Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Os Professores
Goto page 1, 2  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
ASantos



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 132
Location: Benfica / Lisboa

PostPosted: Sat Apr 29, 2006 12:47 pm    Post subject: Os Professores Reply with quote

Quais a/os que vos "marcaram" mais?

Que recordações: das MÁS professoras; das professoras MÁS; das BOAS professoras; das professoras... ... ?Wink

Há uma Professora que sempre recordarei com muito carinho - infelizmente Sad , já não me recordo do seu nome ( na altura, era "só" mais uma professora e só com o "passar dos Tempos" é que passamos a dar o devido valor... ).
Era uma Professora de Inglês ( no 2ºCiclo na, agora, Escola C+S Pedro de Santarém ), sempre amável e com uma "atitude" maternal que , "milagre dos milagres" Smile , até os "arruaceiros Wink " da turma se sossegavam! Lembro-me que, enquanto nas outras salas ( o nº da sala era sempre a mesma para cada disciplina ) a arrumação das carteiras era em fileiras, nesta sala as carteiras formavam um U - esta sala da aula ficava no edifício principal, junto aos Laboratórios.
Uma das particularidades dessa Professora é que foi ela quem escolheu os lugares aonde nós deveríamos sentar - "misturou" os que tinham dificuldade no Inglês com os "expert's"( havendo assim, uma entreajuda ) e, a "experiencia" conta muito..., ainda conseguiu separar os "brincalhões"... Smile


Recordo também de um outro professor que tive , mas, pró lado oposto!... Shocked Laughing
Era um professor de Matemática ( foi no 8º , Secundária Benfica ) que antes de começar a aula, "convidava"...:
-"... os que não estão interessados na matéria, podem sair que não vos marco falta."
O resultado era que metade da turma "desaparecia" da sala... Wink Very Happy
Evil or Very Mad ...que "rico" professor... Evil or Very Mad
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Sat Apr 29, 2006 6:58 pm    Post subject: Reply with quote

eu tembém tive 1 stôra, que só depois dela morrer é que comecei a pensar mais nela...
Chamava-me a mim e às minhas colegas de "minhas filhinhas" o que nós achavamos muito engraçado....
no ano passado fui ao funeral dela em representação do resto das alunas do colégio e foi muito triste.... Crying or Very sad
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
del7im



Joined: 16 Apr 2006
Posts: 170
Location: Queluz, Lisboa, Portugal

PostPosted: Sat Apr 29, 2006 8:40 pm    Post subject: Reply with quote

Eu tb estudei na C+S Pedro de Santarém! Very Happy Desde o 5º ao 9ºano (1991/1996 +-), mas acho que nunca tive essa professora, infelizmente... Confused A minha primeira prof era um bocado cota e um bocado má... Confused

[[Bye!]]
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
schwarze_engel



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 21
Location: Porto

PostPosted: Sun Apr 30, 2006 10:55 pm    Post subject: Reply with quote

A minha professora da primária.
Fomos a 1ª turma dela naquela escola, era novinha e baixinha, e sabia combinar a ternura com o rigor.
Foi ela que me ensinou o truque para eu nunca mais escrever "passar-mos" em vez de "passarmos", de um modo tão eficaz que nunca mais esqueci, desde há 20 e tal anos.
Foi a ela que eu fui a correr contar que me tinham dado uma cadelinha muito pequenina, um dia.
Ela deu-nos uma das melhores aulas de sempre, uma vez que aconteceu qualquer coisa que nos impediu de estarmos na nossa sala e termos uma aula normal. Então ela pegou em nós, levou-nos para uma das salas de festas, sentámo-nos no chão em volta dela e ouvimo-la contar histórias a tarde toda. A única dessas histórias de que me lembro até hoje é a do João Sem Medo.

A única vez que a tornei a ver estava bem maior que ela e ela só me reconheceu porque estava com o resto da turma, numa ocasião em que nos reunimos. Mas recordá-la-ei sempre com saudade.

