Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

APRECIAÇÃO GLOBAL DA COLECÇÃO APENAS LIDA EM ADULTO

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> COLECÇÃO MISTÉRIO
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Wed May 02, 2007 11:07 am    Post subject: APRECIAÇÃO GLOBAL DA COLECÇÃO APENAS LIDA EM ADULTO Reply with quote

Acabei ontem de ler o último livro da colecção.

Gostei imenso (já sinto a falta do Gordo...). Comparativamente aos Cinco, que é, ainda, a minha preferida, falta alguma magia, que decorre em parte da leitura dOs Cinco ter sido feita em criança e da inexistência de locais "mágicos", como os existentes nOs Cinco (ilhas, grutas, catacumbas, acampamentos, etc...). A acção aqui passa-se sempre na mesma cidade.

Por outro lado, esta colecção revela um sentido de humor que não se vê em tão larga escala noutros livros.

O livro que menos gostei foi o último (achei pouco explorado) e gostei imenso do Mistério das Estranhas Mensagens e do Mistério do Quarto Secreto. Foi este, aliás, que me convenceu definitivamente, já que os primeiros me deixaram com algumas reservas.

Penso que é natural que assim seja, mas o facto de o Gordo ter o destaque que tem na colecção faz com que os restantes Descobridores sejam mais apagados (a Bé ainda sobressai um pouco, mas o Luís, o Filipe e a Guida pouco mais são do que figurantes). As 3 personagens chave desta colecção são, sem dúvida, o Gordo, o Goon (estes 2 destacadíssimos) e, para mim, o Ern, personagem de que gostei imenso, com a sua grande amizade pelo grupo, em particular pelo Gordo.

Em resumo, gostei... Lamento não os ter lido em criança...
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed May 02, 2007 7:02 pm    Post subject: Re: APRECIAÇÃO GLOBAL DA COLECÇÃO APENAS LIDA EM ADULTO Reply with quote

Sérgio wrote:
Acabei ontem de ler o último livro da colecção.

Gostei imenso (já sinto a falta do Gordo...). Comparativamente aos Cinco, que é, ainda, a minha preferida, falta alguma magia, que decorre em parte da leitura dOs Cinco ter sido feita em criança e da inexistência de locais "mágicos", como os existentes nOs Cinco (ilhas, grutas, catacumbas, acampamentos, etc...). A acção aqui passa-se sempre na mesma cidade.

São as duas vertentes essenciais nos livros de aventura/mistério (A/M) dela: por um lado tens o típico livro de aventuras ("Cinco", de que o expoente máximo, para mim, será "Os Cinco e os Contrabandistas"); por outro, tens a investigação detectivesca, centrada em redor - mas não exclusivamente - de Peterswood ("Cinco Descobridores"). Todas as outras séries A/M, no meu entender, são gradações dentro destes parâmetros (aventura vs. investigação detectivesca).

Sérgio wrote:
Por outro lado, esta colecção revela um sentido de humor que não se vê em tão larga escala noutros livros.

Concordo, com a importante excepção para o papel cómico/sarcástico desempenhado pela catatua Didi, na série "Aventura" (tens de lê-la, Sérgio...).

Sérgio wrote:
[...]o facto de o Gordo ter o destaque que tem na colecção faz com que os restantes Descobridores sejam mais apagados (a Bé ainda sobressai um pouco, mas o Luís, o Filipe e a Guida pouco mais são do que figurantes).

É, a magia da personagem do Gordo esfuma completamente o papel dos irmãos Daykin e do Filipe.

Sérgio wrote:
[...]para mim, o Ern, personagem de que gostei imenso, com a sua grande amizade pelo grupo, em particular pelo Gordo.

Concordo, o Ern conquista progressivamente os leitores ao longo da série.
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Wed May 02, 2007 7:16 pm    Post subject: Reply with quote

Eu li ambas as colecções em adolescente, e prefiro a colecção Mistério. Realmente é importante a altura em que se lê. Estou a ter uma experiência semelhante com a colecção "Barney Mystery" e, embora esteja a gostar, também me queixo da tal falta de magia, além de haver alguma repetição de pormenores já usados nos livros dos Cinco.

Voltando à colecção Mistério, lembro-me que fiquei muito decepcionado da primeira vez que li o último livro (Torre Assombrada), mas agora vejo-o como uma espécie de aventura ao estilo dos Cinco, com passagens secretas e ruídos estranhos, e já consigo apreciá-lo melhor.
Back to top
View user's profile Send private message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Thu Aug 23, 2007 1:21 pm    Post subject: Re: APRECIAÇÃO GLOBAL DA COLECÇÃO APENAS LIDA EM ADULTO Reply with quote

Sérgio wrote:
As 3 personagens chave desta colecção são, sem dúvida, o Gordo, o Goon (estes 2 destacadíssimos) e, para mim, o Ern, personagem de que gostei imenso, com a sua grande amizade pelo grupo, em particular pelo Gordo.


