Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Pedido de Informação

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR
View previous topic :: View next topic  
Author Message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Feb 15, 2012 4:33 pm    Post subject: Pedido de Informação Reply with quote

Estou a escrever um livro e uma das personagens é uma ave. Embora eu perceba um bocado de animais, não sei tudo e surgiu-me uma dúvida : se uma gaivota partir uma asa pode recuperar ao ponto de ser libertada, ou precisará para sempre de ajuda humana ? Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Wed Feb 15, 2012 6:28 pm    Post subject: Reply with quote

Não sou ornitólogo mas pelos programas que vi sobre a Natureza penso que a maioria de acidentes com asas quebradas têm um final feliz.
Sobre as gaivotas o que sei é que têm patas fracas, passam a maior parte do tempo em voo ou a flutuar.
Back to top
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Feb 15, 2012 6:33 pm    Post subject: Reply with quote

Também tenho essa impressão, mas como a gaivota tem que fazer mais esforço com as asas que muitas aves, nomeadamente mergulhar, fico na dúvida.
Agradeço imenso a tua resposta.
Back to top
View user's profile Send private message
medvet



Joined: 16 Jul 2009
Posts: 313

PostPosted: Thu Feb 16, 2012 7:37 pm    Post subject: Reply with quote

oi
em relação à tua dúvida,explico:tudo depende do sítio da fractura.
se for na extremidade(falanges) em geral sara sem problemas;se for mais acima,ao nível do úmero,já é mais complicado.Depende ainda do facto de a fractura ser exposta ou não,entre outras coisas.
só com mais informação te poderei dar uma resposta mais positiva
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Fri Feb 17, 2012 9:25 am    Post subject: Reply with quote

Olá,

Obrigada pela resposta. Creio que com essas informações já posso dar um rumo à história. Se me surgir mais alguma dúvida relacionada, eu volto a colocá-la neste post.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Feb 17, 2012 7:49 pm    Post subject: Reply with quote

Pois claro como fomos esquecer da Ermelinda, quem melhor para dar esta explicação?
Paula, depois não te esqueças de nos dizer quando sair o livro, ok?
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sat Feb 18, 2012 11:01 am    Post subject: Reply with quote

Ok, eu depois digo alguma coisa, mas ainda vai demorar um bocado porque é uma história que necessita, ao contrário das outras, de algum trabalho de investigação.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Feb 18, 2012 11:15 am    Post subject: Reply with quote

claro Paula.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
medvet



Joined: 16 Jul 2009
Posts: 313

PostPosted: Sat Feb 18, 2012 8:43 pm    Post subject: Reply with quote

oi
aqui há uns anos apareceu-me uma pessoa com um milhafre juvenil com uma asa em muito mau estado;chumbos... o meu cliente telefoneou para a GNR e puseram-no em contacto com o centro de recuperação de aves de monsanto,que veio buscá-lo(não é permitido ter destas aves em cativeiro).Pelo aspecto da fractura,acho que nunca mais poderia voar. no entanto,pode sempre ser usado para reprodução.

noutro caso,há uns anos apareceu-me aqui uma gaivota argêntea juvenil que fora apanhada no Guincho(a uns 3 km daqui) a coitada nem se podia mexer,de tal modo estava enrolada numa linha de pesca--com chumbadas e tudo!
tive de a amordaçar para lhe cortar a linha e tratar de pequenas escoriações.Como era uma ave nova e não tinha nada partido,recomendei que a soltassem na praia;ela depois desembaraçava-se.
é uma pena,mas as pessoas não fazem ideia do mal que as artes de pesca abandonadas(não só linhas,também redes) podem fazer à fauna marinha.
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sat Feb 18, 2012 8:52 pm    Post subject: Reply with quote

Sim, as pessoas são de um egoísmo extremo. Há uns 20 anos fui com os meus pais a Santiago do Cacém e , numa vivenda, estava uma águia acorrentada estilo cão de guarda. Eu quis ajudá-la mas não sabia o que fazer. Se fosse hoje em dia ia à esquadra mais próxima apresentar queixa, mas eu na altura era nova e tinha pouca experiência de vida.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sun Feb 19, 2012 12:34 pm    Post subject: Reply with quote

Não vás mais longe. Soube de um caso em que, numa aldeia perdida do Interior, pessoas tinham um abutre preso há anos num galinheiro (!).
O bicho só andava aos pulinhos pois devia ter tido um problema qualquer numa asa, o que explicou a sua captura...

Como disse acima, não assisti pessoalmente a isto, mas tenho plena confiança em quem me contou.

Esta história também revela, infelizmente, o alheamento das autoridades, por vezes, perante casos destes. Sinal de laxismo mas também de menorização dos direitos dos animais e de protecção da vida selvagem.
Back to top
View user's profile Send private message
Naninox



Joined: 08 Sep 2011
Posts: 39
Location: Ericeira

PostPosted: Wed Mar 14, 2012 9:21 pm    Post subject: Reply with quote

As gaivotas não mergulham... e aproveitam muito os ventos, correntes ascendentes... normalmente são aves duras.
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Thu Mar 15, 2012 4:10 pm    Post subject: Reply with quote

Naninox wrote:
As gaivotas não mergulham... e aproveitam muito os ventos, correntes ascendentes... normalmente são aves duras.


