Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

O famoso relógio Omega da RTP

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A PUBLICIDADE
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Pilva



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 52
Location: Nascido em Lisboa, vivendo em Rio de Mouro

PostPosted: Tue May 02, 2006 1:51 pm    Post subject: O famoso relógio Omega da RTP Reply with quote

E este? Quem se lembra?... Very Happy

Back to top
View user's profile Send private message
ASantos



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 132
Location: Benfica / Lisboa

PostPosted: Tue May 02, 2006 5:56 pm    Post subject: Reply with quote

EU!Eu!Eu.... Very Happy
Mas, essas "horas" estão a me fazer um pouco de confusão...- era o início da emissão ou do TeleJornal(!?) ?
O Fecho da emissão era sagrado para o meu Pai - só desligava a TV depois de passar o Hino Nacional... Smile
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Tue May 02, 2006 6:07 pm    Post subject: Reply with quote

Relógios da RTP só me lembro dakele verde que dava antes do vitinho! Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Pilva



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 52
Location: Nascido em Lisboa, vivendo em Rio de Mouro

PostPosted: Tue May 02, 2006 7:25 pm    Post subject: Reply with quote

ASantos wrote:
(...) essas "horas" estão a me fazer um pouco de confusão (...)


Caro ASantos, estas "horas" foram no momento em que o nosso saudoso Fialho Gouveia interrompeu a emissão da RTP para dar a conhecer a todos nós a Junta de Salvação Nacional, no dia 25/04/1974, à tarde (tenho isso gravado em DVD, daí ter guardado a imagem)... Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Pilva



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 52
Location: Nascido em Lisboa, vivendo em Rio de Mouro

PostPosted: Tue May 02, 2006 7:36 pm    Post subject: Reply with quote

Andreia wrote:
Relógios da RTP só me lembro dakele verde que dava antes do vitinho! Laughing


Andreia, seria, eventualmente, este?...



... é que esse relógio era "da treta", como é normal... Smile

(vou ver se arranjo o original que era mostrado na altura, que era muito parecido.) Wink

(P.S. - Tenho que ter cuidado, pois posso estar a violar algumas leis de copyright - Se for o caso, gostaria que mo dissessem, pois assim retirarei tudo o que mostrei, e que era mostrado pela RTP na altura)
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Fri May 12, 2006 5:18 pm    Post subject: Reply with quote

Que me desculpem os senhores do copyright, Musicas, Filmes, e cenas Novas eu até concordo,mas isto já nos pertence por "USO CAPIÃO"
Back to top
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Wed Aug 15, 2007 1:01 pm    Post subject: Reply with quote

Ei meus amigos...
Lembro-me (não sei se estou a fazer confusão ou a sonhar mas...)

Acho que antes da abertura da RTP, havia um relógio grande azul em que quando o ponteiro dos segundos chegava aos 8 aparecia uma música bonita e o logotipo da RTP com um pano azul por detrás. E depois ouvia-se uma voz a dizzer algo do género "Bom Dia...esta é a sua casa" (não me lembro bem assim)

O do relógio era mais ou menos ISTO mas era do Telejornal...mas sei que também aparecia na abertura da RTP Confused
_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Wed Nov 21, 2007 6:02 pm    Post subject: Reply with quote

Encontrei aqui uma vasta de outros "relógios" comó nosso dos anos 90...

http://www.youtube.com/watch?v=jYvsBMz4iRQ - Este está muito giro com o anúncio Razz (1989)

http://www.youtube.com/watch?v=qRyRRRkwVz8 (1982)

http://www.youtube.com/watch?v=JyN3fEDg6Vg (1987)
_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Cylon
Guest





PostPosted: Fri Jun 13, 2008 11:51 am    Post subject: Reply with quote

Bem, não via uma secção mais adequada para falar sobre estas coisas, pelo que decidi recuperar este tópico.

Nasci em 1975, pelo que tenho na memória muita coisa da rádio e da televisão dos anos '80 e inícios dos anos '90. A minha intenção, ao registar-me neste magnífico Fórum, é falar não tanto sobre séries, mas sobre aquelas coisas que mais nos passavam despercebidas, ou que nos faziam desesperar pelo tempo que ocupavam de emissão: miras técnicas, separadores de publicidade, jingles identificativos da RTP, etc., etc., etc..

Também gostaria de falar nesta vertente, mas no campo da radiodifusão.

