Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

A Aventura - Livros Preferidos
Goto page 1, 2  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> COLECÇÃO AVENTURA, SECRETA E BARNEY
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sun Apr 16, 2006 3:17 pm    Post subject: A Aventura - Livros Preferidos Reply with quote

Quais os livros que preferem dentro desta série?

Os meus são, por ordem de preferência, "Vale", "Mar", "Rio" (com "Circo" quase ao mesmo nível).

Um dos motivos por que gosto desta colecção são os ambientes exóticos e/ou isolados em que se desenrola a acção dos livros. A definição das personagens está tb. mto. bem conseguida - Jaime Smugs empresta um tom quase "bondesco", sem os gadgets, aos livros... nem sei se o tradutor terá escolhido o nome "Jaime" de propósito, por analogia com "James [Bond]", visto que em inglês a personagem se chama "Bill"...

Além disso, como é uma série "pequena" (em comparação com os Cinco, Sete ou 5 Descobridores) não sofre do cansaço ou de repescagens e colagens que essas séries apresentam no seu final.
Back to top
View user's profile Send private message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Tue Apr 18, 2006 11:24 am    Post subject: Reply with quote

Eu desta colecção só li a Aventura no Barco, e talvez porque já fosse bastante mais crescida na altura, do que quando li os Cinco e o Mistério, não fiquei tão entusiasmada. Gostei mas não delirei.

Mas agora estou a ficar curiosa para ler esta colecção e também a tal dos 6 primos, depois de ler todos os elogios que fez a estes livros...
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Apr 19, 2006 10:17 pm    Post subject: Reply with quote

A série Aventura é uma série talvez destinada a um público um pouco mais velho do que o dos Cinco. Claro que se ler estas séries no final da sua adolescência, mta da mística, do fascínio inerente a elas, se pode perder.

Qto aos 6 Primos, há mto adulto que aprecia esses dois livros, dando azo a reflexões sérias sobre eles (principalmente sobre o 2º livro, "Outra vez os Seis Primos). Quem gostar da análise sobre relações familiares, famílias disfuncionais, gestão dos conflitos individuais e desajustamentos durante a adolescência, ou mesmo sobre as relações de substituição, estabelecidas muitas vezes por aquelas pessoas mais carentes ou isoladas junto dos seus "pets" ou outros animais domésticos (cães e cavalos no caso destes livros), encontra aqui "pano para mangas". E claro, depois tb. transparece todo o carinho que E. Blyton devotava à vida no campo e o seu amor pela Natureza.

Very Happy Portanto, Alexandra, não se trata de entusiasmos fáceis, comuns nos jovens, mas de apreciar de um ponto de vista adulto uma das melhores obras desta autora Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Apr 20, 2006 3:23 am    Post subject: Reply with quote

Blyton dá muito valor à amizade e ao relacionamento familiar, um dos livros que mais se destaca é a "Casa da Esquina", onde podem ler a vida de uma dessas famílias disfuncionais e os acontecimentos que ao longo da narrativa se vão desenrolando, dando relevo aos verdadeiros valores que nos são transmitidos pelos familiares. Por vezes certos sentimentos por alguém só são despertados quando algo de mal acontece, quando caímos em nós e abrimos os olhos e sentimos quem nos rodeia, descobrindo quem são os verdadeiros amigos. Este livro é sobre esses sentimentos.
- Casa da Esquina (House at the Corner) 1947
- Editado em Portugal por: Publicações D. Quixote.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Thu Apr 27, 2006 2:52 pm    Post subject: Reply with quote

Pronto, agora vou definitivamente ter que ler os 6 primos, fiquei curiosa Shocked
Back to top
View user's profile Send private message
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Thu Sep 28, 2006 1:50 pm    Post subject: Reply with quote

Lembro-me de achar os 6 PRIMOS livros muito inocentes, muito puros...

Da colecção UMA AVENTURA, gostei especialmente da AVENTURA NO CASTELO.

Como sempre adorei animais, esta colecção foi a minha favorita. Deram-ma logo a seguir aos CINCO mas não gostei e não consegui ler. Uns anos mais tarde peguei nela e delirei...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Mon Oct 02, 2006 7:31 pm    Post subject: Reply with quote

Amigo(a) Green Man, se ler outra vez os 6 Primos (fazendo "tábua rasa" de alguns "rótulos" prévios Smile ), verá que talvez tenha uma surpresa...

Não acho que se possa definir esta série como "inocente" ou "pura" - é uma série de conteúdo fortíssimo, a mais madura de E. Blyton, e aborda um tema bastante actual - a gestão dos afectos no contexto familiar - num cenário mto caro a esta escritora: o ambiente rural, e onde a Natureza funciona como espaço de catarse para os conflitos humanos.

Uma série inocente será talvez "Os Sete" (não contando obviamente com as suas séries infantis).
Back to top
View user's profile Send private message
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Tue Oct 03, 2006 7:39 am    Post subject: Reply with quote

Eu disse inocente e pura de uma forma positiva.
Sinceramente recordo-me pouco da história - talvez volte a pegar neles um dia destes - mas lembro-me de pensar qualquer coisa tipo "era tão bom se o mundo fosse assim tão simples e puro"...

Mas li-os há muitos anos.


José Santos

Peço desculpa por estar a falar d' OS SEIS PRIMOS na secção d' A AVENTURA.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
hecep



Joined: 11 Oct 2006
Posts: 129
Location: Faial

PostPosted: Wed Oct 18, 2006 11:51 am    Post subject: Reply with quote

Não me lembro de quais os meus livros favoritos desta colecção mas penso que os li praticamente todos. Gostei muito. Adorava a catatua Didi e só queria que os meus periquitos fossem como ela e não fugissem na rua. Lembro-me que me preocupava um bocadinho com o bem estar da catatua, se ela não ficaria cansada de andar assim de uma lado para o outro.
Achei que era uma colecção óptima e recomendo a quem nunca leu.
Esses livros dos 6 primos penso que não li.
Back to top
View user's profile Send private message
prometheus31



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 46
Location: Portugal

PostPosted: Thu Oct 19, 2006 4:09 pm    Post subject: Reply with quote

O meu favorito desta série é sem dúvida "A Aventura no Vale", que foi um dos primeiros livros do género que li. Adorava a catatua Didi e a lagarticha.
Voltei a lê-lo inúmeras vezes ao longo dos anos, e neste momento está em "paradeiro desconhecido". Sad
Dava um belo filme para toda a familia! Posso ser o realizador!
_________________
--
http://enciclopediadecromos.blogspot.com
https://www.facebook.com/enciclopediadecromos
http://cine31.blogspot.com
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
PortoSanto1979



Joined: 15 Jan 2007
Posts: 180

PostPosted: Fri Jan 19, 2007 2:52 am    Post subject: Reply with quote

Eu adorava esta colecção. Lembro principalmente de " Aventura na Montanha" cuja acção se passava numa montanha que tinha um engenho qualquer dentro dela e que para além da catatua teve a participação especial de um cabritinho. Outro que lembro e que se a memória não me atraiçoa era "Aventura no Mar" em que as crianças escondidas debaixo de um monte de algas ouviam os mauzões a conversar. Eu invejava a vida deles, achava a minha tão aborrecida em comparação. Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Sat Feb 17, 2007 11:16 am    Post subject: Reply with quote

comprei a "Aventura na Montanha". É o primeiro livro que vou ler desta colecção
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Thu Feb 22, 2007 1:41 am    Post subject: Reply with quote

Sérgio, talvez tenhas comprado a "Aventura na Montanha" editada pela D. Quixote. Por várias razões, a edição portuguesa original da Meridiano é preferível: capas, ilustrações e ordem correcta de publicação. Talvez seja um bocadinho mais difícil de conseguir, mas com várias visitas a feiras ou alfarrabistas consegue-se Smile .

Falando na ordem de edição, a "Aventura no Rio" p.ex., que é o último livro desta série (constituída por 8 vols.), aparece editada pela D. Quixote justamente com o nº 1, o que poderá induzir algumas pessoas em erro!
Muito embora cada livro consista numa história independente, há sempre elos de ligação entre eles, e é bom lê-los por ordem.

Em relação às capas, na D. Quixote não houve o cuidado de reparar, p. ex., que foi utilizada a gravura de capa da "Aventura no Castelo" para ilustrar a capa da "Aventura na Ilha"!!! (não sei se mais tarde terá sido corrigida essa gralha)


Encontras a sequência correcta, capas, etc., na secção do site dedicada a esta colecção.
Back to top
View user's profile Send private message
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Thu Feb 22, 2007 10:19 am    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:
Sérgio, talvez tenhas comprado a "Aventura na Montanha" editada pela D. Quixote. Por várias razões, a edição portuguesa original da Meridiano é preferível: capas, ilustrações e ordem correcta de publicação. Talvez seja um bocadinho mais difícil de conseguir, mas com várias visitas a feiras ou alfarrabistas consegue-se


Eu comprei a da Meridiano. Não gostei das capas nem das ilustrações da D. Quixote. Comprei num alfarrabista e penso que consigo os restantes.

