Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Os Cinco na Torre do Farol

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE
View previous topic :: View next topic  
Author Message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sat Jun 18, 2011 11:00 am    Post subject: Os Cinco na Torre do Farol Reply with quote

No livro Os Cinco na Torre do Farol ficámos a conhecer os afundadores, ou seja, pessoas que faziam propositadamente naufragar barcos para ficarem com os despojos. Não era só em Inglaterra que estas figuras existiam, mas em outros tantos países do norte da Europa, o que me levou a estranhar. Porque será que não existiam afundadores em Portugal ? É simples : em Portugal os despojos pertenciam à coroa. Cool
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Jun 18, 2011 11:14 am    Post subject: Reply with quote

Essa eu não sabia.
No filme de Alfred Hitchcock, "Pousada da Jamaica - Jamaica Inn", aborda estes "piratas" da terra que fizeram afundar imensos navios na costa europeia.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sat Jun 18, 2011 8:22 pm    Post subject: Reply with quote

Esse filme deve ser interessante. Conheces outro, do mesmo realizador que se chama The Dusty Drawer ?
Vi-o quando era criança e nunca mais me esqueci.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Jun 18, 2011 8:36 pm    Post subject: Reply with quote

O The Dusty Drawer não é um filme é um episódio da série "Hitchcock Present's", esse ainda não o vi.

Last edited by misterio on Sun Jun 19, 2011 1:37 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sun Jun 19, 2011 12:48 pm    Post subject: Reply with quote

O filme "A Pousada da Jamaica" foi uma adaptação controversa do romance homónimo de Daphne du Maurier, passado no litoral agreste da Cornualha de inícios do séc. XIX, salvo erro.
A própria autora não concordou muito com a abordagem feita por Hitchcock.

Como curiosidade, deixo aqui a opinião da Paulex sobre o livro (tópico "Livros que estamos a ler..."):

A Pousada da Jamaica, Daphne du Maurier

Comprei este livro seguindo duas informações: [...] e o facto de já conhecer a autora de outro livro, Rebeca, e ter gostado.
Não sou grande seguidora de livros policiais, e de suspense, mas Daphne du Maurier tem uma escrita bastante envolvente, com descrições coloridas e evocativas, personagens bem caracterizadas, e uma linguagem muitas vezes quase poética, através das quais cria uma atmosfera densa e sombria, que nos vai envolvendo logo desde o início. A sublime construção de ambientes e personagens (em especial os vilões) é de facto o grande trunfo deste livro, e fazem com que nos vamos envolvendo cada vez mais no medo da protagonista, que é quase palpável, e nos faz estar lá.
E, apesar de ter adivinhado aquela que seria a surpresa do livro antes de ela ser revelada, foi um livro que li com muito gosto até ao fim.
A minha única crítica negativa vai para a tradução. Apesar de ter transmitido bem a atmosfera e o conteúdo da história, não me agradou muito o uso recorrente de termos pouco usados, em especial os vocábulos “conquanto” e “porquanto”, que me tornaram a leitura um pouco desagradável. Além disso, apareciam muitas vezes outros termos que não me pareciam os mais correctos, com por exemplo, na frase em que diz que alguém “terminou por perguntar”.
Mas, enfim, a nota final do livro é bastante positiva, e é definitivamente uma autora a conhecer melhor e a revisitar. [...]
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group