Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

O cartao do meu videoclube

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Oct 17, 2013 8:39 pm    Post subject: O cartao do meu videoclube Reply with quote



Desde meados da década de 1980 que os videoclubes eram o ponto onde recorria-mos para alugar filmes, fossem eles em suporte Beta, VHS e mais tarde DVD e até já em Blu-ray. Eram rituais do nosso dia-a-dia nas prateleiras repletas de caixas com filmes de todas as categorias perdia-mos, por vezes, imenso tempo a escolher. Dava-mos o cartão e lá trazia-mos algumas dezenas de minutos de pura magia com que nos deliciava-mos nas tardes de Domingo ou numa noite entre amigos.
Com o surgimento dos videoclubes na década de 1980 o cinema sofreu uma enorme queda de espectadores, pois a novidade permitia um sem número de pessoas poderem ver um filme só com um único bilhete. Mais tarde e aos poucos o cinema voltou a recuperar os seus clientes com o aparecimento dos "multiplexes" e na sua larga oferta de filmes e produtos.

Mas era um ritual que muitos hoje sentem alguma nostalgia, sair de casa, levar o seu cartão, entrar no videoclube e "perder" aquele tempo mágico na procura do filme para ver naquela tarde de Domingo ou noite em família.

Com a internet, os serviços de televisão por cabo e os preços acessíveis na venda directa de filmes, os videoclubes começaram a sentir a queda de clientes, como do dia para a noite passaram a fechar diariamente dezenas de estabelecimentos até à sua quase extinção, resistindo ainda hoje alguns sobreviventes.

E quem não teve o seu cartão que apresentava aquando do levantamento dos filmes?
Na imagem apresentamos dois que se situavam no extinto Centro Comercial Dallas na cidade do Porto:
Hollywood Video Clube e Video-rent.

E vocês têm algum para partilhar?


Last edited by misterio on Thu Nov 07, 2013 4:12 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Mon Oct 21, 2013 8:08 pm    Post subject: Reply with quote

Só fui sócio de um clube de video que nunca teve cartões para os clientes. Pediam o Bilhete de Identidade, aquela cartolina enorme que tinhamos de usar antigamente Very Happy
Back to top
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Tue Oct 29, 2013 3:01 pm    Post subject: Reply with quote

...eu não tenho cartões, mas fui sócia de alguns... o último dos quais o "gigante" Blocbuster, que entretanto acho que "foi posto para dormir" Smile

O primeiro de que fomos sócios lá em casa, chamava-se "7ª arte", e ficava no Centro Comercial de Cedofeita.

Entre esse 1º, e o último, não me recordo dos nomes.

...e multa por levarem os filmes por rebobinar, pagaram alguma? hehehehe!!
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Oct 29, 2013 5:38 pm    Post subject: Reply with quote

Havia um videoclube ali ao lado do Capa Negra (Rua Campo Alegre) em que se pagava multa por rebobinar as cassetes com o rebobinador, como se as pessoas depois de o fazerem não avançavam um pouco a fita manualemente, diziam que tinham maneira de o saber, e que não sabia?
Era um videoclube "Chic" pois era caro, só que tinha filmes raros de se encontrar em outro videoclube e era muito bem organizado.
Os últimos filmes que aluguei foi precisamente na Blockbuster.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Tue Oct 29, 2013 9:01 pm    Post subject: Reply with quote

Hei-de ter ou não dois cartões de video clubes...

Ainda me recordo ao rebobinar uma k7 partir as cabeças do vídeo Evil or Very Mad
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Oct 29, 2013 10:37 pm    Post subject: Reply with quote

Aqui está mais um cartão de um vídeoclube que pertencia a um grupo que também incluía os videoclubes "Las Vegas".
No Porto o Indiana Jones estava no C.C. Dallas e no Brasilia, em Lisboa no C.C. Olaias.

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Nov 07, 2013 4:07 pm    Post subject: Reply with quote

O cartão da então multinacional Blockbuster que chegou a ter 9000 lojas espalhadas um pouco por todo o mundo. Em Portugal fechou a sua actividade em 2010 e em Janeiro de 2014 fechou as restantes 300 que ainda resistem nos Estados Unidos.



Um dos videoclubes, já fechado, este na Avenida da Republica em Gaia

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Jul 18, 2014 2:21 pm    Post subject: Reply with quote

Também descobri o que resta de um Blockbuster, este em Braga.

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Humberto Morais



Joined: 05 Oct 2006
Posts: 97
Location: Beja

PostPosted: Thu Dec 18, 2014 12:22 pm    Post subject: Reply with quote

Eu vivia numa aldeia e nunca fui sócio, mas tinha muita pena.
No entanto o meu primo era sócio e sempre que vinha a minha casa trazia uns filmes novos para vermos!!!
Bons tempos Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
fernandocouto



Joined: 20 Aug 2020
Posts: 20
Location: Mealhada

PostPosted: Mon Jul 26, 2021 4:20 pm    Post subject: Reply with quote

Não é VHS mas um dos únicos clubes de vídeo (DVD, Bluray...) de Portugal infelizmente acabou por não resistir à pandemia.
Eu sou sócio deste clube e estou tristíssimo por esta notícia:

https://www.cineteka.com/

Não sei se ainda funciona um clube de vídeo no C.C. Avenida em Coimbra, o senhor ia lá umas horitas e tem apenas os filmes (DVD) mais recentes e comerciais...provavelmente ainda existe.
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group