Obrigado Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Bardamene



Joined: 19 Mar 2006
Posts: 168
Location: Corno ocidental da Lusitânia

PostPosted: Fri Feb 23, 2007 1:01 am    Post subject: Reply with quote

Adquiri recentemente a banda-desenhada do filme «Flash Gordon» (1980), publicação da TVGuia em 1982, com prefácio de Vasco Granja, que era o «homem dos desenhos animados» no Portugal dessa época...

Arranjei também o «Flash Gordon» nº4 da APR, igualmente do início da década de oitenta. A meio, tem uma folhita que é caderneta para colar as figurinhas que estavam nas caricas do «Fruto Real» (também nessa altura saíram caricas de Homem-Aranha).
Back to top
View user's profile Send private message
Messalina



Joined: 11 Jun 2007
Posts: 10

PostPosted: Mon Jun 11, 2007 6:54 pm    Post subject: Reply with quote

Olá a todos, é a minha estreia neste fórum, depois de algumas dificuldades em registar-me que foram prontamente solucionadas pela administração.

A coleção Aventura é, juntamente com a dos Cinco, a minha preferida. Li-a toda de jacto, no espaço de uma semana, quando tinha dez anos, e pela ordem certa.

Concordo com o "Alguém", A Aventura no Vale é o melhor livro. Mas terei sempre um carinho especial pelo primeiro, o da descoberta. E ainda me lembro das enormes gargalhadas que dei com as suas páginas iniciais, quando o Filipe trava conhecimento com a Didi. Aliás, o Filipe é a minha personagem preferida - o que eu lhe invejava aquele dom misterioso para cativar os animais!
Julgo que os livros mais fracos serão os dois últimos, que lembro muito mal.

Vejo que alguém já mencionou A Casa da Esquina, um livro que foge completamente ao enquadramento normal de Enid Blyton, e que acho verdadeiramente bom.

Um abraço a todos.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Jun 12, 2007 7:26 am    Post subject: Reply with quote

Bem-vinda ao fórum, Messalina!

É sempre agradável ver mais um apreciador de EB engrossar as fileiras deste espaço de convívio onde, espero, acabes por te sentir como em "família". Very Happy

António
Back to top
View user's profile Send private message
Messalina



Joined: 11 Jun 2007
Posts: 10

PostPosted: Tue Jun 12, 2007 8:30 am    Post subject: Reply with quote

Muito obrigada, Alguém (António)!

Estou certa de que virei aqui muitas vezes compartilhar impressões e memórias.
Já vi que és um participante entusiástico e activíssimo, a avaliar pelo número de mensagens. Very Happy

Teresa
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Jun 12, 2007 10:50 am    Post subject: Reply with quote

Messalina wrote:
(...) Já vi que és um participante entusiástico e activíssimo, a avaliar pelo número de mensagens. Very Happy


Embarassed ( Laughing )
Back to top
View user's profile Send private message
Messalina



Joined: 11 Jun 2007
Posts: 10

PostPosted: Tue Jun 12, 2007 11:01 am    Post subject: Reply with quote

Não são Enid Blyton, mas eu lia-os na mesma idade. Conheces os fabulosos livros do Guilherme, de Richmal Crompton?
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Jun 12, 2007 9:22 pm    Post subject: Reply with quote

Nope, Teresa! Very Happy

Mas podes sempre criar um novo tópico sobre esses livros, pode ser que haja quem conheça e aprecie!
Back to top
View user's profile Send private message
Messalina



Joined: 11 Jun 2007
Posts: 10

PostPosted: Tue Jun 12, 2007 10:09 pm    Post subject: Reply with quote

António,

Poderás conhecê-lo um pouco melhor neste post do meu blogue A Gota de Ran Tan Plan: http://gotaderantanplan.blogspot.com/2007/04/guilherme-o-meu-heri-favorito.html

Os livros do Gulherme, muitíssimo bem escritos por Richmal Crompton (que eu, durante toda a vida julguei ser um homem, só há uns quatro anos decobri que eram uma mulher), são divertidíssimos, ele é o anti-herói, um miúdo cábula sempre a meter-se em sarilhos e com uma eloquência prodigiosa.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> COLECÇÃO AVENTURA, SECRETA E BARNEY All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group