Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Quem não se lembra? (não recomendável a pessoas susceptíveis

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Visitante
Guest





PostPosted: Sat Apr 29, 2006 1:55 pm    Post subject: Quem não se lembra? (não recomendável a pessoas susceptíveis Reply with quote

Quem não se lembra da régua ou cana com que eram brindados os mais indisciplinados? Eu como na primária era a queridinha da professora, nunca levei um correctivo...mas vi amigos meus a levarem! Na 4ªclasse porém, ao não perceber umacoisa de matemática, a parva da professora deu-me uma belinha na nuca! A minha mãe passou-se e só me lembro de a ouvir ofender a professora... Confused Só sei que a partir dai nunca mais percebi nada de matemática, e nesse ano demorava mais tempo que o habitual a perceber a materia de Mat! Confused
Esta gente nunca ouviu falar de estímulos positivos? Não admira que muitas crinças não gostem da escola! Evil or Very Mad Claro que como em tudo, aqui tb existem excepções à regra... Very Happy
Back to top
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Sat Apr 29, 2006 6:59 pm    Post subject: Reply with quote

A minha stora da primaria fartava-se de falar nixo!!
LOL
Dizia k fazia muita falta!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
miss_piggy



Joined: 27 Feb 2006
Posts: 48

PostPosted: Sun Apr 30, 2006 1:06 am    Post subject: Reply with quote

Por isso agora se vê a falta de respeito k existe para com os professores.
Não se pode castigar os meninos k os pais não querem.
As profs já não mandam na escola?
_________________
Back to top
View user's profile Send private message
Patsy-Nana



Joined: 04 Apr 2006
Posts: 86
Location: Aveiro

PostPosted: Sun Apr 30, 2006 11:11 am    Post subject: Reply with quote

Agora dizem que é tudo anti-pedagógico! É anti-pedagógico fazer ditados, mandar trabalhos de casa, mandá-los fazer cópias, pô-los de castigo... pode traumatizar as criancinhas! Ehehehehe! Não sei quem foi a mente iluminada que inventou isso mas não me sinto nada traumatizada devido a tudo isso e muito mais. As criancinhas é que vão acabar por me traumatizar! Como as coisas mudaram! Nunca pensei vir a dar aulas na primária (o meu curso é para dar aulas no secundário) mas lá teve de ser... o famoso inglês no primeiro ciclo (porque não é chique dizer-se escola primária! Ehehehe!). Tenho 144 alunos em 10 turmas e tenho aprendido muito com esta experiência. Tenho todo o tipo de alunos que me dão todo o tipo de problemas. Quantas vezes não tive que contar até 100 para não mandar uma galheta num ou noutro! E acreditem, se eu não soubesse como as coisas são (ou melhor, como os papá são) não me arrependeria nada se o tivesse feito! Sabem lá os papás de que são capazes os seus anjinhos! Os professores já não mandam em nada... uma professora de um dos meus alunos contou-me que uma colega teve no ano passado que passar de ano um aluno que nem o nome sabia escrever, nem uma conta de 2+2 sabia fazer. Porquê? Foi ameaçada pelos queridos papás que achavam que o seu menino era muito inteligente! Queriam fazer queixa dela na Drec e levá-la a tribunal e sei lá que mais Evil or Very Mad . Ninguém tem respeito pelos professores, tratam-nos de qualquer maneira! Bem sei que há professores e professores... também já fui aluna! Mas francamente... não há respeito nenhum! Sad
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
schwarze_engel



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 21
Location: Porto

PostPosted: Sun Apr 30, 2006 10:43 pm    Post subject: Reply with quote

Acho inadmissível a impunidade de que as crianças gozam hoje em dia na escola. Perdem toda a noção de respeito pela autoridade e pergunto-me como se poderão tornar em cidadãos normais, não-conflituosos.... Confused

Eu só apanhei duas reguadas durante toda a minha escolaridade, porque compensava as minhas poucas traquinices com boas notas. Razz E porque também tinha o bom senso de guardar os pontapés nas canelas dos meus colegas para o recreio, onde a professora não via. Twisted Evil
Mas tinha colegas que não passavam um dia sem apanhar duas ou três vezes. Ou porque não ficavam calados, ou porque davam erros nos ditados, ou porque criavam instabilidade na sala de aula. Era cada reguada que estremecia a sala toda. Uma vez a professora até chegou a partir uma régua na mão de um miúdo... aí tenho que concordar que foi exagerado. Confused Assim como acho que bater como castigo por dar erros não é método. Antes obrigar a escrever de modo correcto umas 50 vezes... Mas bater por isso, não.

