Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Cinema QUARTETO

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
rui sousa

PostPosted: Wed Jun 17, 2009 10:18 pm    Post subject: Cinema QUARTETO Reply with quote

vejam o estado em que este cinema ficou...

Amanhã vou lá tirar uma foto e pôr no meu blog, pois agora está MUUUITO pior!!!
http://companhiadasamendoas.blogspot.com/2009/06/quarteto.html

Last edited by rui sousa on Thu Jan 20, 2011 9:53 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
misterio
Site Admin

PostPosted: Thu Jun 18, 2009 1:43 am    Post subject: Reply with quote

É pena ver todas estas salas, sejam elas de cinema ou teatro, a cair. Onde outrora foram espaços cheios de vida não passa agora de meros ferros velhos a cair ferrrugentos.
Nas minhas idas a Lisboa tenho registado imagens de alguns espaços desses, como o cinema Paris e o Capitólio no Parque Mayer.
Mas para mim o maior atentado à cultura portuguesa, uma verdadeira obra de terroristas foi a demolição do do Cinema e do Teatro Monumental, duas luxuosas e gigantescas salas dignas de reis.
Provavelmente muita gente não saberá do que estou a falar, mas terei todo o gosto em abrir um tópico acerca deste monumento da cultura que a Câmara Municipal de Lisboa deixou demolir em finais do Século passado.
Passaram por aqui grandes filmes, muitos projectados em 70mm e na sala de teatro, grandes nomes da revista à portuguesa e do teatro declamado, como Laura Alves, João Villaret, Raul Solnado, António Silva, Beatriz Costa e muitos outros.

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
rui sousa

PostPosted: Thu Jun 18, 2009 10:47 am    Post subject: Reply with quote

Hoje fui aos «restos mortais» do QUARTETO retirar novas fotografias. Podem vê-las aqui:
http://ruisousa-blogoficial.blogspot.com/2009/06/o-novo-estado-do-quarteto.html
E com o video que gerou o encerramento do quarteto.
Se alguem o comprar, espero que não o transforme num centro comercial! Evil or Very Mad
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Popeye

PostPosted: Wed Jun 24, 2009 4:22 pm    Post subject: Reply with quote

É uma estupidez como fecham as coisas 'por falta de condições'.
Rui Sousa vi o vídeo da reportagem da RTP e até fiquei sem palavras.
São excessos de entidades prepotentes.
Noutros países, existe o cuidado de preservar o que é antigo/clássico, veja-se casos de casas de cultura em Londres e afins que são praticamente pequeníssimas salas, com acessos de escada íngremes/etc.

Comparativamente, cá a ASAE aniquilou com tudo que era tradicional e só depois os parlamentares legislaram sobre o assunto, tornando as regras mais flexíveis mas a maior parte do mal estava feito.
Estou-me a lembrar do queijo envolvido em palha, das colheres de pau, etc.
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin

PostPosted: Thu Jun 25, 2009 3:33 am    Post subject: Reply with quote

Depois de ter lido a informação do Rui, pedi-lhe a morada e como fui em trabalho para Lisboa, aproveitei para tirar umas fotografias para o meu banco de imagens. Realmente é uma pena ver um cinema tão conhecido a ter este fim, esperemos que a igreja (penso que o Reino de Deus) que tem ao lado não o compre e transforme as 4 salas numa igreja multiplex.

Back to top
Andreia

PostPosted: Tue Jun 30, 2009 3:58 pm    Post subject: Reply with quote

Hoje passei por um ali perto da estrela (acho que era o cinema frança, ou qualquer coisa do género), e tava em muito pior estado!

Shocked
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
anabreu

PostPosted: Wed Jul 01, 2009 9:37 am    Post subject: Reply with quote

Estas pequenas salas de cinema não têm como combater os gigantes... no meu entender a única alternativa para continuarem viáveis é especializarem-se num determinado nicho de mercado...
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin

PostPosted: Wed Jul 01, 2009 2:29 pm    Post subject: Reply with quote

Pois é Ana o problema é que mesmo havendo cinemas com uma programação alternativa, o público alvo também é muito pouco, dai ser difícil sustentar e manter um cinema actualmente.

Dai que muitas delas ou maior parte passem à história e fiquem abandonadas, alguma milagrosamente são recuperadas pelas autarquias que as restauram, e mesmo assim muito mal, porque a maior parte só são mantidas as fachadas e o interior deitado abaixo. Como aconteceu recentemente com o cine-teatro Constantino Nery, em Matosinhos.
Este cine-teatro foi recuperado mas só manteve a fachada, todo o seu interior foi demolido e construído de novo. Agora temos uma sala em anfiteatro sem qualquer estrutura para a projecção de cinema, pois nem projector tem, ficou com uma boa acústica sim senhor, mas algumas coisas não funcionam, como por exemplo quem no meio do espectáculo quiser sair da sala ao descer as escadas em madeira faz tanto barulho que até assusta os actores. Perde-se toda a beleza arquitectónica original, imaginem agora pegar no Teatro Sá da Bandeira ou no S.João do Porto (para quem não conhece pode ver em www.cinemasdoporto.com) e reconstruir o seu interior?
O mesmo não aconteceu com o Theatro Circo, que foi recuperado e manteve toda a beleza interior de um dos mais bonitos teatros de Portugal.

Constantino Nery antes da recuperação

Constantino Nery actualmente depois da recuperação

Interior actual, infelizmente não tenho uma imagem do antigo

Theatro Circo em Braga actualmente.

Interior do teatro.
Back to top
misterio
Site Admin

PostPosted: Wed Mar 23, 2011 6:21 am    Post subject: Reply with quote

O Cinema Quarteto, já encerrado em Junho de 2009

Back to top
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum