|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Misato

|
Posted: Tue Jun 10, 2008 3:14 pm Post subject: Séries anime que passaram em Portugal |
|
|
EDIT [26.08.2008]
Esta informação (e muita outra) já foi compilada e está mais actualizada num site, chamado 'Anime in PT' (http://minis.home.sapo.pt/animePT/index.html). Quem quiser consultar essa info ou contribuir com informação mais correcta, pode conferir nesse endereço.
============================================
Gostava pedir aos membros deste fórum a me ajudarem a completar uma lista das séries anime que tenho vindo a elaborar. Cada título está primeiro em português, entre [] em japonês e a seguir digo o que me falta:
-Abelha Maia [Mitsubachi Maaya no Boken]
-A Aldeia dos amendoins [] - título em japonês, ano (era uma série em que as personagens eram vários legumes antropomorficos)
-Alice no País das Maravilhas [Fushigi no Kuni no Alice]
-Ana dos cabelos ruivos [Akage no Anne]
-Antologia da literatura japonesa [Seishun Anime Zenshu] - ano
-As aventuras de Rui o pequeno Cid [Little El Cid no Bôken] - ano
-Barbapapa - ano (sei que foi no Vasco Granja)
-Belfy e Lilibit [Mori no Yogi na Shojintachi: Belfy to Lilbit] - ano
-Bell e Sebastião [Meiken Jolie] - ano
-Bocas [Geragera Bus Monogatari]
-Calimero - ano (anos 70)
-O Campeão [Ashita no Joe] - ano (Canal Panda)
-Capitão Falcão [Captain Tsubasa] - ano (RTP)
-Capitão Futuro [Captain Future] - ano (Canal Panda)
-Catarina [Alps Monogatari Watashi no Annette]
-Cat's Eye - ano
-Cavaleiros das Estrelas (Saber Rider) [Seijuushi Bismarck] - ano
-Cavaleiros do Zodíaco [Saint Seiya]
-Cinderela [Cinderella Monogatari] - ano (TVI)
-Cobra [Space Adventure Cobra] - ano (Canal Panda)
-Contos de Andersen [Andersen Monogatari] - ano (anos 80)
-Daratcão e os três Moscãoteiros [Wanwan Sanjuushi]
-Dr. Fabre [Fabre Sensei wa Meitantei] - ano (insectos antropomórficos detectives)
-El Hazard [Shinpi no Sekai El Hazard]- ano
-Esquadrão Águia [Kagaku Ninja-Tai Gatchaman II] - ano (2ª série)
-Fábulas da Floresta Verde [Yama Nezumi Rocky Chuck] - ano
-A família Von Trapp [Trapp Ikka Monogatari] - ano
-Fancy Lala [Mahou no Stage Fancy Lala] - ano (Canal Panda)
-FLCL
-Flora [Kazoku Robinson Hyouryuuki - Fushigima Shima no Flone]
-Ganba [Ganba no Boken] - título português, ano (Canal Panda)
-O Gato das Botas [Nagagutsu wo Haita Neko no Boken] - ano
-As gémeas de Santa Clara [Ochame na Futago: Claire Gakuin Monogatari] - ano
-G-Force [Kagaku Ninja-Tai Gatchaman] - ano (1ª série)
-Gigi [Mahou no Princess Minky Momo]
-Guerreiros de Mon Colle [Rokumon Tengai Monkore Knight] - ano (Canal Panda)
-Hamtaro [Tottoko Hamutaro] - ano
-Heidi [Alps no Shojo Heidi]
-Henbei [Parasol Henbei] - ano (1º anime da SIC)
-A ilha do tesouro [Takarajima] - ano
-O Jardim Secreto [Anime Himitsu no Hanazono] - ano
-Jenny! [Ace wo Nerae!] - ano e se era a 1ª ou 2ª série japonesa.
-Jim Button [Jim Botan] - ano
-Joana e Sérgio [Attacker You] - ano, título correcto em português (Desafio dos anjos?)
-Joaninha [Lady Georgie]
-Lain [Serial Experiments Lain]
-A lenda de Zorro [Kaiketsu Zorro] - ano (TVI)
-Leo, o leão branco [Jungle Taitei] - ano (deu nos anos 60, antes da Heidi?) e reposição na RTP2 nos anos 90
-Lulu [Hana no Ko Lunlun] - título correcto em português, ano
-Lum [Urusei Yatsura] - ano
-Lupin III - ano (RTP2)
-Mako la Sirenita [Mahou no Mako-chan] - ano (canal Fiesta da TV-Cabo)
-Marco [Haha wo Tazunete Sanzen Ri]
-Marmalade Boy - ano
-A Minha Amiga Licia [Ai Shite Night] - ano
-As misteriosas cidades do ouro [Taiyo no Ko Esteban]
-Mogli [Jungle Book: Shounen Mowgli] - ano (TVI)
-Monster Rancher - ano (TVI)
-As Mulherzinhas [Ai no Wakakusa Monogatari] - ano
-As Mulherzinhas II [Wakakusa Monogatari Nan to Jou Sensei] - ano, título correcto em português
-Nils Holgersson [Nils no Fushigi na Tabi] - ano
-Ninja Hattori [Ninja Hattori-kun] - ano (Canal Panda)
-No início, histórias da Bíblia [Tezuka Osamu no Kyûyaku Seisho Monogatari] - título correcto em português, ano (TVI)
-Olá Kitty [Hello Kitty] - ano (anos 80)
-Olá Spanky [Ohayo! Spank] - ano (Canal Panda)
-Oliver & Benji [Captain Tsubasa J] - ano (2ª série)
-O Panda Tao Tao [Tao Tao Ehonkan]
-Papá das Pernas Altas [Watashi no Ashinaga Ojisan] - ano (1ºs anime da TVI)
-O pequeno génio do beisebol [Miracle Giants Domu-kun] - ano
-Peter Pan [Peter Pan no Boken] - ano
-Pinóquio [Pinocchio Yori Piccolino no Boken] - ano
-Pokémon - ano (quando começou a ser exibido)
-Pollyanna [Ai Shoujo Pollyanna Monogatari] - ano
-Princesse Sarah [Shoukoujo Sara] - ano, foi exibido em canais portugueses?
-RahXephon - ano
-Riding Bean - ano, foi exibido na SIC-Radical?
-Robin dos Bosques [Robin Hood no Daiboken] - ano
-Sakura [Card Captor Sakura] - ano (RTP2)
-Sally [Mahotsukai Sally] - ano (canal Fiesta da TV-Cabo)
-Samurai Pizza Cats [Cats Toninden Teyande] - ano, foi mesmo exibido? (Canal Panda)
-Samurai X [Rurou ni Kenshin]
-Sandybell [Hello! Sandybelle] - ano
-Sherlock Holmes [Meitantei Holmes] - ano, anime com cães (Canal Panda)
-Shin-chan [Crayon Shin-chan] - ano
-Shinzo [Mushrambo] - ano
-Sinbad [Arabian Nights Sinbad no Boken] - ano
-Speed Racer [Mach Go Go Go] - ano (Canal Panda)
-Star Blazers [Uchuu Senkan Yamato] - ano, foi mesmo exibido? (anos 80 ou 90)
-Super Campeões 2002 [Captain Tsubasa: Road to 2002]
-Super Porca [Ai to Yuuki no Pig Girl Tonde Buurin] - ano, título correcto em português
-Tom Sawyer [Tom Sawyer no Boken]
-Transformers - ano, nº de séries exibidas
-Os três Mosqueteiros [Anime Sanjuushi]
-Trigun
-Uma casa ao sol [Hiatari Ryouko!] - ano
-Ursinho Misha [Koguma no Misha] - ano
-Vickie o pequeno vicking [Chiisana Viking Vicke]
-Volta ao mundo de Willy Fogg [Anime Hachijunichikan Sekai Isshuu]
-Voltron [Hyakujuu Ou Golion] - ano (Canal Panda)
-Yu-Gi-Oh - ano
Eu sei que são muitas séries, mas exctamente por isso peço encarecidamente que só respondam se tiverem a certeza, para não ficar muito confuso.
Quando me refiro a ano, quero dizer o ano em que as séries estrearam em Portugal. Muitas das que aqui estão, foram reexibidas mais recentemente (a partir dos anos 90), mas a data que quero saber é a dos anos 70 ou 80 (ou 90), salvo quando referido.
Nenhuma destas séries é da Disney, mesmo quando existem títulos coincidentes. Portanto, nada de Disney
À medida que for tendo a informação vou riscando o que já não preciso.
Obrigada a todos os que colaborarem!
Last edited by Misato on Tue Aug 26, 2008 1:32 am; edited 13 times in total |
|
| Back to top |
|
 |
CC

