Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

 
ILUSTRADORES - Jose A. Cambraia

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem

Alguem



Registrado em: 11 Abr 2006
Mensagens: 2137
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Sex Nov 15, 2013 5:25 pm    Assunto: ILUSTRADORES - Jose A. Cambraia Responder com Citação

Já era tempo deste magnífico ilustrador merecer um tópico.
Tinha um traço muito característico, com um curioso jogo de sombras que emprestava um cunho algo modernista aos seus desenhos. As feéricas e anárquicas ilustrações que introduzem os capítulos da colecção "Um/a (...) de aventuras" de John Pudney são disso um espectacular exemplo.

Colaborou muitos anos com a Clássica Editora e pode apreciar-se o seu trabalho na maioria das séries juvenis desta editora. Pode ver-se uma (pequena) amostra do seu talento aqui:

http://ogatoalfarrabista.wordpress.com/tag/jose-cambraia/

Quando falei dele num tópico sobre a Série Secreta, de Enid Blyton, lembrei-me da semelhança enorme entre os fatos protectores dos "mineiros" de Estelastefénio no "Castelo de Lua" e os fatos dos mergulhadores no "Domingo de Aventuras" (Pudney), que procediam à mineração subaquática de outra substância fantasiosa, o Quássio.
O traço é indubitavelmente "Cambraia", basta comparar as gravuras das capas portuguesas dos dois livros, e aponta para uma hipótese académica de discussão, tendo em conta essa semelhança nos "bonecos" e os pontos de contacto entre os dois livros:

Sabe-se que o livro do Pudney foi escrito em 1951 enquanto o "Castelo de Lua" viu a luz do dia em 1953. Será que de algum modo Enid se inspirou em traços gerais no livro do seu compatriota, misturando-o com partes da "Aventura na montanha" e dando uns toques finais para construir uma nova história?

Em jeito de adenda, diga-se que o tema da exploração de recursos não é, que me esteja a lembrar, muito "blytoniano": em livros anteriores, só a "Aventura na montanha" faz uma incursão fantástica (real e metafórica) sobre o tema.
Pelo contrário, essa é uma abordagem muito ao gosto de Pudney, e nem foi por cá traduzida a série de 4 livros dedicada às estações do ano (colecção mais recente) que, estou certo insistiria no tema.
Portanto, apenas uma ideia que me passou... Cool

Ah, e um dos ilustradores ingleses imaginou umas vestes com uns capuzes, no "Castelo de Lua", que mais parecem do Klan... Razz
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

misterio
Administrador


Registrado em: 17 Out 2005
Mensagens: 2801
Local/Origem: Porto - Portugal

MensagemColocada: Dom Nov 17, 2013 8:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Excelente referência António e bem merecida.

Uma coisa curiosa é que José Cambraia não deixou muita coisa com a família, isto porque em tempos troquei alguns mails com um neto a quem também pedi uma fotografia, mas infelizmente não tinha nenhuma. Chegou-me a enviar uns scans de alguns trabalhos dele.

Segue uma ligação à lista das obras que colaborou:
http://www.misteriojuvenil.info/index.php?tp=0&pesq=Jos%E9%20Augusto%20Cambraia&btn=Pesquisar&env=s&page=1
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger

Al_Tereg



Registrado em: 02 Mar 2009
Mensagens: 1327
Local/Origem: Faro

MensagemColocada: Dom Nov 17, 2013 9:54 pm    Assunto: Re: ILUSTRADORES - Jose A. Cambraia Responder com Citação

Alguem escreveu:
Já era tempo deste magnífico ilustrador merecer um tópico.


Sem dúvida, merecidíssimo! Eu sou fã!

Eu já estive mesmo várias vezes para enviar algumas capas e ilustrações do Cambraia para o Enid Blyton Socitey. Se eles colocam por vezes capas de edições francesas ou alemãs a maior parte das vezes muito pobres (de notar por exemplo a infantilidade da capa alemã de O Segredo do Castelo-de-Lua), porque não o Cambraia, muito melhor e, acima de tudo, muito mais original, na minha modesta opinião? As próprias ilustrações originais, principalmente as da capa, parecem-me demasiado infantis para o conteúdo do livro

Alguem escreveu:
Em jeito de adenda, diga-se que o tema da exploração de recursos não é, que me esteja a lembrar, muito "blytoniano": em livros anteriores, só a "Aventura na montanha" faz uma incursão fantástica (real e metafórica) sobre o tema.


Há também, pelo menos, Os Cinco nas Montanhas de Gales. Desta vez não se atribui nome ao minério, que eu me lembre, mas são descritas as estranhas propriedades magnéticas, que até impediam os carros de andar normalmente, e as visíveis radiações que assombravam as montanhas de Gales. É mesmo daquelas memórias de infância que permanecem: os Cinco a olharem pela janela da cabana vendo o estranho clarão (de todas as cores e de nenhuma - segundo a descrição do David) elevando-se da encosta da montanha. Sendo as ilustrações a preto e branco continuo a visualizar cena com brilhantes cores irreais.
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Alguem



Registrado em: 11 Abr 2006
Mensagens: 2137
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Dom Nov 17, 2013 11:34 pm    Assunto: Responder com Citação

misterio escreveu:
(...) Uma coisa curiosa é que José Cambraia não deixou muita coisa com a família, isto porque em tempos troquei alguns mails com um neto a quem também pedi uma fotografia, mas infelizmente não tinha nenhuma. Chegou-me a enviar uns scans de alguns trabalhos dele. (...)


Infelizmente, talvez fruto dessa falta de registos a um nível mais privado, não há muita informação na net acerca da sua obra, salvo relações de existências em várias bibliotecas e livreiros.

----------------------------------------------

Al_Tereg escreveu:

(...) Há também, pelo menos, Os Cinco nas Montanhas de Gales. Desta vez não se atribui nome ao minério, que eu me lembre, mas são descritas as estranhas propriedades magnéticas, que até impediam os carros de andar normalmente, e as visíveis radiações que assombravam as montanhas de Gales. (...)


Exacto, obrigado por te lembrares deste que, curiosamente, foi um dos que mais gostei nos Cinco...

E também é curioso que até é mais recente (1958) do que o "Castelo de Lua" (1953).
Ou seja, "bebe" influências" do "Castelo..." que por sua vez remete um pouco para "A Aventura na Montanha" e o "Domingo de Aventuras" Smile

Conclusão - é uma promiscuidade! Laughing
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum