em relação a localizações reais, ainda por cima numa ordem geograficamente plausível, é praticamente inédito na EB. Isto significa que ela tenha feito um cruzeiro com estas escalas? Não necessariamente; pode alguém conhecido ter feito o cruzeiro e ter-lhe contado, mas não a estou a ver a fixar todas as escalas ou a dar-se ao trabalho de apontar; pode ter tido à frente uma brochura de uma agência de viagens, ou apenas ter ido ao mapa para estudar um percurso que lhe parecesse plausível; mas, sinceramente, nunca notei tais preocupações em qualquer outro livro dela que me recorde.

De qualquer forma, como referi, ela não faz qualquer descrição de Lisboa ou da Madeira, limita-se a mencionar a passagem por esses locais. Apenas faz uma curta descrição da escala em Marrocos, curiosamente, embora breve, bastante plausível. Nas Ilhas do Mar Egeu, onde a aventura se desenrola, não me recordo se ela menciona alguma ilha real, mas julgo que a ilha de Andra (a ilha do tesouro), onde se desenrola a parte principal da aventura, é imaginária.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Mon Jul 19, 2010 12:03 pm    Post subject: Reply with quote

Lembrem-se que os livros passados fora de Inglaterra, Gales ou Escócia são sempre algo fantasiosos:

Além do reino de Barónia, a que o Tim aludiu, temos outro país imaginário - Tauri-Héssia, na Aventura no Circo.
Depois há localizações mais ou menos vagas e bastante imaginativas, porém num contexto real: um Médio Oriente com um rio caudaloso, de leito extremamente largo (a ponto de não se conseguir ver a outra margem Shocked ), uma selva africana com estranhas montanhas de cume plano e revestidas de flores amarelas, apontando mais para zona de savana...

Não sei o que estas descrições vos trazem à memória mas penso logo nas descrições fantasiosas de J. Verne. Nessa época era por desconhecimento geográfico, visto haver vastas zonas do Planeta apenas exploradas timidamente (ou desconhecidas de todo).
No caso de EB, acho que a escritora não deve mesmo ter viajado muito e então apoiava-se em relatos que lia ou ouvia mas generosamente "enfeitados" por ela.
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Mon Jul 19, 2010 2:37 pm    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
De qualquer forma, como referi, ela não faz qualquer descrição de Lisboa ou da Madeira, limita-se a mencionar a passagem por esses locais.

Acho que só o facto dela não descrever a passagem pela Madeira quase que prova que ela nunca passou por lá. Sendo Enid Blyton uma grande apreciadora da natureza, penso que não ficaria indiferente à paisagem natural única da ilha, mesmo vista apenas do mar. Aliás o litoral da Madeira é de cortar a respiração! Só para dar um exemplo, o Cabo Girão, com 580 metros de altura, é considerado o promontório mais alto da Europa e o segundo mais alto do mundo, e não passa despercebido a nenhum passageiro de qualquer navio que passe pelo Funchal.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group