Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

O aumento da tecnologia e o decrescimo da paciencia

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR
View previous topic :: View next topic  
Author Message
carla1983



Joined: 25 Oct 2006
Posts: 173
Location: Porto

PostPosted: Sat Feb 29, 2020 11:52 am    Post subject: O aumento da tecnologia e o decrescimo da paciencia Reply with quote

No outro dia estava a pensar nisto...é curioso como com a progressão da tecnologia (sobretudo com este boom dos smartphones e máquinas por toda a parte), tem havido um decréscimo da paciência das pessoas em geral. Seria de esperar que fosse o contrário mas não. Tem havido também um aumento da preguiça. Por exemplo:

Lembro-me de irmos ao Continente de Matosinhos (quando era só Continente) e de ficarmos pelo menos 1 hora na fila para pagar, mas era espectacular! -- Agora se o ''caixa'' demora um pouco mais ou há alguém mais demorado na fila, as pessoas começam logo a bufar e a reclamar. Eu própria notei que já estava a começar a fazer isso e estou a tentar mudar.

Para alugar um filme, no meu caso, tínhamos de ir a ''cascos de rolha'' e ir lá devolvê-lo 5 dias depois...mas adorávamos a experiência! -- Agora as pessoas já nem têm de se levantar da cadeira...seria um escândalo terem de o fazer para mudar de canal ou ajustar a antena.

O Spectrum demorava séculos a carregar um jogo (que muitas vezes falhava mesmo no fim), mas nós esperávamos com toda a naturalidade do mundo. -- Agora se o computador demora mais de 5 segundos a carregar uma página barafusta-se logo.

Antigamente para vermos as fotos que tirávamos tínhamos de ir deixar o rolo para revelar e esperar...e esperávamos com gosto. Era entusiasmante!! E tirávamos poucas e boas. Agora tira-se fotos a tudo o que mexe... Será que alguém precisa mesmo de 3987 fotos do gato? Menos é mais, muito mais!

A grande maioria das pessoas já nem um simples postal manda, ou tampouco um email...ui daria demasiado trabalho...
E ir a pé a qualquer sítio? Ui, qual quê!! Até para percorrer 300 metros têm de ir de carro! E ainda há dias dei por mim a reparar no aumento vertiginoso de motas da ''uber eats'' e da ''glovo''...o que só me leva a ver a quantidade de pessoas que já nem sequer quer estar a sair de casa para ir buscar comida.

Acho que isto está a chegar a um ponto um tanto ou quanto ridículo e triste.
_________________
"Criança eu preciso lembrar-me de ti"
Carlos Paião
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Apr 02, 2020 11:05 am    Post subject: Reply with quote

Já pensei muito nisso e realmente vamos perder muita coisa que nos dava muito prazer fazer. As novas gerações quando forem adultas pouco ou nada vai ter para recordar a não ser um ecrã com imagens virtuais.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Francisco_



Joined: 14 Oct 2006
Posts: 80
Location: Cascais

PostPosted: Wed Apr 29, 2020 12:05 am    Post subject: Reply with quote

Carla1983 completamente de acordo, e apesar de gostar muito das novas tecnologias também gosto muito dessas tais coisas da nossa infância, e vou tentando passar e ensinar algumas dessas coisas aos meus filhos (pelo menos à mais velha 8 anos, o outro ainda é pequeno, 2 anos), e deixo aqui alguns exemplos, em relação ao que faço por vezes quando o tempo está bom e o permite vou busca-la à escola a pé (é +/- 1h a andar) e voltamos de autocarro, os meus pais nunca tiveram carro e eu ia para a escola a pé ou de autocarro, e gosto que a minha filha perceba isso e conheça essa realidade, quando vamos ao parque infantil mais próximo que não fica muito perto faço questão de ir a pé, em relação ao stresse nas filas dos super-mercados também houve uma altura em que já andava a ficar sem paciência, mas depois de 4 anos a trabalhar num shopping bastante movimentado acostumei-me ao stresse e falta de paciência das pessoas e voltei a estar calmo e sereno na fila. Entretanto criei no facebook uma página sobre coisas da nossa infância em que mostro e explico todas as publicações à minha filha e gosto de ver o interesse dela, tanto que já vi séries como: dartacão ou os 3 mosqueteiros e ela adorou, vamos agora ver a Ana dos cabelos ruivos. Mas volto a reforçar, concordo com tudo, o mundo em sim anda sem paciência para nada.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat May 09, 2020 8:58 pm    Post subject: Reply with quote

