Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Sabichão
Goto page 1, 2  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS DE MESA E TABULEIRO
View previous topic :: View next topic  
Author Message
anabelabbm



Joined: 06 Mar 2006
Posts: 63
Location: Odivelas

PostPosted: Thu Mar 23, 2006 11:47 pm    Post subject: Sabichão Reply with quote

Quem não se lembra deste jogo???
À Pouco tempo encontrei à venda num hiper,comprei logo um para os meus filhotes Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail
Painstruck



Joined: 22 Mar 2006
Posts: 196
Location: Setúbal

PostPosted: Sat Mar 25, 2006 2:35 pm    Post subject: Reply with quote

Eu costumava jogar a isso na casa do meu primo. Ficava a anhar...como ek akele boneco sabia as respostas, apenas movendo-se através de um espelho... Simplesmente Mágnifico.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
miss_piggy



Joined: 27 Feb 2006
Posts: 48

PostPosted: Sun Mar 26, 2006 7:43 pm    Post subject: Reply with quote

Eu também tive um, fantástico!!!
o mágico adivinhava todas.
Também gostei muito do jogo das pulgas,tinhas k as apanhar com uma pinça.

_________________
Back to top
View user's profile Send private message
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Mon Mar 27, 2006 5:42 pm    Post subject: Reply with quote

Eu tb jogava isso na casa do meu primo!
Ele tinha 1 ja mt velhinho, mas eu gostava!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Alpha



Joined: 17 Mar 2006
Posts: 158
Location: Lisboa/Coimbra

PostPosted: Mon Apr 24, 2006 4:58 am    Post subject: Reply with quote

miss_piggy wrote:
Eu também tive um, fantástico!!!
o mágico adivinhava todas.
Também gostei muito do jogo das pulgas,tinhas k as apanhar com uma pinça.


lolol as pulgas na cama, isso fazia um barulhão qd se ligava lol
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Tue Apr 25, 2006 2:06 am    Post subject: Reply with quote

Ai as Pulgas na Cama também o tinha. E depois era o caneco para tirar as pulgas com as pinças. Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Sat May 06, 2006 4:25 pm    Post subject: Reply with quote

A minha irmã tinha este jogo. O sabichão é que já não funcionava lá muito bem e a vareta estava toda torta... Confused
Back to top
Xcuz



Joined: 11 May 2006
Posts: 10

PostPosted: Sun Jun 04, 2006 7:49 pm    Post subject: lol Reply with quote

o sabichao era o rei =)
E akele jogo das peixes em que tinhamos de os pescar com uma cana que tinha um iman?! =DDDDDDDDDDDDDDDDDDD
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Anonymous
Guest





PostPosted: Mon Jun 05, 2006 5:22 am    Post subject: Reply with quote

Uma amiga deu-me o Sabichão quando fiz 8 anos... nunca percebi cm é k ele adivinhava td.... Embarassed
Back to top
Painstruck



Joined: 22 Mar 2006
Posts: 196
Location: Setúbal

PostPosted: Wed Oct 04, 2006 11:25 pm    Post subject: Reply with quote

Eu também tinha esse dos peixes, era muito fixe, jogava tanto aquilo que o iman da cana de pesca saltava.
_________________
Lost
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Wed Jul 04, 2007 10:03 am    Post subject: Reply with quote

Ainda sobre este jogo,

Alguém se lembra se só havia uma versão, ou se havia várias?

Recentemente encontrei um bem antigo, de caixa vermelha com o titulo "Ciências geológico-naturais"...



Mas a ideia que eu tinha era que a caixa deste jogo era verde, e os temas mais generalistas... estou enganada?
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Wed Jul 04, 2007 10:21 am    Post subject: Reply with quote

Ainda sobre o sabichão, fiz uma pesquisa na net, e parecia que realmente havia várias versões, incluindo uma de "matemática" (meu deus, e conseguiram vender ISSO??? Shocked )

E não resisto a deixar aqui um excerto de um texto do Nuno Markl (com cujos textos me "passo" a rir!). Cá vai então:

Nuno Markl wrote:
Voltando à questão: “Oh Nuno Markl, meu Deus, como consegues ser tão sexy e ao mesmo tempo tão incrivelmente culto?”. Eu explico o meu segredo. Chamou-se O JOGO DO SABICHÃO. Nada de grandes leituras, nada de grandes estudos ou pesquisas – aqui onde me vêem, eu formei-me com o Jogo do Sabichão.

