|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
rui sousa
Joined: 13 Dec 2006 Posts: 1203 Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa
|
Posted: Tue May 22, 2012 8:34 pm Post subject: O Delfim (2002) Fernando Lopes |
|
|
Nos últimos tempos, parece que eu tenho andado melhor com o cinema português, apesar de algumas pessoas ainda dizerem que eu não gosto do cinema do nosso país. «O Delfim» é um bom caso de um bom filme feito na nossa língua. Mas o que é engraçado (e só reparei depois de, aos saltos, ouvir os comentários de João Lopes com o realizador Fernando Lopes ao filme) é como este filme pode ser alvo de algumas comparações com outra obra de Fernando Lopes, que eu vi e que não apreciei: «Uma Abelha na Chuva». E de facto, é verdade: há alguns planos de câmara idênticos, algumas fórmulas cinematográficas são comuns nos dois filmes, etc.
Mas o que falha em «Uma Abelha na Chuva» acerta em «O Delfim»: o elenco é bem melhor, assim como o argumento (da autoria de Vasco Pulido Valente) e a realização, que me parece muito mais segura do que no outro filme mencionado de Fernando Lopes.
Adaptado do romance homónimo de José Cardoso Pires, «O Delfim» narra a história do casal Maria das Mercês e Tomás Palma Bravo, proprietários da Lagoa e da Gafeira, da relação atribulada entre marido e mulher e do ambiente da aldeia que nos faz pressentir que por ali andam fantasmas do passado. Um amigo dos Palma Bravo, regressa no ano seguinte à Gafeira, onde fica a saber da morte de Maria das Mercês e de Domingos, o empregado dos Palma Bravo.
Um bom filme e uma grande obra que marcou o cinema luso, «O Delfim» é curto e incisivo, que não sai da nossa memória e que traz uma ambientação de um Portugal cinzento, triste e sombrio, nos anos 60 do século passado de uma forma muito interessante.
Nota: * * * * _________________ À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|