Hoje em dia acho uma piada às burocracias que um professor tem que ultrapassar para poder chumbar um aluno, por mais motivos que tenha... Aprovação/autorização dos pais? Onde é que isso se admite? Quem são os pais para julgar se o filho está ou não pronto para passar ao ano seguinte? Que absurdo... Sim, todos sabemos que sempre houve professores sacanas, que também eram capazes de chumbar só porque embirravam com algum miúdo, mas não exageremos.

E os casos de desrespeito e agressão de alunos a professores de que se ouve falar nos noticiários, arrepiam-me. É por isso que eu sempre fugi a sete pés de dar aulas. Sei bem que na minha área há muita gente sujeita a isso, por não encontrar emprego adequado à sua formação, mas eu acho que antes preferia ir para uma caixa de hipermercado. Confused
Back to top
View user's profile Send private message
del7im



Joined: 16 Apr 2006
Posts: 170
Location: Queluz, Lisboa, Portugal

PostPosted: Mon May 01, 2006 10:59 pm    Post subject: Reply with quote

schwarze_engel wrote:
É por isso que eu sempre fugi a sete pés de dar aulas. Sei bem que na minha área há muita gente sujeita a isso, por não encontrar emprego adequado à sua formação, mas eu acho que antes preferia ir para uma caixa de hipermercado. Confused


Eu fiz o 1º ano do curso de "Professores do 1º Ciclo, variante Matemática e Ciências da Natureza" (podia dar aulas destas disciplinas no 5º e 6º anos) e tive a sorte de poder fazer um estágio de uma semana na escola onde fiz a primária, a meu pedido! Very Happy Foi fantástico estar novamente naquelas salas, já um pouco diferentes, claro, mas não tanto quanto isso. Essa semana foi a melhor do ano! Estar com as crianças, sobretudo naquela escola, foi inesquecível, mas o curso em si não me agradou nada, sobretudo os meus colegas e professores da faculdade, mas pronto... isso é outra história. Agora estou em Audiovisual e Multimedia e entretanto tb trabalho numa caixa de supermercado aos fins-de-semana Razz

[[Bye!]]
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Visitante
Guest





PostPosted: Tue May 02, 2006 11:52 pm    Post subject: Reply with quote

Compreendo a visão dos professores relativamente a este assunto, até porque constato que as crianças estão cada vez mais mal educadas e eu própria digo que nunca serei professora pk não consigo aguentar com os putos de hoje! Confused
Agora ao tempo que eu me refiro, devo dizer que nunca desrespeitei nenhum professor e muitos dos meus colegas idém...a maior parte dos castigos, considero que foram exagerados...Por exemplo, na situação em que levei uma palmada na nuca, esta foi-me dada apenas por não estar a perceber um problema. Confused
Concordo que os miúdos devam ser disciplinados, mas apenas nos casos de insulto ou agressão (pk infelizmente acontece tanto...)aos professores. Claro que se agredirem, devem ser imediatamente expulsos e responsabilizar os pais.
Back to top
rmmesquita



Joined: 22 Mar 2006
Posts: 76
Location: Porto

PostPosted: Wed May 03, 2006 10:59 am    Post subject: Reply with quote

A minha professora primária fazia questão de nunca usar castigos corporais. Smile E a verdade é que não me recordo de problemas disciplinares, embora a turma tivesse alunos que hoje diríamos potencialmente "problemáticos".

Em compensação, depois de um ano particularmente chuvoso (1983), chovia dentro da sala de aula... Confused
_________________
Nippon Animation

Planete Jeunesse

Disney Comics
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Miguel R



Joined: 22 Apr 2006
Posts: 43

PostPosted: Fri Jun 16, 2006 7:23 am    Post subject: Reply with quote

Era tão bom levar "porrada" na escola primária! Twisted Evil
Tou a brincar. A verdade é que se hoje se peca por defeito ao não se poder dar uma palmadita aos putos, a verdade é que há 20 anos se pecava por excesso! Pancada com fartura para a malta aprender. Eu até nem levei mta, mas vi colegas cairem das cadeiras com as palmadas que levavam. O pessoal levaram umas cacetadas com canas, réguadas, etc. Isto vindo de uma professora que cinsidero uma excelente pessoa e que apesar disso ensinava mt bem. Bons tempos Mad
Back to top
View user's profile Send private message
ASantos



