Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

The Thin Man (1934) - W.S. Van Dyke

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Tue Jun 17, 2014 5:16 pm    Post subject: The Thin Man (1934) - W.S. Van Dyke Reply with quote



- I'm a hero. I was shot twice in the Tribune.
- I read where you were shot 5 times in the tabloids.
- It's not true. He didn't come anywhere near my tabloids.


A fórmula já não era nova na época: nem mesmo original: um ex-detective que volta à carga ao investigar, por puro e simples "gozo", um caso relacionado com o seu passado e as pessoas que conheceu durante a sua carreira. Mas «The Thin Man» pega nesse ponto de partida cliché para criar as suas particularidades (que a tornaram numa comédia única e, ainda hoje, aclamadíssima, oitenta anos depois do seu lançamento), e é aí mesmo onde acaba por vencer. Milhentas histórias policiais e crimes obsoletos podemos encontrar em muito filme e história literária, mas poucas conseguem ganhar o estatuto de clássico americano e, mais do que isso, um clássico do género cómico: talvez se não lhes faltasse uma dupla excepcional de protagonistas (cuja química interpretativa é fabulosa e hilariante), uma construção narrativa recheada de singulares apontamentos humorísticos, e um fox-terrier adorável, muitas dessas obras teriam resistido ao tempo, como conseguiu esta atribulada e incrível aventura de polícias e ladrões, que originou um dos mais duradouros blockbusters e (consequentemente) franchises da era clássica de Hollywood, já que este casal de detectives à moda antiga gerou diversas sequelas, e só falta o remake (que infelizmente é um projecto que está a ser mesmo pensado).

Não é por acaso, aliás, que o American Film Institute incluiu «The Thin Man» entre a sua lista das cem melhores comédias do Cinema Americano. O filme sobressai por possuir um charme muito próprio, conseguindo partir, com sucesso, para além do establishment do Cinema industrial do seu tempo. É, também, a consagração da dupla William Powell e Myrna Loy, que contracenaram em mais de uma dúzia de fitas (a primeira vez que se encontraram no ecrã foi em «Manhattan Melodrama»), e que aqui se encontram no auge: além de ser um dos casais mais engraçados da História do Cinema, os dois detectives são, também, a força maior de um filme que prima, ainda, pela beleza, coerência e timing dos seus diálogos. Porque enquanto a realização é bastante académica e básica, mas fluidamente desenvolvida, acompanhamos as trepidantes desventuras dos dois descobridores e do seu (inteligente e astuto) cão, que tem tanta piada como os donos, no meio da grande formalidade visual e construtiva em que se baseia o filme: as etapas da investigação são previsíveis, tal como os desenlaces românticos da trama. Mas é nesses momentos óbvios que surge o menos óbvio, fruto das interacções entre personagens - o que faz com que «The Thin Man» seja mesmo uma película divertidíssima.

As pequenas "obscenidades" do filme, que tentam lutar contra o apertado sistema de censura em vigor na obsessiva Hollywood de então (não deixa de ser curioso conjugar as pequenas situações irónicas e sarcásticas que envolvem o lado íntimo das personagens com a forma como as mesmas lidam com as proibições instituídas pela indústria e pelo estúdio que financiou a produção), são também uma delícia - porque «The Thin Man» é ainda uma jóia dourada da comédia e, ao mesmo tempo, um tesouro histórico sobre a sociedade americana e a sua cultura. São poucas as obras que conseguem receber ambas as distinções, porque há muitos filmes ditos "importantes" (de um modo educacional e institucional, até) que podem não dizer alguma coisa aos nossos gostos. E esta obra faz ambas as coisas: diverte-nos e aguça a nossa curiosidade sobre o Cinema daquele tempo, e as tendências que os estúdios tentavam continuar ou inverter (com novos projectos e ideias). «The Thin Man» não se trata de um caso de inovação da História do Cinema, mas é um exemplo do impacto da ilusão do ecrã na sociedade do seu tempo - e do poder gigantesco do star system na mente dos consumidores (o primeiro filme estabeleceu uma "marca de confiança" que levou a que todas as outras sequelas fossem também um enorme êxito). Se o tipo de história é vulgar, totalmente invulgar, na actualidade, é conseguir reciclar na íntegra uma destas convenções e torná-la completamente nova, como o conseguiram fazer em 1934. Hoje, os estúdios estão apenas apegados ao conceito de reutilizar e deitar fora, mesmo no que diz respeito aos símbolos do seu Cinema que são exemplos da originalidade criada a partir da não-originalidade. E só o facto de quererem refazer «The Thin Man» mostra como isto é verdade (não seria mais proveitoso pegar, como remake, na mesma convenção e criar novas situações a partir dela? - um exemplo recente de sucesso disso mesmo é a enorme diferença que existe entre a genial versão televisiva de «Fargo» com o filme original dos Coen). Mas felizmente, o original permanecerá para proporcionar mais gargalhadas e genial entretenimento a todos aqueles que assim o desejarem.

* * * *
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group