Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

The Pole Star Family

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OUTRAS HISTÓRIAS (editadas em Portugal)
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Fri Sep 13, 2013 4:03 pm    Post subject: The Pole Star Family Reply with quote

É bom ver que o fórum "ressuscitou"!
Alguém sabe se o livro "The Pole Star Family" teve alguma edição portuguesa? Trata-se de um livro editado em Inglaterra em 1950 que relata um cruzeiro pelo Atlântico, passando por dois portos portugueses, Lisboa e Madeira, inspirado num cruzeiro que a Enid Blyton fez em 1930. A título de curiosidade, a capa da edição original mostra uma paisagem da Madeira.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Fri Sep 13, 2013 7:11 pm    Post subject: Reply with quote

Não sei se esse livro teve edição portuguesa.

Mas o que me chamou a atenção foi o facto de nele aparecer também o cruzeiro aportando a Lisboa e Madeira, a exemplo do que acontece n'A Aventura no Barco Smile .
As situações semelhantes não é uma coisa incomum nos livros dela...
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Fri Oct 18, 2013 5:32 pm    Post subject: Reply with quote

Estive a ler a crítica e a ver as imagens no Enid Blyton Society e é realmente muito interessante!

Há uma ilustração do Palácio da Pena, outra de La Giralda de Sevilha, uma da Madeira, com carros puxados por bois...
Longe de mim contrariar um madeirense, mas a imagem da capa da primeira edição parece tão seca e árida que eu apostaria mais tratar-se de uma paisagem das Canárias. Pela memória que tenho da verdejante Madeira, só se fosse no Porto Santo ou na Ponta de São Lourenço...

Há exemplares à venda na Ebay, mesmo da edição original.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Oct 18, 2013 8:58 pm    Post subject: Reply with quote

Não teve edição por cá, também ainda não o tenho na coleção, vou ver se consigo um exemplar.
Foi editado na revista Playways em 1947/48 e compilada num livro em 1950.

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Wed Oct 23, 2013 2:56 pm    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
Longe de mim contrariar um madeirense, mas a imagem da capa da primeira edição parece tão seca e árida que eu apostaria mais tratar-se de uma paisagem das Canárias. Pela memória que tenho da verdejante Madeira, só se fosse no Porto Santo ou na Ponta de São Lourenço...


A metade esquerda da capa aparece novamente no interior do livro com a legenda "The Pole Star sailed into harbour" (*), frase essa que também aparece na descrição da chegada à Madeira. Portanto não há dúvida que a imagem da capa pretende ilustrar a chegada à Madeira. A zona mais parecida com a ilustração é realmente a Ponta de São Lourenço vista desde Machico, local por onde o navio certamente passou em direcção ao porto do Funchal.

(*) As duas imagens podem ser vistas em
http://www.enidblytonsociety.co.uk/book-details.php?id=187&title=The+Pole+Star+Family
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Oct 23, 2013 9:28 pm    Post subject: Reply with quote

É estranho porque falei com a biografa de Blyton e com a filha e ambas desconheciam a visita dela a Portugal, realmente a filha disse-me que poderia ter passado por Lisboa nesse tal cruzeiro mas que não chegou a sair do barco. Tenho em vídeo excertos desses depoimentos que filmei na altura.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Fri Oct 25, 2013 3:42 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
É estranho porque falei com a biografa de Blyton e com a filha e ambas desconheciam a visita dela a Portugal


Está a falar da biógrafa Barbara Stoney? Se for, é ainda mais estranho porque o livro dela inclui excertos escritos pela própria Enid Blyton que descrevem alguns pormenores da visita a Lisboa. Por exemplo ela relata como, em Lisboa, foi "quase morta pelo pior condutor do mundo", e usa palavras severas para com o tratamento dos animais em Portugal: "Os cães e cavalos pareciam magros e mal cuidados, nada como os nossos..."

Sobre a passagem pela Madeira, essa mesma biografia cita as seguintes palavras de Enid Blyton: "O sítio mais bonito que possam imaginar - trepadeiras de um vermelho vivo, árvores com flores cor de rosa e púrpura, e casas pintadas de branco, cor de rosa, amarelo e azul".
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Oct 25, 2013 5:40 pm    Post subject: Reply with quote

Por isso é que acho estranho, tenho a gravação que fiz. Vou ver onde tenho isso.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sat Nov 09, 2013 2:12 am    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
É estranho porque falei com a biografa de Blyton e com a filha e ambas desconheciam a visita dela a Portugal, realmente a filha disse-me que poderia ter passado por Lisboa nesse tal cruzeiro mas que não chegou a sair do barco. Tenho em vídeo excertos desses depoimentos que filmei na altura.


Provavelmente falaste com a Imogene, dado que a Gillian já faleceu em 2007, mas o cruzeiro, não podendo fazer parte das memórias de nenhuma delas, terá sido extremamente importante para a vida da Gillian.

De facto, lendo a biografia da Barbara Stoney, ficamos a saber que o cruzeiro teve lugar em Outubro de 1930 e terá sido longo, uma vez que é dito que em 8 de Outubro já se encontravam no mar alto e que uma semana depois mandou carta de Lisboa e na seguinte de Las Palmas, sendo que ainda passaram por Sevilha e Marrocos, fora a viagem de regresso. É também dito que no regresso descobre que estava grávida e a Gillian nasce a 15 de Julho de 1931, exactamente 9 meses depois do dito cruzeiro. Posto isto, é mais do que provável que ela tenha sido concebida durante a viagem, quiçá se em águas territoriais portuguesas.Smile

Se tal facto não bastasse para tornar marcante o referido cruzeiro, esta parece ter sido a única viagem ao estrangeiro de Enid Blyton, excepção feita a umas pequenas férias em França a convite de uma professora de francês, quando ainda andava na escola, e uma breve visita à América em 1948. Ou seja, Portugal (Lisboa e Madeira) foram mesmo dos poucos sítios onde ela pôs o pé fora da Grã-Bretanha!
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat Nov 09, 2013 7:36 pm    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
(...) Se tal facto não bastasse para tornar marcante o referido cruzeiro, esta parece ter sido a única viagem ao estrangeiro de Enid Blyton, (...) e uma breve visita à América em 1948. Ou seja, Portugal (Lisboa e Madeira) foram mesmo dos poucos sítios onde ela pôs o pé fora da Grã-Bretanha!


Pelo menos em termos de ideias para um novo livro, foi igualmente marcante esse tal cruzeiro a Nova Iorque (1948) a bordo do Queen Elizabeth e regresso no Queen Mary. Mais tarde, em 1951, serviu-lhe de base para o último livro* da colecção The Caravan Family, que inclui também o Pole Star Family e que infelizmente não está editada entre nós.

* The Queen Elizabeth Family
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Nov 09, 2013 11:10 pm    Post subject: Reply with quote

Os depoimentos que tenho são de Imogen, Stooney e com o Norman Wright.
Mas também compreendo que para eles é um pormenor pouco importante, na altura para mim é que era interessante ela ter estado por cá e até haver alguma foto desse momento.
Mas com a atenta pesquisa do Rui penso que não há dúvida que ela esteve por cá, mesmo tendo sido de "fugida".
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Fri Nov 22, 2013 3:11 am    Post subject: Reply with quote

Sempre comprei o livro no Ebay. Edição original, capa dura , com sobrecapa e tudo, ainda que com rasgões, por 6£ acho que foi um excelente negócio!

A história do livro é curtinha - apenas 12 capítulos, em contraste com os vinte e tal que tem normalmente um livro dos cinco, por exemplo - e a maior parte da história ronda mais em torno da excitação da viagem do que sobre os pormenores da viagem em si. De modo que as descrições de Lisboa e da Madeira, tal como dos restantes locais de passagem, são breves.

É descrito o colorido do porto de Lisboa, com imensos barcos de pesca com velas garridas, o que é bem possível em 1930, quando a Enid fez a viagem, embora talvez já não correspondesse bem à imagem em 1950, quando este livro foi editado. Descreve-se uma ida ao Palácio da Pena numa louca viagem de táxi de 45 minutos, o que tendo em conta os carros e as estradas da época é capaz de ter sido mesmo puxado. As crianças ficam maravilhadas com o Palácio, que lhes fez lembrar um pouco o Castelo de Windsor, e descrevem a estranheza de vaguear num palácio que pertencera a reis de antigamente. No caminho de regresso são referidas as palmeiras, os ciprestes, as laranjeiras e as oliveiras como espécies exóticas que eles não conheciam em Inglaterra, ainda que a descrição das oliveiras como árvores de grandes folhas verdes me pareça pouco adequada para alguém como a Enid que tanto sabia e que tanto escreveu sobre a Natureza (refiro-me em Inglaterra, porque essa parte da obra não está traduzida em Portugal).



A Madeira é referida como lovely, com gente atarefada e acolhedora em grande algazarra no porto. Mas o que mais chamou a atenção das crianças foram os carros de bois sem rodas, que deslizavam sobre as calçadas das ruas estreitas e íngremes, nos quais eles visitaram o Funchal (depreende-se), parando apenas para comprar uns lenços bordados - segundo a mãe dos miúdos provavelmente costurados por crianças da idade da Ann, a mais nova. Como na altura não me parece que houvesse tantos pruridos em torno de temas como o trabalho infantil, julgo que não há nenhuma intenção pejorativa nesta descrição, é apenas uma curiosidade, se não mesmo um bom exemplo. Smile É referida a abundância de flores, como se se tratasse do Verão, quando em Inglaterra por essa altura (Outubro, tal como no Cruzeiro feito pela própria escritora) estaria frio e chuvoso.


Já agora, os carros originais:

É pena que tenham desaparecido (que eu saiba) porque, em termos turísticos, continuariam sem dúvida a ser um sucesso.


Last edited by Al_Tereg on Fri Nov 22, 2013 5:11 am; edited 3 times in total
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Fri Nov 22, 2013 3:57 am    Post subject: Reply with quote

O navio do cruzeiro da história, Pole Star, é inspirado, até no nome, no navio no qual a própria Blyton fez, em 1930, o cruzeiro idêntico ao descrito: o Stella Polaris

Eis a foto do navio original no qual a EB viajou:


Curiosamente não era um navio inglês, mas sim sueco. Construído em 1927, foi o navio de cruzeiros mais conhecido na década de 30. Foi considerado o primeiro navio de cruzeiros propriamente dito, uma vez que foi o primeiro a ser construído expressamente com essa finalidade: cruzeiros de férias e não como navio de transporte de passageiros. Levava cerca de 200 turistas para uma tripulação de 130 pessoas, o que dá nota da qualidade do serviço. Os interiores são descritos como esplêndidos.

Na Segunda Grande Guerra foi apresado pelos alemães, tendo sido usado como navio de tropas, o que o deixou em muito mau estado. Em 1945 voltou à posse dos suecos, tendo sido praticamente todo reconstruído e remodelado. Em 1952 foi vendido a outra companhia, tendo sido novamente remodelado, e navegou até 1969, quando foi vendido para o Japão.

Aí ficou até há poucos anos transformado em hotel flutuante. Em 2006 foi contudo readquirido por uma firma sueca que o pôs a navegar novamente, ao fim de 30 anos parado, para ser restaurado na Europa. Infelizmente, pouco depois da partida o navio começou a meter água e afundou-se. Sad

Mais pormenores da história do navio aqui

Podemos ver aqui imagens da última e fatídica partida deste histórico barco:
http://youtu.be/9JmBJYdC1S0

E aqui do navio já afundado:
http://youtu.be/YhH62h1UglI



Já agora, por curiosidade, as imagens que se seguem não são do Stella Polaris, mas de um cruzeiro de 1932, para termos um pouco a noção do ambiente que se vivia a bordo dos cruzeiros na altura em que a Enid Blyton fez a sua viagem em que passou por Portugal:
http://youtu.be/EATr6kO9DT0
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Nov 22, 2013 11:37 am    Post subject: Reply with quote

Num dos encontros da EB Society, falou-se do barco em que ela viajou, pois realmente ela não era de viagens a não ser para Swanage em Dorset.
Vou contactar a Oficina do Livro a sugerir a publicação desta obra.

Eu tenho um carinho muito especial por estes barcos, principalmente os transatlânticos de passageiros que durante décadas ligaram os vários continentes. A Madeira era/(é) um importante ponto de escala destes navios.
Recordo os 4 madeirenses que daqui partiram para viajar até à América no Titanic.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Fri Nov 22, 2013 3:36 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:

(...)
Vou contactar a Oficina do Livro a sugerir a publicação desta obra.
(...)


Era interessante publicarem a totalidade da colecção pois até são livros pequenos, como refeririram.
É composta por 6 livros e relata as viagens de uma família que vendeu a casa para viver numa caravana, percorrendo várias terras e fazendo inclusivamente algumas viagens de navio:

- The Caravan Family, 1945
- The Saucy Jane Family, 1948
- The Pole Star Family, 1950
- The Seaside Family, 1950
- The Buttercup Farm Family, 1951
- The Queen Elizabeth Family, 1951
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Fri Nov 22, 2013 5:07 pm    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
É pena que tenham desaparecido (que eu saiba) porque, em termos turísticos, continuariam sem dúvida a ser um sucesso.


Sim, os carros de bois desapareceram nos anos 70 quando o crescente trânsito automóvel no Funchal se tornou incompatível com o andar pachorrento dos bovinos!

Já agora, encontrei um site com uma fotografia do Stella Polaris ancorado na baía do Funchal:
http://cruiselinehistory.com/the-ms-stella-polaris-the-last-great-cruise-ship/
(Segunda imagem abaixo do vídeo - clicando na imagem pode ver-se uma versão maior)

Embora o site não refira nem o local nem a data, a foto é anterior a 1956 uma vez que ainda se pode ver o antigo edifício da Madeira Electric Lighting Company (à direita da popa do navio) que nesse ano deu lugar ao edifício da actual Empresa de Electricidade.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Nov 27, 2013 5:05 pm    Post subject: Reply with quote

Alguem wrote:
[A colecção é] composta por 6 livros (...):

- The Caravan Family, 1945
- The Saucy Jane Family, 1948
- The Pole Star Family, 1950
- The Seaside Family, 1950
- The Buttercup Farm Family, 1951
- The Queen Elizabeth Family, 1951


Curiosamente, no livro Os Cinco no Lago Negro existe outra Saucy Jane (traduzido como Joana Vaidosa): trata-se da embarcação afundada e que é peça importante na história.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OUTRAS HISTÓRIAS (editadas em Portugal) All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group