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 132
Location: Benfica / Lisboa

PostPosted: Fri Jun 16, 2006 10:53 am    Post subject: Reply with quote

Bater num aluno para aprender Shocked ... sou totalmente contra! Ninguém, levando porrada, fica mais esperto - nem os animais! ( eles não aprendem, OBEDECEM!!). A única vez que me lembro, em que a professora me "sacudiu o pó" Wink foi na primária e estava no quadro a fazer uma conta de dividir. Resultado: não fiquei mais "esperto" Smile porque, hoje, AINDA não sei fazer contas de dividir "à mão" ... Embarassed Smile . Julgo que estas são situações de professores "frustrados".
Agora para disciplinar, sou a favor ( como último recurso ) de que a criança receba uma palmada ( melhor isso do que expulsa da aula/escola ) para parar com os "disparates".
A diferença está aqui: quando andei na Primária, se uma professora me desse uma "galheta" e ( ao chegar a casa ) fizesse queixa, tinha como prémio Wink ... mais outra "galheta" da mãe / pai !! Very Happy Very Happy Hoje, parece que já não é assim...
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
oliveira79



Joined: 26 Jul 2006
Posts: 120
Location: Gondomar

PostPosted: Fri Dec 22, 2006 11:09 pm    Post subject: Reply with quote

se muitos levassem as galhetas que levei e outros também, hoje tinham respeito pelos professores e colegas...agora nada importa e muitas vezes os professores não se impõem porque estao sujeitos ainda a ser maltratados pelos pascassos dos pais que nem sabem o que têm dentro de casa!!! Evil or Very Mad
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
VeraC



Joined: 31 Oct 2006
Posts: 511

PostPosted: Sat Jan 27, 2007 2:37 pm    Post subject: Reply with quote

[quote=" A diferença está aqui: quando andei na Primária, se uma professora me desse uma "galheta" e ( ao chegar a casa ) fizesse queixa, tinha como prémio Wink ... mais outra "galheta" da mãe / pai !! Very Happy Very Happy Hoje, parece que já não é assim...[/quote]

Laughing

Bem verdade!!!
Eu acabei de contar no tópico da escola onde andámos, que a minha professora nunca me bateu, só me ameaçou uma vez, mas em contrapartida, bateu-me uma vez a minha mãe À FRENTE DA TURMA TODA Embarassed (o dia mais humilhante da minha existência) porque a minha professora a chamou à escola, bem como a mais 3 outras mães, para se descobrir qual dos 4 meninos tinham andado a escrever bilhetinhos feios sobre a senhora. Mesmo não tendo nada a ver com aquilo - JURO! - apanhei logo um bofetão Crying or Very sad
As mães também sabem ser injustas!!! Evil or Very Mad
Crying or Very sad
Lá está... A minha pecou por excesso... Agora o que mais há, é pecar-se por defeito...
Rolling Eyes
E diga-se de passagem, o bilhete sobre a professora era mesmo baixo nível...
MAS...
Não fui eu!

Não fui eu!!!

MAMÃ!, NÃO FUI EU Exclamation Exclamation Exclamation
Back to top
View user's profile Send private message
Patsy-Nana



Joined: 04 Apr 2006
Posts: 86
Location: Aveiro

PostPosted: Mon Jan 29, 2007 2:20 pm    Post subject: Reply with quote

No outro dia uma colega minha repreendeu um miúdo que se estava a portar mal. O miúdo não tem mais nada... agarra-se ao pescoço dela e aperta com toda a força ao mesmo tempo que lhe pontapeia as canelas.
O castigo que os pais deram ao miúdo... alguém quer tentar adivinhar? Rolling Eyes

Pois bem, o castigo é o seguinte... se o miúdo VOLTAR a fazer a mesma coisa a mãe tira-lhe o telemóvel durante 1 mês!!!! Shocked
_________________
Might as well face it, I'm addicted to Lost!!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Stracciatella



Joined: 26 May 2006
Posts: 310
Location: Covilândia

PostPosted: Mon Jan 29, 2007 9:14 pm    Post subject: Reply with quote

Patsy-Nana a minha mãe é auxiliar de educação numa escola primária, e situações dessas são o pão nosso de cada dia... os miúdos não respeitam ninguém Confused
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Patsy-Nana



