Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Hábitos de leitura
Goto page 1, 2  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Mon Apr 10, 2006 3:08 pm    Post subject: Hábitos de leitura Reply with quote

Quando comecei a ler já havia lá por casa livros da Enid Blyton, por isso eu comecei neste vício para aí aos 6/7 anos. Li a colecção dos Cinco, do Mistério, dos Sete (que pessoalmente acho a mais fraca), as Gémeas e o colégio das 4 Torres. Fiquei absolutamente viciada neste livros e desde então devo ter relido cada um deles centenas de vezes.
A verdade é que a senhora Enid Blyton criou em mim - e se calhar em muitos de vós - o hábito de ler. Deste então já li centenas de livros de outras tantas centenas de autores, mas a Enid Blyton tem um lugarzinho especial reservado na minha memória para uma grande escritora.
Acho absolutamente fantástico como alguém consegue (conseguia) escrever livros que pessoas de todas as idades continuam a ler e a gostar.

E depois disto fiquei com vontade de pegar num livrinho dela novamente Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
alguém
Guest





PostPosted: Mon Apr 10, 2006 8:30 pm    Post subject: Reply with quote

Mas é que há tanta coisa boa em Enid Blyton.....

Não só nas colecções que citou mas tb. na série Aventura (c/ os Trent, os Mannering, o Jaime Cunningham (mas sp. conhecido por Smugs) e a célebre catatua Didi) série essa que está admiravelmente ilustrada por Stuart Tresilian, a série Mistério (Chico e seus companheiros), a série Secreta e os inúmeros livros isolados, de que há verdadeiras pérolas e onde se podem encontrar das melhores págs. escritas por Blyton (deixe-me citar-lhe somente a mini-série - 2 livros apenas, contínuos - "6 primos numa quinta"). Se conseguir arranjá-la - a D.Quixote está a reeditar todos os Blyton's integrados na antiga colecção Aventura, da Meridiano - não deixe de a ler, por favor. São dois livros simplesmente soberbos, muitíssimo bem estruturados, com grande maturidade e riqueza psicológica de personagens.
Back to top
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Apr 11, 2006 4:08 am    Post subject: Reply with quote

Não sei se visitou todo o site Mistério Juvenil, eu sou um fã da Enid Blyton, tenho na minha colecção todos os livros editados em Portugal, em todas as edições. Pena é que algumas editoras como a Clássica deixou de publicar as histórias, Blyton escreveu mais de 700 livros e em Portugal foram editados pouco mais de 200.
As ilustrações também têm tido alterações, dos excelentes desenhos de Eileen Sopper, das histórias dos Cinco, foram substituídos por ilustrações não tão bem conseguidas, frias e sem aquele excelente traço como esta ilustradora inglesa e outros tinham.
Por curiosidade a minha namorada com 30 anos leu este fim de semana pela primeira vez o volume 1 da Colecção das 4 Torres, ficou espantada como ainda com aquela idade conseguiu "devorar" em dois dias um livro para adolescentes, já me pediu o número 2.
Blyton vivia as suas histórias, tudo nelas referido era um pouco da sua vida, com uma máquina de escrever nos joelhos fechava os olhos e as histórias surgiam, passando para o papel. Até mesmo o Nodi que passados 57 anos após a sua criação por Blyton, tem o êxito que tem. E estamos a falar de histórias simples de um menino boneco quer quer viver no país do brinquedos, mas para poder satisfazer o seu desejo tem que provar ser um brinquedo bom.
Mas para mim a personagem mais bem conseguida é a do Gordo (Frederico Troteville), das Histórias dos 5 Descobridores e o seu cão.
Como é que alguém cria uma personagem tão inteligente, bondosa, vaidosa, amigo, perspicaz, simples e capaz de resolver um mistério que apesar de ter sido escrito para jovens consegue cativar pessoas adultas. Enfim algo mesmo fora do normal.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Tue Apr 11, 2006 10:17 am    Post subject: Reply with quote

Eu aqui há uns anos atrás - num momento que apenas posso classificar de absoluta estupidez - permiti que a minha mãe oferecesse todos os meus livros juvenis, entre os quais os de Blyton, numa daquelas campanhas de recolha para bibliotecas em Angola ou Macau.
Se arrependimento matasse eu já não estava aqui. A única coisa que me consola, é que possível os meus livros proporcionaram belas horas de leitura a algumas pessoas além fronteiras.
Mas para minha grande alegria, descobri há uns tempos uma banca de jornais onde aparecia um ou outro livro de Blyton, fiquei maravilhada.
Sabe o mais engraçado, mistério, é que depois de os ler com o mesmo entusiasmo de sempre, emprestei-os à minha mãe.
Ela estava convencida que aos 60 e tal anos já não iria achar tanta piada a relê-los. Qual quê, a primeira coisa que me disse foi "diverti-me imenso, principalmente com o Gordo"

Realmente são livros para todas as idades e o Gordo é definitivamente a mais querida e bem conseguida personagem da Blyton. De tal maneira que nos referimos a ele como se realmente existisse.
Back to top
View user's profile Send private message
Patsy-Nana



Joined: 04 Apr 2006
Posts: 86
Location: Aveiro

PostPosted: Tue Apr 11, 2006 10:44 am    Post subject: Reply with quote

Estou com uma vontade louca de reler tudo outra vez Very Happy . E li cada livro da colecção mistério pelo menos 5 vezes na minha infância. O meu preferido era acerca do roubo de um colar, não me lembro do título exacto mas lembro-me que o Gordo fez de conta que era uma figura de cera numa barraca de uma feira popular.
Quando eu tinha 5/6 anos eram as histórias dos Sete, dos Cinco Descobridores e o seu cão e dos Cinco que o meu pai me lia antes de dormir Very Happy . Um capítulo, dois... não sei, mas era sempre uma emoção a hora de ir para a cama! Desde pequenina que desenvolvi o gosto pelo mistério que certamente me acompanhará por toda a vida!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Apr 11, 2006 1:46 pm    Post subject: Reply with quote

O Livro é o "Mistério do Colar Desaparecido", o número 5 da colecção.
A Primeira colecção que li depois de ver a série dos Cinco na TV, foi o "Clube dos Sete". Cheguei a formar um clube com 3 amigos, construímos uma barraca em madeira, até chegamos a ter uma estandarte com uma bandeira feita por mim onde tinha a siglas CQ (Clube dos Quatro), e o engraçado da situação, não sabendo na altura CQ é usado pelos rádioamadores (um hobbie que tenho) para fazer Chamada Geral, ou seja, quando se quer contactar alguém Diz-se somente CQ, CQ. Verdadeiras Aventuras que vivi na infância.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Wed Apr 12, 2006 1:59 pm    Post subject: Reply with quote

Eu depois de ler, ou melhor dizendo, dissecar estes livros fabulosos da Blyton, fiquei absolutamente fanática por livros policiais. Então passei a ler, com igual interesse TODOS os livros da Agatha Christie.

Não sei como se processou com vocês a mudança da literatura juvenil para a literatura para adultos, mas comigo pareceu-me uma combinação fantástica passar da Enid Blyton para a Agatha Christie. A emoção e o mistério estão lá na mesma.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Apr 12, 2006 2:37 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
As ilustrações também têm tido alterações, dos excelentes desenhos de Eileen Sopper, das histórias dos Cinco, foram substituídos por ilustrações não tão bem conseguidas, frias e sem aquele excelente traço como esta ilustradora inglesa e outros tinham.


