Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Programa satírico «Contra-informação» acabou

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> MISTÉRIO JUVENIL - GERAL
View previous topic :: View next topic  
Author Message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Sun Nov 28, 2010 12:40 pm    Post subject: Programa satírico «Contra-informação» acabou Reply with quote

O “Contra-Informação”, programa de sátira política exibido há quase 15 anos na televisão pública, acabou. A RTP não renovou para o próximo ano o contrato com a Mandala, produtora do programa, e os bonecos de “Acabado da Silva” e “José Trocas-te” vão deixar de aparecer na estação pública.

“Acabou”, confirmou ao PÚBLICO Nuno Artur Silva, que ao lado de Rui Cardoso Martins e José de Pina, foi autor da ideia original do “Contra-Informação”. O também fundador das Produções Fictícias, onde eram criados os textos para o programa, sublinha que o fim do “Contra-Informação” não foi uma “decisão abrupta”. “O fim do programa já vinha sendo falado. Houve uma conversa entre a Direcção de Programas da RTP e a Mandala e a decisão foi tomada”, adiantou Nuno Artur Silva.

Questionado sobre se este seria também o fim para um formato como o do “Contra-Informação”, o ficcionista indicou que apesar da decisão de pôr um ponto final ao contrato entre RTP e Mandala “não foi fechada completamente a porta” a este tipo de programas. “Se será este o formato, se vai ser reformado, não se sabe”, acrescentou. O autor também não quis avançar razões para o cancelamento do contrato, remetendo explicações para o director de Programas da RTP, José Fragoso.

José Fragoso conta que a necessidade do programa se reinventar já tinha sido falada por várias vezes: “Na área do humor surgiram vários projectos nos últimos anos na TV de sinal aberto e no cabo e era vital encontrar uma fórmula nova”. Chegada a altura de renovação de contrato, conta o responsável, a RTP decidiu não renovar.

"É o fim de um ciclo"

Fragoso, que sem adiantar valores diz que “o Contra era um programa caro”, reconhece que 15 anos de percurso criam uma afectividade de todos com o programa. “Mas os programas têm um princípio e um fim”, diz, adiantando que esteve tentado a acabar, em 2008, com outro formato da estação pública com a mesma longevidade do Contra: o programa da manhã Praça da Alegria. “O Praça faz agora 15 anos e eu pensei que aquele formato tinha acabado.”

Nuno Artur Silva lamentou, no entanto, o fim do “Contra”, o “programa de humor há mais tempo no ar”. “É um feito chegar a 15 anos de programa. É uma coisa rara na televisão portuguesa. Acima de tudo, há que fazer um saldo positivo deste programa, que deixou marcas na cultura portuguesa”.

Mafalda Mendes de Almeida, directora-geral da Mandala, adiantou ao PÚBLICO que a produtora foi informada esta semana da decisão. "Fiquei sensibilizada pelo respeito, a consideração com que foi feito o anúncio" por parte de José Fragoso, disse a responsável, a quem foi garantido pelo director de Programas da RTP que "não se fecha a porta" a uma futura colaboração. Quanto ao futuro, Mafalda Mendes de Almeida diz que agora é tempo de reflexão. "Vamos parar para reflectir, para pensar o que podemos vir a fazer". Questionada sobre o futuro da equipa que até aqui criava o "Contra", a directora da Mandala indicou que o fim do contrato com a RTP surge quando termina também o contrato com 18 pessoas, nomeadamente manipuladores de bonecos.

A reunião que ditou o fim do “Contra” ocorreu esta semana. Mafalda Mendes de Almeida tinha avançado no passado dia 19 ao “Diário de Notícias” que ia haver um encontro com a RTP no dia 25 para discutir o futuro do programa, mas sublinhou que nada indicava que a parceria iria terminar. “É verdade que vamos ter uma reunião com a RTP no dia 25, mas não tenho qualquer indicação no sentido de não haver uma renovação do formato. Sempre tivemos uma óptima relação com as direcções de programas da RTP, e agora também com José Fragoso. Acho mais sensato tirar conclusões depois de a reunião acontecer”, disse ao diário.

Nuno Santos, que trabalhou cinco anos com a equipa da Mandala enquanto director de Programas da RTP, e pelas mãos de quem o programa passou de diário a semanal em 2006, afirmou ao PÚBLICO que não estabeleceu contacto com a empresa ainda, no sentido de puxar o formato para a SIC. “Não é uma questão que se coloque”, disse.

In http://www.publico.pt/Media/programa-satirico-contrainformacao-acabou_1468260?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Publico-Media+%28Publico.pt+-+Media%29
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Sun Nov 28, 2010 3:25 pm    Post subject: Reply with quote

Depois de esconderem o programa num horário absurdo era de esperar o fim. É pena. Crying or Very sad
Back to top
View user's profile Send private message
Old guy



Joined: 01 Mar 2008
Posts: 253
Location: Lisboa

PostPosted: Mon Nov 29, 2010 2:08 am    Post subject: Reply with quote

"reconhece que 15 anos de percurso criam uma afectividade de todos com o programa. “Mas os programas têm um princípio e um fim”, diz, adiantando que esteve tentado a acabar, em 2008, com outro formato da estação pública com a mesma longevidade do Contra: o programa da manhã Praça da Alegria. “O Praça faz agora 15 anos e eu pensei que aquele formato tinha acabado.”

Isto ilustra como se tomam as decisões de gestão em Portugal, ou seja, é como apetece:

-"Ah, criou afectividade..."
-"Tá bem, mas acaba."

- "Ah, tá quase a fazer 15 anos, é tempo de acabar, o formato tá esgotado"
- "Olha, afinal parece que as pessoas não sabiam que o formato estava esgotado e continuaram a ver..."

Sem Gatos Fedorentos e sem Contra-Informação, como é suposto o povo português entender a VERDADEIRA política neste país?!...
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Mon Nov 29, 2010 5:23 pm    Post subject: Reply with quote

Bastava eles terem tratado bem o formato, como fizeram com a citada «Praça da alegria». só durou 15 anos porque não o puseram às tantas da manhã... É uma pena que são sempre os grandes programas que acabam. Os sotôres directores de programas dos canais generalistas a meterem dinheiro ao bolso e a pôrem apenas «o que o povo gosta»...
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Wed Dec 15, 2010 8:22 pm    Post subject: Reply with quote

Miguel Freire wrote:
Depois de esconderem o programa num horário absurdo era de esperar o fim. É pena. Crying or Very sad


Tudo dito.
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Proenca



Joined: 12 Oct 2009
Posts: 43
Location: Lisboa

PostPosted: Sun Dec 26, 2010 4:21 pm    Post subject: Reply with quote

Aquela malta da RTP tem que pôr mais tabaco no que andam a fumar...

Já com o "Conta-me..." foi a mesma "cegada", andaram a trocar de horário para depois dizer "ah e tal...o programa não tem audiência..."

Cá para mim, como alguém se sentia incomodado com o que os bonecos diziam, optou-se pelo mais fácil.
_________________
Lisboa, Marvila anos 70/80/90/00...e ainda hoje!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> MISTÉRIO JUVENIL - GERAL All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group