|
Posted: Wed Jun 11, 2008 7:35 pm Post subject: |
|
|
Misato, não sei se, para além de ajuda nas séries que aí puseste, também precisas de outras séries que tenham passado cá e que não estejam aí, mas, pelo sim pelo não, deixo-te aqui o nome de uma que cá passou na RTP e que não está na tua lista:
"A Família Robinson"/ "Flora" - "Kazoku Robinson Hyouryuuki - Fushigi na Shima no Flone" |
|
| Back to top |
|
 |
Mª Maluca
|
Posted: Wed Jun 11, 2008 8:36 pm Post subject: |
|
|
| CC wrote: | | "Misato... A Família Robinson"/ "Flora" - "Kazoku Robinson Hyouryuuki - Fushigi na Shima no Flone" |
Olá CC! A Flora já não consta na lista actual, mas esteve na original. Presumo que por já ter as informações pretendidas... Misato vai actualizando aquilo que precisa. Se reparares a Ana dos Cabelos Ruivos também não está na lista, mas já esteve!  |
|
| Back to top |
|
 |
ricardo3805

|
Posted: Wed Jun 11, 2008 9:53 pm Post subject: |
|
|
| Mª Maluca wrote: | | CC wrote: | | "Misato... A Família Robinson"/ "Flora" - "Kazoku Robinson Hyouryuuki - Fushigi na Shima no Flone" |
Olá CC! A Flora já não consta na lista actual, mas esteve na original. Presumo que por já ter as informações pretendidas... Misato vai actualizando aquilo que precisa. Se reparares a Ana dos Cabelos Ruivos também não está na lista, mas já esteve!  |
Pois é =/
Acho que não devia apagar. devias deixar e acrescentar a informação (e depois fazer uma marca ou sublinhar as que ja estão resolvidas, assim tb iamos vendo essas infos)
cumps _________________ http://cinema-portugues.blogs.sapo.pt |
|
| Back to top |
|
 |
Misato

|
Posted: Wed Jun 11, 2008 10:55 pm Post subject: |
|
|
Vocês têm razão, o que queria fazer era um strikethrough (risco por cima) mas o código deste fórum aparentemente não mo permite.
Vou recolocar as que tirei e colocá-las a cinzento.
Já agora, faltam muitas mais séries, pelas minhas contas são mais de 200. Aqui só estão aquelas de que tinha dúvidas. Quanto às infos, mais tarde estará tudo online. |
|
| Back to top |
|
 |
ricardo3805