O Jogo do Sabichão é uma coisa que provavelmente ou é estranha às crianças de hoje, ou entretanto já alguém fez uma versão daquilo para computador. O Sabichão era um boneco de plástico, com um chapéu em bico, tipo Merlin, e uma vareta feita em arame. Só aqui, e à boa maneira dos brinquedos de quando éramos pequenos, só neste pequeno boneco, a quantidade de violações de normas actuais de brinquedos da União Europeia, já era uma coisa formidável. Só no bico aguçado do chapéu de feiticeiro do Sabichão e no arame vivo e ferrugento que ele segurava numa das mãos, já havia todo um mundo de possibilidades de um petiz se aleijar valentemente.

Sou sincero – eu não sei como é que cheguei inteiro a esta idade.

Ora bem – uma pessoa pegava no Sabichão e encaixava-o num tabuleiro que tinha várias perguntas e respostas. Girava-se o Sabichão, na base onde ele encaixava, até o ponteiro de arame vivo estar a apontar para uma pergunta; depois tirava-se o Sabichão dessa base e punha-se numa base ao lado, que era um espelho que ficava no meio de uma série de respostas.

Pois bem – fosse qual fosse a pergunta para a qual tivéssemos apontado o arame que o boneco tinha na mão, quando o passávamos para o lado, para a base de espelho, o boneco ia direitinho apontar para a resposta certa. Era incrível! Assustador. E sim, é verdade que com o passar dos tempos, o arame que ele segurava na mão ia ficando estupidamente torto e a parte magnética da base do Sabichão também parecia funcionar progressivamente pior de ano para ano.

Seja como for, nada disso me impediu de aprender, com o meu Sabichão, que o 1º Rei de Portugal foi, como é óbvio, Monte Everest. Eu sei que é um nome estúpido para um rei, e que na escola eles dizem que o 1º Rei se chamava D. Afonso Henriques, mas suponho que Monte Everest fosse o nome artístico dele.

Também sei que a montanha mais alta do mundo se chama 1945. O que também é um nome estúpido para dar a uma montanha. Mas sempre confiei no Sabichão – mesmo quando toda a gente me dizia: “Eh pá, isso deve estar estragado! O ponteiro de arame do boneco está torto!”. Para mim, isso eram balelas.

E sou sincero convosco – até hoje não percebo como é que aquilo funcionava. O que fazia o Sabichão responder às perguntas? Que conjugação de factores, de magnetismo do boneco, faziam com que ele acertasse sempre? Sempre achei que os fabricantes daquilo tinham usado magia negra para aquilo funcionar. A verdade é que, quando a gente tirava o Sabichão da base de plástico e o punha em cima do espelho, ele dava uma voltinha até o ponteiro estar a apontar para a nossa resposta. Era fascinante. Acho que se pode dizer que era a Internet da altura. Um boneco mal enjorcado com um arame retorcido numa das mãos.

O Sabichão era uma espécie de avô, para mim. Uma espécie de avô pequenino, aquele tipo de avô que, se não temos algum cuidado, pisamo-lo e partimo-lo em pedaços debaixo da nossa bota ortopédica. Aquele tipo de avô que, por outro lado, e uma vez que, apesar de pequenino, segura um arame espetado, pode vazar uma vista a um netinho.

Fazia-me impressão ver o Sabichão confinado à missão de apontar para perguntas e respostas, e por isso, depois de ter já fixado todas as respostas do jogo, tentei dar-lhe uma vida boa. Cheguei a metê-lo no meio das bonecas da minha irmã, uma colecção de bonecas que incluía duas Barbies. Ficou nesse baú uma noite inteira, o Sabichão. Quero pensar que ele se divertiu. Pelo menos na manhã seguinte parecia que estava com outro sorriso. E a vareta estava irremediavelmente torta.


Para quem quiser ler este texto na íntegra (só omiti um pouco do início), ou outros textos igualmente geniais: http://www.havidaemmarkl.com/archive1/2006_02_01_archive1.html
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Jul 04, 2007 5:18 pm    Post subject: Reply with quote

anabreu wrote:
Ainda sobre este jogo,

Alguém se lembra se só havia uma versão, ou se havia várias?

Recentemente encontrei um bem antigo, de caixa vermelha com o titulo "Ciências geológico-naturais"...

Mas a ideia que eu tinha era que a caixa deste jogo era verde, e os temas mais generalistas... estou enganada?


