Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Confessione di un commissario di polizia... [1971]

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Thu Apr 30, 2015 2:13 pm    Post subject: Confessione di un commissario di polizia... [1971] Reply with quote



Quote:
Nas Teias da Corrupção

Um surpreendente estudo sobre o poder e a justiça naquele que foi um dos primeiros retratos cinematográficos das implicações da máfia no sistema político italiano. “Confissão de um Comissário” é um grande filme subvalorizado que já está disponível em DVD.

O capitão Bonavia (Martin Balsam) e o jovem Traini (Franco Nero) são dois homens que lutam pelo cumprimento da lei, num país dominado pelo crime, pela morte, pelo sofrimento e pela injustiça. O primeiro é comissário da polícia, e o segundo é o novo procurador-geral da República italiana. Ambos terão de lidar com um assassinato que envolverá muitos conflitos de interesses entre os vários lobbies que regem a sociedade, enquanto desconfiam e analisam os passos um do outro.

Tanto Bonavia acredita que Traini faz parte do sistema corrupto que está a investigar, como o próprio Traini quer provar, a todo o custo, que Bonavia está implicado neste caso, e que é amigo dos poderosos criminosos que comandam a cidade. E o realizador Damiano Damiani (nome menos falado, mas que não é por isso que seja menos interessante ou relevante, do cinema criminal italiano – ou poliziotteschi) constrói uma história reveladora, não só do crime e da corrupção que dominam o establishment italiano (uma influência que ainda hoje não se alterou), como também das dificuldades dos verdadeiros (e por isso, incorruptíveis) homens da Lei em confrontar-se com o poder dos criminosos.

É um jogo de “gato e rato” dentro e fora dos meandros da justiça, surpreendente no desenvolvimento da narrativa e na forma como são dissecados muitos dos “podres” da sociedade italiana (e não só!). Promovido como um puro e duro filme de ação, à época do seu lançamento nos EUA, o conteúdo crítico de Confissão de um Comissário eleva este drama policial a um nível de interesse que, infelizmente, se tornou intemporal, e que o torna muito mais do que um simples filme de “pancadaria” ou de “polícias e ladrões” (ou neste caso, “polícias, ladrões, e polícias que são também ladrões”). O efeito do suspense, dos diálogos e da mise-en-scène permaneceu inalterável, com o passar dos anos, mesmo que o lado kitsch do filme queira aparentar o contrário.

E para a junção perfeita entre o retrato social e político da história, mais as diferentes situações dramáticas apresentadas ao longo do filme, convém lembrar que grande parte do impacto de Confissão de um Comissário está na sua música: é uma belíssima e inesquecível banda sonora, composta por Riz Ortolani, que contribui, tal como a montagem e a interação entre Nero e Balsam, para um dinamismo inesquecível que ambienta toda a narrativa.

Por fim, vale a pena dizer que a versão disponível na edição DVD portuguesa, da distribuidora espanhola Estévez Seven, é falada em italiano (como tantos filmes do país naquele tempo, não existe som direto). Uma versão falada em inglês (com uma maior e evidente sincronia nos diálogos) pode ser encontrada no mercado internacional, mas tanto um como outro idioma assenta perfeitamente ao filme.

É importante ainda referir que, infelizmente, a imagem e o som utilizados nesta edição não fazem justiça às muitas qualidades de Confissão de um Comissário. Mas mesmo assim, é um filme relevante que merece ser visto e apreciado, de qualquer maneira e através de qualquer formato.

4 / 5


In http://maquinadeescrever.org/2015/04/28/nas-teias-da-corrupcao/
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group