O Ern é realmente uma personagem caricata. Very Happy Começa por ser um rapaz sem grandes princípios - não se importa de mentir ao tio e de lhe tirar uma agenda - bastante cobarde e muito pouco inteligente, mesmo a jeito de ser enganado. Mas aos poucos vai-se revelando um amigo fiel e muito dedicado, especialmente ao Gordo.
Contribui bastante para o lado divertido desta colecção com as suas poijias e a sua maneira de falar.... "foquediche", "vãosincherdemuscas" e mais umas quantas trapalhices Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Fri Aug 24, 2007 9:49 am    Post subject: Reply with quote

Esta é uma colecção que tenho ali completa à espera de ser relida. Só li na primavera de 2006 aquele mistério dos gatos, e depois não li mais nenhum (só mais tarde comprei os restantes livros ao Paulo). Lembro-me de ser, a seguir aos cinco, a colecção que mais gostei de ler na adolescencia, e em breve irei pegar nela!

Já nem me lembrava do Ern, se não fossem as palavras mágicas da Alexandra Wink Aguçou-me o apetite!
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sun Aug 26, 2007 1:57 am    Post subject: Re: APRECIAÇÃO GLOBAL DA COLECÇÃO APENAS LIDA EM ADULTO Reply with quote

Alexandra wrote:
Mas aos poucos [o Ern] vai-se revelando um amigo fiel e muito dedicado, especialmente ao Gordo.
Contribui bastante para o lado divertido desta colecção com as suas poijias e a sua maneira de falar.... "foquediche", "vãosincherdemuscas" e mais umas quantas trapalhices Laughing


Comparas o Ern inicial, da Casa Invisível, com o Ern final, da Torre Assombrada (não há forma de eu atinar com este livro...), e a diferença é abismal!
EB resolveu dar-lhe mais maturidade e fez bem, no meu entender. Tivesse esta série 21 livros como a dos Cinco e víamos o Ern a converter-se num membro de pleno direito dos ... Seis Descobridores e seus Cães!

E nos livros dela repara que há sempre umas quantas personagens secundárias com os seus crushes relativamente a um dos protagonistas: Ern - Gordo, Ciganita João - David (Cinco), Sara - Filipe ou Ula - Filipe (Aventura), etc. Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Thu Aug 30, 2007 11:02 am    Post subject: Re: APRECIAÇÃO GLOBAL DA COLECÇÃO APENAS LIDA EM ADULTO Reply with quote

Alguém wrote:
E nos livros dela repara que há sempre umas quantas personagens secundárias com os seus crushes relativamente a um dos protagonistas: Ern - Gordo, Ciganita João - David (Cinco), Sara - Filipe ou Ula - Filipe (Aventura), etc. Smile


Uma coisa engraçada nos "crushes" é que nos livros Gémeas e 4 Torres estas "adorações" acontecem sempre entre pessoas fúteis e outras mais fúteis ainda e são altamente condenadas pelas restantes raparigas.
Consideram que uma pessoa "decente" não permite tolices dessas.

Por outro lado nos exemplos que deste (Cinco e 5D, entenda-se, porque ainda não li a Aventura) estas relações são encaradas doutra maneira. O "Adorador" é inocente e um pouco ingénuo e o "Adorado" é um tipo às direitas.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Thu Aug 30, 2007 5:55 pm    Post subject: Reply with quote

Como já referi noutro tópico, as Gémeas e as Quatro Torres não são o meu forte... mas, agora que falaste nisso, tenho ideia de que havia umas quantas meninas "pecebes, com ceteza" nesse género. Smile

Quanto aos outros exemplos que dei, considera a Sara (Aventura) como uma versão mais compacta da João (Cinco) pois apenas aparece na A. no Castelo (nº2).
E é curioso porque na versão para cinema que foi feita desse livro, que eu não conhecia mas que o Paulo fez o favor de me emprestar, a Sara acaba por ser uma personagem que não convence, uma vez que foi escolhida uma miúda nitidamente "branca" e urbana, toda "boazona", a léguas de distância da "verdadeira" Sara, assustadiça, bastante "ignorante", tipificando a atitude discriminatória que na altura era a norma no que toca ao povo cigano (e a que Enid faz eco nos Cinco, Aventura, 5D, Seis Primos, ...)
No entanto, fora este e outros pormenores (p. ex., foi dada preponderância ao Filipe em relação ao João, quando o contrário é que corresponderia ao que se passa nos livros), trata-se de uma "fita" muito interessante e que entretém bastante (e com paisagens magníficas).

