Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

A Recordar: Dirk Bogarde

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Mon Aug 25, 2014 7:22 pm    Post subject: A Recordar: Dirk Bogarde Reply with quote



Quote:
A Recordar: Dirk Bogarde

Colaborou com grandes realizadores, entre os quais se encontram Luchino Visconti, Joseph Losey, Rainer Werner Fassbinder, Bertrand Tavernier, Anthony Asquith, John Frankenheimer, John Schlesinger e Jack Clayton. Nunca foi agraciado com um Oscar, nem houve alguma ocasião em que a Academia se tivesse, sequer, lembrado de Dirk Bogarde nas nomeações para esses prémios. Mas isso não impediu o ator inglês de atingir o estrelato e a fama a nível internacional, tendo sido selecionado por duas vezes para os Globos de Ouro, recebendo também várias distinções de festivais de cinema de todo o mundo.

Tímido e reservado na vida real, Dirk Bogarde revelou, no grande ecrã, uma vastidão de transformações físicas e psicológicas surpreendentes ao longo de mais de quatro décadas de carreira no cinema. O público recorda-o por uma meia dúzia de personagens memoráveis, mas Bogarde foi mais longe do que a opinião pública pretende apregoar: do drama à comédia, ele desdobrou-se em papéis distintos que revelaram inúmeras facetas e máscaras do seu talento que, ainda hoje, permanece impecável e que merece ser sempre recordado.

Nasceu a 28 de março de 1921 em Chelsea, Londres, com o nome Derek Jules Gaspard Ulric Niven van den Bogaerde. Começou no teatro em 1939, no West End, pouco tempo antes de começar a II Guerra Mundial, auto-intitulando-se Derek Bogaerde, para a peça Cornelius, de J. B. Priestley. Mais tarde, acabou por entrar no conflito, e depois do fim do mesmo, o seu agente atribuiu-lhe um novo nome artístico (Dirk Bogarde) que, graças também à sua aparência elegante, o ajudou rapidamente a entrar e ter sucesso no cinema. A produtora Betty Box foi responsável por muitos dos filmes da fase inicial da carreira de Bogarde, ajudando a criar e a cimentar a fama do ator, através de uma imagem de ídolo de matinées que mais tarde se iria expandir para outros géneros cinematográficos e tendências.

Em 1939 fez uma pequena aparição como figurante no filme Come on, George! naquele que foi, efetivamente, o seu primeiro papel no cinema. Mas seria anos mais tarde, graças à sua nova imagem e reputação, que Dirk Bogarde entraria com sucesso no cinema, com papéis principais e secundários de renome. Começaria a dar nas vistas em alguns filmes dos anos finais da década de 40, como Esther Waters, A Arte de Viver, Once a Jolly Swagman e Boys in Brown. Contudo, seria só em 1950, com A Lâmpada Azul, que começaria a obter uma maior atenção do público e da crítica. Realizado por Basil Dearden e produzido pelos estúdios Ealing, neste drama sobre polícias e ladrões o ator interpretou o bandido e assassino Tom Riley, que irá atrapalhar a rotina de dois agentes da lei (Jack Warner e Jimmy Hanley).

A partir daqui a vida profissional de Bogarde nunca mais seria a mesma, somando vários êxitos de bilheteira e aclamações da crítica especializada. Nesse mesmo ano, integraria o elenco de Uma Atrevida Aventura, de Antony Darnborough e Terence Fisher, um drama de mistério onde contracenou com a atriz Jean Simmons. Aqui, o ator é George Hathaway, um artista que se encontra na Feira Mundial de Paris, e que se intromete no estranho caso do desaparecimento do irmão da personagem de Simmons, tentando ajudá-la a encontrar o homem que, aparentemente, não deixou qualquer rasto.

