Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

A proposito da mudança de hora...

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> MISTÉRIO JUVENIL - GERAL
View previous topic :: View next topic  
Author Message
chicoria



Joined: 20 Jan 2008
Posts: 60

PostPosted: Mon Oct 31, 2011 10:38 am    Post subject: A proposito da mudança de hora... Reply with quote

... lembrei-me que quando era chavalito, là para 1992 ou isso houve uma marosca qualquer com a mudança de hora... não me lembro bem o que é que se passou mas lembro-me que toda a gente no liceu ficou a bater mal com o facto de entrarmos às 8h30 da manhã e tar NOITE mesmo noite. Tenho ideia que so durou um ano... mas não faço a minima ideia como é que depois se voltou a apanhar o passo... alguém se lembra?
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Mon Oct 31, 2011 3:35 pm    Post subject: Reply with quote

Lembro-me. Já foi no tempo do Guterres, portanto depois de 1995, mas não sei o ano exacto. Decidiram por-nos na mesma hora que o resto da Europa (excepto Reino Unido) para, supostamente, facilitar os negócios com as empresas europeias.

Ainda durou uns anos, julgo que foi só o Durão Barroso que voltou ao que era.

O que fizeram (num caso e noutro) foi não mudar a hora quando os outros países mudaram.

______________

CORRECÇÃO: Foi no governo do Cavaco que mudaram o fuso horário e foi o Guterres que voltou ao normal.


Last edited by Miguel Freire on Tue Nov 01, 2011 11:37 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
xana_m



Joined: 19 May 2006
Posts: 204
Location: De Loures mas a morar em Vila do Conde

PostPosted: Mon Oct 31, 2011 9:04 pm    Post subject: Reply with quote

Não me lembro quanto tempo durou. O que nunca mais me esqueci foi de serem quase 22h e ainda se ver o sol. Confused
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Pituxap



Joined: 02 Dec 2007
Posts: 666

PostPosted: Tue Nov 01, 2011 7:07 am    Post subject: Reply with quote

E voltaram a mudar a hora porque os pápás "refilavam" porque os garotos "refilavam" que iam para a cama de dia!!!
Back to top
View user's profile Send private message
chicoria



Joined: 20 Jan 2008
Posts: 60

PostPosted: Tue Nov 01, 2011 10:15 am    Post subject: Reply with quote

Ora bem, tive também eu a pesquisar e pelos vistos foi entre 1992 e 1996, que Portugal marcou passo para passar para o fuso horario da Espanha, França, Alemanha, etc - o fuso CET Central European Time.

Depois em '96 com o Governo do Guterres efectivamente devido a muita contestação voltou para o fuso GMT. E curioso pois eu tinha recordação de apenas um ano em que ia para a escola no inverno ainda era de noite... e agora que vocês me lembram disso, realmente também me lembro de ser dia às 22h, no verão! Era o maximo hehe Very Happy

Consta ainda que houve um periodo, nos anos 40, mais concretamente entre 42 e 45, em que "No início de Março, os relógios eram adiantados uma hora e no final de Abril,
adiantava-se mais uma hora. No final do mês de Agosto atrasava-se uma hora e no final do mês de Outubro, voltava-se a atrasar mais uma hora."

Shocked

Mais leitura:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hor%C3%A1rio_de_Ver%C3%A3o_da_Europa_Ocidental
http://www.jornalbeiravouga.com/news/index.php?option=com_content&task=view&id=845&Itemid=82
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1399875

Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Tue Nov 01, 2011 11:41 am    Post subject: Reply with quote

chicoria wrote:
Ora bem, tive também eu a pesquisar e pelos vistos foi entre 1992 e 1996, que Portugal marcou passo para passar para o fuso horario da Espanha, França, Alemanha, etc - o fuso CET Central European Time.

Depois em '96 com o Governo do Guterres efectivamente devido a muita contestação voltou para o fuso GMT. E curioso pois eu tinha recordação de apenas um ano em que ia para a escola no inverno ainda era de noite... e agora que vocês me lembram disso, realmente também me lembro de ser dia às 22h, no verão! Era o maximo hehe Very Happy

Consta ainda que houve um periodo, nos anos 40, mais concretamente entre 42 e 45, em que "No início de Março, os relógios eram adiantados uma hora e no final de Abril,
adiantava-se mais uma hora. No final do mês de Agosto atrasava-se uma hora e no final do mês de Outubro, voltava-se a atrasar mais uma hora."

Shocked

Mais leitura:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hor%C3%A1rio_de_Ver%C3%A3o_da_Europa_Ocidental
http://www.jornalbeiravouga.com/news/index.php?option=com_content&task=view&id=845&Itemid=82
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1399875

Wink




Tens razão, fiz confusão com os governos.

Pessoalmente gostei pouco da mudança porque tinha aulas de manhã cedo e no Inverno era muito complicado. Já ao fim do dia, de facto, era um espectáculo. O pior era convencer as crianças a irem para a cama ainda de dia Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Nov 01, 2011 12:51 pm    Post subject: Reply with quote

Recordo-me dessa situação, mas mesmo assim recordo de no inverno começar a primeira aula da manhã e ainda estar muito escuro e a iluminação acesa.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Tue Nov 01, 2011 3:49 pm    Post subject: Reply with quote

Eu recordo-me essencialmente da polémica que a situação causou, mas já não me lembro em que ano foi.
Back to top
View user's profile Send private message
Pituxap



Joined: 02 Dec 2007
Posts: 666

PostPosted: Tue Nov 01, 2011 7:33 pm    Post subject: Reply with quote

Eu recordava-me do sol das 22, mas pensava que só tinha sido um ano !!!!
Back to top
View user's profile Send private message
xana_m



Joined: 19 May 2006
Posts: 204
Location: De Loures mas a morar em Vila do Conde

PostPosted: Tue Nov 01, 2011 10:20 pm    Post subject: Reply with quote

Pituxap wrote:
Eu recordava-me do sol das 22, mas pensava que só tinha sido um ano !!!!

Também eu.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
chicoria



Joined: 20 Jan 2008
Posts: 60

PostPosted: Tue Nov 01, 2011 10:46 pm    Post subject: Reply with quote

e eu que a noite cerrada às 8h30 também tinha sido so um ano... Shocked
Back to top
View user's profile Send private message
Humberto Morais



Joined: 05 Oct 2006
Posts: 97
Location: Beja

PostPosted: Thu Nov 24, 2011 11:00 pm    Post subject: Reply with quote

Lembro-me perfeitamente de esperar pelo autocarro da escola e ser noite cerrada!!!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> MISTÉRIO JUVENIL - GERAL All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group