Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Manhã Submersa

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
rui sousa

PostPosted: Fri May 11, 2012 10:15 pm    Post subject: Manhã Submersa Reply with quote

OK. Para todos os que pensaram que eu não gostava de cinema português, esta crítica é-lhes dirigida. E porquê? Porque adorei «Manhã Submersa», de Lauro António, adaptação do romance homónimo de Vergílio Ferreira, que faz também ele de ator neste filme, reencarnando o reitor do seminário do universo (muito autobiográfico) que criou para o seu livro, numa atuação, no mínimo, surpreendente.
Mas antes de falar no filme em si, tenho de falar novamente sobre a qualidade do filme. Não da imagem HD ou coisas do género, mas sim, a cópia do filme que foi transferida para o DVD. E que é que eu posso dizer sobre ela? Que é péssima. Mas também o próprio filme em si, pareceu retirado da internet... Irritou-me solenemente estar a ver cenas brilhantes deste filme, e ser de repente incomodado com os grãos a aparecerem constantemente e as falhas da fita. Ou seja, não há restauro de um filme tão importante como este porquê? Para quê lançarem filmes destes se têm uma qualidade "imprópria para consumo", digo-vos eu? Ou então, porque é que ninguém se lembrou de lançar uma limited-exclusive-extended-collector's edition deste filme, onde se poderia incluir a versão feita para televisão do mesmo? Enfim, cenas que só um país como Portugal pode proporcionar.
Agora passo à minha apreciação de «Manhã submersa». Tenho pena que Lauro António não tenha tido uma carreira maior em termos cinematográficos. Sempre gostei deste cinéfilo, sigo as suas atividades no facebook e nos seus diversos blogs, mas, claro, descobri-o por causa da famosa imitação do Herman. Como é sabido, Lauro António é um grande entusiasta do cinema americano, principalmente dos grandes clássicos de autores como Orson Welles, Griffith, Cecil B. DeMile, etc. E, em «Manhã submersa», o realizador (que escreveu também o argumento do filme) soube pegar no melhor do que o cinema clássico americano trouxe ao mundo e à sétima arte, para depois, no final, dar uma abordagem inspirada do cinema vindo dos states, fugindo o suficiente dessa inspiração para não ser uma cópia, e sim, tornando o filme original e seu. O elenco é excelente e muito surpreendente, com uns superlativos Canto e Castro e Eunice Muñoz. E a crítica feroz, levada ao extremo, dos exageros e atrasos da Igreja Católica, foi bem expressa neste filme, que é uma grande obra do cinema português, e uma grande obra da Sétima Arte em geral. Este foi o filme que fez com que Portugal estivesse o mais perto possível de ser nomeado para o Oscar. Mas não é por isso que vale a pena ver «Manhã Submersa». Vale a pena ver por se tratar de um filme inigualável.

Nota: * * * * 1/2
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum