Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Vamos pedir às editoras q editem os desenhos anim antigos!!
Goto page Previous  1, 2
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> SÉRIES DE ANIMAÇÃO
View previous topic :: View next topic  
Author Message
ulver



Joined: 16 Aug 2006
Posts: 1

PostPosted: Mon Aug 28, 2006 11:25 pm    Post subject: Reply with quote

Eu também fui ao site da RTP, já não é a 1.ª vez, e escrevi isto:

"Exmos. Srs.

O que me leva a contactá-los refere-se à vossa programação infantil.
Actualmente tenho 30 anos, pelo que a minha infância/adolescência decorreu ao longo de toda a década de 1980, e início da década de 90.
Queria deixar claro que não sou um saudosista. Não vou na conversa de que Portugal já foi uma grande nação… Mas, convicções à parte, há um facto inegável: a RTP durante as décadas de 80 e 90, até ao surgimento das televisões privadas, era considerada uma das melhores televisões do mundo. Eu ainda me lembro de ter que “gramar” a telescola durante todo o dia, e esperar que a emissão se iniciasse por volta das 7 da tarde… parecíamos um país do Bloco de Leste, mas apesar de tudo, e provavelmente por causa de todas essas condicionantes, os programas transmitidos eram, regra geral, de excelente qualidade. O mesmo acontecia com as séries de animação/infantis/juvenis.
Depois surgiu a concorrência, e por uns tempos pareceu que as estações de televisão estavam a testar os limites, inferiores, da qualidade dos programas que transmitiam. Infelizmente, a RTP embarcou nessa odisseia da parvoíce, e parece nunca mais ter conseguido recuperar desse episódio…

No entanto, ao longo de toda a década de 80 a RTP transmitiu, inúmeras séries, muitas das quais infelizmente já não recordo o nome, de animação que eram referências na altura, e ainda hoje preservam a sua qualidade. Citando apenas algumas, tínhamos:
 Conan, o rapaz do futuro, realizada pelo Hayao Miyazaki (que nos nossos dias continua a realizar filmes de animação de excelente qualidade, alguns galardoados internacionalmente);
 Tom Sawyer;
 A abelha Maia;
 Era uma vez o espaço;
 Estrumpfes;
 Bel e Sebastião;
 As misteriosas cidades do ouro;
 Rui, o pequeno Cid;
 …

São tantas que seria impossível recordar-me de todas. Além das séries de animação, também existiam excelentes séries infantis e juvenis, que deixaram marcas indeléveis em quem a elas assistiu.

Sendo a RTP uma estação pública, seria de prever que estivesse interessada em ir ao encontro dos interesses do maior número possível de telespectadores. Infelizmente, as audiências falam mais alto, e a programação vai ao encontro dos desejos da grande maioria… normalmente pautada por um espírito crítico inexistente, e por uma propensão para o consumo de “telelixo”.
Apesar disso, gostaria de exortar a direcção de programas da RTP a recordar-se das excelentes séries que fizeram parte do passado da estação, e deveriam fazer parte do seu presente. Convém lembrarem-se que são vocês que estão, em grande parte, a (de)formar a mentalidade das crianças portuguesas. Sou pai, e sinto-me profundamente transtornado quando vejo os “heróis” de referência das crianças actualmente.

Não me querendo alargar muito mais, gostaria de ver repostas as séries infantis e juvenis que a RTP transmitiu. Ciente de que a minha pretensão dificilmente será realizada, e não sendo eu um grande espectador da RTP (felizmente a televisão por cabo chega a cada vez mais lares), agradecia que editassem em DVD essas mesmas séries.
Quando vejo algumas das séries que a RTP edita em DVD, não deixo de questionar-me se não haveria melhor maneira de usar o dinheiro dos contribuintes. Em contrapartida, as séries de sucesso, que estão a ser editadas (e “assassinadas”) por um cada vez maior universo de editoras, não parecem colher a simpatia dos decisores da RTP.

Uma simples pesquisa na Internet, permite descobrir um sem-número de fóruns onde os utilizadores confessam a saudade que têm dessas séries, e se lamentam da impossibilidade de as rever/adquirir.
Algumas editoras “chegaram-se à frente” e colocaram no mercado algumas dessas séries. Infelizmente a grande maioria não mantém as dobragens “originais” e acaba por ser uma grande decepção ver os episódios, que fazem parte do nosso universo infantil, serem massacrados desta maneira. A RTP tem a possibilidade de manter as dobragens “originais”, e deveria ter atenção ao que se tem vindo a fazer.

A título de exemplo: Uma reedição do “Dartacão” que vi recentemente apresentava uma dobragem em que o “Dartacão” tinha uma voz feminina (extremamente irritante); a série “Era uma vez o espaço” está a ser reeditada, mas o Mestre sem a voz do Canto e Castro não é a mesma coisa; o “Tom Sawyer” foi pelo mesmo caminho… Porque não ser a RTP a reeditar estas séries, sabendo à partida que mercado não falta.

Grato pela atenção dispensada,
Na expectativa de uma resposta"


Não espero resposta... Mr. Green
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Fri Apr 04, 2008 11:52 am    Post subject: Reply with quote

já pedi à prisvideo que editasse estas séries:
-Os 3 mosqueteiros
-Romance da raposa
-Fábulas da floresta verde
-Dr. cobaia e luvinha
-Marco e Heidi (séries COMPLETAS DE VEZ E NÃO 39 EPISÓDIOS COMO EDITARAM!!! Twisted Evil )
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
CC



Joined: 18 Apr 2006
Posts: 206

PostPosted: Sat Apr 05, 2008 9:27 pm    Post subject: Reply with quote

Rui Sousa e restantes,

Sugiro que, para além de mandarem mail para as duas editoras que aqui referi na altura, mandem também para a PlanetadeAgostini, já que esta se tem mostrado interessada em editar séries daquela época com as dobragens portuguesas originais (editou recentemente a "Ana dos Cabelos Ruivos" com a dobragem portuguesa original, a que nos habituámos, e, anteriormente, já tinha editado a "Alice no País das Maravilhas" também com a dobragem portuguesa original). Eu tenho fortes razões para achar que, se eles receberem muitos pedidos, vão lançar mais séries de animação antigas.

Para lhes escreverem, o melhor é utilizarem o formulário de mensagem que eles têm no site deles e que se chama "A colecção dos meus sonhos" (que, como o próprio nome diz, é mesmo para lhes dizermos o que queremos muito que eles editem). Deixo-vos aqui o link directo para a página desse formulário deles:
http://www.planetadeagostini.pt/sugerencias.php

Vão a esta página deles e peçam as séries que querem que eles editem! Acreditem, há uns tempos eu tinha esperança, mas não esperava que uma editora estivesse tão interessada em editar as séries antigas; mas agora sei que eles estão interessados e portanto tudo pode depender de nós, de mostrarmos que queremos as séries em dvd com as dobragens portuguesas originais.
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
oliveira79



Joined: 26 Jul 2006
Posts: 120
Location: Gondomar

PostPosted: Tue Apr 08, 2008 12:48 pm    Post subject: Reply with quote

VAMOS A ENTUPIR OS MOÇOS DE SUGESTÕES
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> SÉRIES DE ANIMAÇÃO All times are GMT
Goto page Previous  1, 2
Page 2 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group