Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Uma moedinha pró Santo António...
Goto page 1, 2  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
del7im



Joined: 16 Apr 2006
Posts: 170
Location: Queluz, Lisboa, Portugal

PostPosted: Fri Apr 21, 2006 11:27 pm    Post subject: Uma moedinha pró Santo António... Reply with quote

Alguém aqui pedia uma moedinha pró Santo António, em Junho? Eu quando era pequeno costumava ir para a porta de casa ou por aqui perto e pedia às pessoas umas moedinhas para o Santo António:) Hoje em dia esse costume já se perdeu, tanto quanto eu sei... Ainda rendia uns trocos porreiros Razz

[[Bye!]]
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Tue Apr 25, 2006 9:14 pm    Post subject: S.João Reply with quote

Como eu sou do porto aqui também se pedia uma moedinha para o S.João. Ainda me lembro de andar com o santo na mão a pedir a tal moedinha.
Também faziamos sempre uma cascata que actualmente já não se encontram muitas.

beijinhos
Back to top
del7im



Joined: 16 Apr 2006
Posts: 170
Location: Queluz, Lisboa, Portugal

PostPosted: Tue Apr 25, 2006 9:21 pm    Post subject: Reply with quote

Exacto! Very Happy Aqui às vezes tb se andava com um Santo António na mão, lembrei-me agora!! Smile Já estava a pensar que só eu é q fazia isso ou que estava maluco... Embarassed

[[Bye!]]
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Apr 26, 2006 2:33 am    Post subject: Reply with quote

Eu ia, mais um grupo de amigos, com um santo na mão e pedia-mos para o S. João.
Por vezes a resposta era, "deixa ver o santo que ai trazes, isso é o S. Pedro e não o S. João", sabia lá eu que o S.joão trazia um cordeiro e não uma chave na mão!


Last edited by misterio on Mon Jun 15, 2009 5:54 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
del7im



Joined: 16 Apr 2006
Posts: 170
Location: Queluz, Lisboa, Portugal

PostPosted: Wed Apr 26, 2006 7:47 pm    Post subject: Reply with quote

A resposta mais habitual que me davam era "É para o Santo António ou é para ti?..." Embarassed

Já agora, alguém sabe se este costume ainda se mantém em algum lado? Não, não estou a pensar em ir ganhar dinheiro para lá! Laughing

[[Bye!]]
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Pilva



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 52
Location: Nascido em Lisboa, vivendo em Rio de Mouro

PostPosted: Thu Apr 27, 2006 12:55 pm    Post subject: Reply with quote

@del7im, Brisadomar e mistério:

Eu, nascido na "Capital do império português" no ano da graça de 1971, cheguei ainda a pedir para o Santo António!... Claro está que era para mim, mas os que davam moedas não sabiam... Embarassed

Quero só dizer aqui que onde morava a minha mulher (antes de casarmos, claro está) era na Bica, a meio do famoso "Elevador da Bica", e muitos amigos dela tambem "cravavam" moedas aos outros... Mal sabia eu na altura que viria a casar com uma "criatura" que lá morava (ainda nem sequer a conhecia... Sad )

(Eu morava um pouco mais abaixo, no Largo do Conde-Barão. Quem conhece Lisboa sabe do que eu falo... Laughing)

E, para terminar, informo que essa prática de pedir para o Sto. António / S. João, etc. ainda se pratica no bairro da Bica, por alturas dos Santos Populares! Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
del7im



Joined: 16 Apr 2006
Posts: 170
Location: Queluz, Lisboa, Portugal

PostPosted: Thu Apr 27, 2006 10:29 pm    Post subject: Reply with quote

Pilva wrote:
E, para terminar, informo que essa prática de pedir para o Sto. António / S. João, etc. ainda se pratica no bairro da Bica, por alturas dos Santos Populares! Very Happy


Fixe! Very Happy Ao menos nos bairros mais antigos de Lisboa ainda se mantêm a tradição! Wink Eu moro em Benfica e creio que há muito que esta prática já não acontece... Confused

[[Bye!]]
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Pilva



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 52
Location: Nascido em Lisboa, vivendo em Rio de Mouro

PostPosted: Thu Apr 27, 2006 10:34 pm    Post subject: Reply with quote

del7im wrote:
Eu moro em Benfica(...)


Del7im, e eu trabalho em Benfica, um dia teremos que nos encontrar para falarmos do antigamente (e, se possível, bebermos à saúde do antigamente...) Laughing Wink
Back to top
View user's profile Send private message
del7im



Joined: 16 Apr 2006
Posts: 170
Location: Queluz, Lisboa, Portugal

PostPosted: Thu Apr 27, 2006 10:48 pm    Post subject: Reply with quote

Pilva wrote:
del7im wrote:
Eu moro em Benfica(...)


