Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Patifarias

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sun Sep 11, 2011 4:02 pm    Post subject: Patifarias Reply with quote

Quando eu andava no 5.º Ano, apanhava o autocarro numa rua onde havia algum comércio de bairro. Uma manhã, estava eu na paragem que ficava mesmo ao lado de uma loja de electrodomésticos, quando aparece uma senhora que se põe aos gritos lá para dentro :
- Malandros! Ladrões ! Já aqui têm o meu ferro de engomar há 2 meses para consertar e ainda não o devolveram !
Eu olhei lá para dentro e estava uma cliente, idosa, de boca aberta e a rapariga da loja que dizia :
- Por favor minha senhora acalme-se.
Naquele momento fiquei apenas admirada, nem sequer me apercebi o quanto aquilo era cómico.
Passado uns dias, da parte da tarde, vi-me de novo na paragem do autocarro que não havia meio de chegar. Então resolvi imitar a senhora, mas de uma forma exagerada :
- Malandros ! Ladrões ! Assassinos ! Já aqui têm o meu ferro de engomar há 2 anos para consertar e ainda não o devolveram !
Calei-me e fiquei sem saber o que fazer. Ou me escondia numa ruela próxima e arriscava-me a perder o autocarro, ou ficava ali e ariscava-me a sofrer as consequências. Optei por ficar.
Passado pouco tempo apareceu à porta um homem com um ferro de engomar e uma chave de fendas. Olhou para mim e perguntou :
- Viste passar aqui alguém ?
- Não.
- Já aqui estás há muito tempo ?
- Sim.
O homem olhou para mim um bocado e depois voltou para dentro. Twisted Evil
Vá confessem, vocês também faziam patifarias.
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Mon Sep 12, 2011 12:57 pm    Post subject: Reply with quote

Das duas uma;
ou este tópico será engraçado e participado

ou

faremos de conta que éramos uns santinhos Rolling Eyes
Back to top
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Mon Sep 12, 2011 1:04 pm    Post subject: Reply with quote

Contem, contem tudo ! Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Mon Sep 19, 2011 6:53 pm    Post subject: Reply with quote

LOL está muito boa a descrição Razz
Estou a ver que nessa loja era habitual dizerem isso ahahah

Bem as minhas patifarias eram mais ligar das cabines públicas para quem calhasse Laughing Very Happy e e pedir as chaves à dona do café porque os matraquilhos 'emperraram' e deixar a mesa aberta (não confundir com o mealheiro).
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Thu Sep 22, 2011 4:45 pm    Post subject: Reply with quote

Popeye wrote:
LOL está muito boa a descrição Razz
Estou a ver que nessa loja era habitual dizerem isso ahahah


Aquela rua era pacata e os moradores eram essencialmente senhoras de idade avançada. Penso que o homem não gostou porque havia um fundo de verdade no que eu estava a dizer.

Mas conta lá melhor essa dos matraquilhos. Porque é que os deixavas abertos ? Era para chatear a dona do estabelecimento, ou os clientes ? Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sat Sep 24, 2011 1:57 am    Post subject: Reply with quote

bonecadeporcelana wrote:

Mas conta lá melhor essa dos matraquilhos. Porque é que os deixavas abertos ? Era para chatear a dona do estabelecimento, ou os clientes ? Very Happy


Posso responder por ele, julgo. Very Happy Deixava a mesa aberta, não para chatear ninguém, mas porque assim podia jogar de borla: era só abrir a mesa e sacar de novo as bolas para jogar. Certo? Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Thu Sep 29, 2011 5:44 pm    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
bonecadeporcelana wrote:

Mas conta lá melhor essa dos matraquilhos. Porque é que os deixavas abertos ? Era para chatear a dona do estabelecimento, ou os clientes ? Very Happy


Posso responder por ele, julgo. Very Happy Deixava a mesa aberta, não para chatear ninguém, mas porque assim podia jogar de borla: era só abrir a mesa e sacar de novo as bolas para jogar. Certo? Wink


Certo Al_Tereg Razz Embarassed Twisted Evil
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Thu Oct 13, 2011 5:27 pm    Post subject: Reply with quote