Começo por falar na música de abertura da RTP, "Derby Day", de Robert Farnon (24 de Julho de 1917 – 22 de Abril de 2005), compositor inglês, nascido no Canadá. Ao contrário do que muitos pensavam, eu incluído, essa música não foi feita de propósito, nem pela RTP, nem para esta, mas sim adoptada aquando da sua abertura. Pode-se descarregar essa música, na sua versão integral, a partir do endereço ClassicsOnline (€ 0,99).

Lanço, também aqui, um pedido de ajuda: alguém se lembra de uma música, do mesmo género, que tocava sempre a anteceder as transmissões dos desafios de futebol das competições europeias - geralmente associada a um ecrã com os caracteres "Aguardamos ligação a Estugarda, para a transmissão da Final da Taça dos Clubes Campeões Europeus", por exemplo, na década de '80? Ando louco para saber o nome e o compositor da música, para ver se a descarrego de algum sítio onde a possa encontrar.

De resto, quanto à mira técnica, cá em Portugal a RTP utilizou sempre a "FuBK", um tipo de mira criado pela Telefunken. A SIC adoptou outra, ao início, mais ou menos do mesmo género, mas mais personalizada.

E aqui vai outro pedido de ajuda: alguém tem, por aí, alguma gravação em "VHS" ou alguma fotografia, com uma imagem da primeira mira técnica da TVI-4, com aquela cruz azul, enorme, sobre fundo preto, e o "4" estilizado, ao centro e, à volta deste, os componentes técnicos da mira?

Gostava muito de a rever. Tenho investigado, ultimamente, muita coisa sobre miras técnicas. Confesso que nunca vi, até hoje, mira tão estranha como aquela. Shocked
Back to top
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Sat Jun 14, 2008 3:01 pm    Post subject: Reply with quote

Cylon wrote:
Lanço, também aqui, um pedido de ajuda: alguém se lembra de uma música, do mesmo género, que tocava sempre a anteceder as transmissões dos desafios de futebol das competições europeias - geralmente associada a um ecrã com os caracteres "Aguardamos ligação a Estugarda, para a transmissão da Final da Taça dos Clubes Campeões Europeus", por exemplo, na década de '80? Ando louco para saber o nome e o compositor da música, para ver se a descarrego de algum sítio onde a possa encontrar.


Só me lembro da música da Eurovisão. Não era essa?
Back to top
View user's profile Send private message
Cylon
Guest





PostPosted: Sat Jun 14, 2008 6:04 pm    Post subject: Reply with quote

Não, obrigado Miguel, mas não era essa. Era uma outra, que costumava ser usada no tipo de compassos de espera referidos. A melodia era mesmo, se se pode assim dizer, "futebolística".
Back to top
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Fri Dec 12, 2008 10:36 am    Post subject: Reply with quote

Cylon wrote:
E aqui vai outro pedido de ajuda: alguém tem, por aí, alguma gravação em "VHS" ou alguma fotografia, com uma imagem da primeira mira técnica da TVI-4, com aquela cruz azul, enorme, sobre fundo preto, e o "4" estilizado, ao centro e, à volta deste, os componentes técnicos da mira?


Encontrei aqui um vídeo que bem pode ser útil Very Happy

http://www.youtube.com/watch?v=cm1-XzvY4Po

Pausa aos 00:10 seg. e lá está a mira técnica! Very Happy
_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Cylon



Joined: 23 Jun 2008
Posts: 285
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Sat Dec 13, 2008 2:56 pm    Post subject: Reply with quote

Obrigado. Mesmo estranha era essa mira técnica. Tenho uma certa pancada por miras e nunca vi nenhuma como esta.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Tue May 25, 2010 7:16 pm    Post subject: Reply with quote

Vejam este vídeo no minuto 2:24

Wink Wink

http://www.youtube.com/watch?v=XnwNEb5O4fU
_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Cylon



Joined: 23 Jun 2008
Posts: 285
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Fri May 28, 2010 11:07 pm    Post subject: Reply with quote

Ora vamos lá a ver uma coisa: dava para ver que o relógio era real... ora se era real, é bem capz de andar por algum lado. Ora eu pergunto se não andará pelo museu da RTP? Wink

Blue Angie, o vídeo em si é espectacular, uma pérola perdida no tempo que foi reencontrada! É curioso relembrar a televisão que se fazia em 1983... tinha eu os meus oito anos de idade! Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A PUBLICIDADE All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group