Em 1952, com o film-noir A Alma de um Criminoso, realizado por Charles Crichton, Dirk Bogarde é Chris Lloyd, um indivíduo que comete um assassínio, e que acaba por se tornar amigo de um rapaz que, como ele, tem apenas um objetivo: escapar às autoridades. O ano seguinte foi prolífero para o ator, tendo participado em dois filmes que se tornaram pequenos sucessos na época: Appointment in London, o drama romântico bélico de Philip Leacock, e Momento de Desespero, thriller de Compton Bennett.

O ano de 1954 marcou um enorme êxito na comédia, com o filme Diga 33… de Ralph Thomas – que assinou a sequela de 63 e com quem o ator voltou a trabalhar por diversas ocasiões nos anos 50 e 60, em comédias e dramas mais ou menos interessantes. Mas 54 foi também o início de uma colaboração duradoura com o realizador Joseph Losey, que se iria estender por mais de uma década, e com mais quatro filmes: A Fera Adormecida, não sendo a obra mais famosa desta parceria entre o cineasta e o ator, marca a carreira de ambos e o trabalho que iriam executar nos anos seguintes. Trata-se de um film-noir em que um terapeuta, chamado Frank Clemmons, tenta fazer, na sua própria casa, o seu tratamento a um criminoso, interpretado por Dirk Bogarde, e a partir daí gera-se uma série de consequências. Os filmes mais sonantes e originais desta dupla de artistas estariam para breve.

Nos anos finais da década, há que destacar mais alguns trabalhos notáveis: Cast a Dark Shadow [1955], um thriller de Lewis Gilbert; Perigo nas Sombras [57], da criativa e original dupla Michael Powell e Emeric Pressburger; À Sombra da Guilhotina [58] de Ralph Thomas, adaptação do clássico da literatura A Tale of Two Cities, de Charles Dickens; e ainda dois filmes para o realizador Anthony Asquith: O Dilema do Médico [58] e A Grande Difamação [59], um drama em que Dirk Bogarde é um veterano da II Guerra Mundial com problemas de memória, que é acusado de ser um impostor.

Os primeiros anos da década de 60 também foram recheados de grandes colaborações e aclamações. Houve, por exemplo, o filme biográfico Sonho de Amor, de Charles Vidor e George Cukor, em que Dirk Bogarde foi o pianista e compositor Franz Liszt, numa interpretação que lhe valeu uma nomeação para o Globo de Ouro. E em 1961, com Victim, de Basil Dearden (outro realizador que voltaria a trabalhar com o ator posteriormente), um filme de crime britânico marcante e polémico que levantou questões delicadas sobre a homossexualidade (à época ainda considerada ilegal), Bogarde conseguiu a sua primeira de várias nomeações aos BAFTA de Melhor Ator.

E 1962 foi o ano de Revolta no Defiant, um filme de aventuras de Lewis Gilbert onde contracenou com Alec Guinness, e 1963 começou em grande com Triunfo Amargo, drama musical de Ronald Neame e com Judy Garland. Mas o grande filme desse ano é uma das suas mais famosas personagens, e foi aquela que deu ao ator a primeira vitória nos BAFTA: O Criado, de Joseph Losey, um drama nomeado ao Leão de Ouro do Festival de Veneza, com argumento do dramaturgo Harold Pinter. É uma história em que diferentes classes sociais são postas em confronto, onde o maquiavélico criado (Bogarde) começa a dominar a vida do senhor a quem serve, manipulando-o à sua vontade, tal como ao espectador.

Nessa década houve ainda mais três colaborações com Joseph Losey: King & Country, de 1964, nomeado também para Veneza, é um drama passado na I Guerra Mundial que conta a história de um soldado acusado de desertar durante uma batalha, e Dirk Bogarde é o Capitão Hargreaves, que fica encarregue de o defender em tribunal; A Mulher Detective [1966], uma comédia de espionagem burlesca; e Acidente [1967], um drama de crime em que Bogarde, nomeado aos BAFTA, é um professor em crise, que conhece uma estudante que renova a sua esperança na vida, mas que está comprometida com outro seu aluno.

