Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Os meus livros favoritos

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Fri Apr 28, 2006 2:00 pm    Post subject: Os meus livros favoritos Reply with quote

É difícil nomear os que gosto mais desta colecção, mas talvez Os Cinco no Lagro Negro, Os Cinco na Torre do Farol e Os Cinco na Montanha de Gales, e vocês? Rolling Eyes
E já me esquecia dos Cinco e o Circo... Wink
Back to top
View user's profile Send private message
CC



Joined: 18 Apr 2006
Posts: 206

PostPosted: Tue May 02, 2006 10:49 pm    Post subject: Reply with quote

Bem, acho que não sei dizer quais os meus favoritos, mas li a colecção dos CINCO toda Smile . Aqueles mistérios todos estão muito engraçados. E lembro-me perfeitamente de me identificar mais com a Ana e não com a Zé, mas achar muita graça à última. Lembro-me também que havia um detalhe que eu adorava: haver sempre uma descrição das "comidinhas" que eles levavam para as aventuras. Laughing E eu que até comia mal em pequenina, como tantos miúdos, achava uma piada àquelas descrições! Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Wed May 03, 2006 10:59 am    Post subject: Reply with quote

As eternas laranjadas e limonadas, as sandes de presunto com tomate e carnes frias, as arrufadas Shocked Pronto vou almoçar, que esta conversa abriu-me o apetite Shocked
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed May 03, 2006 4:44 pm    Post subject: Re: Os meus livros favoritos Reply with quote

Alexandra wrote:
É difícil nomear os que gosto mais desta colecção, mas talvez Os Cinco no Lagro Negro, Os Cinco na Torre do Farol e Os Cinco na Montanha de Gales, e vocês? Rolling Eyes
E já me esquecia dos Cinco e o Circo... Wink


"Contrabandistas", "Comboio Fantasma", "Quinta do Mocho", "Lago Negro", "Casa em Ruínas", "Montanhas de Gales" e "Ilha dos Murmúrios".

Vocês têm razão, ler os Cinco dava cá uma fome... Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Fri May 19, 2006 2:21 pm    Post subject: Reply with quote

CC wrote:
E lembro-me perfeitamente de me identificar mais com a Ana e não com a Zé, mas achar muita graça à última.


Eu identificava-me mais com a Zé. Até me lembro, que quando era miúda e era a minha mãe que me cortava o cabelo, de eu lhe pedir sempre para cortar o cabelo bem curtinho, mas como o meu cabelo é liso parecia que tinha uma tigela na cabeça Embarassed Também só usava calças. Só não consegui convencer os meus pais a deixarem-me ter um cão Crying or Very sad
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Sun May 28, 2006 7:57 pm    Post subject: Quantas vezes leram? Reply with quote

Olá!

Eu tenho a sorte de ter uns pais que sempre rechearam a casa de livros e discos, coisa que apesar de muitas vezes com dificuldade, os seus pais também já faziam. Por isso, li a colecção toda dos Cinco, aí umas três vezes numa edição que pertencia à minha mãe! Desenhos bem giros e o papel já bem amarelo...! Só fiz foi um disparate: cometi o erro de voltar a começar a ler a colecção já depois de adulta. Foi um erro porque a magia já não era a mesma Crying or Very sad
Back to top
Anonymous
Guest





PostPosted: Mon Aug 21, 2006 12:38 pm    Post subject: Reply with quote

O meu livro favorito é, escolhendo só um, o nº10 - Os Cinco e o Lago Negro.

Duas árvores
Lago Negro
Joana Vaidosa
e a Magda Sabe

Smile Smile Smile

Nunca me esqueci...
Back to top
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Tue Oct 03, 2006 8:36 pm    Post subject: Reply with quote

Boa Jude, gostei do pormenor. Smile

Eu não consigo escolher um. Lembro-me que o que li mais vezes foi "OS CINCO E O CASTELO DA BELA VISTA". Até reli depois em inglês.

Esta colecção não a li de seguida. Ao contrários de OS SETE, que me ofereceram a colecção toda de uma vez, os livros de OS CINCO apareceram salteados. Lembro-me de me identificar com o sentido de responsabilidade dos dois rapazes. Mas todas as histórias tinham grandes mistérios e situações fantásticas.

Reler em adulto também não me atrai porque sei que perde a magia. Lembro-me de uma vez pegar num deles e pensar que a Zé, se fosse hoje, era lésbica de certeza. Embarassed
Coisas em que não pensava quando li os livros na primeira vez. Perde a magia!

Mas acredito que a minha paixão por tudo o que é inglês se deve muito às histórias da Enid Blyton.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
hecep



Joined: 11 Oct 2006
Posts: 129
Location: Faial

PostPosted: Tue Oct 17, 2006 12:21 pm    Post subject: Reply with quote

Eu aprendi a ler, li livros aos quadradinhos e transitei assim zás trás logo para os cinco. Lembro-me de ter dificuldades a lêr no ínicio, a letra era pequena, e as histórias muito compridas para o que eu estava habituada. Mas como eram empolgantes q.b. li a colecção toda e adorei. Lembro-me que a minha irmão logo depois encontrou a coleção dos 7 mas nessa altura já os achei muito básicos para o que estava habituada. Cool Mas li tudo o que havia em casa da Enid Blyton, adorava!!!
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Sun Jan 28, 2007 8:45 pm    Post subject: Reply with quote

VIVA OS CINCO ...

Eu até quis mudar o meu nome para zé ... queria um cão e ser rapaz como a ZÉ !!!! LOL

Sabem tenho pena que os miúdos hoje já não saibam quem´são os cinco ... no máximo lêem o "clube das chaves" ou a coleção de "uma aventura" mas para mim nunca haverá nada como "Os cinco" ou "O clube dos sete" ...

Até me lembro de fazer um clube com as minhas duas primas "O clube das três" e de tentar seguir pessoas na escola ou desenhar pessoas desconhecidas para treinar os dotes de detective ... LOL
Back to top
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Thu Aug 23, 2007 12:08 pm    Post subject: Reply with quote

green man wrote:
Reler em adulto também não me atrai porque sei que perde a magia.


É engraçado, mas comigo passa-se o contrário. Depois de ter lido tantos livros da Enid Blyton quando era bem pequerrucha, sabe-me sempre bem relê-los - coisa que faço com muita frequência Embarassed - e a magia mantém-se. Continuo a vibrar com as aventuras/mistérios e com os belos piqueniques Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Fri Aug 24, 2007 9:45 am    Post subject: Reply with quote

Eu cá sou como a Alexandra Smile

Mas em adulta há uma coisa melhor, é que comprei livros da Enid que não conhecia quando era miúda (Aventura, Seis Primos, Segredo...). Em miudita só tinha lido os Cinco, Mistério (5D), Gémeas, 4 Torres e um ou dois dos Sete, mas afinal Enid é muito mais do que isto Smile

Ainda hoje adoro ler e reler tudo isto!
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sun May 31, 2009 10:02 pm    Post subject: Reply with quote

É um bocadinho difícil eu responder quais os meus livros favoritos, principalmente porque acho que os meus favoritos foram variando com a idade.

Eu comecei a "ler" os livros dos Cinco extremamente novo, e coloquei "ler" entre aspas, porque a verdade é comecei antes de saber ler - tive a sorte de ter quem mos lesse. Isso foi de tal forma que, ainda antes de completar 7 anos, eu já tinha "lido" todos(!) os livros da colecção. E aqui o "ler" entre aspas já não totalmente exacto, porque os últimos já foram lidos, pelo menos parcialmente, por mim, que entretanto tinha aprendido a ler. Claro que ainda lia muito mal e devagarinho, mas o entusiasmo pelas aventuras já era tal que, depois de esgotar (no verdadeiro sentido da palavra Wink) todos os adultos que mos pudessem ler, agarrava-me eu a eles na febre de saber o que iria acontecer no capítulo seguinte.

Dessa minha primeira fase lembro-me ainda que o meu preferido era o número 3 - Os Cinco Voltam à Ilha - julgo que me sensibilizou muito a menina pequenina que tinha sido raptada, talvez por sentir alguma identificação com ela, devido à idade. Depois comecei a pôr ao mesmo nível Os Cinco e o Circo e os Cinco no Lago Negro, depois a Quinta Finniston e Os Rochedos do Demónio; finalmente, entraram também para os meus favoritos A Casa do Mocho (que me lembro de não apreciar muito quando era muito pequenino, por me ter perdido um pouco no enredo), A Planície Misteriosa, As Montanhas de Gales e A Ilha dos Murmúrios.

E, pensando bem, ainda é uma injustiça deixar de fora "A Ilha do Tesouro", "Os Contrabandistas", "O Comboio Fantasma", "A Ciganita", "Os Aviadores"... bem, se não tenho cuidado acabam por ser todos.

A verdade é que eu li toda a colecção umas dezenas de vezes, sem exagerar, entre os meus 6 e os 12 anos, pelo que deu tempo de ir mudando de opinião. Ainda hoje sei todas as histórias quase de cor e, basta dizerem-me um número de 1 a 21, para eu disparar imdiatamente o título do livro correspondente. Smile
Agora, ao fim de todos estes anos, estou finalmente a lê-los no original inglês, pelo que, primeiro, ainda vou ter que decorar que título inglês corresponde a cada um dos títulos portugueses, Smile segundo, ainda estou a tempo de mudar as minhas preferências mais uma vez. Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group