Concordo inteiramente consigo, mistério. As edições iniciais (da ENP, da Meridiano,...) tinham uma qualidade de tradução mto boa e mantinham os ilustradores originais, com uma grande mais-valia.
Depois, nas edições posteriores - p.ex. as da Clássica Ed. - o nível de tradução e de certas adaptações à realidade portuguesa baixou, assim como foi discutível a opção de entregar as ilustrações a artistas nacionais.
E como consequência disso, para mim, embora ache que a série Mistério "R" (Chico) ombreia com séries como os Cinco Descobridores, ficará sp. penalizada pela inferior tradução e ilustr.

Quanto ao facto de o Gordo ser a personagem mais conseguida, em minha opinião existem outras melhores - Jaime Smugs ou o conjunto de pers. nos "6 Primos". Mas é como vulgarmente se diz, que seria do amarelo se todos gostassem do mesmo Very Happy

Para finalizar, esse livro dos 5D "O mistério do colar desaparecido" foi sp. um dos que gostei mais nessa série, assim como o "Gato Cómico", "Saco de Roupa", "Vivenda Azul" e as "Estranhas Mensagens"
Back to top
View user's profile Send private message
Patsy-Nana



Joined: 04 Apr 2006
Posts: 86
Location: Aveiro

PostPosted: Thu Apr 13, 2006 7:17 pm    Post subject: Reply with quote

Alexandra wrote:
Não sei como se processou com vocês a mudança da literatura juvenil para a literatura para adultos, mas comigo pareceu-me uma combinação fantástica passar da Enid Blyton para a Agatha Christie. A emoção e o mistério estão lá na mesma.


Very Happy Aconteceu-me precisamente a mesma coisa. Passei de Enid Blyton directamente para Agatha Christie! E embora me esteja a dar imenso trabalho (obviamente) é um privilégio para mim poder fazer a minha tese de mestrado sobre a obra da Rainha do Crime. Mas o bichinho começou a morder com Blyton... os elementos básicos do whodunit já lá estavam, só não havia assassinatos! Wink
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Tue Apr 18, 2006 2:13 pm    Post subject: Reply with quote

Patsy-Nana wrote:
Alexandra wrote:
Não sei como se processou com vocês a mudança da literatura juvenil para a literatura para adultos, mas comigo pareceu-me uma combinação fantástica passar da Enid Blyton para a Agatha Christie. A emoção e o mistério estão lá na mesma.


Very Happy Aconteceu-me precisamente a mesma coisa. Passei de Enid Blyton directamente para Agatha Christie! E embora me esteja a dar imenso trabalho (obviamente) é um privilégio para mim poder fazer a minha tese de mestrado sobre a obra da Rainha do Crime. Mas o bichinho começou a morder com Blyton... os elementos básicos do whodunit já lá estavam, só não havia assassinatos! Wink


Depois diz como está a correr a tua tese e se tiveste boa nota. Fiquei com curiosidade. Boa sorte Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Patsy-Nana



Joined: 04 Apr 2006
Posts: 86
Location: Aveiro

PostPosted: Tue Apr 18, 2006 9:40 pm    Post subject: Reply with quote

Obrigada Alexandra! Very Happy Ainda estou muito atrasada, provavelmente vou precisar da extensão (tenho neste momento exactamente um ano para terminar, obrigatoriamente), mas claro... é um trabalho que me está a dar imenso prazer, como deves imaginar!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
hecep



Joined: 11 Oct 2006
Posts: 129
Location: Faial

PostPosted: Mon Oct 16, 2006 4:53 pm    Post subject: Reply with quote

Que mais dizer?
Herdei várias coleções da minha irmã da Enid Blyton e devorei tudo várias vezes. Terão sempre um cantinho especial no meu coração. É difícil para mim apontar favoritos mas talvez posso dizer que as gémeas, o colégio das 4 torres e a coleção aventura foram dos que mais reli (pobres livros).
Acho que ainda estão em casa dos meus pais (espero que sim), tenho que investigar.
Back to top
View user's profile Send private message
Staci Vaughn
Guest





PostPosted: Sat Nov 18, 2006 5:38 pm    Post subject: Reply with quote

Não sei como se processou com vocês a mudança da literatura juvenil para a literatura para adultos, mas comigo pareceu-me uma combinação fantástica passar da Enid Blyton para a Agatha Christie. A emoção e o mistério estão lá na mesma.