Del7im, e eu trabalho em Benfica, um dia teremos que nos encontrar para falarmos do antigamente (e, se possível, bebermos à saúde do antigamente...) Laughing Wink


Será um prazer! Laughing

[[Bye!]]
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
pardalaprendiz



Joined: 10 Feb 2006
Posts: 43
Location: Lisboa

PostPosted: Wed May 03, 2006 11:14 am    Post subject: Reply with quote

Aos 4 aninhos já passeava pelas ruas da Ajuda e Belém em busca do trocado, não pr o St. António, mas sim pr desfruto da minha gulosice... ou melhor dizendo, pr mim e pr o resto da trupe que se juntava pr pedir, chegávamos ao fim, juntava-se os troquitos tds e dividia-se por todos Smile

Hoje, creio que este costume já não existe, todos os anos pela altura dos Santos Populares falo com a minha avó sobre este tema e ela simplesmente não apanha nenhum gaiato pedindo-lhe uns trocos.
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Jun 15, 2009 6:12 pm    Post subject: Reply with quote

Na Sexta-feira passada, após um dia de trabalho em filmagens dei por mim na avenida da Liberdade em Lisboa no meio das tão famosas Marchas populares, a assistir e andar pelas ruas eram milhares de pessoas. Foi a primeira vez que assisti ao Stº António em Lisboa e vi as marchas a passar, até avistei as noivas de Stº António acompanhadas pelos noivos, quer dizer, pelos maridos.
Desculpem os Lisboetas, mas noite de folia sem martelos e alho porro, não é noite. Senti que faltava aquelas brincadeiras entre as pessoas, as marteladas e os grupos de amigos a correr em comboio pelas ruas. Como sou do Porto, estou habituado ao nosso S. João, em Lisboa as coisas são mais calmas, mais bairrista e provavelmente os foliões estavam nos tão tradicionais pátios alfacinhas. Já me prometi a que no próximo ano vá até Lisboa passar o Sto António e ir até um desses pátios com fanfarras, sardinhas e baile.

Mas para conhecerem o nosso S. João não há nada melhor que passar por cá na noite de 23 para 24, pois a nossa festa é algo fora do comum, me desculpem os que não são "tripeiros".

Infelizmente não levava a máquina fotográfica comigo e não pude tirar algumas fotografias para ilustrar este post.
Mas deixo aqui uma bandeirola que arranjei por lá.

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
xana_m



Joined: 19 May 2006
Posts: 204
Location: De Loures mas a morar em Vila do Conde

PostPosted: Mon Jun 15, 2009 9:53 pm    Post subject: Reply with quote

Eu também estive na Avenida da Liberdade a "tentar" ver as marchas.
Nunca tinha ido. Mas reparei que não andei a perder nada. Alí na av. não se passava nada.

Stº António só é giro é nos pátios, etc.
Paluo tens mesmo de ir para o ano aos bairros alfacinhas porque o que viste não foi festa nenhuma Confused

Nesse dia passei pela Ericeira e vi nas ruelas uns altares ao Stº António a pedir moedas.

No S.João salta-se à fogueira? No Stº Antº faziamos isso.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Jun 16, 2009 2:52 am    Post subject: Reply with quote

Sim, no S. João também é tradição saltar à fogueira e diz-se que quem o fizer nessa noite faz xixi na cama.
Também é tradição fazer uma enorme fogueira, com madeira e coisas velhas, assim como lançar o balão de ar quente, por cá na noite de S. João o céu enche-se de luzinhas, são os balões que por toda a cidade vão sendo largados.
Aqui no Porto também é ou era costume os miúdos andarem a pedir para o Sto. António e para o S. João, assim como a construção das cascatas.
O martelinho também passou a ser tradição mas em outros tempos dava-se a cheirar o alho porro ou dava-se com ele nas carecas dos homens.


O S. Pedro e o Stº António, estes são recentes, tenho-os há uns 5 anos.


Esta é a lavadeira, um boneco que eu tenho há mais de 25 anos.


Este boneco é uma pequena raridade que tenho já lá vão 37 anos, um estudante que a minha mãe comprou em Coimbra. Foi durante muitos anos peça de ornamento da minha casa, esteve os primeiros 10 anos por cima de uma porta


Last edited by misterio on Tue Jun 16, 2009 4:33 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Jun 16, 2009 3:36 am    Post subject: Reply with quote

O Alho e o martelo.


Os alhos porros à venda em 2006 na praça da Batalha.


Os martelinhos.

Em 2006 recuperou-se uma tradição que desde a década de 50 perdeu-se, o bolo de S. João. Este bolo foi criado pelas décadas de 30 ou 40 e veio, na altura, tapar uma lacuna na doçaria tradicional nos festivos religiosos que até então não havia para o dia de S. João.
Era tradição o carneiro, cabrito e anho assados, pão quente com manteiga e café com leite na madrugada do dia 24, mas faltava um doce, foi assim que os pasteleiros criaram este bolo.




Um pouco queimadito mas dá para ver como é o bolo, não consegui arranjar uma imagem antiga mas arranjei uma publicidade de 1935 que só poderei disponibilizar em meados de Julho.


Last edited by misterio on Wed Jun 17, 2009 6:38 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Cadernetas



Joined: 23 Mar 2008
Posts: 200
Location: Leça da Palmeira

PostPosted: Tue Jun 16, 2009 7:58 am    Post subject: Reply with quote

Eu pedia! Para aí dos 5 anos aos 8. Punha-me á entrada da garagem com uma vizinha e como a porta da minha mãe é junto a uma paragem de transportes públicos, uii mal saiam ou estavam á espera da camioneta, lá estavamo-nos nós.. "uma moedinha para a cascatinha..." "Uma moedinha para o S.João.." E tinhamos uma travessa em chapa com a cascatinha e os santinhos todos e ovelhas com um fundo de areia onde iamos escondendo as moedas que nos davam! No fim do dia iamos trocar por gelados! ihihih
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Jun 17, 2009 1:25 pm    Post subject: Reply with quote

Em Vila Nova de Gaia está patente a exposição:

Bonecos de Cascata de Zé Tuta
Exposição patente no Solar Condes de Resende durante o mês de Junho.
Uma colecção do Solar de bonecos de cascata do falecido artesão avintense Zé Tuta.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Jun 17, 2009 6:42 pm    Post subject: Reply with quote

Consegui descobrir uma publicidade ao Bolo de S. João de 1935, mas infelizmente só a consigo disponibilizar lá para Julho, a biblioteca demora 20 dias a microfilmar o jornal.
Até ao momento não consegui foi uma fotografia antiga para vermos como realmente era o bolo, mas ainda não desisti.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
JVerne



Joined: 20 Jun 2007
Posts: 180
Location: Porto

PostPosted: Thu Jun 18, 2009 10:46 am    Post subject: Reply with quote

Por falar em moedinhas, fui à cascata de S. João nos Aliados e na fonte havia moedas. As pessoas continuam com essa tradiçãoSmile
_________________
"Tudo o que um homem pode imaginar, outros podem tornar realidade." JV
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
recordar



Joined: 23 Apr 2008
Posts: 97
Location: VISEU

PostPosted: Sat Jun 20, 2009 9:51 am    Post subject: Reply with quote

sim. em alfama ainda se continua a pedir para o santo antónio =)
_________________
se recordar é viver ... eu nunca morrerei =)
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail
Stracciatella



Joined: 26 May 2006
Posts: 310
Location: Covilândia

PostPosted: Sun Jun 21, 2009 2:14 am    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Na Sexta-feira passada, após um dia de trabalho em filmagens dei por mim na avenida da Liberdade em Lisboa no meio das tão famosas Marchas populares, a assistir e andar pelas ruas eram milhares de pessoas. Foi a primeira vez que assisti ao Stº António em Lisboa e vi as marchas a passar, até avistei as noivas de Stº António acompanhadas pelos noivos, quer dizer, pelos maridos.
Desculpem os Lisboetas, mas noite de folia sem martelos e alho porro, não é noite. Senti que faltava aquelas brincadeiras entre as pessoas, as marteladas e os grupos de amigos a correr em comboio pelas ruas. Como sou do Porto, estou habituado ao nosso S. João, em Lisboa as coisas são mais calmas, mais bairrista e provavelmente os foliões estavam nos tão tradicionais pátios alfacinhas. Já me prometi a que no próximo ano vá até Lisboa passar o Sto António e ir até um desses pátios com fanfarras, sardinhas e baile.

Mas para conhecerem o nosso S. João não há nada melhor que passar por cá na noite de 23 para 24, pois a nossa festa é algo fora do comum, me desculpem os que não são "tripeiros".

Infelizmente não levava a máquina fotográfica comigo e não pude tirar algumas fotografias para ilustrar este post.
Mas deixo aqui uma bandeirola que arranjei por lá.



Por acaso os santos populares em Lisboa é coisa que não me cativa. Sempre que vou, tenho que andar a ser expremido pela multidão nas ruas, para ir a uma das barraquinhas esvaziar a carteira nelas (vá lá que este ano ainda moderaram um pouco no preço da sardinha - 1,5€, o ano passado chegavam a custar 3€ cada - mesmo assim não comi nenhuma). Posso ser eu que não sei procurar os sítios certos, mas parece-me que os Santos em Lisboa, actualmente, não passam de um sítio para a malta ir beber cerveja até rebentar.
_________________
http://oprojectodoroberto.blogspot.com/
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Jun 27, 2009 4:01 am    Post subject: Reply with quote

O lançamento do balão é uma das tradições mais antigas dos santos populares, com esta coisa dos incêndios, é tradição em vias de extinção.
Já no filme de 1933 A Canção de Lisboa se podia ver o lançamento do balão.




Porto (Alfândega) - 2005

E pela noite fora se vai de martelo na mão, pancadinhas aqui na menina e pancadinhas ali num careca.
Faz-se uma paragem para comer algodão doce,



Chega-se às fontainhas e vamos jogar uma partida de matrecos e a noite ainda promete.



Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Jul 13, 2009 6:18 pm    Post subject: Reply with quote

Como prometido aqui vai o anuncio ao bolo de S.João, fica provada a sua existência.


In Jornal de Noticias Junho 1935

E como mandava, já na altura, a tradição de madrugada bebia-se café ou cevada e pão com manteiga, aqui vai um anúncio também de 1935

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group