Outra patifaria :
Quando eu tinha 16/17 anos costumava ir vender para a Feira da Ladra porque os estudantes tinham permissão para vender naquela feira. Não sei se ainda têm.
Aos sábados, por volta das 5 h da manhã, acordava e ia ter com umas amigas minhas que eram irmãs e lá íamos as três com objectos para vender. Pelo que me lembro eram só roupas e anéis velhos e uma vez vendi uma mala da escola. Por volta das 11 horas já tínhamos vendido tudo e tínhamos uns trocos nos bolsos.
Numa dessas vezes, calhou ficarmos ao lado de um velhote que teria uns 70 anos e, enquanto nós vendemos tudo rapidamente, o velhote não vendeu nada. Ele estava sentado num banquinho portátil a vender tomadas e fios eléctricos, pilhas, um rádio...
Então resolvemos ajudar o velhote . Uma de cada lado, começamos a chamar as pessoas :
- Comprem, comprem as coisas do avozinho !
As pessoas começaram a juntar-se ali à volta a fingir que estavam muito interessadas nos objectos, mas o que queriam era perceber a situação, até que houve um homem que perguntou :
- Mas elas são mesmo suas netas ?
- Não são nada, estão só a chatear-me !
E eu :
- Ó avô, como é que é capaz de dizer uma coisa dessas !?
O que é certo é que ele lá conseguiu vender um artigo ou outro. Entretanto, passou um senhor e mostrou-se interessado no rádio que o velhote estava a vender, mas disse :
- Eu não lhe dou mais que três contos porque esse rádio já foi mexido por dentro.
- Não foi nada mexido, que disparate ! - protestou ele.
- Então o senhor está a chamar mentiroso ao avôzinho !?- perguntei eu com um tom indignado - o avô não é mentiroso !
O homem foi-se embora, mas de vez enquanto voltava com a mesma conversa.
No meio daquilo tudo, um homem jovem reparou que um dos artigos era uma caixa de preservativos ( com a embalagem muito danificada, ainda por cima ) e disse que aquilo não servia para nada ao velhote... Very Happy
Como o velhote estava sempre a protestar connosco acabámos por desistir de o ajudar e fomos dar uma volta pela feira, mas que foi cómico, foi. Wink
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Fri Oct 14, 2011 6:29 am    Post subject: Reply with quote

Mas só eu e o Popeye é que fazíamos patifarias ? Embarassed
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Wed Oct 19, 2011 1:35 am    Post subject: Reply with quote

bonecadeporcelana wrote:
Mas só eu e o Popeye é que fazíamos patifarias ? Embarassed

Eu? Nego tudo! É uma cabala orquestrada contra mim! Razz Laughing Very Happy
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Fri Aug 16, 2013 5:09 pm    Post subject: Reply with quote

Há pouco tempo lembrei-me de outra patifaria que fiz. Very Happy
Os terraços do prédio onde eu morava e dos prédios ao lado eram enormes e, quando eu era adolescente, foi morar para o 1.º andar do prédio ao lado do meu, uma senhora já de idade com o cão, o gato e o canário.
Sucede que o gato estava sempre a fugir pelas grades, e a senhora mandou entaipar o terraço com umas placas muito altas que não deixavam ver nada para fora. O gato fugia na mesma, a diferença é que ela já não podia ir buscá-lo. Então, resolvi mandar um bilhete a dizer : "Campo de concentração para cães, gatos, pássaros e outros animais." Cool
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Aug 17, 2013 10:50 am    Post subject: Reply with quote

Com os meus 14/15 anos com um grupo de amigos ia-mos para uns semáforos na avenida da boavista (Porto) com sacos de água e atiravamos para dentro dos carros e para o eléctrico que na altura ainda passava por cá. No verão atirava-mos sardeniscas que apanhava-mos num muro e quando alguém vinha atrás de nós era fácil fugir pelos trilhos da antiga fábrica de curtumes do Bessa que também tinha campos de lavoura.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sat Aug 17, 2013 1:52 pm    Post subject: Reply with quote

Osgas!? Que maldade ! Se me atirassem com uma para cima eu tinha um ataque qualquer! Twisted Evil
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group