Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Os meus livros favoritos

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> COLECÇÃO MISTÉRIO
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Mon Apr 17, 2006 2:12 pm    Post subject: Os meus livros favoritos Reply with quote

Eu gosto particularmente desta colecção, com o seu inesquecível Gordo, o idiota do Arreda, os disfarces, enfim tudo.

Se tivesse que escolher um preferido talvez me inclinasse para O Mistério do Príncipe Desaparecido. Não sei se é a presença do inocente Ern e dos seus dois irmãos que alegra este livro, mas realmente está fantástico.

Para mim só há dois livros nesta colecção que acho um bocado abaixo do nível dos restantes que é O Mistério do Quarto Secreto e O Mistério da Casa Invisível. Falta-lhes qualquer coisita... Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Mon Apr 17, 2006 4:02 pm    Post subject: Reply with quote

Já os referi noutra secção mas volto a destacá-los aqui: "Colar Desaparecido", "Gato Cómico", "Saco de Roupa", "Vivenda Azul" e "Estranhas Mensagens".

Tem graça ver como o mesmo livro actua diferentemente consoante se trate de uma ou de outra pessoa. O "Príncipe Desaparecido" sempre foi um dos livros dos 5D que menos me disse, juntamente com o "Homem Invisível" ou a "Torre Assombrada" (qto a mim o mais fraco da série).

Já a "Casa Invisível" é, na minha óptica, um bom livro de aventuras (ao estilo dos Cinco), onde tomamos contacto com o Ern e suas "pojias". Aliás é um livro interessante, na medida em que se parte de uma história forjada (passam-se coisas estranhas na Colina do Natal... Wink ), acabando por nos depararmos com um "caso" verídico (no livro "O Mistério que Nunca Existiu", que por acaso nunca li, existe tb. uma situação semelhante, mas com a particularidade de alguns dos protagonistas, sítios, etc, que foram aproveitados para forjar o mistério se virem a revelar como parte activa do verdadeiro "caso").

Concordo consigo, Alexandra, qdo diz que gosta particularmente desta colecção. A seguir à "Aventura" e aos "6 Primos" é tb. uma favorita minha.


Last edited by Alguem on Tue Dec 26, 2006 1:46 am; edited 2 times in total
Back to top
View user's profile Send private message
Patsy-Nana



Joined: 04 Apr 2006
Posts: 86
Location: Aveiro

PostPosted: Tue Apr 25, 2006 2:39 pm    Post subject: Reply with quote

Ultimamente tenho andado com uma vontade louca de reler esta colecção (a minha preferida). Procurei então ontem à noite, no meio do pó que cobria o topo do armário onde estão guardadinhos esses tesouros, três dos títulos que, pelo que me lembrava, tinham sempre sido os meus favoritos: O Mistério das cartas anónimas, O mistério do colar desaparecido e O mistério das estranhas mensagens. Para grande pena minha O Mistério do Colar desaparecido tem as páginas todas soltas Sad. Mas não é de espantar! Li-o e reli-o tantas vezes! Além disso julgo que era também o favorito do meu irmão mais velho, que também o deverá ter relido várias vezes. Comecei então pelo Mistério das Cartas Anónimas. Lembrava-me perfeitamente da viagem de camioneta a Sheepsale. E aquele Arreda, que homenzinho odioso! Wink Não descansei enquanto não o terminei, embora à medida que ia lendo me fosse recordando de tudo. Vai ser mais complicado reler o meu favorito (o do Colar) devido ao estado em que se encontra mas não resisto, vale a pena o esforço! Lembro-me tão bem do velhote quase surdo que estava sempre a perguntar "Quiço?", o gordo disfarçado de velhinha dos balões (desmascarado pela Bé) e, claro... o momento em que os ladrões descobrem que o Gordo não é uma figura de cera e o fecham no armário (que aflição! Porque raio não começaram por observar o Sr. Goon? Wink )
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Wed Apr 26, 2006 1:57 pm    Post subject: Reply with quote

Também gosto muito do Mistério do Colar Desparecido. A história está cheia de pormenores deliciosos, como o Gordo a disfarçar-se de velhinho "Quiço?" e o Arreda ir à casa do verdadeiro velhinho arrancando-o da cama.
Estes livros são alegria e boa disposição instantânea, mesmo que uma pessoa esteja um bocadito em baixo, pega num livro destes e automaticamente surge um sorriso na cara Razz
Era o que me apetecia agora, em vez de estar a trabalhar Crying or Very sad


Last edited by Alexandra on Fri May 19, 2006 3:04 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Fri Apr 28, 2006 12:42 am    Post subject: Reply with quote

No "Colar Desaparecido" o que tb sp me fascinou em miúdo foi a atmosfera de Verão, de calor (enfim, de férias... Wink ) que inunda o livro. Aquelas vigilâncias bebendo limonadas atrás de limonadas e comendo gelados semi-derretidos...