|
Posted: Thu Jun 12, 2008 1:06 pm Post subject: |
|
|
| Misato wrote: | Vocês têm razão, o que queria fazer era um strikethrough (risco por cima) mas o código deste fórum aparentemente não mo permite.
Vou recolocar as que tirei e colocá-las a cinzento.
Já agora, faltam muitas mais séries, pelas minhas contas são mais de 200. Aqui só estão aquelas de que tinha dúvidas. Quanto às infos, mais tarde estará tudo online. |
Boa =D
Ainda bem que fazes assim. Obrigada
** _________________ http://cinema-portugues.blogs.sapo.pt |
|
| Back to top |
|
 |
Boreas
|
Posted: Fri Jun 13, 2008 3:16 pm Post subject: |
|
|
Cavaleiros do Zodiaco... como é óbvio, ja tinha colocado essa informação na wikipedia portuguesa:
"Em Portugal foi exibida a versão original japonesa sem abertura ou encerramento pela RTP Canal1 entre 13 de Setembro de 1992 e 30 de Maio de 1993. A série foi cancelada com apenas 36 episódios por alegadas queixas pelo seu conteúdo violento por parte de pais"
O que eu gostava era de ter a certeza que realmente se deveu o cancelamento. já varias pessoas me disseram que os pais foram o motivo, mas eu francamente sempre achei que se deveu à RTP não ter comprado mais episódios.
O Henbei se não me engano deu primeiro na RTP, no brinca brincando entre 92 e 93. Estarei a confundir??
Tsubasa J deu em 94 na RTP2 ao almoço, Tsubasa 2002 deu em 2004 na SIC.
Trigun, Excel Saga, Cowboy Bebop, Lain e FLCL deram todos em 2001 na SIC Radical
Alice no pais das maravilhas e Bocas sem certeza absoluta, mas entre 1988 e 1990 _________________ Eterno fã dos cavaleiros do zodiaco |
|
| Back to top |
|
 |
Cylon Guest
|
Posted: Fri Jun 13, 2008 6:59 pm Post subject: |
|
|
Eis aquilo em que eu posso ajudar:
- Alice no País das Maravilhas [Fushigi no Kuni no Alice] - 1987 - Brinca Brincando;
- Barbapapa - primeira metade dos anos '80, mas não sei precisar;
- Bell e Sebastião [Meiken Jolie] - talvez 1986/1987 - Domigos de manhã, salvo erro;
- Bocas [Geragera Bus Monogatari/Ox Tales (em Holandês?)] - 1989 - Quartas-Feiras no Brinca Brincando;
- Calimero - também passou cá na segunda metade dos anos '80, no Brinca Brincando;
- Fábulas da Floresta Verde [Yama Nezumi Rocky Chuck] - 1986 a 1988, não sei precisar. Julgo que passavam aos Sábados, depois das notícias da uma;
- Gigi [Mahou no Princess Minky Momo] - 1986/1987. Era uma das séries de animação que davam numa emissão para toda a Europa, julgo eu, a abrir a emissão do canal 2.
- O Panda Tao Tao [Tao Tao Ehonkan] - 1989 - Às segundas-feiras no Brinca Brincando;
- Volta ao Mundo de Willy Fogg [Anime Hachijunichikan Sekai Isshuu] - 1986/1987. A mesma situação da Gigi.
Já que se falam nestas séries, alguém se recorda de uma série de animação que passava no "Tempo Dos Mais Novos"/"Brinca Brincando", aos dias de semana, em que uma miudinha, acompanhada pelo avô, percorre meio mundo à procura da mãe, que lhe dizem ter ido para o "Paraíso" para, no final, vir a encontrar somente a sua campa? |
|
| Back to top |
|
 |
Miguel Freire
|
Posted: Sat Jun 14, 2008 2:53 pm Post subject: |
|
|
| Cylon wrote: | | Já que se falam nestas séries, alguém se recorda de uma série de animação que passava no "Tempo Dos Mais Novos"/"Brinca Brincando", aos dias de semana, em que uma miudinha, acompanhada pelo avô, percorre meio mundo à procura da mãe, que lhe dizem ter ido para o "Paraíso" para, no final, vir a encontrar somente a sua campa? |
Não era a Nell? Lembro-me de algo do género, uma miúda e o avô que andavam numa carroça. |
|
| Back to top |
|
 |
Misato

|
Posted: Sat Jun 14, 2008 3:45 pm Post subject: |
|
|
Foi por causa de fãs como tu que coloquei aqui este post! Obrigada. Não fui à Wikipedia pois nem lá costuma haver este tipo de informação.
Quanto ao cancelamento de Saint Seiya... não sei quais serão as razões, mas tanto sangue ao fim-de-semana de manhã, até eu que não me choco com facilidade, estranhava!
| Boreas wrote: |
O Henbei se não me engano deu primeiro na RTP, no brinca brincando entre 92 e 93. Estarei a confundir??
|
Tenho a certeza que foi na SIC. Lembro-me de a minha reacção ter sido qualquer coisa como: "Ena! As privadas trouxeram desenhos animados japoneses de volta!". Na altura a RTP passava por uma travessia no deserto em relação a anime.
| Boreas wrote: |
Tsubasa J deu em 94 na RTP2 ao almoço, Tsubasa 2002 deu em 2004 na SIC.
|
Tens a certeza que Tsubasa J deu em 94? É que é o ano de produção e é raro anime passar assim tão cedo por cá. |
|
| Back to top |
|
 |
Misato