Comigo foi extactamente a mesma coisa.
Back to top
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Nov 19, 2006 5:03 am    Post subject: Reply with quote

Um conselho, quando começarem a ler um destes livros abstraiam-se que são adultos, leiam e participem nas histórias imaginando a acção e os locais onde ela se desenrola, vão ver que a leitura é muito mais agradável e entusiasmante.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Patsy-Nana



Joined: 04 Apr 2006
Posts: 86
Location: Aveiro

PostPosted: Fri Dec 01, 2006 7:48 pm    Post subject: Reply with quote

Mal começo a reler um destes livros volto magicamente aos meus 9 aninhos! É uma sensação tão boa! Very Happy
_________________
Might as well face it, I'm addicted to Lost!!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Fri Jan 12, 2007 2:46 pm    Post subject: Reply with quote

Comecei relativamente tarde a ler os livros da Enid Blyton. Já devia ter uns 11 ou 12 anos quando numa tarde chuvosa a minha avó sugeriu-me que lesse o livro "Os Cinco na Casa em Ruínas". Desnecessário será dizer que li-o nessa tarde da primeira à última página. Continuei a ler Enid Blyton praticamente até começar a trabalhar. Nessa altura fiz um intervalo até que quando aderi à internet em 1996 cheguei à conclusão que precisava de aperfeiçoar o meu inglês. Para tal, nada melhor que ler Enid Blyton em inglês, pensei eu. Com algum receio, encomendei o 1º livro da colecção Mistério (The Mystery of the Burnt Cottage), não sabendo de antemão se ainda iria gostar de ler este género de livros. Claro que gostei, caso contrário não estaria neste Fórum, e acho que a estratégia para aperfeiçoar o meu inglês também resultou! Acabei por comprar a colecção toda, seguindo-se os Cinco e os Sete. E não tenciono ficar por aqui!
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Fri Jan 12, 2007 3:41 pm    Post subject: Reply with quote

Ainda dentro deste tópico - Hábitos de leitura - gostaria de propor uma espécie de sondagem:

Até que ponto escondem ou não perante os vossos familiares, amigos e conhecidos que ainda lêem livros de Enid Blyton? Costumam ler esses livros em locais públicos?

Antes de dar a minha resposta, gostava de partilhar convosco um episódio da minha vida passado há mais de 30 anos, mas que ajudará a perceber a minha opção.

Quando era criança e adolescente costumava passar algumas tardes em casa dos meus avós. Como referi na mensagem anterior, foi aí que tive o primeiro contacto com os livros dos Cinco. O meu avô já devia ter perto de 80 anos nessa altura, e passava a tarde sentado numa cadeira de jardim, à sombra das árvores, enquanto nós brincávamos. Praticamente não falava connosco, e nessa altura eu não sabia que ele já estava com um princípio de doença de Alzheimer, mas suspeitava que as suas faculdades mentais já não deviam estar a 100%. Ele normalmente limitava-se a dormitar, mas uma tarde tinha um livro nas mãos que parecia estar a ler. Não resisti a espreitar o título do livro, e qual não foi o meu espanto quando descobri que se tratava dum livro dos Cinco. Fez-me impressão ver aquele idoso que já mal falava, a tentar ler um livro dos Cinco.

O episódio que descrevi marcou-me ao ponto de não desejar passar pelo mesmo. Por esse motivo, e como já tenho alguns cabelos brancos embora ainda não me considere "velho", prefiro ler os livros da Enid Blyton em privado.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Fri Jan 12, 2007 8:52 pm    Post subject: Reply with quote

Tim wrote:
Ainda dentro deste tópico - Hábitos de leitura - gostaria de propor uma espécie de sondagem:

Até que ponto escondem ou não perante os vossos familiares, amigos e conhecidos que ainda lêem livros de Enid Blyton? Costumam ler esses livros em locais públicos?

