Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

pedir o Pão por Deus! dia 1 de Novembro

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
celia



Joined: 24 Mar 2006
Posts: 73
Location: Lisboa

PostPosted: Fri Apr 21, 2006 3:28 pm    Post subject: pedir o Pão por Deus! dia 1 de Novembro Reply with quote

há aqui alguem que em criança tenha ido pedir o Pão por Deus? no dia 1 de Novembro.
na aldeia onde moro a tradição ainda se mantem.
e a nivel do concelho tambem.
é girissimo ver os miudos andarem de porta em porta com um saco de pano (saco do Pão) a pedir Pão por Deus.
Os meus filhos adoram ir a porta dos vizinhos pedir o Pão por Deus!
Back to top
View user's profile Send private message
del7im



Joined: 16 Apr 2006
Posts: 170
Location: Queluz, Lisboa, Portugal

PostPosted: Fri Apr 21, 2006 11:19 pm    Post subject: Reply with quote

Eu nunca fiz isso, e aqui em Lisboa acho que se alguma vez se fez ja foi ha mt tempo! Mas sei que o meu pai fazia isso qd era pequeno e penso que nessa altura ele vivia no distrito de Braga.

[[Bye!]]
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Sun Apr 23, 2006 8:49 am    Post subject: Reply with quote

o vosso pão por deus equivale aos bolinhos e bolinhós que fazemos aqui na zona de Coimbra Very Happy
Back to top
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Sun Apr 23, 2006 12:35 pm    Post subject: Reply with quote

Pinky wrote:
o vosso pão por deus equivale aos bolinhos e bolinhós que fazemos aqui na zona de Coimbra Very Happy


Exacto eu fazia os Bolinhos e Bolinhós. Mascararmo-nos de coisas assustadoras (para nós) e irmos pedir dinheiro aos vizinhos. Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alpha



Joined: 17 Mar 2006
Posts: 158
Location: Lisboa/Coimbra

PostPosted: Thu Sep 28, 2006 3:28 am    Post subject: Reply with quote

Pinky wrote:
o vosso pão por deus equivale aos bolinhos e bolinhós que fazemos aqui na zona de Coimbra Very Happy


lol eu adorava era atirar agua aos bolinhos e bolinhós que iam pedir la a casa com as suas caixas de sapatos com velas. Twisted Evil
Back to top
View user's profile Send private message
hecep



Joined: 11 Oct 2006
Posts: 129
Location: Faial

PostPosted: Sun Nov 02, 2014 1:14 pm    Post subject: Reply with quote

Nos Açores esta tradução continua. Ainda ontem hordas de bruxinhos e bruxinhas (devido à influência americana, cá confunde-se com o haloween), andaram a pedir pão por deus pelas portas, pelo menos cá no Faial.
Back to top
View user's profile Send private message
gnoski



Joined: 11 Nov 2007
Posts: 176

PostPosted: Mon Nov 03, 2014 11:20 am    Post subject: Reply with quote

Segundo o sociólogo Moisés Espírito Santo, a tradição do pedido do pão por Deus começa a misturar-se com o Halloween, em particular nas cidades.










Passo a transcrever ( isto que retirei da net relativamente a esta tradição)









Reportagem de Sandra Pires com declarações de Moisés Espírito Santo sobre a tradição do pedido de pão por Deus







Nas zonas rurais portuguesas, o feriado do 1 de Novembro é aproveitado para se fazer o pedido do pão por Deus, uma comemoração onde os mais novos andam de porta em porta vestidos a rigor, como manda a tradição.

Ouvido pela TSF, o sociólogo Moisés Espírito Santo explicou que «as mamãs preparam-nos muito bem para andar na rua, muito bem vestidinhos, com uma saquinha muito bem arranjadinha para aquele efeito, mas nada de mascarados».

«Andam muito seriozinhos, muito sossegadinhos e preparadinhos para aquele diz de festa», acrescentou este sociólogo sobre esta comemoração numa altura em que se começa a arraigar a tradição do dia das Bruxas na cultura portuguesa.

Por esta razão, é já «costume a garotada subir aos prédios e aos andares com uma abóbora furada em forma de caveira com uma vela dentro acesa e pedem 'bolinho, bolinho, que é para as almas'».

«É uma mistura da festa das Bruxas, do Halloween e isto é próprio da cidade. Mas a tradição popular portuguesa tem a ver com a tradição de dar bolos secos e frutos secos a quem ajudou as colheitas», acrescentou.

Pão, broa, bolinhos, frutos secos e, mais recentemente chocolates, são as oferendas habituais, sendo que a quem não dá nada não lhe é rogada nenhuma praga, uma tradição que aos poucos vem perdendo força.

«Enquanto o costume era dos adultos era fácil transmitir, mas estando nas mãos da garotada tende a desaparecer, porque, às vezes, não funciona e os pais não encorajam, porque acham que é pedinchice», adiantou.

Moisés Espírito Santo notou mesmo que na região de Leiria houve mais crianças envolvidas nesta tradição no ano passado do que neste ano.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Nov 04, 2014 9:58 pm    Post subject: Reply with quote

Não conhecia esta tradição, pelo menos não me recordo de tal.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Humberto Morais



Joined: 05 Oct 2006
Posts: 97
Location: Beja

PostPosted: Thu Dec 18, 2014 12:20 pm    Post subject: Reply with quote

Também não conhecia!!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group