Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 



 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AS NOSSAS COLECÇÕES
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Oct 16, 2011 1:07 pm    Post subject: Reply with quote

Lembrei-me desta colecção porque ao dar uma vista de olhos no meus livros da primária encontrei no meio algumas pratinhas dos chocolatinhos de leite.
Quando era pequeno e quando nos davam aqueles chocolatinhos pequenos redondinhos, quadrados, em triângulo ou com outras formas e que trazia impresso um tema como animais, carrinhos, sinais de trânsito, barcos, etc, etc, o que eu fazia? Uma técnica que o meu pai me ensinou, retirava com muito cuidado a prata do chocolate que o devorava logo de seguida, pegava na prata colocava no meio de duas folhas de um livro e por cima da folha com a unha ia alisando a prata que se encotrava por baixo, ao retirar esta ficava uma fina folha completamente lisa e ai ficava a prata colorida a ornamentar o livro. Com o passar do tempo essas pratas ficaram no esquecimento e muitos anos depois lá as encontrei graças ao facto de ter conservado os livros dessa altura.
Deixo-vos algumas imagens do que fui encontrando.







keywords: pratas de chocolate invólucros de chocolates pai natal de chocolate


Last edited by misterio on Mon Nov 23, 2015 6:56 pm; edited 3 times in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Wed Oct 19, 2011 1:37 am    Post subject: Reply with quote

Misterio a imagem não aparece Wink

Mas na altura guardava-se isto tudo, as pratas também eram mais resistentes e raras.
Hoje estão banalizadas e por inerência desprovidas daquela importância.
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Oct 19, 2011 12:55 pm    Post subject: Reply with quote

Pedro (Popeye) ainda não tinha carregado a imagem no servidor.

Aqui fica a primeira colecção que encontrei no livro da 4a classe.
Trata-se dos chocolatinhos da vaquinha da Imperial e são de 1982, entretanto estou a preparar um vídeo explicativo de como alisar as pratinhas.




- Este tópico como alguns futuros têm um fundamento experimental que mais tarde lhes direi o propósito.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Paulex



Joined: 23 May 2007
Posts: 600
Location: Espinho

PostPosted: Sat Oct 22, 2011 5:04 pm    Post subject: Reply with quote

Às vezes também encontro uma ou outra relíquia dessas em livros que tenho lá por casa, e acho imensa piada.
Sempre fui de guardar tudo, e então as pratinhas de chocolates, coloridas e brilhantes, sempre me pareceram valiosas de mais para simplesmente deitar fora. Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Anonymous
Guest





PostPosted: Sat Oct 22, 2011 7:20 pm    Post subject: Reply with quote

Isto lembra-me uma febre que houve há uns anos sobre quem entregasse 1 kg de pratas do tabaco não sei onde que valia prái uns 10 contos ou coisa assim. Para separar o papel de prata do normal era só chegar-lhe fogo. Tinha uns colegas obcecados com isso.

Para mim sempre achei isso (mais) um mito urbano...
Back to top
Cadernetas



Joined: 23 Mar 2008
Posts: 200
Location: Leça da Palmeira

PostPosted: Sun Oct 23, 2011 11:05 am    Post subject: Reply with quote

Eu tb guardava, mais por arrasto da minha irmã mas punhamos as pratas dos chocolates principalmente os que se tiravam da árvore de natal, entre as folhas dos livros espalmaditos. E ás vezes flores tb. De vez em quando ao comprar livros na vandoma lá aparece dentro umas coisitas espalmadas!
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Sat Oct 29, 2011 11:32 am    Post subject: Reply with quote

Luisinho wrote:
Isto lembra-me uma febre que houve há uns anos sobre quem entregasse 1 kg de pratas do tabaco não sei onde que valia prái uns 10 contos ou coisa assim. Para separar o papel de prata do normal era só chegar-lhe fogo. Tinha uns colegas obcecados com isso.

Para mim sempre achei isso (mais) um mito urbano...


É possível que sim. Também me lembro de ouvir isso. Era como a história de a polícia pagar a quem levasse listagens de matrículas de carros.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Oct 29, 2011 11:52 am    Post subject: Reply with quote

Vivi as duas situações, realmente eram boatos, das matrículas recordo-me de eu e dois primos estarmos no antigo cruzamento de Francos aqui no Porto a tirar matrículas de carros, imaginem, era mais fácil ficar em casa e inventar essas matrículas e chegamos a ir à esquadra de Francos, tinha uns 9 anos e o polícia, atrás de um balcão que para mim era muito alto na altura e dizer:
- Para que é isso? Tenham juizo e ide brincar.
Não me recordo o que nos, alegadamente, davam.

Quanto às pratas nunca consegui descobrir quem as comprava, descobri isso sim muitos amigos de amigos que sabiam de um amigo desse amigo que sabia quem as comprava, aquilo era só amigos influentes.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Sun Nov 13, 2011 6:29 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:

Quanto às pratas nunca consegui descobrir quem as comprava, descobri isso sim muitos amigos de amigos que sabiam de um amigo desse amigo que sabia quem as comprava, aquilo era só amigos influentes.


Muito me ri desta Laughing
Basicamente era um amigo de amigo e ninguém o fazia, nem ninguém comprava essas pratas Very Happy
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Nov 15, 2011 2:37 pm    Post subject: Reply with quote

Mais uma pratinha que emcontrei num livro, desta feita dos chocolates da Avianense.

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AS NOSSAS COLECÇÕES All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group