|
Posted: Sat Jun 14, 2008 3:59 pm Post subject: |
|
|
| Cylon wrote: |
- Volta ao Mundo de Willy Fogg [Anime Hachijunichikan Sekai Isshuu] - 1986/1987. A mesma situação da Gigi.
|
Willy Fogg também é difícil ter passado cá nessa altura (só mesmo se for 1987) pois o ano de produção é 87.
Muito obrigada pelo resto Cylon. Infelizmente não te posso ajudar na série de que falas, nem uma memória vaga. |
|
| Back to top |
|
 |
Misato

|
Posted: Sat Jun 14, 2008 4:04 pm Post subject: |
|
|
| Miguel Freire wrote: | | Cylon wrote: | | Já que se falam nestas séries, alguém se recorda de uma série de animação que passava no "Tempo Dos Mais Novos"/"Brinca Brincando", aos dias de semana, em que uma miudinha, acompanhada pelo avô, percorre meio mundo à procura da mãe, que lhe dizem ter ido para o "Paraíso" para, no final, vir a encontrar somente a sua campa? |
Não era a Nell? Lembro-me de algo do género, uma miúda e o avô que andavam numa carroça. |
Se for a Nell, também é anime. Tenho uma vaga ideia de ver esse nome na progrmação, mas como não tinha a certeza, não acrescentei à minha lista.
http://www.animenewsnetwork.com/encyclopedia/anime.php?id=1726
http://www.animated-divots.com/nell.html |
|
| Back to top |
|
 |
Cylon Guest
|
Posted: Sat Jun 14, 2008 6:19 pm Post subject: |
|
|
Era mesmo a Nell! Esqueci-me de referir o nome da miudinha, mas as minhas procuras anteriores no YouTube em nada haviam dado.
Encontrei finalmente, agora, um vídeo da série. Era de fazer chorar as pedras da calçada!
Quanto ao Will Fogg, podes acreditar que foi mesmo em 1987. Eu digo isto porque o espaço em que passava, no canal 2, era tipo um simultâneo com várias cadeias europeias, daí ter passado cá no ano de produção, julgo eu.
Às vezes aquilo corria tão mal que ouviamos as vozes dobradas em espanhol, françês, alemão, etc...  |
|
| Back to top |
|
 |
Misato

|
Posted: Sat Jun 14, 2008 7:37 pm Post subject: |
|
|
Obrigada Cylon.
Já agora, lembras-te em que ano e canal deu a Nell? Como disse só me lembro vagamente de ler o título nas programações (talvez também a parte da carroça e de fazer chorar as pedras da calçada) |
|
| Back to top |
|
 |
rapaz21
|
Posted: Sat Jun 14, 2008 7:40 pm Post subject: |
|
|
O Willy Fog passou a primeira vez em 1984, o ano de produção é de 1983.
O Henbei passou na tv2(rtp 2) em 1993/1994.
O primeiro anime da SIC foi o Mogli!!
O Captain Tsubasa passou mesmo em 94 com o nome "captain hank". |
|
| Back to top |
|
 |
Cylon Guest
|
Posted: Sat Jun 14, 2008 8:10 pm Post subject: |
|
|
Ora bem, Misato, não te vou dar um ano ao certo, porque não tenho bem a certeza. Só sei que deve ter sido um ou dois anos antes ou depois de 1985, inclusivé. O canal era o 1, no "Tempo dos Mais Novos/Brinca Brincando". O dia da semana não me recordo.
Para te ser sincero, rapaz21, não me lembro de alguma vez ter visto o Willy Fog antes de 1987. Alguns sites, efectivamente, apontam a data de 1983 mas, se passou por cá em 1984, então passou-me ompletamente ao lado, o que seria de espantar, pois não perdia um desenho animado (quando perdia era uma tragédia! ). Mas a memória também me poderá estar a pregar partidas...
E desta, lembram-se? |
|
| Back to top |
|
 |
Misato

