Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Eis as minhas colecções

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : AS NOSSAS COLECÇÕES
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem

Pilva

Local/Origem: Nascido em Lisboa, vivendo em Rio de Mouro

MensagemColocada: Sáb Jul 01, 2006 4:06 pm    Assunto: Eis as minhas colecções Responder com Citação

(P.S. - Esta última é a única que não está completa).

Claro que fiz outras, mas essas que faltam ou foram para o lixo ( Crying or Very sad ) ou foram dadas ( Crying or Very sad )...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

ASantos

Local/Origem: Benfica / Lisboa

MensagemColocada: Dom Jul 02, 2006 8:32 am    Assunto: Responder com Citação

As três primeiras nunca as tive "na mão" e a última passou-me mesmo "ao lado".
Pode postar alguns dos cromos (desenhos) do Vitor Péon?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador

Pilva

Local/Origem: Nascido em Lisboa, vivendo em Rio de Mouro

MensagemColocada: Dom Jul 02, 2006 1:39 pm    Assunto: Responder com Citação

ASantos escreveu:
Pode postar alguns dos cromos (desenhos) do Vitor Péon?

Concerteza, ASantos! Very Happy

Gi

Local/Origem: Vialonga

MensagemColocada: Seg Jul 03, 2006 7:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Xiiii....acho que ainda tenho lá para casa dos meus pais umas notas dos bancos de todo o mundo Shocked enfiadas numa caixa.....acho.....agora aonde.......mas tenho quase certeza que ainda as tenho !!!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger

Raquel Inacio

MensagemColocada: Seg Mai 21, 2007 2:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu tenho as dos animais, esta praticamente completa!

MrKoko

Local/Origem: Maia/Porto

MensagemColocada: Ter Mai 22, 2007 1:19 am    Assunto: Responder com Citação

Amigos, se não souberem o que fazer aos vossos repetidos, avisem,ok?
Smile

zxspectrum

Local/Origem: Los Angeles, Origem: Setubal

MensagemColocada: Qua Fev 06, 2008 6:00 am    Assunto: Responder com Citação

Lembro-me que o meu primo tinha essa caderneta dos conquistadores do universo. É incrivel voltar a ver isso depois de tantos anos. Já me tinha esquecido! Creio que a ultima vez que tive a caderneta nas minhas mãos foi em 1987!

Se puder mostrar um pouco mais da caderneta, agradeceria muito. Smile

misterio
Administrador

Local/Origem: Porto - Portugal

MensagemColocada: Qua Fev 06, 2008 4:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Já o meu pai era coleccionador de cromos e o bichinho passou para mim. Tenho mais de 2 centenas de cadernetas na minha colecção, desde os cromos de caramelos até às actuais da Panini e Merlin.
Mas da colecção as que eu gosto particularmente são as "Victórias" e as colecções das Pastilhas Piratas, foram marcos das colecções em Portugal, no meu ponto de vista, pois sei que para muitos os reis das colecções é o futebol que hoje são as mais valiosas.

mais informações em http://www.misteriojuvenil.com/piratas_pirata.htm

A minha primeira caderneta de Victórias, ainda a consegui no início da década de 80 na farraparia do meu avô
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger

zxspectrum

Local/Origem: Los Angeles, Origem: Setubal

MensagemColocada: Qui Fev 07, 2008 3:51 am    Assunto: Responder com Citação

Impressionante!
Eu pessoalmente tinha 98% da coleção de aviões das pastilhas gorila. Deu-me tanto trabalho para juntar aquilo, e muitas vezes até apanhava coisas do chão para procurar. Mas depois de tantos anos, desapareceu da casa e ninguém sabe porquê. Sad

Popeye

Local/Origem: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

MensagemColocada: Qui Fev 07, 2008 1:25 pm    Assunto: Responder com Citação

zxspectrum escreveu:
Impressionante!
Eu pessoalmente tinha 98% da coleção de aviões das pastilhas gorila. Deu-me tanto trabalho para juntar aquilo, e muitas vezes até apanhava coisas do chão para procurar. Mas depois de tantos anos, desapareceu da casa e ninguém sabe porquê. Sad

Ena eu também tive ou tenho essa colecção, feita pelo meu mano Smile

Lembro-me de utilizá-los como "estrada/pista" Embarassed porque o papel deslizava muito bem, assim como os meus carritos hehe Wink

MJ

MensagemColocada: Ter Abr 22, 2008 10:01 pm    Assunto: Cadernetas de cromos Responder com Citação

Belas cadernetas.
Tenho-as todas e fazem parte de um lote de quase 500 cadernetas.
Vai longe o tempo em que uma caderneta de cromos era sinónimo de cultura e aprendizagem. Hoje proliferam os temas ligados ao mundo do espectáculo, cinema, animação e séries de TV. Uma pobreza cultural. É certo que hoje os meios e instrumentos de acesso à cultura e ao conhecimento são outros, mas de facto as coisas de antigamente tinham outro sabor.