Joined: 04 Apr 2006
Posts: 86
Location: Aveiro

PostPosted: Mon Jan 29, 2007 9:42 pm    Post subject: Reply with quote

Stracciatella, apesar de ter consciência que o acto da criança em questão não é um caso isolado, uma vez que sou professora e esta realidade faz parte do meu dia-a-dia, quero chamar a atenção para o "castigo" dado à criança.
_________________
Might as well face it, I'm addicted to Lost!!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Tue Feb 20, 2007 2:25 pm    Post subject: Reply with quote

Gostar ou nao gostar da escola nao tem necessariamente q ver c os conteudos escolares, exceptuando tlz akeles q encontram mtas dificuldades e como tal se protegem dela, o gosto pla escola provem das relaçoes e oportunidades q lá se dao.

Eu nao posso dizer q goste da escola. Detesto! Mas sei q as causas nem estao na escola em si...mas no pre escolar. As educadoras por vezes sao "mongas" (e peço desculpa pla expressao).
Mas a rigidez c q querem q vejamos programas pseudo educativos e imprimem caracter obrigatoria a jogos e actividades pseudo educativas q elas nos impingem limitou p sempre o meu gosto pla escola.
Como eu nao gosto de coisas do infantário! Só mesmo as amigas q mantenho ate hoje. O resto... dispenso!
Os jogos na rua eram mais giros q os do pré-escolar. Os programas de TV q nos obrigavam a ver eram do piorio. A mania q tinham de dar-nos lanches q nao prestavam (iogurtes cheios de açucar! q horror! nunca me conseguiram vergar...). As educadoras...era o q havia (umas melhores q outras). Ainda hoje mtas delas me têm carinho e me recordam plo nome da minha cadela!... (surpresa das surpresas pq eu ja nao as via ha mais de 10 anos! nem sei como me reconheceram em 1996...). As filhas das educadoras c mania q sabiam trabalhar c crianças eram a DESGRAÇA ABSOLUTA!
Ate me pergunto se akela fulana alguma vez foi p educadora de infancia ou professora...ja estou c pena dos miudos!

Tb há mais coisas a juntar...detesto ler! e na escola à q ler...


Agora, o grande problema da escola hoje em dia é q os meninos passaram p extremos. E disso a culpa é de todos os presentes. Nao é cá de pedagogos e psicologos. Só pq a alguns lhes interessou levar as coisas a extremos!!!
Ora bem sabemos q antes havia o extremo oposto de supremacia de autenticas palhaçadas q geralmente apanhava sobretudo os mais fragilizados. A minha prof de primária é a prova disso. A Sra nao tava bem por certo, mais do q outra coisa qq.
Pq nem era p manter respeito nem nada...era pq o desgraçado tinha de ir ao quadro e começava a tremer e urinar plas pernas abaixo, era pq gaguejava qdo a prof lhe pedir explicaçoes sobre o q tava conversando c o colega do lado, era pq errava 4 exercicios e resmungava por levar uma reguada (e etao levava mais 2as),...
A maioria de nós somos actual geraçao de pais, lgo os q temos o dever de incutir regras e ensinar formas de convivio social. Exigir dos professores actuais, dos nossos filhos e de nós próprios (q raio de exemplos queremos ou nao dar!?).

Se nao respeitam as auxiliares e os profs quem é q p alem do pessola da escola se deviam preocupar? ate pq o filho é ou nao é nosso? se o sistema de funcionamento perdurar p quem vai ser mau no futuro? (passar a batata quente aos seguintes profs ate é um alivio p mto professor, agora os pais nunca puderao passar o filho p outros pais).

Passá-los ate ao 9.º ano sem saber ler e escrever!?!? Sem repeito uns plos outros e plos professores e auxiliares? ...nem comento... Quem é a geraçao de pais obtusos q quer e permite isto? estamos sendo nós agora! e cda vez parece q mais... o q importa é passar e ir p a universidade...nao é cá aprender é passar (como se passar assim fosse sinonimo de aprender algo! o q se vê em mtas escolas é uma miséria...)

Eu até posso fugir ao tema. Nem tenho filhos!
Agora tenho sobrinhos, e bem vejo o que os meus irmaos criaram... ja começaram a receber a paga. Mas ainda nem se enxergam, ainda arranjam as mil e uma desculpas p tudo o q acontece (pior cego é o que nao quer ver!).