E como falar da Enid é como ir às cerejas, fica este devaneio "aventuresco" num tópico "misterioso". Smile
Back to top
View user's profile Send private message
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Fri Dec 28, 2007 10:08 am    Post subject: Reply with quote

Já li esta colecção há tantos anos que nao me lembro de Ern. Este ano (2007) li novamente O MISTÉRIO DA CASA QUEIMADA e gostei de a recordar.

Tenho que voltar a pegar neles... mas há tanta coisa pra ler...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Fri Feb 01, 2008 8:26 pm    Post subject: Reply with quote

O meu primeiro post Very Happy

Ehehe também sou grande apreciador da colecção Mistério, dos 5D, embora ainda não tenha a colecção completa, li alguns na minha infância e alguns o ano passado (quando arranjei mais uns poucos), aliás li-os quase todos de rajada Very Happy
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Fri Feb 01, 2008 11:49 pm    Post subject: Reply with quote

Bem vindo, Popeye! Smile

Outro apreciador de Enid Blyton... Very Happy

Eles lá vão aparecendo... Smile Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sat Sep 12, 2009 3:50 am    Post subject: Reply with quote

Viva!

Já confessei aqui noutros tópicos que, em criança, tinha uma particular embirração por esta série! Principalmente pela aversão que me causou, na altura, a personalidade do Gordo e também por ter considerado então que era uma série mais infantil (um pouco à semelhança dos Sete) comparativamente aos Cinco ou à Série Aventura - as minhas preferidas.

Resolvi agora reler os poucos livros desta colecção que tinha lido em criança e ler os restantes que estou agora a adquirir, e realmente a minha posição modificou-se um pouco. Smile

Um dos motivos por que eu não terei logo gostado muito desta série foi tê-la começado a ler já demasiado tarde (para cima dos 10 anos - quando já lia Os Cinco e Os Sete desde os 6 anos), portanto, não cresci com a série e apanhei-a numa altura em que a colecção da Blyton que me enchia as medidas era a Série Aventura.

Relendo hoje, não acho que, em termos de escrita, esta série seja mais infantil do que as outras, o que se passa é que tem menos acção e aventura, e nesse sentido é menos entusiasmante para um pré-adolescente. Ou seja, enquanto nos Cinco, e principalmente na Aventura, há bandidos perigosos, violentos (por vezes mesmo armados com armas de fogo), há passagens secretas, raptos, etc, e os personagens correm reais perigos de vida, nos Sete e no Mistério, são cães, gatos, cavalos ou violinos roubados, ou cartas anónimas e casas queimadas para receber o seguro. E, deste ponto de vista, convenhamos que parecem casos menores e são sem dúvida histórias com incomensuravelmente menos adrenalina. Smile

Contudo, houve coisas que me escaparam na leitura de criança, obviamente por falta de bases e de referências, e que hoje, naturalmente com outra bagagem, me fazem olhar esta série de uma perspectiva totalmente nova. É que os 5 Descobridores e o seu Cão são, não romances de aventura, mas policiais! Policiais para crianças, claro, e com mistérios algo básicos exactamente por serem dirigidos ao público infantil, mas um pouco à medida dos enredos de um Conan Doyle ou de uma Agatha Christie. E é aí que reside o encanto destes livros, e que eu só entendo agora, muitos anos depois de ter lido as histórias do Sherlock Holmes ou do Poirot!

A própria personalidade do Gordo, que tanta embirração me causou na primeira leitura, é um decalque das personalidades quer do Sherlock Holmes, quer do Poirot - grandes génios, indubitavelmente, mas ambos o oposto da modéstia! Very Happy

Mais modesto, contudo, é todo o enquadramento desta série e, desse ponto de vista, mais verosímil do que as histórias dos Cinco ou da Aventura. Era mais fácil acontecer histórias como estas (ou as dos Sete) protagonizadas por crianças, ou seja histórias banais passadas em banais cidadesinhas, do que correrem o mundo sozinhas por locais exóticos, descobrindo por todo o lado passagens secretas e enfrentando perigosos bandidos. Além disso, junta-se o facto desta colecção ter um marcante sentido de humor (muito mais ausente, nomeadamente, nos Cinco) Smile

E, vistas as coisas por este prisma, se calhar esta série é mesmo capaz de ser das mais interessantes da Enid Blyton...

