Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

ILUSTRADORES - Jose A. Cambraia

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Fri Nov 15, 2013 5:25 pm    Post subject: ILUSTRADORES - Jose A. Cambraia Reply with quote

Já era tempo deste magnífico ilustrador merecer um tópico.
Tinha um traço muito característico, com um curioso jogo de sombras que emprestava um cunho algo modernista aos seus desenhos. As feéricas e anárquicas ilustrações que introduzem os capítulos da colecção "Um/a (...) de aventuras" de John Pudney são disso um espectacular exemplo.

Colaborou muitos anos com a Clássica Editora e pode apreciar-se o seu trabalho na maioria das séries juvenis desta editora. Pode ver-se uma (pequena) amostra do seu talento aqui:

http://ogatoalfarrabista.wordpress.com/tag/jose-cambraia/

Quando falei dele num tópico sobre a Série Secreta, de Enid Blyton, lembrei-me da semelhança enorme entre os fatos protectores dos "mineiros" de Estelastefénio no "Castelo de Lua" e os fatos dos mergulhadores no "Domingo de Aventuras" (Pudney), que procediam à mineração subaquática de outra substância fantasiosa, o Quássio.
O traço é indubitavelmente "Cambraia", basta comparar as gravuras das capas portuguesas dos dois livros, e aponta para uma hipótese académica de discussão, tendo em conta essa semelhança nos "bonecos" e os pontos de contacto entre os dois livros:

Sabe-se que o livro do Pudney foi escrito em 1951 enquanto o "Castelo de Lua" viu a luz do dia em 1953. Será que de algum modo Enid se inspirou em traços gerais no livro do seu compatriota, misturando-o com partes da "Aventura na montanha" e dando uns toques finais para construir uma nova história?

Em jeito de adenda, diga-se que o tema da exploração de recursos não é, que me esteja a lembrar, muito "blytoniano": em livros anteriores, só a "Aventura na montanha" faz uma incursão fantástica (real e metafórica) sobre o tema.
Pelo contrário, essa é uma abordagem muito ao gosto de Pudney, e nem foi por cá traduzida a série de 4 livros dedicada às estações do ano (colecção mais recente) que, estou certo insistiria no tema.
Portanto, apenas uma ideia que me passou... Cool

Ah, e um dos ilustradores ingleses imaginou umas vestes com uns capuzes, no "Castelo de Lua", que mais parecem do Klan... Razz
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Nov 17, 2013 8:15 pm    Post subject: Reply with quote

Excelente referência António e bem merecida.

Uma coisa curiosa é que José Cambraia não deixou muita coisa com a família, isto porque em tempos troquei alguns mails com um neto a quem também pedi uma fotografia, mas infelizmente não tinha nenhuma. Chegou-me a enviar uns scans de alguns trabalhos dele.

Segue uma ligação à lista das obras que colaborou:
http://www.misteriojuvenil.info/index.php?tp=0&pesq=Jos%E9%20Augusto%20Cambraia&btn=Pesquisar&env=s&page=1
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sun Nov 17, 2013 9:54 pm    Post subject: Re: ILUSTRADORES - Jose A. Cambraia Reply with quote

Alguem wrote:
Já era tempo deste magnífico ilustrador merecer um tópico.


Sem dúvida, merecidíssimo! Eu sou fã!

Eu já estive mesmo várias vezes para enviar algumas capas e ilustrações do Cambraia para o Enid Blyton Socitey. Se eles colocam por vezes capas de edições francesas ou alemãs a maior parte das vezes muito pobres (de notar por exemplo a infantilidade da capa alemã de O Segredo do Castelo-de-Lua), porque não o Cambraia, muito melhor e, acima de tudo, muito mais original, na minha modesta opinião? As próprias ilustrações originais, principalmente as da capa, parecem-me demasiado infantis para o conteúdo do livro

Alguem wrote:
Em jeito de adenda, diga-se que o tema da exploração de recursos não é, que me esteja a lembrar, muito "blytoniano": em livros anteriores, só a "Aventura na montanha" faz uma incursão fantástica (real e metafórica) sobre o tema.


Há também, pelo menos, Os Cinco nas Montanhas de Gales. Desta vez não se atribui nome ao minério, que eu me lembre, mas são descritas as estranhas propriedades magnéticas, que até impediam os carros de andar normalmente, e as visíveis radiações que assombravam as montanhas de Gales. É mesmo daquelas memórias de infância que permanecem: os Cinco a olharem pela janela da cabana vendo o estranho clarão (de todas as cores e de nenhuma - segundo a descrição do David) elevando-se da encosta da montanha. Sendo as ilustrações a preto e branco continuo a visualizar cena com brilhantes cores irreais.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sun Nov 17, 2013 11:34 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
(...) Uma coisa curiosa é que José Cambraia não deixou muita coisa com a família, isto porque em tempos troquei alguns mails com um neto a quem também pedi uma fotografia, mas infelizmente não tinha nenhuma. Chegou-me a enviar uns scans de alguns trabalhos dele. (...)


Infelizmente, talvez fruto dessa falta de registos a um nível mais privado, não há muita informação na net acerca da sua obra, salvo relações de existências em várias bibliotecas e livreiros.

----------------------------------------------

Al_Tereg wrote:

(...) Há também, pelo menos, Os Cinco nas Montanhas de Gales. Desta vez não se atribui nome ao minério, que eu me lembre, mas são descritas as estranhas propriedades magnéticas, que até impediam os carros de andar normalmente, e as visíveis radiações que assombravam as montanhas de Gales. (...)


Exacto, obrigado por te lembrares deste que, curiosamente, foi um dos que mais gostei nos Cinco...

E também é curioso que até é mais recente (1958) do que o "Castelo de Lua" (1953).
Ou seja, "bebe" influências" do "Castelo..." que por sua vez remete um pouco para "A Aventura na Montanha" e o "Domingo de Aventuras" Smile

Conclusão - é uma promiscuidade! Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group