A mudança e os metodos educativos (positivos e/ou puniçoes) têm de ser usados coerente/ por todos. A escola e os pais têm de negociar isso oficialmente. como tá nao é nada!
Ninguém aki q seja prof pode queixar-se q um puto a ameaçou e o pai ainda acreditou no puto ou deu ao puto só uma palmadinha na tola. Qdo por vezes tb têm filhos e qd um colega se queixa dizem simplesmente vou falar c o meu filho (e os comportamentos do miudo continuam mes apos mes) mas aí do otro prof q se passe e dê uma palmada "no meu filho" vem o ceu ao chao!
(a isto sim q é digno de se assitir e curiosamente tb é algo relativamente frequente por sinal)
Back to top
View user's profile Send private message
Tom_Sawyer



Joined: 14 Jul 2006
Posts: 1

PostPosted: Tue Mar 20, 2007 5:56 pm    Post subject: Reply with quote

[quote=" A diferença está aqui: quando andei na Primária, se uma professora me desse uma "galheta" e ( ao chegar a casa ) fizesse queixa, tinha como prémio Wink ... mais outra "galheta" da mãe / pai !! Very Happy Very Happy Hoje, parece que já não é assim...[/quote]

Ora aí está! Alguma vez tinhamos coragem de chegar a casa e fazer queixa da professora? Confused

Junto à minha escola primária havia uma carpintaria... imaginem a fartura de réguas que por lá havia! O filho do dono andava também na escola.... e esse senhor preocupava-se em levar réguas novas, sempre que a professora "estalava os dedos"! Sad

Felizmente ao longo dos 4 anos nunca apanhei nenhuma reguada, mas lembro-me que alguns miúdos levavam todos os dias. Não sei se alguém se lembra, mas eu recordo-me de truques que esses "habitués" tinham para doer menos ou para tentar partir as réguas... do tipo colocar o fio de cabelo na palma da mão ou mesmo azeite!! Não devia passar de uma superstição, mas garantiam que funcionava! Very Happy
_________________
Andas sempre descalço... Tom Sawyer...
Junto ao rio a passear... Tom Sawyer...

Recordar é viver! Smile
Back to top
View user's profile Send private message
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Mon Mar 26, 2007 7:57 pm    Post subject: Reply with quote

Tb nao sei se os truques funcionariam pq nunca levei c a regua...
Plo oposto ate tive autorizaçao p dar c ela nos meus colegas posto q me era conferida a tarefa de ficar a vigiar algumas provas dos piores alunos, posto q eles demoravam mais tempo a acabar q os outros e a prof queria ir p a conversa no corredor e escolhia-me a mim p ficar c eles. (isto na 1 e 2ª classe)

Agora, claro q hoje se chegou a um extremo em q quem teme quem se inverteu.
Porém, a verdade é no passado se o/a prof nao fosse alguem consciente tb abusava do seu poder. Considero q colegas meus puderiam ter beneficiado de um ambiente escolar diferente do q existia entao na maioria dos locais.
E a regua era completamente dispensável perante a arte de educar... e nisso a minha prof de 3ª e 4ª classe era uma MESTRA! Nem tinha regua na sala, os alunos nao a temia, mas respeitavam-na como acho q é improvavel ocorrer ate por esses tempos. Claro q esta SRA nao é generalizável... é uma pura obra de arte! a quem MTO admiro... Hoje ate mais q no passado, pois gostava do seu metodo mas akeles incentivos a mim q vinha de outro sistema pco me diziam. Agora sabendo o q sei hoje de pedagogia...ela teve MTO à frente do seu tempo! E conseguiu fazer akilo q ainda hoje é pco mais q teoria...e cda vez mais, pq se tentou fazer mas fez-se mal...e tamos como estamos.
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sat Apr 28, 2012 12:47 pm    Post subject: Reply with quote

schwarze_engel wrote:
E os casos de desrespeito e agressão de alunos a professores de que se ouve falar nos noticiários, arrepiam-me. É por isso que eu sempre fugi a sete pés de dar aulas. Sei bem que na minha área há muita gente sujeita a isso, por não encontrar emprego adequado à sua formação, mas eu acho que antes preferia ir para uma caixa de hipermercado. Confused


Eu tive um aluno, com 11 anos , que batia na mãe. Quem me contou foram os meus colegas e, um dia, os outros miúdos, também se desbroncaram e eu fiz-me de parva e disse :
- O Luís lá era capaz de bater na mãe, ela é uma senhora tão simpática.
E os miúdos :
- É verdade, é professora. A nossa professora do ano passado quando descobriu deu-lhe porrada. Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group