O pior professor que tive foi um de educação física, desde o 1º ano do ciclo até ao 9º. Era um gajo que não tinha qualquer problema em dividir a turma em 'bons' e 'maus', sendo que os 'bons' eram os rapazes e uma ou duas raparigas, melhores a desporto. Os 'maus' eram os outros que preferiam ginástica a andar a jogar à bola, e que por isso não tinham chance de brilhar, porque a ele só lhe interessava o andebol, o vólei e o basket.
Ter um prof com essa atitude, nas nossas idades, não foi pêra doce.
Back to top
View user's profile Send private message
Nuno Vedder



Joined: 13 May 2006
Posts: 21

PostPosted: Wed May 24, 2006 10:45 pm    Post subject: Reply with quote

Um dia a minha professora do 2 ano, chega-se à minha beira e diz : "Nuno, tira os oculos"...e eu "pq professora?"...e a Srªa Professora repete com um ar mais agressivo e mais imperativo.. "Já te disse, ttira os oculos sff"...E eu... Tirei. De seguida dá-me 2 estalos, 1 em cada face. Eu, imune à dor resisti e não chorei. No segundo a seguir, peguei nas minhas coisas e fui a correr para casa...Contei a historia ao meu pai.
No dia a seguinte levou-me à escola, chegou-se à beira da Prof. e disse-lhe " Tire os oculos"...ela assustada...desfez-se em desculpas, dizendo inclusivé q eu exagerei...etc...

Resultado, os meus pais mudaram-me de escola...e hoje agradeço-lhes, pq ainda hoje Sinto as reguadas e os puxões de cabelos q levava dessa senhora.

Pronto.. n é nada de especial...mas é uma historia iguais a tantas outras q resolvi partilhar.

Estou a adorar este Forum....e como já dizia Victor Espadinha.... "..Recordar é viver..."
eheheh


Um abraço!
_________________
I Did What I had to do .... And If there was a reason it was you...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
celia



Joined: 24 Mar 2006
Posts: 73
Location: Lisboa

PostPosted: Tue May 30, 2006 1:39 pm    Post subject: Reply with quote

A minha professora primária chama-se (espero que ainda esteja viva) Teresa Maia e era de Torres Novas ou Vendas Novas já não me recordo bem. Embarassed
Andei na escola primária da Venda do Pinheiro (concelho de Mafra). Está aqui alguém que lá tenha andado?
Lembro-me perfeitamente da Professora Teresa, uns longos cabelos pretos, um sorriso rasgado e uns olhos grandes e negros. Uma excelente professora que nos acompanhou da primeira á quarta classe, sempre com o famoso livro do Papu. Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Wed May 31, 2006 1:12 am    Post subject: Reply with quote

A minha da primária era a Prof. Maria Alice Xavier e era trasmontana ou assim. Gostava de a ver, mas reformou-se quando andava no 3º ano, logo deve já ser bem velhinha...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
hecep



Joined: 11 Oct 2006
Posts: 129
Location: Faial

PostPosted: Fri Oct 20, 2006 4:34 pm    Post subject: Reply with quote

Referindo apenas as professoras da primária na 1ª e 2ª classes tive a Prof. Leone, na 3ª e 4ª classes tive a Prof. Maria Leonor. Ambas eram boas e exigentes mas não batiam nos alunos. Eu na 2ª classe tive algumas dificuldades na matemática e passei a ficar sentada numa das extremidades da secretária da professora e lá encarreirei outra vez com a matemática (mas nunca foi a minha disciplina favorita), ela dava uns bons berros qd me distraía, método que penso que resultou em pleno.
Back to top
View user's profile Send private message
Goodsayer
Guest





PostPosted: Fri Nov 17, 2006 4:25 pm    Post subject: Reply with quote

Tive o mesmo professor da 1ª á 4ª, o último nome dele é Letra Laughing
Foi um excelente professor, tinha exercícios muito inovadores para a altura, foi ele que me inspirou para tirar o curso de professora primária. Sei qu e agora somos prof. do 1º Ciclo, mas prefiro esta denominação. Primários de primeiros, somos os primeiros professores.
Back to top
ricardo calado