misterio
Administrador

Local/Origem: Porto - Portugal

MensagemColocada: Qua Abr 23, 2008 2:45 am    Assunto: Responder com Citação

O problema MJ é que em Portugal deixou-se de produzir ou editar não só cadernetas como quase tudo ou seja, deixou-se de editar as revistas de BD da Disney, outras BD's até de Cowboys, o que vemos são importações do Brasil, assim como a única editora de cromos é a Panini e esporádicamente a Merlin. E estas editoras só investem no que tem mais saída.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger

MJ

MensagemColocada: Seg Set 22, 2008 9:24 am    Assunto: Cadernetase cromos Responder com Citação

Retomando a conversa, concordo com o que diz o Mistério.
Efectivamente, hoje em dia apenas se produzem banalidades e quejandos mas sempre numa perspectiva de lucro. O nosso mercado editorial está limitado a revistas cor-de-rosa, banalidades do jet-set e alta sociedade.
É certo que os gostos dos miúdos alteraram-se muito mas ninguém faz nada para contrariar esta tendência, pelo contrário, alimenta-a.
Do nosso tempo de criança, recordo que quase tudo o que se vendia tinha sempre brindes, muitas vezes na forma de cromos e outros coleccionáveis. Mas quase sempre com uma forte componente cultural. As cadernetas dessa altura eram designadas de didácticas, porque de facto eram. Versavam assuntos de ciências, como fauna, flora mas também de história, culturas e civilizações, monumentos, tecnologia, desporto e muita cultura geral. Por isso são produtos intemporais e ainda hoje se consultam com paixão.
Hoje em dia o que temos como tema das cadernetas? Filmes e séries de tv, quase sempre de animação. Esta constatação por si só diz tudo.
Mas, como costumo dizer, outros tempos, outras mentalidades. Algumas coisas mudaram para melhor mas quase sempre para pior no que diz respeito a uma vertente de cultivo de valores, culturais e humanos.
Temos que saber lidar com esta realidade porque as coisas não estão para melhorar.

Miguel Freire

Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Seg Set 22, 2008 7:34 pm    Assunto: Re: Cadernetase cromos Responder com Citação

MJ escreveu:
Efectivamente, hoje em dia apenas se produzem banalidades e quejandos mas sempre numa perspectiva de lucro. O nosso mercado editorial está limitado a revistas cor-de-rosa, banalidades do jet-set e alta sociedade.
É certo que os gostos dos miúdos alteraram-se muito mas ninguém faz nada para contrariar esta tendência, pelo contrário, alimenta-a.
Do nosso tempo de criança, recordo que quase tudo o que se vendia tinha sempre brindes, muitas vezes na forma de cromos e outros coleccionáveis. Mas quase sempre com uma forte componente cultural. As cadernetas dessa altura eram designadas de didácticas, porque de facto eram. Versavam assuntos de ciências, como fauna, flora mas também de história, culturas e civilizações, monumentos, tecnologia, desporto e muita cultura geral. Por isso são produtos intemporais e ainda hoje se consultam com paixão.
Hoje em dia o que temos como tema das cadernetas? Filmes e séries de tv, quase sempre de animação. Esta constatação por si só diz tudo.
Mas, como costumo dizer, outros tempos, outras mentalidades. Algumas coisas mudaram para melhor mas quase sempre para pior no que diz respeito a uma vertente de cultivo de valores, culturais e humanos.
Temos que saber lidar com esta realidade porque as coisas não estão para melhorar.

É bem verdade. Ou tenho andado distraído ou não vejo agora nenhuma colecção cujo interesse se mantenha por mais de uns meses.

Ainda me lembro de ir comparar as pedras que apanhava com os cromos da Mineralogia, para as tentar identificar. E de consultar a caderneta da Conquista do Espaço para fazer um trabalho na escola.

Hoje, só se fosse para um trabalho sobre os Morangos com Açucar.

Old guy

Local/Origem: Malveira

MensagemColocada: Ter Set 23, 2008 11:19 pm    Assunto: Re: Cadernetase cromos Responder com Citação

MJ escreveu:

É bem verdade, palavras sábias estas...

Posso dizer que, ao longo da vida, colecções como "Conquistadores do Universo", "Era uma vez o Homem", "West", "Os grandes inventores e seus inventos" (entre outras) serviram sempre como manuais de rápida consulta para despistagem de momentâneos equivocos de memória.

Ainda hoje me resulta totalmente incompreensível, surpreendente e chocante que gente da minha idade, e principalmente mais nova, não tenha a mínima noção sobre assuntos que eu já conhecia com 10 anos, ainda para mais numa época de internet e da tão apregoada informação na ponta dos dedos, enfim Confused Rolling Eyes

rui sousa

Local/Origem: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

MensagemColocada: Sáb Abr 25, 2009 12:08 pm    Assunto: Responder com Citação

eu não. cmo gosto mt de ler, ate estou mt mais a frente k os «incultos» dos meus colegas, que diziam que o salazar «ia buscar pessoas aos cafés e as matavam» e outras banalidades. a panini limita-se a lançar cadernetas de filmes disney ou de futebol...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : AS NOSSAS COLECÇÕES Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens