Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Serie Secreta

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> COLECÇÃO AVENTURA, SECRETA E BARNEY
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sat Nov 09, 2013 3:57 am    Post subject: Serie Secreta Reply with quote

A Série Secreta é, na minha opinião, a mais estranha das séries de Enid Blyton.

A Ilha Secreta foi, ao que parece, o primeiro livro da escritora. Claro que ela já tinha muitos livros publicados antes deste, que saiu apenas em 1938, quando ela já tinha entrado na casa dos 40, mas eram todos colectâneas de contos e pequenas histórias, a maioria delas já publicadas em revistas e jornais, ou seja, meras colectâneas. A Ilha Secreta não é um verdadeiro livro de aventuras, à semelhança dos Cinco, Sete, Barney, Aventura, 5 Descobridores, ou mesmo os restantes da Série Secreta, é uma história de crianças maltratadas que fogem de casa para se refugiar num sítio só deles, vivendo uma vida idílica longe dos adultos: temática recorrente em EB, nomeadamente na Casa da Árvore Oca, ou até, episodicamente, nos Cinco Voltam à Ilha, quando as crianças fogem dos criados que os maltratavam para ilha Kirrin.

Contudo, a primeira sequela da Série, O Segredo das Grutas de Spiggy, escrito dois anos depois, vai buscar os mesmos personagens, mas num enquadramento totalmente diferente: este sim, é um verdadeiro livro de aventuras, preconizando o estilo que viria a ficar famoso nos Cinco (que na altura ainda não tinham sido criados), com raptores, passagens secretas e todos esses ingredientes tão conhecidos dos fãs da escritora. Na verdade, este livro podia bem ser um livro dos Cinco, bastando para isso trocar os nomes dos personagens.

O terceiro livro, A Montanha Secreta, escrito apenas um ano depois do segundo, ou seja, em 1941, apresenta nova reviravolta em termos de estilo. Sendo claramente um livro de aventuras, entra num registo fantasioso muito diferente dos Cinco e das restantes séries (se exceptuarmos a Aventura na Montanha, que é nesse aspecto um livro também algo desgarrado dentro da Série Aventura, que parece mesmo ter-se inspirado neste Montanha Secreta). O registo mantém-se no quarto livro, O Segredo de Killimooin, de 1943, parecendo que, finalmente, se teria encontrado um estilo definidor da Série. Contudo, O Segredo do Castelo de Lua, talvez por ter sido escrito 10 anos depois do anterior, volta a apresentar nova reviravolta no estilo. Desta feita, ainda que mantendo-se um livro de aventuras, quase que podemos definir como uma incursão da Enid Blyton nos domínios do terror. Pode não parecer tanto assim a quem leia em adulto, mas acreditem que o livro me aterrorizou na infância, com os livros que saltavam das prateleiras da biblioteca do Castelo e os olhos faiscantes do quadro do "Senhor de Lua". Que eu conheça, apenas alguns dos livros da Série Mistério Barney, têm uns laivos de semelhança nalguns ambientes descritos.

Esta heterogeneidade é característica única desta série, dado que eu considero que as restantes têm todas um carácter absolutamente próprio: um livro dos Cinco só pode ser um livro dos Cinco, tal como um livro dos Sete só pode ser um livro dos Sete, e o mesmo para os 5 Descobridores, Aventura, etc.

É mesmo curioso que sendo a Enid Blyton por vezes um pouco descuidada nalguns enredos, nomeadamente repetindo enredos em diferentes livros, seja aparentemente tão cuidadosa a manter o estilo definidor de cada série, bem como as características psicológicas de cada personagem, muitas vezes ao longo de muitos anos, sabendo-se que, prolixa como era, ela saltitava entre a escrita de uns e outros, escrevendo um livro dos Cinco para logo a seguir escrever outro dos Sete ou dos 5 Descobridores, etc. Mesmo as pequenas diferenças que podemos encontrar em certas personagens, nunca são contraditórias, mas apenas o reflexo do natural crescimento da própria personagem, o que até confere maior credibilidade à mesma. Por exemplo, a Zé dos primeiros livros dos Cinco, que não respondia se a tratavam por Maria José não é exactamente a mesma Zé dos últimos livros, que, mantendo-se arrapazada, deixa de ser tão radical na sua "masculinidade", aceitando até eventualmente vestir uma saia. Do mesmo modo, as frequentes lutas entre o Filipe e a Dina da Série Aventura, amenizam-se francamente nos últimos livros, onde supostamente eles estarão mais maduros. Mas as personalidades mantêm-se, apenas evoluem.

A Série Secreta é, portanto, a mais desgarrada de todas a séries da Blyton e, nesse sentido, diria que a mais fraca, ainda que alguns dos livros possam ser individualmente interessantes, nomeadamente As Grutas de Spiggy, principalmente por ser a primeira abordagem do género de aventuras que mais vieram a celebrizar a escritora.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat Nov 09, 2013 8:25 pm    Post subject: Reply with quote

Bom apanhado da série! Smile
Parece que a Enid se serviu desta colecção como "balão de ensaio" para ideias que iria aprimorar depois noutras colecções...

Acho que já tinha referido isso, mas também em miúdo me impressionava o retrato do Senhor de Lua a fuzilar os nossos heróis com o seu olhar coruscante! Muito bem realçado, aliás, pela ilustração do José Cambraia.

Há um género que também EB aborda ao de leve: a ficção científica.
O climax do "Castelo de Lua" atinge-se nas misteriosas ocorrências que têm lugar na aldeia abandonada, com a exploração desse estranho minério.
Anteriormente, "A Aventura na Montanha" tinha sido todo construído tendo como pano de fundo experiências de anti-gravidade, através da exploração de recursos energéticos nas entranhas dessa aterrorizadora montanha, em cenários grandiosos e muito bem conseguidos.
E tenho ideia que há mais um livro com cenários futuristas mas não me lembro qual.

(possivelmente a Enid nessas alturas estava high on mescalin também Laughing )
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> COLECÇÃO AVENTURA, SECRETA E BARNEY All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group