Joined: 16 Aug 2006
Posts: 237
Location: setúbal

PostPosted: Sun Nov 19, 2006 12:07 am    Post subject: Reply with quote

a minha 1ª (d. clara,das antiguinhas) da 1ªclasse era réguada de meia noite começava numa ponta acabava na outra .ERA 1OU 2 EM CADA MÃO
e quem puxa-se a mão levava outra vez,estavamos em 1981

tambem tive algumas bem bonitinhas Wink
Back to top
View user's profile Send private message
kristianps
Guest





PostPosted: Wed Nov 22, 2006 5:41 pm    Post subject: Reply with quote

A minha professora da primária era já velha e tinha a educação ainda dos tempos do salazar. Eu e os meus colegas chegavamos a apanhar várias reguadas nas mãos por não sabermos a tabuada, ou então muitos estalos quando davamos erros. Mas depois na 3ª e 4º classe já era mais meiga para nós.

Por isso,sei bem o que o pessoal da minha geração passou nas mãos destas professoras primárias, porque quando tinhamos os professores estagiários eram como deuses para nós Cool
Back to top
Alpha



Joined: 17 Mar 2006
Posts: 158
Location: Lisboa/Coimbra

PostPosted: Mon Nov 27, 2006 2:06 pm    Post subject: Reply with quote

levei algumas réguadas por não ter feito a tabuada ou por estar a falar
Back to top
View user's profile Send private message
oluap



Joined: 06 Apr 2007
Posts: 19
Location: Viseu

PostPosted: Tue Apr 10, 2007 2:50 pm    Post subject: Reply with quote

Na minha escola havia muita pancadria. Régua, cana da india e mão, eram as armas usadas. A partir de alguns erros, cada erro sua reguada. Havia alguns que levavam vinte ou mais reguadas diariamente. O recorde de reguadas foi para um aluno que não fez nenhuma das 60 cópias das Férias Grandes e apanhou 60 reguadas na mão, 30 em cada. Depois havia a cana da india que caía forte e feio na cabeça dos que ou se portavam mal ou não sabiam as respostas certas. Muitas vezes o aluno encolhia-se, deitava-se no chão, para proteger a cabeça e a cana continuava a cair nos barços e nas perbas. Havia ainda auelas situações das bofetadas quando o aluno estva no quadro, com o ricochete da testa na pedra negra.
Onde era isto ? Portugal 1971-1975.
Eu vi e vivi esta escola, que estava longe de ser caso isolado.
Back to top
View user's profile Send private message
MariaM



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 27
Location: Portugal

PostPosted: Wed Apr 11, 2007 12:16 am    Post subject: Reply with quote

Acabei de ler o que o nosso amigo oluap escreveu e lembro-me da única reguada que apanhei na vida...

A minha professora da 1ª e 2ª classe era muito, muito exigente. Eu fazia os possíveis por estar com atenção e fazer tudo direitinho, no fundo para que ela não reparasse muito em mim.

Tinha tanto de exigente como de severa. Um dia numa aula da 2ª classe, (notava-se perfeitamente que estava irada) depois do ditado era a hora da verdade. Todo o pessoal era corrido a reguadas. Uma por cada erro.
Sabem... nesse dia toda a gente apanhou, inclusivé eu. Apanhei a reguada, não por ter erros mas porque apaguei uma palavra no caderno e deixei a folha "ferida" sem se notar a linha.

Continuei sempre a esforçar-me por estar com atenção, evitar os erros para não ter que apagar... Havia dias em que qualquer coisa era o pretexto para levar umas reguadas.

Essa senhora foi para reforma e na 3ª classe tive uma professora nova. Aí foi outro desatino... Essa não batia mas também não ensinava nada... Vivia-se o pós revolução e tudo era pretexto para sair da sala e deixar-nos à vontade.

Valeu-nos a preparação que tínhamos da 1ª e 2ªclasse, pois, no ano seguinte tivémos outra professora que se esforçou imenso por colmatar algumas das lacunas que tínhamos na aprendizagem, para nos preparar para o célebre exame da 4ª classe...