|
Posted: Sat Jun 14, 2008 8:38 pm Post subject: |
|
|
| rapaz21 wrote: | O Willy Fog passou a primeira vez em 1984, o ano de produção é de 1983.
|
Desculpa, tens razão. A data que tenho é a de exibição no Japão, que na arrebatadora maioria dos casos coincide com o ano de produção. Mas neste caso foi um anime que estreou primeiro na Europa.
| rapaz21 wrote: |
O Henbei passou na tv2(rtp 2) em 1993/1994.
O primeiro anime da SIC foi o Mogli!!
|
Mais uma vez tens razão. O problema é que passo a vida, talvez porque acho que deram mais ou menos ao mesmo tempo, a trocar o Henbei com o Chobin.
| rapaz21 wrote: |
Não era Oliver e Benji? Não me lembro desse nome (eu via a série).
São muitas séries... ufa! |
|
| Back to top |
|
 |
stek
|
Posted: Sun Jun 15, 2008 9:33 am Post subject: |
|
|
| Misato wrote: | | rapaz21 wrote: |
Não era Oliver e Benji? Não me lembro desse nome (eu via a série).
|
Capitão Falcão foi o nome que deram cá, lgo 'captain hank' é uma inglesada com o mesmo significado.
Oliver e Benji nao foi cá. Mas será que usaram um genérico adaptado do espanhol ou mesmo o genérico espanhol?!... em espanha já tinha passado os primeiros episodios de captain tsubasa com o nome de Oliver e Benji. E o genérico espanhol é bem conhecido cá... pode ser daí.
Seja como for eu tenho gravaçoes logo desde o inicio de 95 pelo que acho bem provavel ter começado em 94, os primeiros episodios seriam similares aos que eu ja tinha versao espanhola da serie anterior logo nao os ter gravado. Faz sentido.
Penso que tb ja chegaram à conclusao que Willy Fog deu antes de 87?... nao tenho a certeza, acho que é provavel. Apesar de em 87 realmente tar a dar.
Alguem disse isto:
- O Panda Tao Tao [Tao Tao Ehonkan] - 1989 - Às segundas-feiras no Brinca Brincando;
Tao Tao nao deu antes disso num canal portugues?! nao??... Em 89 tava a dar, mas pensava que nao seria a primeira transmissão! |
|
| Back to top |
|
 |
Cylon Guest
|
Posted: Sun Jun 15, 2008 10:17 am Post subject: |
|
|
Realmente, não me vem à ideia o Tao Tao ser transmitido antes de 1989.
Não digo que o não tenha sido. Tal como na questão do Willy Fog, só me lembro dessa altura. |
|
| Back to top |
|
 |
Li

|
Posted: Mon Jun 16, 2008 12:36 am Post subject: Re: Séries anime que passaram em Portugal |
|
|
| Misato wrote: | | -A Aldeia dos amendoins [] - título em japonês, ano (era uma série em que as personagens eram vários legumes antropomorficos) |
diz-me que estás a falar dos meus frutos -> http://misteriojuvenil.com/forum/viewtopic.php?t=2386 |
|
| Back to top |
|
 |
CC

|
Posted: Mon Jun 16, 2008 9:35 pm Post subject: |
|
|
A "Joaninha" passou em 92/93, na RTP 2. Tenho a certeza que foi na RTP 2, porque gravei vários episódios em VHS e ainda tenho as cassetes. Quanto ao ano, creio que tem de ser por aí, pois lembro-me que, quando deu a "Joaninha", estava no 3º/4º ano (vinha da escola primária e, pouco depois de chegar, começava a série - e tenho noção que não era no 1º nem no 2º ano, era no 3º/4º, pelo que foi por volta de 92/93).
Espero ter ajudado!  |
|
| Back to top |
|
 |
Li

|
Posted: Mon Jun 16, 2008 9:45 pm Post subject: Re: Séries anime que passaram em Portugal |
|
|
já os encontrei
ou melhor... já me ajudaram a encontrar os meus frutos...  |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|