Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Ursinhos de peluche - Steiff

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> BRINQUEDOS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Aug 14, 2012 4:36 pm    Post subject: Ursinhos de peluche - Steiff Reply with quote


Expositor da loja Hamleys (Londres) Maio 2010 - Foto:pauloferreira.tv

Em 24 de Julho de 1847 nasce Appolonia Margarethe Steiff numa localidade perto de Ulm chamada Giengen an der Brenz na Alemanha, era a filha mais nova de 3 irmãos. O seu pai Friedrich era um gerente de obras e foi proprietário de uma loja de bricolage onde a mãe Maria Steiff trabalhava. Ainda muito nova Margarethe fica paralisada de um braço e das duas pernas devido ter contraido a poliomielite, facto que não impediu que tivese uma infância diferente de uma criança feliz, frequentou a escola concluindo a sua formação como costureira.
Margarethe trabalhou numa loja de costura que pertencia às suas duas irmãs, Paulina e Marie que ao fim de 8 anos deixaram a cidade e Margarete continuaou a gerir o negócio.

Em 1879 Margarethe Steiff ao ver uma revista de moda descobre um modelo para uma almofada de agulhas com a forma de um elefante. Margarete decide então reproduzir este elefante para oferecer às suas melhores amigas. Mas em vez de serem usadas como almofadas para agulhas, os filhos das amigas utilizam-nos para brincar, surgindo desse facto a ideia de fabricar brinquedos de peluche.

O PB55 foi então o modelo de peluche mais famoso do Mundo, Margarete manteve sempre o contacto com o seu sobrinho preferido Richard, que estudou artes em Estugarda (Alemanha). Richard passava a maior parte do tempo no Jardim Zoológico, a desenhar os seus animais preferidos, os ursos. Richard propõem à sua fazer um urso de peluche e comercializar como um brinquedo o que cedeu e em 1902 Richard trabalha durante horas no primeiro urso com pernas e cabeça móvel dando-lhe o nome de Urso PB 55 (55cm).

Em 1903 Richard Steiff expõem os seus peluches e o seu Modelo PB 55 na Feira de Brinquedos em Leipzig (na Alemanha), durante a feira não se nota interesse pelos seus produtos muito menos pelos PB 55.
Mas perto da hora do fecho da feira, já resignado e a começar a arrumar os seus peluches, surge um comerciante norte americano que viu o modelo do PB55 e ficou tão interessado que encomendou logo ali 3000 modelos.

Um facto curioso é o do presidente dos Estados Unidos na altura (Theodor Roosvelt), ser chamado carinhosamente pelo publico por "Teddy", dando assim o nome aos peluches de Richard Steiff que se tornam num sucesso, e ficam conhecidos como Teddybears (ursos Teddy). Em 1904 o número de venda atingiu os 12000 durante a Feira Global em St.Louis nos E.U.A., sendo atribuído à família Steiff o maior premio daqueles tempos. o Grand Prix. Em 1907 foram produzidos 974000 exemplares.


Expositor da loja Hamleys Maio 2010 - Foto:pauloferreira.tv


Ursinho Paddington - Loja Hamleys (Londres) Maio 2010 - Foto:pauloferreira.tv


Teatro shakespeare com a representação da peça "Hamlet". Exposição com bonecos Steiff.
Loja Harrods (Londres) Maio 2010
Foto:pauloferreira.tv



Teatro shakespeare com a representação da peça "Hamlet". Exposição com bonecos Steiff.
Loja Harrods (Londres) Maio 2010
Foto:pauloferreira.tv
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Nov 10, 2012 6:18 pm    Post subject: Reply with quote

O ursinho da Steiff no momento em que Angela Merkel o entrega a Nicolas Sarkozy como prenda aquando do nascimento da sua filha.

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Aug 28, 2014 12:15 pm    Post subject: Reply with quote

FIM DA FÁBRICA STEIFF EM PORTUGAL

Foi no dia 5 de Fevereiro de 2013 o último dia de trabalho para os 103 trabalhadores da marca alemã de peluches Steiff, que fechou as portas em Oleiros.

A unidade encerrou devido à deslocalização da produção para a Tunísia, informou na altura o presidente da autarquia.

A unidade encerrou oficialmente no dia 15 de Março de 2013, disse à Lusa o presidente da câmara, José Marques, que procurava há altura uma nova empresa para o concelho.

As instalações onde a Steiff trabalhou durante duas décadas pertencem ao município, foram cedidas gratuitamente, e a maquinaria da empresa alemã terá ficado em Oleiros.

Segundo o autarca, a firma teria "muitas despesas" para retirar equipamentos e voltar a deixar as instalações no mesmo estado em que as encontrou, pelo que "há uma concertação de esforços".

Entre os trabalhadores, "vai haver muitas pessoas", de vários concelhos, para além de Oleiros, que ficarão numa situação complicada, com o fecho da fábrica. "Só uma minoria terá acesso à aposentação depois do subsídio de desemprego", refere José Marques, pelo que "procuram-se soluções". Na fábrica, desde segunda-feira, "era visível um ambiente triste", referiu, depois de um contacto que manteve com trabalhadores, quase na totalidade mulheres.

Na altura inguém da gerência da unidade fabril se mostrou disponível para prestar declarações à Lusa.

A Steiff foi a marca que há mais de um século criou o primeiro boneco de peluche do mundo. Em Oleiros, eram fabricados mais de 100 mil bonecos por ano e, apesar da crise, as encomendas "continuavam a crescer", sendo muitos peluches "peças de colecção, topo de gama", referiu fonte da empresa.


Nelson Garrido/LUSA
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> BRINQUEDOS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group