Ainda a assinalar nos anos 60: o drama romântico Darling [1965], de John Schlesinger, que venceu três Oscars e que deu ao ator o segundo e último BAFTA; Todas as Noites às Nove [67] de Jack Clayton, um thriller sobre um grupo de irmãos que reencontra o pai há muito tempo desaparecido, interpretado por Bogarde, uma personagem que deu mais uma nomeação para os BAFTA; O Homem de Kiev [68], realizado por John Frankenheimer, um filme situado na Rússia czarista sobre um homem acusado de um crime que não cometeu; Viva a Guerra! [69], um filme de Richard Attenborough, baseado no musical homónimo, sobre uma família e a sua relação com a I Guerra Mundial; e a fechar a década, a primeira colaboração com Luchino Visconti, em Os Malditos [69], um filme sobre a decadência de uma família abastada durante os anos do III Reich.

O lindíssimo Morte em Veneza, de 1971, foi o segundo e último filme de Visconti com Dirk Bogarde, que lhe valeu a última nomeação para os BAFTA. Baseado no livro homónimo de Thomas Mann, é uma das obras mais famosas e adoradas do cineasta italiano, e uma das mais estudadas e analisadas do seu currículo. Nela, Bogarde é Gustave Aschenbach, um compositor que viaja até à cidade italiana para encontrar repouso, distanciando-se do stress do trabalho e das propostas que recebe constantemente. Mas lá será o local da sua perdição, e da decadência psicológica da sua personalidade, ao sentir-se atraído por um jovem rapaz, de nome Tadzio, que representa um ideal de beleza que há muito tempo Gustave queria encontrar. Ao mesmo tempo, uma epidemia assola a região, e as emoções confundir-se-ão com os dramas humanos e filosóficos que o protagonista tem de confrontar.

Ao longo dos anos 70, Dirk Bogarde continuou a trabalhar com uma variedade de realizadores, com estilos diferentes, que captaram o talento do ator de formas cada vez mais singulares: seja no polémico O Porteiro da Noite [74], de Liliana Cavani, sobre a relação entre um ex-oficial nazi e uma das suas vítimas muito tempo depois do fim do Holocausto, seja em Providence [77], de Alain Resnais, um drama sobre um homem com problemas de saúde e a sua família, que retrata de uma maneira negativa, e que pode não corresponder à realidade. Houve ainda Uma Ponte Longe Demais, um épico de guerra de Richard Attenborough, sobre uma operação falhada dos Aliados na II Guerra Mundial, onde Bogarde é o general Browning.

A terminar a década, no seu penúltimo desempenho no cinema, Dirk Bogarde aceitou colaborar com o realizador alemão Rainer Werner Fassbinder. O resultado foi Despair, uma história imprevisível de loucura e ilusões. A partir da década de 80, o ator fez menos papéis, acompanhando a paixão pela escrita, iniciada nos finais da década anterior, e da qual resultou mais de uma dezena de obras, entre poesia, memórias, ensaios, etc. No desfecho da carreira, a sua participação no telefilme A história de Patricia Neal [81] valeu-lhe a segunda nomeação para os Globos de Ouro. Depois disto, só voltaria esporadicamente à televisão por duas ocasiões nos anos 80, regressando ao cinema para o seu último filme, Daddy Nostalgie, de Bertrand Tavernier, em 1990. Nomeado para a Palma de Ouro do Festival de Cannes, a interpretação do ator foi elogiada em vários certames de cinema, como o homem de negócios reformado que está a recuperar de uma cirurgia ao coração.

Dirk Bogarde viria a falecer nove anos depois da estreia do seu último trabalho, mas o génio continua vivo e aclamado, passados todos estes anos. Afastado de uma vida de glamour característica de muitas estrelas da sua geração, o ator soube renovar a sua imagem e aproveitar sempre a visão alternativa de cada realizador para contribuir, da melhor forma, nos filmes em que participou. Um intérprete invejável e incontornável do cinema, que acompanhou a evolução da arte e que fez dela a evolução do seu próprio talento.


Artigo com fotos em http://www.espalhafactos.com/2014/08/24/a-recordar-dirk-bogarde/
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group