Antes de dar a minha resposta, gostava de partilhar convosco um episódio da minha vida passado há mais de 30 anos, mas que ajudará a perceber a minha opção.

Quando era criança e adolescente costumava passar algumas tardes em casa dos meus avós. Como referi na mensagem anterior, foi aí que tive o primeiro contacto com os livros dos Cinco. O meu avô já devia ter perto de 80 anos nessa altura, e passava a tarde sentado numa cadeira de jardim, à sombra das árvores, enquanto nós brincávamos. Praticamente não falava connosco, e nessa altura eu não sabia que ele já estava com um princípio de doença de Alzheimer, mas suspeitava que as suas faculdades mentais já não deviam estar a 100%. Ele normalmente limitava-se a dormitar, mas uma tarde tinha um livro nas mãos que parecia estar a ler. Não resisti a espreitar o título do livro, e qual não foi o meu espanto quando descobri que se tratava dum livro dos Cinco. Fez-me impressão ver aquele idoso que já mal falava, a tentar ler um livro dos Cinco.

O episódio que descrevi marcou-me ao ponto de não desejar passar pelo mesmo. Por esse motivo, e como já tenho alguns cabelos brancos embora ainda não me considere "velho", prefiro ler os livros da Enid Blyton em privado.



Impressionou-me este post... pelo episódio em si e pelas emoções tão bem transmitidas!
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Sat Jan 13, 2007 3:56 pm    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:
Impressionou-me este post... pelo episódio em si e pelas emoções tão bem transmitidas!


Pois, parece que impressionei tanto o pessoal, que ficaram todos sem vontade de dizer se lêem os livros em público Shocked
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Jan 15, 2007 3:55 am    Post subject: Reply with quote

Pois é Tim, deixo aqui o meu depoimento:
Não tenho qualquer problema em ler em Público nem perto da família. Mas já tive relatos do contrário, um amigo que por sinal tem uma loja de BD "TinTin por TinTin", é um apreciador de Blyton e em especial pelos livros da colecção "Cinco Descobridores e o seu Cão", cá, conhecida pela "Colecção Mistério", disse-me que já em adulto leu novamente os livros e muitas das vezes estava no café a ler, mas este disfarçado no meio de um livro para adultos e assim encobria a leitura que estava a ter.
É uma técnica para os envergonhados.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Mon Jan 15, 2007 2:40 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
disse-me que já em adulto leu novamente os livros e muitas das vezes estava no café a ler, mas este disfarçado no meio de um livro para adultos e assim encobria a leitura que estava a ter.
É uma técnica para os envergonhados.


Uma vez experimentei uma técnica parecida, forrei a capa do livro, mas mesmo assim não me sentia à vontade quando chegava a uma página com uma ilustração Embarassed
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Mon Jan 15, 2007 8:13 pm    Post subject: Reply with quote

Acho que há poucas pessoas que leram ininterruptamente os livros da Enid ao longo da sua vida. Comigo não foi excepção; outros interesses se sobrepuseram e a partir dos 16-17 anos os livros que ainda ia lendo foram paulatinamente sendo remetidos para as prateleiras e mais tarde arrumados de vez.

Há coisa de uns dois anos, por acaso, lembrei-me de pesquisar "Enid Blyton" no Google. Encontrei vários sites e seus foruns e por curiosidade comecei a ler os posts, a retomar o interesse por EB, e principalmente a aprender bastante sobre a escritora.

Daí a pegar nos livros outra vez foi obra de um instante. No entanto não os leio em público mas a minha família sabe perfeitamente e não tenho problema nenhum nisso. Apenas acham muita piada a este meu "recuo" aos livros da juventude, e desconfio que lá no íntimo me consideram meio exótico...

Porém não estou sozinho, que é essa a sensação geral de grande parte dos adultos que lêem EB por esse mundo fora...
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group