Também vocês conservaram esta memória? (julgo que em mais nenhum outro livro desta colecção o calor é tão omnipresente Very Happy )
Back to top
View user's profile Send private message
hecep



Joined: 11 Oct 2006
Posts: 129
Location: Faial

PostPosted: Tue Oct 17, 2006 5:09 pm    Post subject: Reply with quote

Para não variar gostei muito desta coleção. Já não sei precisar quais os meus livros favoritos mas lembro-me de pormenores que me fascinavam, como o retirar a chave de um quarto do lado de dentro, empurrando-a, fazendo-a cair numa folha e puxando-a por baixo da porta. A magnifica escrita invísível com sumo de limão (digam lá se não era uma estratégia digna de filmes de espionagem). E por fim os pormenores do cultivo dos morangos.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Dec 26, 2006 1:50 am    Post subject: Reply with quote

Para não falar dos pormenores deliciosos dos disfarces do "Gordo"...
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Wed Jan 10, 2007 4:03 pm    Post subject: Reply with quote

Olá a todos. Sou novo neste Fórum, embora conheça os livros da Enid Blyton há mais de 35 anos. A colecção Mistério é a minha favorita, aliás se bem me lembro os únicos livros que li mais de uma vez durante a minha adolescência foram precisamente os desta colecção. É mais fácil para mim escolher o menos favorito do que o favorito. O que gostei menos foi sem dúvida o último da colecção (Torre Assombrada). Talvez o que reli mais vezes tenha sido o Mistério do Saco de Roupa, pois adorava as descrições das cenas de ventriloquismo do Gordo.

Li na primeira mensagem deste tópico que a Alexandra considera o Mistério do Quarto Secreto um bocado abaixo do nível dos restantes. Como gostei muito deste livro, tenho de sair em sua defesa e lembrar que é nesta história que são introduzidos os disfarces, que constituem um elemento fundamental nos livros seguintes. É neste livro também que o Gordo ensina alguns truques, como a escrita invisível e o sair de um quarto fechado à chave. Também não faltam os momentos humorísticos, como por exemplo as cenas relacionadas com a carta em escrita invisível enviada ao Sr. Goon. Admito no entanto que os Descobridores estiveram um bocado fracos ao tentar resolver o mistério, a começar pelo próprio Gordo que resolveu adormecer quando não devia!
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Jan 10, 2007 9:27 pm    Post subject: Reply with quote

O que o Tim disse acaba por se circunscrever, afinal, a um factor importante que acaba por transformar totalmente, a meu ver, o desenvolvimento deste e dos restantes livros desta colecção: é no Quarto Secreto que o Luís cede a liderança do grupo ao "Gordo".

Tudo jamais voltará a ser o mesmo...
Back to top
View user's profile Send private message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Thu Jan 11, 2007 1:21 pm    Post subject: Reply with quote

Tim wrote:
Olá a todos. Sou novo neste Fórum, embora conheça os livros da Enid Blyton há mais de 35 anos. A colecção Mistério é a minha favorita, aliás se bem me lembro os únicos livros que li mais de uma vez durante a minha adolescência foram precisamente os desta colecção. É mais fácil para mim escolher o menos favorito do que o favorito. O que gostei menos foi sem dúvida o último da colecção (Torre Assombrada). Talvez o que reli mais vezes tenha sido o Mistério do Saco de Roupa, pois adorava as descrições das cenas de ventriloquismo do Gordo.

Li na primeira mensagem deste tópico que a Alexandra considera o Mistério do Quarto Secreto um bocado abaixo do nível dos restantes. Como gostei muito deste livro, tenho de sair em sua defesa e lembrar que é nesta história que são introduzidos os disfarces, que constituem um elemento fundamental nos livros seguintes. É neste livro também que o Gordo ensina alguns truques, como a escrita invisível e o sair de um quarto fechado à chave. Também não faltam os momentos humorísticos, como por exemplo as cenas relacionadas com a carta em escrita invisível enviada ao Sr. Goon. Admito no entanto que os Descobridores estiveram um bocado fracos ao tentar resolver o mistério, a começar pelo próprio Gordo que resolveu adormecer quando não devia!


Olá Tim, bem-vindo

Concordo plenamente com a tua mensagem. De facto o Mistério do Quarto Secreto introduz novos elementos que melhoram ainda mais esta colecção, como é o caso dos disfarces do Gordo. O que eu achei mais fraco foi o mistério em si(questão de gosto, muito possivelmente) e não o livro no seu global.

Esta é talvez a minha série preferida da Enid Blyton, embora seja difícil escolher porque também gosto muito dos Cinco, Quatro Torres e as Gémeas.

Já sei Alguém, que tenho mesmo, mesmo, mas mesmo que ler os 6 primos. Prometo que o farei assim que tiver oportunidade de os comprar. Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Fri Jan 12, 2007 8:31 pm    Post subject: Reply with quote

Alexandra wrote:
Já sei Alguém, que tenho mesmo, mesmo, mas mesmo que ler os 6 primos. Prometo que o farei assim que tiver oportunidade de os comprar. Laughing


Laughing Laughing Laughing Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> COLECÇÃO MISTÉRIO All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group