Eu tive a versão que se chamava "Eu sei tudo".
A caixa, realmente, era verde-azulada (com o nome do jogo a letras vermelhas maiúsculas, estilo "western") e o jogo era generalista, mas havia várias folhas temáticas que podias escolher para jogar. Já não me lembro de quantos temas havia, mas pelo menos existia uma folha de Ciências, outra de Geografia de Portugal, uma de Geografia Mundial e ainda outra de História portuguesa.
O boneco "mágico" era exactamente igual e após uns tempos aquela vareta estava irremediavelmente torta, também...
Back to top
View user's profile Send private message
Alpha



Joined: 17 Mar 2006
Posts: 158
Location: Lisboa/Coimbra

PostPosted: Mon Jul 09, 2007 2:25 pm    Post subject: Reply with quote

tambem havia o sabichão com a tabuada
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Thu Jul 12, 2007 11:18 am    Post subject: Reply with quote

Como é que eles vendiam o de matemática, e da tabuada, é um mistério para mim Shocked

Mas gostava de deitar as mãos a um exemplar da versão generalista, em bom estado, claro! Smile
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
daan



Joined: 03 Jun 2006
Posts: 29
Location: Lisboa

PostPosted: Fri Dec 12, 2008 11:36 pm    Post subject: Reply with quote

Se quiserem ver uma foto do Sabichão generalista do passado e o de agora, basta que vejam as fotos do meu site.
Bons tempos em que estes jogos de tabuleiro serviam para reunir a criançada. Hoje em dia, cada um joga consola no seu canto. Que saudades.


http://www.teiasdaranha.home.sapo.pt
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail
daan



Joined: 03 Jun 2006
Posts: 29
Location: Lisboa

PostPosted: Fri Dec 12, 2008 11:36 pm    Post subject: Reply with quote

Se quiserem ver uma foto do Sabichão generalista do passado e o de agora, basta que vejam as fotos no meu site.
Bons tempos em que estes jogos de tabuleiro serviam para reunir a criançada. Hoje em dia, cada um joga consola no seu canto. Que saudades.


http://www.teiasdaranha.home.sapo.pt
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail
Odisseu



Joined: 10 Dec 2008
Posts: 45

PostPosted: Sun Dec 14, 2008 10:20 pm    Post subject: Reply with quote

Eu tb muito jogava esse jogo... fazia-me muita confusão esse individuo, mas tem truque, eu tenho uma prima que se entendende muito de física e química, e com o ponteiro e tudo isso é apenas um sistema complexo de ímans, tipo por exemplo: propriedade X+Y=Z ou Z+Y=X e assim do género... não sei qdo surgiu, mas confirmem-me isto... Este jogo vinha da Alemanha ou era Francês?
_________________
"Não sou cidadão grego, nem Ateniense,
mas sim um cidadão do mundo"- Sócrates
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Tue Jan 13, 2009 3:14 am    Post subject: Reply with quote

Também tenho um. Penso que é generalista.
Igual a este fotografado por daan:
http://teiasdaranha.home.sapo.pt/userfiles/IMG_1957.jpg
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Tue Jan 13, 2009 11:11 am    Post subject: Reply with quote

daan wrote:
Se quiserem ver uma foto do Sabichão generalista do passado e o de agora, basta que vejam as fotos no meu site.


...eu também tenho esses dois Smile

tenho saudades realmente de estar a família toda à volta de um jogo, coo antigamente...
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Tue Jan 13, 2009 10:10 pm    Post subject: Reply with quote

anabreu wrote:
daan wrote:
Se quiserem ver uma foto do Sabichão generalista do passado e o de agora, basta que vejam as fotos no meu site.


...eu também tenho esses dois Smile

tenho saudades realmente de estar a família toda à volta de um jogo, coo antigamente...


Aqui em casa temos jogado o "Carcassonne". Não é bem jogo de tabuleiro (nós é que fazemos a área de jogo) mas é bem divertido para toda a família.
Back to top
View user's profile Send private message
Pirulito



Joined: 09 Jan 2008
Posts: 114
Location: Lisboa/Bruxelas

PostPosted: Wed Jan 14, 2009 9:32 pm    Post subject: Reply with quote

Eu tive 2, esse vermelho sobre ciencias e um azul, mas nao me lembro se era um tema em particular.

Ana, eu teria adorado um sobre a matematica Cool
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS DE MESA E TABULEIRO All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group