Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

A Cadeira dos Desejos e A Floresta Encantada

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OUTRAS HISTÓRIAS (editadas em Portugal)
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Wed Sep 28, 2011 2:19 am    Post subject: A Cadeira dos Desejos e A Floresta Encantada Reply with quote

Já aqui a bonecadeporcelana tinha falado no assunto, num tópico intitulado "Que livro é este?", As Novas Aventuras da Cadeira dos Desejos (The New Adventures of the Wishing Chair) estão a ser publicadas em Portugal pela Europa América. Embora eu não tenha lido nada desta série, porque nunca tinha sido publicada por cá, a série Wishing-Chair parece ser bastante popular lá fora entre os fãs da escritora, pelo que esta edição me despertou curiosidade.

Na altura, erradamente, informei a bonecadeporcelana de que se trataria do original Wishing-chair da Blyton. No entanto, esta coisa das "novas aventuras" deixou-me a pulga atrás da orelha e, desta vez, fui investigar melhor. Na verdade, o que a Europa América está a editar entre nós é apenas mais uma sequela que apresenta o nome de Enid Blyton para vender, mas que não foi escrita por ela, mas por outra pessoa qualquer em 2009! Sad

Ver aqui: http://www.enidblytonsociety.co.uk/continuation-books.php?cat=newwishingchair

Estas coisas tiram-me do sério. Bem, provavelmente os detentores dos direitos da autora (família?, editora?) fazem dinheiro com estas sequelas, mas eu acho que é um desrespeito pelos fâs e é levar as pessoas ao engano, principalmente porque não está nada explícito que o autor não é a EB. Vejam por exemplo na ficha do livro retirada da página da editora se em algum lado se menciona outra qualquer autora para além da Enid. Sad

Mais grave, publica-se em Portugal estas novas aventuras, com a chancela da autora, sem sequer nunca se ter publicado as histórias originais, essas sim, escritas por ela! E não há falta de originais da Blyton (uma das mais prolíficas escritoras de sempre) sem tradução em Portugal! Provavelmente não são é suficientemente politicamente correctos para os "novos educadores" as editarem... Sad

Mas não ficamos por aqui, já em tempos tinha referido o caso da "Rapariga Rebelde", em que se publica sem distinção os livros escritos pela Blyton com outros de outra autora qualquer. Um dos livros tem mesmo duas histórias, uma da EB, outra não!

Pois agora acabei de descobrir outra colecção, a ser editada pela "Oficina do Livro" que dá pelo título de A Floresta Encantada, mais uma vez como tendo sido escrita pela Enid Blyton. Investiguei e descobri que estes Enchanted World não passam de uma sequela de outro dos clássicos da Blyton Faraway Tree com histórias que se desenrolam num bosque encantado, cujas personagens foram agora retomadas por outra autora, para escrever os livros que agora se publicam. Mais uma vez, por absurdo, os livros originais nunca foram publicados em Portugal!

Esta política editorial é exasperante para um coleccionador! Evil or Very Mad
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Sep 28, 2011 10:40 am    Post subject: Reply with quote

AL em relação à rapariga rebelde por acaso nos títulos que não foram escritos pela Blyton vem na capa o nome da autora, vê aqui:



Tive o cuidado de na nossa base de dados (Juvenilbase) colocar o nome verdadeiro da autora e que se trata de uma história inspirada nas personagens de Blyton.
ver ficha aqui:
http://www.misteriojuvenil.info/detalhes.php?id=1956

Quando esta série saiu a Oficina do Livro em entrevista à revista Os Meus Livros disse que nenhum livro desta série tinha sido editado em Portugal, ao que eu entrei em contacto com a editora dizendo que não correspondia à verdade, como sabem o livro "A Trinta Diabos" é precisamente o primeiro desta série. Mas foram muito simpáticos e contactaram-me pedindo desculpa por tal lapso. Desculpas aceites.

Na realidade as editoras poderiam mencionar que se tratam de histórias baseadas nas personagens criadas por Blyton, tal como os livros das novas aventuras dos Cinco e dos Sete.

Mas estas sequelas são precisamento uma fonte de rendimento, como a Chorion comprou os direitos da Enid Blyton tem que fazer render o peixe.
Mas segundo apurei aquando das minhas visitas ao Enid Blyton Day, a família não recebe qualquer direito de autor da obra da mãe, foi tudo vendido, à excepção das obras escritas pelas filhas e neta.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Thu Sep 29, 2011 10:24 pm    Post subject: Reply with quote

Por causa destas "vigarices" agora tenho muito cuidado ao comprar livros, especialmente quando têm o nome de autores falecidos. Só compro quando tenho a certeza de que é mesmo do dito autor. É que muitas vezes, como disse o Al_Tereg, nem sequer se "lembram" de dizer que é só "baseado em ..." e não "escrito por ..."
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OUTRAS HISTÓRIAS (editadas em Portugal) All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group