Wink
_________________
Continuar a sorrir mesmo quando se torna dificil fazê-lo
Back to top
View user's profile Send private message
paula



Joined: 07 Mar 2006
Posts: 182
Location: Sesimbra

PostPosted: Wed Apr 11, 2007 10:33 am    Post subject: Reply with quote

Pois, vamos recuar até 1973/77, a minha professora foi sempre a mesma da 1ªclasse à 4ªclasse era relativamente nova +- 30 anos, mas muito severa, para além de fazer as filas de carteiras dos bons alunos até á fila dos burros. Cheguei a ficar uma semana sem ir ao recreio, tive colegas meus que ela baixou-lhes as calças á frente de todos e deu-lhes com a régua no rabo. Não falo nas reguadas e bofetadas que apanhei que eram praticamente diárias. Cheguei a ter medo de ir para a escola dizendo á minha mãe que estava doente (doía a cabeça, ou estava mal disposta), mas só pegou nas 1ªs vezes. Cada vez que ela passava por mim eu até me encolhia, medo esse que levei para o ciclo, até um professor se aperceber e dizer-me que ali naquela escola ninguem bate. Anos mais tarde quando comecei a trabalhar, vou para uma escola, onde quando entrei na sala dos professores através do cheiro do perfume que a sala tinha percebi logo que a minha professora estava lá a leccionar. Depois já 2 mulheres até nos entendiamos bem e chegamos a fazer trabalhos em conjunto. Mas nunca esqueci o passado. E ainda hoje com 38 anos acho que consigo identificar a presença dela através do cheiro do perfume.
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Anonymous
Guest





PostPosted: Thu Apr 12, 2007 7:21 pm    Post subject: Reply with quote

Da primeira à quarta classe tive sempre o mesmo professor. Prof. Alcides originário de Guarda e que guardava o sotaque característico. Ensinou-me a ler, a fazer contas e pelo meio contou-nos histórias da sua infância. Era um homem à moda antiga vivera o Salazarismo em pleno, duro mas complacente que sabia impor respeito.

Vejo-o de tempos a tempos, sentado em casa de olhar vago a olhar a rua. A trombose foi implacável. É triste.
Back to top
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Sat Apr 14, 2007 6:11 pm    Post subject: Reply with quote

Ambas as minhas profs já tao na reforma há mais de uma decada, têm aproximadamente a mesma idade.
Ambas eram exigentes, mas os métodos educativos nao tinham NADA a ver. Uma impunha-se c base no medo e na humilhaçao, outra com base na admiração reciproca.

A primeira usava regua e tudo ao seu alcance. Usava sobretudo mta violencia psicologica: orelhas de burro, calças abaixo, saia p cima conforme. Parecia ter gosto em humilhar alguns alunos em particular - 'tens voz de menina!", "pareces um bebe", "chora, chora mariquinhas", "és um parvinho", "é impossível tu compreenderes o que seja"... Havia alunos q só de ela dizer o nome entravam em pânico (choravam, faziam chichi sem querer, gaguejavam,etc.) e o pior é q c o medo ja nem conseguiam terminar os exercios, o q lhes garantia regua ou outra coisa qualquer. Com ela aprendi bem e na integra os conteudos escolares que eram previstos p a 1a e 2a classe e nada mais. E tive sorte em nao ter tido dificuldades nos conteudos académicos e na integraçao na escola. Senao p alem de nunca ter gostado propriamente da escola tinha tb aprendido a ter-lhe um medo de morte. Por sorte n foi o meu caso.

A segunda prof. nunca me hei de cansar de dizer q tinha uma arte única. Os alunos nem queriam faltar à escola! Medo só o de nao a agradar o suficiente ou de a decpcionar. Queriam sobretudo agradar e aprender. Nunca usou regua, nem a tinha na sala ao contrário de todas as suas colegas da mesma escola. Os seus metodos de recompensa afectiva pco me diziam pq eu abdicava de usufruir deles por opçao (o q estranhava mto aos meus colegas). Mas p alem de aprender tudo o q era previsto em termos académicos, aprendi conteudos de valorização da identidade regional q ela optou por nos dar e tb q todos os alunos conseguem aprender mesmo q a diferentes ritmos. Admirava a forma do 'nao sabia como' ela conseguia manter o interesse de todos os alunos.

Posso dizer q nunca senti o peso da regua (c qualquer profs), mas isso nao altera o facto de sempre ter colocado em causa o procedimento da minha 1a prof perante os meus pais, os pais dos(as) colegas açoitados e humilhados. Os meus pais tb nao concordava c a forma como ela tratava os meus colegas e alguns meus amigos(as) próximos(as) e filhos(as) de amigos deles. Daí q tenham procurado um prof diferente, mudei escola e pude verificar q os profs n tinham de ser obrigatoriamente uns estupores/estupidos insensiveis.
Qd calha vejo ambas as Sras. P uma retribuo o cinismo, p otra a admiração mutua.
Back to top
View user's profile Send private message
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Sun May 20, 2007 5:13 pm    Post subject: Reply with quote

A pior professora da minha vida ainda me lembro o seu nome...Diozinda da Fonseca. E o meu pai também não gostava muito dela...aliás com o passar do tempo aí na 3ª e 4ª classe a minha família virou toda contra ela.

Tipo esta professora já deve estar agora com os pés na cova,e já nem se deve lembrar de mim,mas eu apanhava muito dela e não era com réguas,e o pior é que (confesso) apanhava ou com a mão dela ou com o livro da escola. Outras vezes era à frente da turma toda. Embarassed Embarassed Vinha para casa lavada em lágrimas e os meus pais perguntavam o que tinha feito à professora. Eu já nem me lembro das coisas traquinas que eu fazia. Ela parecia uma bruxa...não lançava feitiços mas lançava maldade com todos. Até com a minha avó (e confesso) fazia-lhe mal só porque a minha querida avó não podia ver a sua neta na escola. Eu defendi a minha avó e disse "Professora,a minha avó não lhe fez mal." E depois a minha avó foi-se embora e disse aos meus pais. A professora abaixou a mão e o livro.

É bom que ela agora esteja com os pés na cova...porque se calhar foi a pior professora que já tive na minha longa vida de 4 anos enfiada numa escola desde 1997 a 2000.
_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Jun 23, 2010 7:28 pm    Post subject: Reply with quote

Eu devo deixar boas recordações nos meus alunos : quando me vêem na rua e me reconhecem, fazem uma festa e alguns pais também.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Jun 24, 2010 2:24 pm    Post subject: Reply with quote

É engraçado pois eu recordo da minha professora da primária como uma pessoa severa, porque na altura batia muito nos alunos, com ela ninguém piava, foram algumas as vezes que levei reguadas e uns quantos cascudos na cabeça.
Ao contrário de hoje não havia nenhum aluno, excepto eu e é uma história que contarei um dia, lhe fazia frente. Quando se falava da Dona Maria a coisa piava, mas piava fino e toda a gente tremia.

Esta foi a imagem que ela transmitiu aos alunos e hoje, penso, que todos se recordam dela assim. Mas analisando bem não quer dizer que era uma má professora, pelo contrário, ensinava e era exigente com os alunos preparando-os para o futuro.

Mas no fim recordo as lágrimas dela aquando da nossa última aula.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Cylon



Joined: 23 Jun 2008
Posts: 285
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Sat Jun 26, 2010 12:31 am    Post subject: Reply with quote

Um dia hei-de voltar mais pormenorizadamente a este tópico. Por agora, lembro-me de uma professora de inglês que eu tive no 3º Ciclo do Ensino Básico, em 1987-1990, cuja alcunha lá na escola era "VOVÓ DINAMITE"!!!

Tinha uma ou outra atitude mais estranha mas, hoje, vendo bem, ela até era porreirita!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Fri Jul 23, 2010 2:08 pm    Post subject: Reply with quote

Cylon wrote:
Um dia hei-de voltar mais pormenorizadamente a este tópico. Por agora, lembro-me de uma professora de inglês que eu tive no 3º Ciclo do Ensino Básico, em 1987-1990, cuja alcunha lá na escola era "VOVÓ DINAMITE"!!!

Tinha uma ou outra atitude mais estranha mas, hoje, vendo bem, ela até era porreirita!


Conta, conta ! Nós queremos é histórias divertidas. Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group