Embora, claro, eu continue a preferir Os Cinco e a Aventura, porque marcaram magicamente a minha infância, ao contrário desta série, e por todo o ambiente, povoado de passagens secretas, paisagens exóticas, ilhas, montanhas e vales escondidos e encantados, por inverosímeis que pudessem ser... Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Sat Sep 12, 2009 5:36 pm    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
Um dos motivos por que eu não terei logo gostado muito desta série foi tê-la começado a ler já demasiado tarde (para cima dos 10 anos [...] Relendo hoje, não acho que, em termos de escrita, esta série seja mais infantil do que as outras, o que se passa é que tem menos acção e aventura, e nesse sentido é menos entusiasmante para um pré-adolescente.

Concordo que esta série tenha menos acção e aventura e por isso seja menos apelativa para um pré-adolescente. O que não entendo muito bem é que diga que começou a lê-la demasiado tarde (para cima dos 10 anos). Eu diria o oposto, que começou a lê-la demasiado cedo e não encontrou acção e aventura suficientes para os seus 10 anos.

Al_Tereg wrote:
Contudo, houve coisas que me escaparam na leitura de criança, obviamente por falta de bases e de referências, e que hoje, naturalmente com outra bagagem, me fazem olhar esta série de uma perspectiva totalmente nova. É que os 5 Descobridores e o seu Cão são, não romances de aventura, mas policiais! Policiais para crianças, claro, e com mistérios algo básicos exactamente por serem dirigidos ao público infantil, mas um pouco à medida dos enredos de um Conan Doyle ou de uma Agatha Christie. E é aí que reside o encanto destes livros, e que eu só entendo agora, muitos anos depois de ter lido as histórias do Sherlock Holmes ou do Poirot!

Aqui já concordo quase 100%! Apenas não considero que todos os enredos sejam básicos. Já leu por exemplo "O Mistério do Saco da Roupa" ou "O Mistério das Estranhas Mensagens"?

Al_Tereg wrote:
A própria personalidade do Gordo, que tanta embirração me causou na primeira leitura, é um decalque das personalidades quer do Sherlock Holmes, quer do Poirot - grandes génios, indubitavelmente, mas ambos o oposto da modéstia! Very Happy

Neste aspecto concordo em absoluto. Aliás o nome de Sherlock Holmes é mencionado várias vezes ao longo da série. Ficamos a saber por exemplo que o Gordo é um grande apreciador dos livros de Sherlock Holmes e dos seus métodos.

Al_Tereg wrote:
Além disso, junta-se o facto desta colecção ter um marcante sentido de humor (muito mais ausente, nomeadamente, nos Cinco) Smile

Mais uma vez concordo 100%. É nesta série que a Enid Blyton mais revela o seu enorme sentido de humor. Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Tue Sep 15, 2009 6:39 pm    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:

Quanto aos outros exemplos que dei, considera a Sara (Aventura) como uma versão mais compacta da João (Cinco) pois apenas aparece na A. no Castelo (nº2).
E é curioso porque na versão para cinema que foi feita desse livro, que eu não conhecia mas que o Paulo fez o favor de me emprestar, a Sara acaba por ser uma personagem que não convence, uma vez que foi escolhida uma miúda nitidamente "branca" e urbana, toda "boazona", a léguas de distância da "verdadeira" Sara, assustadiça, bastante "ignorante", tipificando a atitude discriminatória que na altura era a norma no que toca ao povo cigano (e a que Enid faz eco nos Cinco, Aventura, 5D, Seis Primos, ...)


Olá Alguém, qual é o nome desse filme?
Deixaste-me curioso. Smile
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Sep 15, 2009 9:39 pm    Post subject: Reply with quote

Popeye, o título é o mesmo do livro, "The Castle of Adventure".

Na altura disse "versão para cinema" mas é um telefilme.

Mas ninguém melhor que o Paulo para dar mais informações. Smile
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Sep 16, 2009 2:36 am    Post subject: Reply with quote

Da colecção Aventura existem dois telefilmes, Aventura no Castelo e Aventura na Ilha produzidos na década de 80 em Inglaterra.
Mas foram produzidos na Austrália as 8 histórias.


Realização Anthony Squire - 1982
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat Oct 05, 2013 4:10 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
(...) Mas foram produzidos na Austrália as 8 histórias.


Foi uma produção anglo-neozelandesa, da Cloud Nine TV (1995). Foi inteiramente filmada na Nova Zelândia.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> COLECÇÃO MISTÉRIO All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group