Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Quando se colava os cromos com goma (farinha e água) RECEITA

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AS NOSSAS COLECÇÕES
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Mar 17, 2006 5:16 pm    Post subject: Quando se colava os cromos com goma (farinha e água) RECEITA Reply with quote

Pois é em tempos remotos os cromos não eram em autocolante, a cola não era muito barata, e o dinheiro que se gastaria com ela ia para a compra das carteirinhas.
A solução era a goma, essa velha técnica de fazer cola a baixo custo.
Era muito eficaz, colava bem, por vezes quando mal feita deitava um cheiro desagradável.

Fica aqui a receita, para quem preicisar:
-Água
-Farinha trigo
-Fervedor
-Colher de pau
- Limão

Ferver a água e ir juntando a farinha até ficar uma solução espessa juntar no fim algumas gotas de limão.
Deixe a farinha cozer bem, para não deitar cheiro após secagem.
Deixar arrefecer e está a cola pronta.


Last edited by misterio on Fri Nov 04, 2011 1:55 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Tooken



Joined: 28 Mar 2006
Posts: 30
Location: Paris, França

PostPosted: Wed Mar 29, 2006 6:27 pm    Post subject: Reply with quote

ainda apanhei alguns cromos desses..o pior era quando nos enganavamos onde cola-lo e depois ja nao dava para arrancar e ficava tudo cheio de cola eh eh. o que me lembro melhor foi uma colecção que o meu pai me deu de uma caderneta de andebol que tinha practicamente todos os cromos (sabe-se la onde ele foi arranjar aquilo lol)

David
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
ASantos



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 132
Location: Benfica / Lisboa

PostPosted: Mon Jun 26, 2006 5:38 pm    Post subject: Reply with quote

Eu não me lembro de a cozinhar... Embarassed
Lembro-me de o meu irmão colar os seus cromos com essa massa, mas nunca reparei se a "cozinhava".
Quando comecei com os meus cromos, também utilizei essa "cola" mas só mexia água com farinha... e nunca a levei ao lume - realmente, a minha "cola" demorava um bocado a secar Laughing e quando acabava a coleccção, a caderneta ficava um "bocadinho" Rolling Eyes para o "grosso" Exclamation Very Happy Very Happy
Com essa "cola" só fiz uma (ou duas(?)) colecções - passei a usar a cola "Cisne" e para a aproveitar ao máximo, só colocava um "pontinho" de cola nos cantos dos cromos...
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Gizmo



Joined: 03 Nov 2011
Posts: 20

PostPosted: Thu Nov 03, 2011 8:41 pm    Post subject: Reply with quote

Pois....eu fiz isso quando tinha 8 anos à minha colecção de avioezitos das Pastilhas Gorila....

Eu queria organizar os cromos dos avioes num sitio qualquer e a minha bisavó convenceu-me de que sabia fazer cola em casa....

Claro que não perdi um momento....depois da "cola" estar feita, usei-a para colar os meus avioezitos em folhas de papel que depois coloquei dentro de um dossier pequeno de argolas....

Foi a ultima vez que me lembro de ver os ditos avioes.....para alem de me lembrar que depois a farinha ganhou bolor negro também....

Enfim.....
_________________
Se gostas de Revistas Disney e BD Europeia nao deixes de visitar:
----------------------------------
http://tralhasvarias.blogspot.com
----------------------------------
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Nov 04, 2011 1:54 pm    Post subject: Reply with quote

Ainda tenho cromos colados com essa goma passados mais de 30 anos. A dica é juntar um pouco de limão à solução para evitar os cheiros e bolores.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AS NOSSAS COLECÇÕES All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group