Acho que depende do conceito de cada um relativamente à palavra "mergulhar". Não se trata de um mergulho para a água de uma grande altitude mas que as gaivotas mergulham aí uns 50 cm ou mais com o impulso das asas, isso mergulham.

http://youtu.be/PKloyERKTwM
Back to top
Naninox



Joined: 08 Sep 2011
Posts: 39
Location: Ericeira

PostPosted: Thu Mar 15, 2012 11:01 pm    Post subject: Reply with quote

Boas,
Luisinho repara no bico da "gaivota"... hehehe... não é uma gaivota...
As gaivotas não mergulham mesmo, tens muita passarada maritima a mergulhar... desde voo picado como as Gaivinas, Gansos Patolas ou mergulhar poisados na água como o Corvo Marinho (Galheta na minha terra)...
Cumprimentos
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Fri Mar 16, 2012 4:51 pm    Post subject: Reply with quote

Seagull até quanto sei é gaivota. Smile
Agora se há espécies diferentes com bicos maiores ou menores adaptadas a diferentes regiões isso já não sei. No Youtube encontrei vários videos. Mas como já disse não "pesco" nada de aves Wink
Back to top
medvet



Joined: 16 Jul 2009
Posts: 313

PostPosted: Fri Mar 16, 2012 6:09 pm    Post subject: Reply with quote

oi
a gaivota Seagull em inglês é a gaivota argêntea,e realmente não mergulha,não como o martim pescador,mas é capaz de pescar os peixes à superfície;agora estas aves são oportunistas,e se puderem "pescar" noutro sítio não se coíbem de o fazer.De notar que mnas Berlengas as gaivotas se tornaram uma praga,principalmente porque iam buscar alimento aos depósitos de lixo em terra...
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Fri Mar 16, 2012 6:36 pm    Post subject: Reply with quote

medvet wrote:
De notar que nas Berlengas as gaivotas se tornaram uma praga (...)

Só nas Berlengas? Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Naninox



Joined: 08 Sep 2011
Posts: 39
Location: Ericeira

PostPosted: Sat Mar 17, 2012 9:57 am    Post subject: Reply with quote

Boas,
Eu digo isto porque pesquei muito á casseia (rebocar umas amostras de barco) e o melhor método de saber onde há peixe é seguir as aves que mergulham de voo picado, pois os peixes de que se alimentam veem á superficie porque também são caçados por baixo, por outros predadores.
As gaivotas normalmente (não totalmente) são necrofogas, ficam á espera de restos de caçadas/pescarias.
Cumprimentos
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat Mar 17, 2012 11:19 am    Post subject: Reply with quote

Simplesmente, com a progressiva colonização de espaços urbanizados por parte de várias espécies de gaivotas, estas abandonaram o seu regime alimentar tradicional e tornaram-se omnívoras (além de se terem tornado uma praga, como referiu a Medvet). Todos os que vivam em povoações litorais decerto já presenciaram o triste espectáculo de pombos (outra praga urbana) serem esventrados à bicada por gaivotas famintas. Mas as pessoas, incompreensivelmente, encorajam a fixação dessas populações, alimentando-as... Rolling Eyes

Actualmente, isto transforma-se também num problema de saúde pública, pelas doenças que estas aves podem veicular, como ainda no ano passado aconteceu com uma zoonose qualquer que andava a fazer razia em populações de gaivotas (tendo presenciado alguns casos e sendo alertado para isso).

Mas ninguém melhor do que a Medvet para esclarecer o "pobo"... Smile
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sat Mar 17, 2012 2:38 pm    Post subject: Reply with quote

Agradeço imenso todos os esclarecimentos. Eu descrevi na história situações em que as gaivotas mergulhavam e, assim sendo, vou modificar o texto e descrevê-las a capturar os peixes à superfície.
Back to top
View user's profile Send private message
medvet



Joined: 16 Jul 2009
Posts: 313

PostPosted: Sat Mar 17, 2012 5:52 pm    Post subject: Reply with quote

oi
o antónio tem razão;as gaivotas hoje em dia são quase como os porcos:tudo o que vem à rede é peixe.E também são muito agressivas,são capazes de perseguir uma águia pesqueira e roubar-lhe a comida do bico(literalmente).
Praga não é só nas Berlengas;mencionei essa região porque me estava mais próxima,por assim dizer.
Quanto à saúde pública,certas doenças das aves como a psitacose (que "dá" muito nos papagaios e afins) podem ser transmitidas às pessoas.Também os pombos se podem tornar pragas,principalmente se não tiverem inimigos naturais,e acabarem por se tornaraem casos de saúde pública.Certas câmaras já tomaram medidas,como por exemplo inutilizar os ovos ou dar às aves rações "tratadas" que as tornam estéreis.mas isto já nos levava muito longe...

bj
Back to top
View user's profile Send private message
Naninox



Joined: 08 Sep 2011
Posts: 39
Location: Ericeira

PostPosted: Sat Mar 17, 2012 9:20 pm    Post subject: Reply with quote

Boas ,
Também conto a historia contada pelos meus pais de um corvo marinho, que foi apanhado com uma asa partida.
Os corvos marinhos não são muito sociaveis, no aspecto em que não se deixam chegar perto, e são agressivos até se por alguma razão conseguirmos chegar perto... já aconteceu comigo, quando tentei libertar um que estava preso.
Voltando á história, o bicho recuperou, e todos os dias depois da sua pescaria voltava para uma casota construida para ele pela pessoa que o salvou.
Cumprimentos
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group