Engraçado tenho alguns colegas que me têm ditos que os filhos ficam encantados com as séries antigas, sejam elas de animação ou de imagem real. Agora de manhã cedo antes da nova telescola a RTP Memória dá essas séries infantis e de contos.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Wed Jun 24, 2020 9:50 pm    Post subject: Reply with quote

É o stress... Viver com ritmo acelerado faz com que a paciência reduza
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
fernandocouto



Joined: 20 Aug 2020
Posts: 20
Location: Mealhada

PostPosted: Wed Sep 16, 2020 9:24 pm    Post subject: Re: O aumento da tecnologia e o decrescimo da paciencia Reply with quote

carla1983 wrote:

A grande maioria das pessoas já nem um simples postal manda, ou tampouco um email...ui daria demasiado trabalho...
E ir a pé a qualquer sítio? Ui, qual quê!! Até para percorrer 300 metros têm de ir de carro! E ainda há dias dei por mim a reparar no aumento vertiginoso de motas da ''uber eats'' e da ''glovo''...o que só me leva a ver a quantidade de pessoas que já nem sequer quer estar a sair de casa para ir buscar comida.


Pois olha eu tenho 26 anos (já sou velho xD), escrevo cartas e estou a aprender a andar de cavalo para me deslocar nele (neste momento faço a maior parte de bicicleta, exceto na grande deslocação que faço para a cidade onde estou a estudar)
Mas eu sou um delinquente, logo não conta!!
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
carla1983



Joined: 25 Oct 2006
Posts: 173
Location: Porto

PostPosted: Tue Sep 29, 2020 1:06 pm    Post subject: Reply with quote

lol Ora aí está uma coisa inédita (e admirável)! Os meus parabéns por isso, Fernando, mas já agora diz-me, vais poder deslocar-te de cavalo onde? Deves viver no campo certamente...se nas cidades nem de bicicleta se pode andar como uma pessoa normal.
_________________
"Criança eu preciso lembrar-me de ti"
Carlos Paião
Back to top
View user's profile Send private message
fernandocouto



Joined: 20 Aug 2020
Posts: 20
Location: Mealhada

PostPosted: Wed Oct 07, 2020 11:27 pm    Post subject: Reply with quote

Sim eu vivo no campo!! Consigo ir aos sítios através de bosques, floresta ou caminhos de cabra.
Enfim por enquanto, sei lá ainda hão de fazer por aqui tuneis, TGV, ou aquelas monstruosidades de energia renovável...
De qualquer das maneiras eu acho que se pode andar de cavalo na estrada numa cidade, não? Tipo no código estudamos sempre as cedências de passagem a veículos de tração animal... mas aqui na aldeia vê-se ainda bastante rebanhos a atravessar a estrada, mulheres a levarem o porco!

Nas cidades os automóveis não respeitam ninguém!! Então se em Lisboa é o que é, olha acho que nas cidades de província ainda é pior!!
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
carla1983



Joined: 25 Oct 2006
Posts: 173
Location: Porto

PostPosted: Fri Oct 09, 2020 2:32 pm    Post subject: Reply with quote

Tens muita sorte! E sim, que eu saiba pode-se andar a cavalo na estrada...mas a última vez que vi tal coisa deve ter sido no tempo em que ainda havia polícias-sinaleiros...
_________________
"Criança eu preciso lembrar-me de ti"
Carlos Paião
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Mon Dec 28, 2020 1:42 pm    Post subject: Reply with quote

Ainda costumo por vezes ver patrulhas da GNR a cavalo, por Coimbra ou por Montemor-o-Velho.
Deslocação normal em cavalo pela cidade, deverá ser bastante stressante.
Os cavaleiros da GNR como são autoridade, ainda deve existir respeito, agora para um cidadão comum, deve ser como andar de bicicleta, tangentes e arrepios à cidadania.
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group