Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Classica Editora - Os Melhores Livros Para Criancas

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Tue Apr 26, 2011 8:07 pm    Post subject: Classica Editora - Os Melhores Livros Para Criancas Reply with quote

A colecção Os Melhores Livros para Crianças, da Clássica Editora, que após 1971 se passou a chamar Os Melhores Livros Juvenis, é das mais extensas, mais antigas e interessantes colecções de livros juvenis do nosso país.

A colecção terá começado no já longínquo ano de 1933, com a publicação de Emílio e os Detectives de Erich Kästner e, ao longo dos anos, foram sendo publicados e reeditados mais de 50 livros em diferentes formatos, pelo que é difícil apurar todas as edições e formatos que foram publicados. Mas é o que eu tento fazer na tabela que se segue.

A tabela foi elaborada através da consulta da Porbase - base de dados da Biblioteca Nacional e das bases de dados da BLX - bibliotecas municipais de Lisboa, e com base nos exemplares que possuo (tenho a colecção inteira, embora, claro, não todas as edições Wink). Tive também a colaboração de vários coleccionadores aqui do fórum, a quem andei a chatear para tentar descobrir pormenores sobre as edições que possuem. Smile

O trabalho está em aberto, pelo que agradeço a colaboração de quem tiver informações no sentido de completar ou corrigir a tabela.



Quem quiser ver as capas dos livros, clique na tabela, que irá abrir outra tabela igual, só que interactiva. Clicando aí no número da edição pretendida, pode ver a capa do livro.

Mais informações:


Como se pode ver há algumas incongruências no número da edição de alguns livros, com edições repetidas, embora com anos de diferença e por vezes diferentes capas.

As duas primeiras edições de Céu Aberto e Em Pleno Azul, foram publicadas em 1907 e 1929, já pela Clássica Editora, mas numa colecção chamada Biblioteca dos Meus Filhos. Só a partir da 3ª edição é que ambos os livros foram integrados na presente colecção, por isso, só surgirem na tabela a partir dessa edição.

Até 1964, (Nº XXXIII - A Ilha Secreta, inclusive) os livros foram editados em capa mole, com ilustração em fundo branco, conforme o exemplo que se segue:


No entanto, pelo menos grande parte deles, se não a totalidade (não consegui apurar com certeza), tinha na altura uma dupla edição: em capa mole, conforme descrito, e numa edição "de luxo" de capa dura, azul, com títulos e gravuras em dourado, conforme aqui se pode ver:


A partir de meados dos anos 60, os livros começaram a ser editados em capa dura, ilustrada, sendo que aqueles que foram entretanto reeditados (nem todos, como se pode ver na tabela) também surgiram com estas novas capas:


Alguns dos livros editados por essa altura de transição foram impressos em Lisboa, na Gráfica Santelmo, e não apresentam data de impressão, pelo que não se pode aferir o ano exacto da sua publicação; embora, quase garantidamente, tenham sido editados entre 1965 e 1969.
O primeiro a ser impresso no Porto em capa dura (nas Oficinas da Imprensa Portuguesa, que editou a larga maioria dos livros da colecção) foi uma 3ª edição (erradamente indicada como 2ª - uma das referidas incongruências) de Um Domingo de Aventuras, em 1966: curiosamente o único do John Pudney a ter reedição neste formato.

Os livros publicados em 1974 são de capa mole, com abas, mas com um desenho em tudo idêntico aos de capa dura. Isso aconteceu, que se saiba, apenas nos 3 livros indicados a verde na tabela. A partir de 1975 e até inícios dos anos 80, voltaram a publicar-se em capa dura.

A partir de 1986, a colecção passou a chamar-se simplesmente: Colecção Juvenil e os livros passaram novamente a ser editados em capa mole, com a numeração numa ordem totalmente diferente (desta vez, em algarismos árabes). Como se pode ver, foram mesmo reeditados alguns livros que nunca chegaram a ter edição em capa dura. A tabela apenas indica o número dos novos livros: não investiguei as diversas edições neste novo formato, porque, enquanto coleccionador, já não me interessam.


Last edited by Al_Tereg on Wed Oct 02, 2013 2:33 am; edited 2 times in total
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Apr 26, 2011 10:34 pm    Post subject: Reply with quote

Excelente trabalho de recolha, Rui! Very Happy

Um verdadeiro "descobridor" ...
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Wed Apr 27, 2011 4:10 pm    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:
Excelente trabalho de recolha, Rui! Very Happy

Um verdadeiro "descobridor" ...


Mesmo sem cão, Wink embora tenha posto outros descobridores a farejar por aí. Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Sat Nov 02, 2013 3:40 pm    Post subject: Reply with quote

Bem...

Esta recolha efetuada pelo Rui é qualquer coisa. Grande trabalho.


Ainda assim, hoje deu-me para analisar a minha coleção, ainda incompleta, e há lugar a duas correções:

- "Aventuras de Dois Miúdos e Dois Castores" - A 6ª edição, de capa dura, é de 1969 e não de 1973:

- "Uma Quinta-Feira de Aventuras" - A 1ª edição, de capa mole branca, é de 1956 e não de 1957.
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sun Nov 17, 2013 6:37 pm    Post subject: Reply with quote

Sérgio wrote:

Ainda assim, hoje deu-me para analisar a minha coleção, ainda incompleta, e há lugar a duas correções:

- "Aventuras de Dois Miúdos e Dois Castores" - A 6ª edição, de capa dura, é de 1969 e não de 1973:

- "Uma Quinta-Feira de Aventuras" - A 1ª edição, de capa mole branca, é de 1956 e não de 1957.


Obrigado pelas achegas!

Eu tenho aqui à frente uma sexta edição do "Aventuras de Dois Miúdos e Dois Castores", de capa dura, com data de Agosto de 1973. Se realmente tens uma sexta edição com data de 1969, isso configura mais um caso de incongruência nas edições como vários outros que eu identifiquei - por exemplo: o "Em Pleno Azul" tem uma 10ª edição de de 1973 e novamente uma décima de 1977.
Ou seja, a edição de 1973 do "Dois Miúdos" apesar de estar identificada no livro como sendo a 6ª deveria ser a 7ª, tal com a edição do "pleno Azul" de 1977 deveria ser a 11ª apesar de no livro dizer ser a 10ª.

Quanto ao "Uma Quinta-Feira de Aventuras" a edição que tenho é segunda, pelo que não posso confirmar. Contudo, na Porbase - base de dados da Biblioteca Nacional - a data apresentada é de 1957 (Depósito Legal) - http://porbase.bnportugal.pt/ipac20/ipac.jsp?session=1384H1213BL49.73850&profile=porbase&source=~!bnp&view=subscriptionsummary&uri=full=3100024~!128856~!4&ri=4&aspect=basic_search&menu=search&ipp=20&spp=20&staffonly=&term=Pudney,+John,+1909-&index=AUTHOR&uindex=&aspect=basic_search&menu=search&ri=4
As explicações podem ser duas:
A data de impressão apresentada na última página é a data de impressão do exemplar em causa, sendo que deparei com exemplares impressos num mês e outros no mês seguinte. Pode portanto haver casos de exemplares impressos em Dezembro de 56 e outros em Janeiro de 57, por exemplo.
Também pode ter acontecido a data do DL (depósito legal), que é a que é apresentada na Porbase, ser posterior à data da impressão.
Back to top
View user's profile Send private message
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Mon Nov 18, 2013 11:33 am    Post subject: Reply with quote

Relativamente à "Quinta-Feira de Aventuras" é mesmo isso. A edição que tenho tem data de dezembro de 1956.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group